Na Contramão Dos Direitos Dos Cidadãos

Publicado em: 18/02/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 102 |

É possível imaginar os desafios que enfrentam as pessoas com deficiências físicas, que não raramente estão sujeitas a transpor obstáculos. É possível imaginar também os desafios enfrentados pelas pessoas idosas. Portanto, foi pensando em agregar benefícios, por menor que sejam aos que estão enquadrados tanto em um exemplo, quanto no outro que foram instituídos estatutos e leis que fazem cumprir o que nele está contido.

Tive a iniciativa de escrever este artigo exatamente por ver direitos conquistados, inclusive via exemplo de convenções internacionais, que não têm sido respeitados, não só em minha cidade Cuiabá, mas em vários lugares por onde passo, principalmente no Brasil. Um destes direitos refere-se a algo simples, como respeitar as vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência. Mesmo garantidos por lei nota-se o quanto os locais reservados para idosos e deficientes físicos, em espaços públicos ou particulares, são ignorados.

Na semana passada um fato, que serve para ilustrar este artigo, me chamou a atenção mais do que ocorre costumeiramente, e fiquei indignado. Fui a um shopping da cidade, passei por um lugar que geralmente gosto de estacionar por ser mais seguro e notei que só havia vagas para idosos e deficientes físicos. Saí do local dei uma circulada e como não achei vagas disponíveis por perto, resolvi voltar ao local e por sorte uma vaga acabava de ficar disponibilizada. Parei o carro e ao olhar para o lado, vi que numa vaga reservada em conformidade com a lei, um carro estacionou e no veículo estava apenas um casal muito jovem.

Naquele momento pensei, o que será que aconteceu com uma pessoa tão jovem, teria sido acidente, problema de nascença... Rapidamente me veio a resposta, ao ver sair do carro o casal, ela usando uma sandália rasteira e shorts, ele, o motorista, de bermudão e tênis. Eu olhei a cena com leve ar de reprovação nos meus olhos, mas nenhum tipo de arrependimento foi demonstrado, pelo contrário, os jovens saíram andando tranquilamente, rindo até, como se estivessem fazendo a coisa mais bonita de suas vidas. Neste caso, é óbvio que o erro foi cometido pelo motorista, mas quem é conivente deveria também se envergonhar e não permitir.

Fiquei muito reflexivo, imaginando como podem as pessoas, além de não respeitarem a lei, não ter ainda por cima a consciência cidadã. Penso que são muitas as infrações cometidas por motoristas, mas quando estas vêm com a agregação da total falta de solidariedade e de respeito são ainda piores. Não pensam que podem passar por problemas semelhantes, todos estão sujeitos às intempéries da vida, e um dia, caso tenham a dádiva divina, irão envelhecer.

Os estabelecimentos estão reservando o percentual estipulado por lei, nas vagas dos estacionamentos isso tem sido observado. Será, entretanto, que estão vigilantes no sentido das vagas serem exatamente usadas para quem é de direito? Contribuem para que os motoristas sejam multados e que seus carros sejam guinchados? Ou aceitam a desculpa mais famosa para justificativa da infração: "são só cinco minutinhos".

O que muitos não sabem e vale como informação é que leis garantem a vaga para quem tem a identificação dos veículos com adesivo. Ou seja, não basta ser deficiente ou idoso. Será então que tais pessoas fizeram os respectivos cadastramentos? Isso realmente facilitaria punir os infratores e também garantir as vagas. Os motoristas deveriam se envergonhar de ficar na pior de todas as contramãos, que é a de não respeitar os direitos dos cidadãos, seja em que sentido for.

Pedro Nadaf é secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia e presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT.

E-mail: p.nadaf@terra.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/legislacao-artigos/na-contramao-dos-direitos-dos-cidadaos-1875881.html

    Palavras-chave do artigo:

    direitos

    Comentar sobre o artigo

    A presente monografia tem como objetivo principal analisar o sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes e as dificuldades enfrentadas pelo conselho tutelar. O Direito da Criança e do Adolescente é um conjunto de disposições que tem por objetivo reger a atividade comunitária, em relação ao menor.

    Por: Mayane Alves Silva Santiagol Direitol 09/07/2014 lAcessos: 20

    Diferentes momentos históricos dos direitos sociais ocorreram em decorrência de fatores como: o processo de industrialização, o crescimento populacional e, principalmente, devido às disparidades sociais, eis que o descaso com a classe operária gerou muitas reivindicações, que obrigaram o Estado a realizar/buscar uma melhor justiça social. Em nossa Constituição Federal de 1988, o art. 6 prevê os direitos sociais, que visam proporcionar melhores condições de vida aos hipossuficientes.

    Por: Mônica Laís Hornl Direitol 22/06/2014 lAcessos: 66

    A liberdade de expressão consiste num direito que há muito é questionada e debatida entre as pessoas de um modo geral, bem como entre os legisladores do direito. Este trabalho tem por objetivo analisar os fundamentos jurídicos que orientam as decisões judiciais sobre os limites da liberdade de imprensa frente ao direito á privacidade. Faz uma reflexão sobre a colisão dos direitos fundamentais, especialmente, no que pertine a liberdade de imprensa e o direito à privacidade. Discorre sobre o poder

    Por: MIRIAN OLIVEIRA MACHADOl Direito> Doutrinal 12/02/2013 lAcessos: 80

    O presente trabalho analisará as fontes do direito reconhecidas por nosso ordenamento jurídico. Para tanto, inicialmente, estudar-se-á o conceito de fonte do direito, as espécies, bem como as classificações de fontes trazidas pela doutrina pátria.

    Por: Ana Paula Kronbauerl Direito> Jurisprudêncial 24/05/2012 lAcessos: 4,760
    Agatha Gonçalves Santana

    Tradução do artigo: UBILLOS, Juan Maria. Eficacia horizontal de los derechos fundamentales: las teorias y la practica. In: TEPEDINO, Gustavo (org.) Direito civil contemporâneo: Novos problemas à luz da legalidade constitucional, São Paulo: Atlas, 2008, p. 219-237.

    Por: Agatha Gonçalves Santanal Direito> Doutrinal 07/03/2012 lAcessos: 350
    Jonathan Reginnie de Sena Lima

    Este artigo tem como objetivo analisar social, histórica e antropologicamente os Direitos Humanos e Garantias Fundamentais com ênfase no direito à educação, sob a égide constitucional, buscando compreender as políticas educacionais, inclusive no sentido de promover ações afirmativas objetivando a inclusão social das classes não pertencentes às correntes hegemônicas através das políticas afirmativas das cotas, instrumento pelo qual se desempenham funções sociais integrativas.

    Por: Jonathan Reginnie de Sena Limal Direitol 23/12/2011 lAcessos: 357
    Adriana da Cunha Leocadio

    A Constituição Federal Brasileira de 1988 simboliza uma nova etapa e garante a todos o direito à saúde como obrigação do Estado, ad libitum da democracia no país. A saúde e sua proteção, estão abraçadas no ordenamento jurídico-constitucional, traduzindo uma miríade de aspectos que suscita pela sua relevância, impondo uma delimitação do âmbito do presente estudo.

    Por: Adriana da Cunha Leocadiol Direito> Legislaçãol 03/12/2010 lAcessos: 6,011
    Raphael Simões Andrade

    Com base no documentário "RIP, o manifesto do remix", tenta-se traçar a linha entre os direitos autorais no mundo e no Brasil, e assim explicar o motivo da referência feita no vídeo à pátria como um exemplo de liberdade cultural sem as amarras legais.

    Por: Raphael Simões Andradel Direito> Legislaçãol 12/07/2010 lAcessos: 478
    Anderson Flogner

    Na implantação da ordem social, que tem como base o primado do trabalho e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais (CF, art. 193), cumpre ao Estado garantir o exercício dos direitos culturais e apoiar e incentivar a valorização e difusão das manifestações culturais (art.215 CF). A produção e o conhecimento de bens e valores culturais serão objeto de incentivos governamentais (CF, art. 216, §3º).

    Por: Anderson Flognerl Direitol 22/02/2010 lAcessos: 750
    ROSÂNGELA LEMOS DA SILVA

    Os Direitos Fundamentais são aqueles pautados no poder estatal e ações constitucionais, na delimitação dos direitos e garantias individuais e coletivas, num Estado Democrático de Direitos aos cidadãos, vistos como indivíduos em perspectivas de reivindicações indissociáveis da condição humana, inserida na teoria jusnaturalista, que prima o reconhecimento da existência de direitos naturais da pessoa humana, conforme a historicidade e processo evolutivo.

    Por: ROSÂNGELA LEMOS DA SILVAl Direitol 23/11/2009 lAcessos: 5,747 lComentário: 1

    Os Princípios que norteiam a proteção dos trabalhadores. Proporcionar uma forma de compensar a superioridade econômica do empregador em relação ao empregado, oferecendo ao trabalhador uma superioridade jurídica.

    Por: Paloma Aparecida Pereiral Direito> Legislaçãol 31/10/2014

    A psicologia forense abrange tanto a psicologia como tem se interessado à o direito. O campo tem se desenvolvido muito nos últimos tempos, a sociedade nesta área aplica a psicologia.

    Por: MAIARA NANCI MICHELONl Direito> Legislaçãol 31/10/2014

    Trabalho Cientifico que aborda a sucessão do cônjuge divorciado e seu direito a herança.

    Por: Arthur Proençal Direito> Legislaçãol 30/10/2014

    Existe setores da sociedade e da vida política brasileira que não veem o MMA como um esporte e acreditam que sua exibição em televisão aberta deve ser controlada. A discussão ocorreu, pois a exposição de conteúdos violentos ou eróticos antes das 22h esta, legalmente, proibida, mas muitas vezes essa lei não é acatada.

    Por: Bruno Souzal Direito> Legislaçãol 30/10/2014

    A aposentadoria das pessoas com deficiência, constatou-se que a legislação em relação às pessoas com deficiência vem sofrendo constantes alterações e adequações necessárias, e que a consciência das pessoas com relação à deficiência gradativamente vai se modificando, de modo que se verifica como é possível o tratamento igual entre os seres humanos, evitando-se qualquer discriminação. Outrossim, são avaliados os graus de deficiência previstos em lei, a sabe

    Por: Edson Leandro da Silval Direito> Legislaçãol 27/10/2014

    Examina-se os Regimes Previdenciários em vigor no Brasil, bem assim, analisa-se as aposentadorias no Regime Geral de Previdência Social.

    Por: Edson Leandro da Silval Direito> Legislaçãol 27/10/2014

    Trabalham-se os conceitos de pessoa com deficiência e de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência. Após, aborda-se a evolução histórica natural e legislativa de proteção à pessoa com deficiência.

    Por: Edson Leandro da Silval Direito> Legislaçãol 26/10/2014

    O bem de família ocupa posição importante no Direito Privado Contemporâneo. O instituto recebe, no ordenamento jurídico brasileiro, duplo tratamento legal, tanto na Lei 8.009/1990 quanto no Código Civil de 2002 (Lei nº 10.406/2002).

    Por: João Alós Müllerl Direito> Legislaçãol 25/10/2014 lAcessos: 11
    Pedro Nadaf

    Nesta semana o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) mostrou seu esquema tático através do lançamento de seu Programa Nacional de Educação Profissional Senac na Copa e de videoconferência transmitida em tempo real, via 300 pontos fixos de recepção espalhadas por todo país.

    Por: Pedro Nadafl Negócios> Administraçãol 31/03/2011 lAcessos: 90
    Pedro Nadaf

    Fiz questão de ressaltar ao grupo chinês que Mato Grosso é um grande produtor de energia, sendo que atualmente sua capacidade energética conta com as unidades em funcionamento, as unidades em construção e as já aprovadas para entrar em funcionamento. Destaquei ainda que a nossa produção de biodiesel é destacado no ranking nacional, sendo que somos o segundo melhor mercado.

    Por: Pedro Nadafl Negócios> Administraçãol 31/03/2011 lAcessos: 80
    Pedro Nadaf

    São 101 milhões de brasileiros, que representam 53% da população, que estão na Classe C, que além de vivenciarem condições mais favoráveis de vida, estão conquistando fatias consideráveis do mercado e fazendo com que os setores industrial, comercial e de serviços, por exemplo, também redesenhem outros tipos de negócios para atendê-los.

    Por: Pedro Nadafl Negócios> Administraçãol 31/03/2011 lAcessos: 265
    Pedro Nadaf

    Diversos parlamentares mato-grossenses também acompanharam o governador Silval Barbosa nas reuniões, o que te relevante significado. Afinal, através de suas emendas, eles efetivamente contribuem para que o nosso Estado tenha direcionamento de recursos para uma maior qualidade de seus serviços e na sua infraestrutura, nas diferentes áreas de atuação. Estando aliados num mesmo propósito, portanto, é possível que os avanços sejam cada vez maiores.

    Por: Pedro Nadafl Negócios> Administraçãol 17/02/2011 lAcessos: 65
    Pedro Nadaf

    O conhecimento e a informação sempre caminharam lado a lado, dando poder aos que dominam as ferramentas que tornam os seres humanos, inclusive, mais competitivos. No filme "O nome da Rosa", que retrata a Idade Média, num mosteiro Beneditino italiano, mortes misteriosas com vítimas aparecendo com a língua e os dedos roxos intrigam.

    Por: Pedro Nadafl Negócios> Gestãol 17/02/2011 lAcessos: 465
    Pedro Nadaf

    Uma dica pra quem quer traçar seus objetivos de forma sistematizada e que eu gosto dos resultados práticos, neste sentido, é definir primeiramente se estes são relacionados ao pessoal, social ou profissional.

    Por: Pedro Nadafl Negócios> Administraçãol 17/02/2011 lAcessos: 295
    Pedro Nadaf

    Muitos leitores mato-grossenses, da Revista Veja, talvez não saibam, mas é interessante citar que Vanessa de Figueiredo Vilela Araújo teve sua trajetória, desde a primeira infância, ainda bebê, quando sua família saiu de Minas Gerais, até formar-se em Farmácia e especializar-se em Bioquímica, na capital de Mato Grosso.

    Por: Pedro Nadafl Negócios> Administraçãol 17/02/2011 lAcessos: 298
    Pedro Nadaf

    Além destes benefícios, aderindo ao programa, o empreendedor participa do Simples Nacional e o que é muito atrativo, fica isento dos tributos federais, a exemplo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto de Renda (IR), Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

    Por: Pedro Nadafl Negócios> Administraçãol 20/01/2011 lAcessos: 424
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast