A prática da leitura na sala de aula

18/07/2012 • Por • 358 Acessos

A leitura é algo que merece ser discutido e analisado, pois a mesma é de fundamental importância para a vida escolar dos alunos. É a partir da leitura que os alunos conseguirão aprender os conteúdos a serem ministrados na sala de aula durante todo o ano escolar.

          Para colocar a leitura dos alunos em prática, os professores utilizam de textos em suas aulas. Textos esses, em que, segundo Arrojo e Rajagopalan (2003,p.88), o seu significado deve ser produzido pelo leitor a partir de suas circunstâncias e das convenções que organizam e delimitam suas instituições, inclusive a linguagem. Dessa forma, a meu ver e de acordo com as palavras dos autores, quem irá determinar o significado de um texto que está sendo trabalhado em sala de aula será o aluno por meio dos conhecimentos adquiridos nas explicações do professor e também do seu próprio conhecimento através de leituras realizadas fora da sala de aula.

          Outro assunto que também está relacionado com a prática de leitura na sala de aula é a questão do ensino de língua e literatura. Antigamente o ensino de língua e literatura era realizado de forma conjunta numa disciplina chamada Português. Hoje em dia, vemos que este ensino está sendo realizado de forma separada. Dessa forma, temos língua de um lado e literatura de outro. Mas, se formos analisar essas duas questões profundamente, veremos que ao estudar literatura também estaremos estudando gramática, pois um texto literário é formado por palavras e para que esse texto possa ser entendido, teremos que  saber primeiramente o significado de cada palavra e dessa forma, estaremos fazendo o estudo da língua. De acordo com Geraldi (2001), com o aprofundamento dos estudos de linguística e da teoria literária, tem ficado cada vez mais claro que o material que trabalha literatura é fundamentalmente a palavra que, portanto estudar literatura significa também estudar língua e vice-versa.

          Sendo assim, pode-se concluir que o ensino d leitura a partir de textos literários ou não literários, é de extrema importância para a vida escolar, pois é de acordo com esses textos que os alunos poderão desenvolver o gosto pela leitura, além de poderem compreendê-los levando em consideração o contexto e seus conhecimentos já adquiridos anteriormente.

Referências bibliográficas

ARROJO, Rosemary;RAJAGOPALAN, Kanavillil. O ensino da leitura. In ARROJO, Rosemary. O ensino desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino. São Paulo: Pontes,2003.

BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (Org). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006,p.23-36.

GERALDI, João Wanderley (Org). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001.p.17-25.

KLEIMAN, Angela B; MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. São Paulo: Mercado de Letras, 1999,p.121-145.

Perfil do Autor

Graciele Oliveira Campos Moura

Graduado em Letras habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas e cursando o terceiro semestre em Biblioteconomia, ambos pela Universidade...