Banco Não Pode Reter Salário De Cliente Devedor

Publicado em: 28/09/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 11,559 |

Banco não pode reter salário de cliente devedor 

 

Atualmente é habitual  por parte dos Bancos brasileiros a retenção do salário com propósito de quitar dívidas contraídas junto ao banco( cheque especial , cartão de crédito  e empréstimos) , vem sendo repudiado pelos tribunais estaduais , inclusive pela Corte Superior, ainda que tal dedução esteja prevista contratualmente. 

O princípio da dignidade da pessoa Humana está sendo evidenciado , que impõe a proteção jurídica ao cidadão brasileiro para que este não fique refém de uma circunstância financeira difícil . 

A natureza alimentar do salário deve ser evidenciada , pois o salário de qualquer trabalhador  é imprescindível para a subsistência de qualquer indivíduo , sendo rigorosamente impenhorável..

Diz o artigo 649 da CLT ,in verbis: 

Art. 649 - São absolutamente impenhoráveis: 

I - os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntário, não sujeitos à execução;

II - os móveis, pertences e utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida; (Alterado pela L-011.382-2006)

III - os vestuários, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de elevado valor; (Alterado pela L-011.382-2006)

IV - os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, observado o disposto no § 3º deste artigo;

 

 Nos dias atuais , as grandes empresas privadas e públicas em regra pagam salários através de depósito na conta corrente do trabalhador  e ai nasce o problema. Não obstante  o respaldo legal conferido aos rendimentos dos cidadãos, habitualmente  verifica-se que, assim que após   ocorrerem os depósitos na conta corrente , os bancos imediatamente retêm o valor necessário para quitar  eventual débito havido junto à instituição, e o fazem com base no contrato firmado quando da abertura da conta bancária .

 

Vale destacar  outrossim, que o contrato firmado entre o correntista e o Banco credor é o conhecido contrato de Adesão e tal contrato não permite qualquer interpretação ou alteração por parte da vítima , digo, cliente . O Código de Defesa do Consumidor veda totalmente  qualquer cláusula que permita desconto direto .

 

Desta forma , o procedimento adotado pelos Bancos Brasileiros é ilegal e abusivo e poder ser debatido pela via judicial.

 

Rogerio Fontes de Siqueira

Advogado - Rio de Janeiro

WWW.rogeriofontes.com.br

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/legislacao-artigos/banco-nao-pode-reter-salario-de-cliente-devedor-1276637.html

    Palavras-chave do artigo:

    divida

    ,

    bancaria

    ,

    banco

    Comentar sobre o artigo

    João Garcia

    São diversos os motivos pelos quais você deve renegociar urgentemente as dívidas bancárias da sua empresa, especialmente aquelas de curto prazo que geralmente são absurdamente caras e a sua empresa não gera receitas na mesma proporção. Então abaixo destacamos alguns desses motivos e acreditamos totalmente pelo nosso histórico superior há 10 anos de atuação só neste mercado, que se as renegociações não forem feitas em tempo de forma espontânea e preventiva, um dia será feita de forma obrigatória.

    Por: João Garcial Negócios> Gestãol 03/12/2012 lAcessos: 84

    É um sistema criado pelo Conselho Monetário Nacional e gerido pelo Banco Central que, obedecidas a determinadas condições, permite a troca de informações sobre operações de crédito entre os integrantes do Sistema Financeiro Nacional Banco Central do Brasil, bancos múltiplos, comerciais, caixas econômicas, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, sociedades de crédito imobiliário, sociedades de crédito, financiamento e investimento, companhias hipotecárias, agências de fomento ou de desenvolvimento, sociedades de arrendamento mercantil, cooperativas de crédito e sociedades de crédito ao micro empreendedor.

    Por: Alexandre Portela Barbosa.Mscl Finançasl 28/11/2008 lAcessos: 23,798

    SUMÁRIO: 1. Introdução; 2. O Banco e sua relação com o cliente; 3. O Cheque; 4. Cobrança de cheques; 5. Responsabilidade Civil do banco sacado; 6. Ação de Reparação do Dano.

