Como é que se escreve Reveillon

Publicado em: 23/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,592 |

A festa de Ano Novo, que comemora a chegada do dia 1º de Janeiro, recebe o nome de Réveillon. A palavra, surgida no francês, provém do verbo "réveiller", que significa "acordar". O Réveillon, assim, recebe este nome porque é a noite em que todos ficam acordados.

Entretanto, em francês, há o "réveillon de Noël", que é a noite de Natal, e o "réveillon de La Saint-Sylvestre", a festa do dia 31 de Dezembro, dia de São Silvestre e véspera de Ano Novo. Curiosamente, Réveillon também é o nome de uma cidade francesa, localizada na região de Champagne, que produz o vinho branco espumante famoso em todo o mundo.

O costume ocidental de celebrar o Ano Novo tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo no ano 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus das portas, passagens, inícios e fins, de cujo nome deriva o mês "Janeiro". 

Em outras culturas, como na China, que segue outro tipo de calendário, que não o gregoriano, o Ano Novo é celebrado em outras datas.

Auckland, na Nova Zelândia, é a primeira grande capital do mundo a receber o Ano Novo, por conta do fuso horário mundial, seguida por Sydney, na Austrália. No entanto, a maior festa de Ano Novo do mundo é a da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que recebe 2 milhões de pessoas por ano.

O Dia 1º de Janeiro é considerado o Dia Mundial da Paz.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/como-e-que-se-escreve-reveillon-3717147.html

    Palavras-chave do artigo:

    reveillon

    ,

    ano novo

    ,

    festa

    Comentar sobre o artigo

    Dicas para você aproveitar ao máximo o Réveillon e se divertir com a família e os amigos.

    Por: Magazine 25l Turismo e Viageml 10/12/2010 lAcessos: 275

    Muitas pessoas decidem tirar férias no final do ano por se tratar de uma época com poucos turistas ao redor do mundo. Um dos lugares mais procurados, é a Flórida, nos Estados Unidos, pois é um dos poucos lugares dos Estados Unidos onde é calor, mesmo no inverno. Vale a pena visitar principalmente a cidade de Miami Beach, no sul da Flórida.

    Por: Five Starl Turismo e Viageml 01/12/2014 lAcessos: 18

    Quem nunca sonhou em uma super festa de Reveillón? Passar a virada de ano numa cidade como Miami, pode ser igual a estar em um filme do cinema. Será?

    Por: Five Starl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 20/11/2014

    Esta é a hora de anotar todas as coisas que prometemos fazer a cada ano, sem ter dado conta até o final deste 2009: contar calorias, recusar a 10ª taça de espumante em uma festa, não usar o celular para conversas intermináveis, deixar o cartão de crédito em casa, fazer, cinco dias por semana, uma hora de academia, mudar de calçada quando há uma loja em liquidação, etc

    Por: Ricardo Prates Moraisl Beleza> Modal 13/12/2009 lAcessos: 44
    Ricco Cine

    Não é a primeira vez e nem será a última. Alguns filmes usam como isca o elenco com nomes de peso, jovens promissores, gatos e gatas para contar uma historinha boba, que no máximo daria um curta. Garry Marshall, o diretor de "Uma linda mulher" já tinha usado a mesma fórmula com mais tempero em "Idas e vindas do amor" sobre o dia dos namorados e usa a mesma lista para "Noite de Ano Novo".

    Por: Ricco Cinel Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 19/12/2011 lAcessos: 190
    Noivos de Fresco

    Precisa de dicas e ideias para o seu casamento? Casar no Ano Novo será sempre uma data memorável! Venha descobrir mais!

    Por: Noivos de Frescol Notícias & Sociedade> Cotidianol 01/10/2014 lAcessos: 22

    Festas de Reveillon - As comemoração para a virada do ano são muito importantes para todas as pessoas! Saiba como fazer do seu fim de ano uma festa simples, divertida e sem complicação! Confira!

    Por: Gabi Batistal Lar e Famílial 25/11/2010 lAcessos: 1,391

    Descubra porque a organização de uma festa de final de ano é tão importante.

    Por: Five Starl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 20/11/2014

    O Réveillon está próximo e uma das principais dúvidas de quem vai festejar o Ano Novo é que roupa vestir na noite do dia 31 de dezembro.

    Por: Magazine 25l Beleza> Modal 20/12/2010 lAcessos: 179

    Metanoia para humanizar a Gestão ! Um processo de educação amorosa, que realmente nos transforma. Faz com que a gente fique mais humano. Naquele sentido de ampliar a sensibilidade, ao mesmo tempo que as percepções.

    Por: Valter Bispo dos Santosl Educação> Línguasl 30/03/2015

    Esta pesquisa realizou-se pela curiosidade despertada em mim, a partir da leitura de uma reportagem publicada na revista "Escola", em novembro de 2007, que tinha o seguinte tema "Como o professor vê a educação",esta pesquisa aguçou em mim a curiosidade em identificar as crenças e representações dos professores de LP do município de Guia Lopes da Laguna, me colocando assim dentro do ambiente escolar, meu futuro ambiente de trabalho, me ajudando a conhecer melhor a realidade enfrentada pelos profe

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Línguasl 27/03/2015 lAcessos: 11
    junior amorim

    Hoje vim publicar algo diferente, ao invés de falar sobre algum fato histórico ou tecnologias do futuro, venho trazer ao conhecimento de todos, algumas dicas que tem me ajudando bastante na prática da língua inglesa. Estarei deixando alguns vídeos que achei interessantes e darei alguns macetes que também estão trazendo uma grande praticidade. Primeiramente gostaria de dizer que não sou um craque no idioma, mas sempre que tenho um tempinho sobrando, aproveito para praticar as técnicas

    Por: junior amoriml Educação> Línguasl 24/03/2015
    Luciana Virgília

    A língua escrita e falada pelos brasileiros é considerada esquizofrenia linguística, pois não corresponde à realidade vivida. Uma parcela ínfima da população brasileira detém a aquisição da norma-padrão enquanto a maioria da população só conhece e utiliza o vernáculo materno diferente dos padrões e rigores da Língua Portuguesa.

    Por: Luciana Virgílial Educação> Línguasl 23/03/2015 lAcessos: 12
    Luciana Virgília

    As línguas mudam a cada momento, o que se falava no século passado não são mais ditas, hoje em dia. As línguas nascem, crescem, reproduzem e morrem. Ao longo da história das línguas muitas já morreram e não existem mais, mas deixaram o seu legado, é o caso do latim.

    Por: Luciana Virgílial Educação> Línguasl 23/03/2015
    Luciana Virgília

    O trabalho tem como objetivo mostrar a linguagem e sua variação linguística dentro dos aspectos da língua que envolvem a norma culta, a norma padrão e a linguagem coloquial, passando a sofrer influência do estruturalismo, dos neogramáticos, da pragmática, da linguística textual, histórica e aplicada, e do próprio funcionalismo.

    Por: Luciana Virgílial Educação> Línguasl 23/03/2015 lAcessos: 17

    Em uma escola internacional, o som das conversas e das brincadeiras de crianças e adolescentes é ritmado pela diversidade: "learning", "aprendizaje" e "apprentissage" enriquecem os significados de "aprendizagem", em um ambiente no qual, de forma natural e espontânea, a interação em duas ou mais línguas é incentivada.

    Por: Central Pressl Educação> Línguasl 23/03/2015

    Muitas pessoas após chegarem à idade adulta vêm como desafio a necessidade de continuar evoluindo na aprendizagem de línguas a fim de conhecer novas culturas, fazer viagens ou simplesmente aprender um novo idioma. Tal tarefa tem se mostrado um verdadeiro desafio para os adultos, pois o processo de aprendizagem mostra-se lento, em virtude de diversos fatores como registrados neste trabalho. Neste artigo, apontamos alguns estudos sobre o tema, analisando os fatores que demonstram esta dificuldade

    Por: LUCÍDIO CARVALHOl Educação> Línguasl 21/03/2015

    Continuando o nosso artigo sobre datas comemorativas e dias inusitados, que podem render festas diferentes ou ao menos um e-mail criativo aos amigos, seguimos com o segundo semestre.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 07/03/2011 lAcessos: 329

    Existem, no decorrer do ano, algumas datas que poucos conhecem, mas que podem render boas festas ou ao menos um e-mail criativo para os amigos.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 10/02/2011 lAcessos: 601

    Moranguinho é um dos temas mais clássicos de festas infantis, que atravessa gerações.

    Por: Magazine 25l Lar e Famílial 26/01/2011 lAcessos: 961 lComentário: 2

    Antiguidade, Idade Média, Renascimento e Contemporaneidade.

    Por: Magazine 25l Educaçãol 10/01/2011 lAcessos: 518 lComentário: 1

    Janeiro é o mês da ressaca, quando todos ainda estão com um pé no Réveillon e ainda não estão pensando no carnaval.

    Por: Magazine 25l Literatura> Crônicasl 03/01/2011 lAcessos: 63

    Isso acontece devido ao fato do Carnaval não ter uma data fixa e depender de um cálculo astronômico.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 28/12/2010 lAcessos: 1,677

    O Réveillon está próximo e uma das principais dúvidas de quem vai festejar o Ano Novo é que roupa vestir na noite do dia 31 de dezembro.

    Por: Magazine 25l Beleza> Modal 20/12/2010 lAcessos: 179

    Dicas para você aproveitar ao máximo o Réveillon e se divertir com a família e os amigos.

    Por: Magazine 25l Turismo e Viageml 10/12/2010 lAcessos: 275
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast