Como é que se escreve Reveillon

23/11/2010 • Por • 1,597 Acessos

A festa de Ano Novo, que comemora a chegada do dia 1º de Janeiro, recebe o nome de Réveillon. A palavra, surgida no francês, provém do verbo "réveiller", que significa "acordar". O Réveillon, assim, recebe este nome porque é a noite em que todos ficam acordados.

Entretanto, em francês, há o "réveillon de Noël", que é a noite de Natal, e o "réveillon de La Saint-Sylvestre", a festa do dia 31 de Dezembro, dia de São Silvestre e véspera de Ano Novo. Curiosamente, Réveillon também é o nome de uma cidade francesa, localizada na região de Champagne, que produz o vinho branco espumante famoso em todo o mundo.

O costume ocidental de celebrar o Ano Novo tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo no ano 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus das portas, passagens, inícios e fins, de cujo nome deriva o mês "Janeiro". 

Em outras culturas, como na China, que segue outro tipo de calendário, que não o gregoriano, o Ano Novo é celebrado em outras datas.

Auckland, na Nova Zelândia, é a primeira grande capital do mundo a receber o Ano Novo, por conta do fuso horário mundial, seguida por Sydney, na Austrália. No entanto, a maior festa de Ano Novo do mundo é a da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que recebe 2 milhões de pessoas por ano.

O Dia 1º de Janeiro é considerado o Dia Mundial da Paz.