    Por: Joaquim Rodrigues da Silveiral Direito> Doutrinal 18/03/2011 lAcessos: 3,166
    Nagel & Ryzeweski Advogados

    Advogado adverte que é possível reduzir a taxa de juros remuneratórios que estiver estipulada em percentuais mais altos do que a média praticada no mercado em revisional bancária

    Por: Nagel & Ryzeweski Advogadosl Direito> Direito Tributáriol 04/12/2014
    José Mario Araujo da Silva

    Desde que sua empresa excedeu o limite de crédito concedido pelo banco, sua dívida não parou mais de crescer, mesmo sendo amortizada pela maior parte de seu faturamento? Seu negócio está à beira da insolvência? Seu foco deixou de ser seu mercado e seus concorrentes para ser essa dívida? Será que os juros e taxas cobrados pelos bancos são legais? Por quê será que eles foram réus em cerca de 350.000 processos em 2010? Saiba como "congelar" essa dívida e resolver satisfatoriamente essa questão.

    Por: José Mario Araujo da Silval Finançasl 12/10/2011 lAcessos: 1,913
    Sandra Regina da Luz Inácio

    Não aceite os abusos das entidades bancárias, denuncie-os no Banco Central através do telefone 08009792345.

    Por: Sandra Regina da Luz Ináciol Negócios> Atendimento ao Clientel 08/05/2010 lAcessos: 788

    Banco do Nordeste: novo mensalão do PT Banco do Nordeste: novo mensalão do PT - ÉPOCA mostra que em investigações da CGU e Polícia Federal há pelo menos dez filiados ao PT. Banco do Nordeste é aparelhado pelo PT

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 13/06/2012 lAcessos: 52

    Uma das opções passível de ser adoptada para a utilização das poupanças mensais (mais uma vez, após a constituição do fundo de emergência) é a da diminuição da dívida do agregado familiar (através de pequenos abatimentos parciais mensais, abatimentos parciais mais espaçados no tempo ou abatimentos totais).

    Por: Manual Da Poupancal Finanças> Finanças Pessoaisl 14/09/2009 lAcessos: 272

    A previsão da economista Maria Conceição Tavares, professora da UFRJ e da Unicamp em entrevista à Reuters, publicado na Folha de São Paulo de 25 de Setembro de 2008, disse que “O século 21 não será norte-americano”

    Por: Claudio Razal Negócios> Administraçãol 30/12/2008 lAcessos: 1,111

    A violência contra a mulher é um tema que vem sendo muito combatidos em nosso país. Recentemente com a homologacão da lei Maria da Penha, as mulheres receberam um maior respaldo jurídico o que triplicou o número de denuncias contra a violencia domestica que muitas vezes ficavam obsoletas.

    Por: Bruno Souzal Direito> Legislaçãol 26/03/2015
    cristiano pereira da silva

    O trabalho em questão visa, descrever sobre a história do processo eleitoral no Brasil e principalmente, lançando considerações acerca das criações de leis que regulam as eleições democráticas no Brasil, como a Lei Complementar 64/90 que, em atenção a preceito constitucional, trata de questões de inelegibilidades. E ainda, tecendo comentários acerca das inovações trazidas pela Lei Complementar nº 135/2010 (Lei do Ficha Limpa), afim de levar à reflexão das práticas e condutas que o cidadão que as

    Por: cristiano pereira da silval Direito> Legislaçãol 19/03/2015 lAcessos: 34

    No dia 06 de janeiro de 2015, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) editou a resolução 368, que estabelece normas para estímulo do parto normal e a consequente redução de cesarianas tidas por desnecessárias na saúde suplementar (planos de saúde). A partir daí, algumas questões podem ser levantadas, merecendo o tema várias reflexões e debates

    Por: Rennie Parol Direito> Legislaçãol 16/03/2015 lAcessos: 13

    Desde que foi estabelecido, o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se tornou um filme de terror para muitos bacharéis recém-graduados e uma lenda de sofrimento para muitos estudantes de direito recém-chegados ao mundo universitário.

