Como é que se escreve Reveillon

Publicado em: 23/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,562 |

A festa de Ano Novo, que comemora a chegada do dia 1º de Janeiro, recebe o nome de Réveillon. A palavra, surgida no francês, provém do verbo "réveiller", que significa "acordar". O Réveillon, assim, recebe este nome porque é a noite em que todos ficam acordados.

Entretanto, em francês, há o "réveillon de Noël", que é a noite de Natal, e o "réveillon de La Saint-Sylvestre", a festa do dia 31 de Dezembro, dia de São Silvestre e véspera de Ano Novo. Curiosamente, Réveillon também é o nome de uma cidade francesa, localizada na região de Champagne, que produz o vinho branco espumante famoso em todo o mundo.

O costume ocidental de celebrar o Ano Novo tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo no ano 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus das portas, passagens, inícios e fins, de cujo nome deriva o mês "Janeiro". 

Em outras culturas, como na China, que segue outro tipo de calendário, que não o gregoriano, o Ano Novo é celebrado em outras datas.

Auckland, na Nova Zelândia, é a primeira grande capital do mundo a receber o Ano Novo, por conta do fuso horário mundial, seguida por Sydney, na Austrália. No entanto, a maior festa de Ano Novo do mundo é a da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que recebe 2 milhões de pessoas por ano.

O Dia 1º de Janeiro é considerado o Dia Mundial da Paz.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/como-e-que-se-escreve-reveillon-3717147.html

    Palavras-chave do artigo:

    reveillon

    ,

    ano novo

    ,

    festa

    Comentar sobre o artigo

    Dicas para você aproveitar ao máximo o Réveillon e se divertir com a família e os amigos.

    Por: Magazine 25l Turismo e Viageml 10/12/2010 lAcessos: 254

    Esta é a hora de anotar todas as coisas que prometemos fazer a cada ano, sem ter dado conta até o final deste 2009: contar calorias, recusar a 10ª taça de espumante em uma festa, não usar o celular para conversas intermináveis, deixar o cartão de crédito em casa, fazer, cinco dias por semana, uma hora de academia, mudar de calçada quando há uma loja em liquidação, etc

    Por: Ricardo Prates Moraisl Beleza> Modal 13/12/2009 lAcessos: 41
    Ricco Cine

    Não é a primeira vez e nem será a última. Alguns filmes usam como isca o elenco com nomes de peso, jovens promissores, gatos e gatas para contar uma historinha boba, que no máximo daria um curta. Garry Marshall, o diretor de "Uma linda mulher" já tinha usado a mesma fórmula com mais tempero em "Idas e vindas do amor" sobre o dia dos namorados e usa a mesma lista para "Noite de Ano Novo".

    Por: Ricco Cinel Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 19/12/2011 lAcessos: 173
    Noivos de Fresco

    Precisa de dicas e ideias para o seu casamento? Casar no Ano Novo será sempre uma data memorável! Venha descobrir mais!

    Por: Noivos de Frescol Notícias & Sociedade> Cotidianol 01/10/2014

    Festas de Reveillon - As comemoração para a virada do ano são muito importantes para todas as pessoas! Saiba como fazer do seu fim de ano uma festa simples, divertida e sem complicação! Confira!

    Por: Gabi Batistal Lar e Famílial 25/11/2010 lAcessos: 1,353

    O Réveillon está próximo e uma das principais dúvidas de quem vai festejar o Ano Novo é que roupa vestir na noite do dia 31 de dezembro.

    Por: Magazine 25l Beleza> Modal 20/12/2010 lAcessos: 178

    Dezembro é um mês que já começa com festas e termina com as comemorações de Natal e Réveillon. Quem exagera invariavelmente começa o ano novo com uns quilinhos extras e uma boa dose de sentimento de culpa por não ter se controlado. Mas é possível planejar o cardápio e adotar uma nova atitude desde já, pensando mais na saúde.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/12/2010 lAcessos: 41

    Tenho certeza que a primeira coisa que lhe vem à mente quando falamos de Réveillon em São Paulo é congestionamento! Se você procura se divertir sem ter que fazer longas viagens, recomendo agendar com antecedência sua festa em um hotel. Veja algumas opções de hospedagem

    Por: Mapa de Hotéisl Turismo e Viagem> Hotéis e Resortsl 22/09/2012 lAcessos: 539

    Selecionamos 5 praias e 5 cidades para você começar o seu 2011 em altíssimo astral! Destinos mais agitados como Rio de Janeiro e opções mais geladas como Nova Iorque. Possibilidades para montar pacotes turísticos não irá faltar! Fale com sua Agência de Viagens!

    Por: Decolar.coml Turismo e Viageml 08/11/2010 lAcessos: 922

    Em viagens sejam elas de negócio ou a lazer, é possível tirar proveito para novos aprendizados e desenvolvimento de idiomas, como o inglês. Quando trata-se de uma viagem internacional por exemplo, o contato com o idioma local é constante, o que obriga o indivíduo a pensar e praticá-lo. No início a dificuldade é comum, e com o passar do tempo fica cada vez mais fácil até ser atingido um ponto de satisfação, onde não haja grandes empecilhos.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 01/10/2014

    A maioria dos produtos tecnológicos atuais tem algumas ou todas as suas partes em inglês. Seja no rótulo, no manual ou nos dados de sistema de uso é possível identificar sua presença. Isso ocorre devido ao fato de serem fabricados fora do Brasil, especialmente em lugares que utilizam-se do inglês para exportar seus produtos. Isso gera diversos fatores bons e ruins. Podemos citar como fatores bons o aumento na quantidade de produtos ofertados ao usuário o que incentiva uma busca por melhorias

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 01/10/2014

    No dia a dia pode-se notar que não existe um inglês muito comum, que segue regras e fica limitado a apenas alguns tempos verbais. Há um predomínio de uma linguagem informal causada por vícios de linguagem, que muitas vezes estão presentes inclusive nos textos escritos.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 17/09/2014

    As músicas sempre estiveram presente no mundo de todas as pessoas, marcando momentos e tornando o dia a dia mais alegre, principalmente hoje em dia com a facilidade que a tecnologia proporciona, sendo possível ouvir música do celular, mp3, internet, tablet entre outros gadjets.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 17/09/2014
    Carla Ravaneda

    A importância das regras da norma culta da língua portuguesa, e o papel do professor no estímulo do aluno que está buscando o conhecimento. É necessário o engajamento deste profissional, para que nossas futuras gerações se comuniquem de forma desejável de acordo com as regras normativas.

    Por: Carla Ravanedal Educação> Línguasl 11/09/2014

    Se pretende enriquecer o seu curriculum para que possa ter mais oportunidades de emprego na sua área de formação, saiba como fazê-lo neste artigo.

    Por: Bruno Ferreiral Educação> Línguasl 05/09/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Esse texto foi produzido mediante uma reflexão acerca de atividade em sala de aula composta por alunos heterogêneos e aprendizagens múltiplas, tendo em vista a presença de um aluno que era portador de necessidades especiais (Surdez), e como não conhecia a linguagem de sinais, tive que passar por uma experiência muito dolorosa para poder ensinar a Língua Portuguesa para esse aluno. Acredito que se eu conhecesse a prática de ensino com o auxílio da Linguagem de Sinais (LIBRAS), fosse mais fácil.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Línguasl 05/09/2014

    Existem diferentes modalidades de tradução, cada uma adaptada a necessidades concretas. As mais conhecidas são a Tradução Simultânea e a Tradução Consecutiva.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Educação> Línguasl 04/09/2014

    Continuando o nosso artigo sobre datas comemorativas e dias inusitados, que podem render festas diferentes ou ao menos um e-mail criativo aos amigos, seguimos com o segundo semestre.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 07/03/2011 lAcessos: 311

    Existem, no decorrer do ano, algumas datas que poucos conhecem, mas que podem render boas festas ou ao menos um e-mail criativo para os amigos.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 10/02/2011 lAcessos: 543

    Moranguinho é um dos temas mais clássicos de festas infantis, que atravessa gerações.

    Por: Magazine 25l Lar e Famílial 26/01/2011 lAcessos: 940 lComentário: 2

    Antiguidade, Idade Média, Renascimento e Contemporaneidade.

    Por: Magazine 25l Educaçãol 10/01/2011 lAcessos: 494 lComentário: 1

    Janeiro é o mês da ressaca, quando todos ainda estão com um pé no Réveillon e ainda não estão pensando no carnaval.

    Por: Magazine 25l Literatura> Crônicasl 03/01/2011 lAcessos: 60

    Isso acontece devido ao fato do Carnaval não ter uma data fixa e depender de um cálculo astronômico.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 28/12/2010 lAcessos: 1,659

    O Réveillon está próximo e uma das principais dúvidas de quem vai festejar o Ano Novo é que roupa vestir na noite do dia 31 de dezembro.

    Por: Magazine 25l Beleza> Modal 20/12/2010 lAcessos: 178

    Dicas para você aproveitar ao máximo o Réveillon e se divertir com a família e os amigos.

    Por: Magazine 25l Turismo e Viageml 10/12/2010 lAcessos: 254
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast