Como Aprender Falar Inglês Rápido ?

19/11/2009 • Por • 2,171 Acessos

 

O domínio do inglês se faz totalmente necessário nos dias atuais porque propicia melhores oportunidades profissionais com melhores salários. Mas fica a pergunta: Como realmente aprender o idioma de forma eficiente e rápida?

Acredito que todos que precisam saber inglês, ou por necessidade, ou pela simples vontade de aprender a língua já se fizeram esta pergunta.

Sempre enftizo que o ponto chave está na exposição de alta qualidade ao idioma através da audição.

Porque depois que se adquire um pouquinho de base da língua, escutar torna-se a atividade mais importante para a aquisição de fluência, rapidez e automação.

Para quem deseja falar e entender inglês rápido, escutar é mais importante que estudar. Daí vem a importância de praticar a escuta e a fala diariamente.

Ficar frequentando um cursinho de inglês ou visitar um professor particular uma ou duas vezes por semana não é suficiente para aumentar sua fluência e automação da língua inglesa.

É claro que o professor é importantíssimo e quase imprescindível no processo, tanto particular quanto em escolas. E esse professor deve entender esse processo de aquisição de fluência, que é mais “físico” do que “intelectual”.

É exatamente como se manter em forma: deve-se ir a academia diariamente e fazer os exercícios físicos recomendado pelo especialista e aumentando a dificuldade gradativamente. Escutar, entender e falar inglês é a mesma coisa! No começo, a gente fica um pouco devagar, “enferrujado”, achamos que não entendemos nem falamos nada… Depois de algumas semanas ficamos impressionados com o quanto que já conseguimos compreender e falar. É fantástico!

O aprendizado de um novo idioma com certeza deve ser badeado em comunicação. Esta com certeza é a chave para o verdadeiro aprendizado do inglês. A ciência diz que o nosso cérebro armazena apenas 10% do que falamos, 10% do que escrevemos e somente 8% do que lemos. Mas está comprovado que podemos armazenar como informação definitiva até 90% do que ouvimos e em seguida praticamos.

Podemos concluir que a audição é uma ferramenta importante no aprendizado de outro idioma. Se ouvirmos algo e em seguida repetirmos, teremos um armazenamento de até 90% destas informações.

Podemos dizer então que um método fácil e que dê resultados para se aprender o inglês é aquele que fornece muita conversação, muito áudio para se ouvir, com nativos falando o idioma e a possibilidade de interação com a gravação.

Isto é eficiente porque simula a situação na qual o indivíduo esteja em outro país, ouvindo e lendo tudo no idioma local, isso é que força o aprendizado.

Outro fator importante é que estudo de regras gramaticais não levam à fluência em novos idiomas. Estudar gramática somente atrasa o aprendizado e acredite, nenhuma pessoa necessita estudar gramática para aprender a falar de forma fluente.

A gramática deve ser aprendida de forma natural e espontânea, assim é que falamos, naturalmente. Finalizando, devemos procurar cursos de idiomas que forneçam ferramentas para se ouvir e praticar a comunicação!

Espero ter ajudado a quem quer realmente aprender inglês de verdade.

Visite nosso site:

www.InglesAgora.com

Perfil do Autor

Raphael Silveira

Mestre em inglês e especialista em publicidade online e e-commerce