    Por: Bruno Souzal Direito> Legislaçãol 12/03/2015

    Separação, divorcio... Para muitas pessoas essas são palavras que trazem uma serie de medos e preocupações. Hoje em dia a vida em casal ganhou um prazo de validade. Evidente que ainda existem casais que conseguem superar as estatísticas e manter-se casados e vivendo umas vidas felizes juntos. Mas o fato é, o numero de separações e divórcios cresceram gradativamente nos últimos anos, especialmente em nosso país.

    Por: Bruno Souzal Direito> Legislaçãol 05/03/2015
    Matheus Barbanti

    Esse artigo trata basicamente das garantias necessárias à terceira idade. Evidenciando o dever de toda sociedade em amparar os entes nesta fase tão importante de sua vida.

    Por: Matheus Barbantil Direito> Legislaçãol 03/03/2015 lAcessos: 13
    Cláudio Amorim Jr.

    A Divergência do Artigo 285-A do Código de Processo Civil, a luz da Constituição Federal do Brasil

    Por: Cláudio Amorim Jr.l Direito> Legislaçãol 02/03/2015
    Cláudio Amorim Jr.

    O assunto trata da Lei 13.058 de 22/12/2014 que trouxe inovações na área do Direito de Família no que tange a guarda dos filhos menores.

    Por: Cláudio Amorim Jr.l Direito> Legislaçãol 27/02/2015 lAcessos: 44

    FINANCEIRAS ESTÃO PRATICANDO ILEGALIDADES COBRANDO ELEVADAS TAXAS DOS COMPRADORES DE VEÍCULOS FINANCIADOS . A JUSTIÇA ESTÁ DETERMINANDO A DEVOLUÇÃO DESTES VALORES QUE PODEM ALCANÇAR R$10 MIL REAIS .

    Por: ROGERIO FONTES DE SIQUEIRAl Direito> Doutrinal 15/05/2011 lAcessos: 5,168 lComentário: 2

    O critério utilizado pela Justiça do Trabalho durante longos anos feriu a legislação no que pertine a cobrança do Imposto de renda dos créditos trabalhistas judiciais

    Por: ROGERIO FONTES DE SIQUEIRAl Direito> Jurisprudêncial 05/09/2010 lAcessos: 1,749 lComentário: 1

    Vários servidores públicos exercem funções muitas vezes insalubres que deveriam permitir uma aposentadoria especial , ou seja, sem a necessidade de trabalhar 35 anos para se aposentar. A LEI FEDERAL 8213 de 1991 em seu artigo 57 estabelece : . Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e c

    Por: ROGERIO FONTES DE SIQUEIRAl Direito> Doutrinal 05/09/2010 lAcessos: 839

    Exemplificando na compra de um automóvel ou máquinas , cujo todo ou em parte será financiado, ocorre um pacto denominado contrato que prevê como tudo ocorrerá entre o adquirente comprador do veículo e o Banco financiador durante o pagamento do referido financiamento. Ocorre que sempre estes contratos apresentam diversas abusividades e desvantagens para o consumidor.

    Por: ROGERIO FONTES DE SIQUEIRAl Direito> Doutrinal 05/09/2010 lAcessos: 2,093 lComentário: 1

    Empresas de CARTÃO DE CRÉDITO E BANCOS costumam debitar o valor da fatura do cartão na conta corrente do cliente .

    Por: ROGERIO FONTES DE SIQUEIRAl Finançasl 12/01/2010 lAcessos: 6,224 lComentário: 1

    VEJA COMO OCORRE O FALSO COOPERATIVISMO DE TRABALHO .

    Por: ROGERIO FONTES DE SIQUEIRAl Direitol 13/09/2009 lAcessos: 335

    Comments on this article

    5
    sidineia 10/03/2010
    devo um emprestimo a 6 anos na caixa agora vou receber uma acão trabalhista na caixa eles podem reter meu dinheiro
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast