Como é que se escreve Reveillon

Publicado em: 23/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,564 |

A festa de Ano Novo, que comemora a chegada do dia 1º de Janeiro, recebe o nome de Réveillon. A palavra, surgida no francês, provém do verbo "réveiller", que significa "acordar". O Réveillon, assim, recebe este nome porque é a noite em que todos ficam acordados.

Entretanto, em francês, há o "réveillon de Noël", que é a noite de Natal, e o "réveillon de La Saint-Sylvestre", a festa do dia 31 de Dezembro, dia de São Silvestre e véspera de Ano Novo. Curiosamente, Réveillon também é o nome de uma cidade francesa, localizada na região de Champagne, que produz o vinho branco espumante famoso em todo o mundo.

O costume ocidental de celebrar o Ano Novo tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo no ano 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus das portas, passagens, inícios e fins, de cujo nome deriva o mês "Janeiro". 

Em outras culturas, como na China, que segue outro tipo de calendário, que não o gregoriano, o Ano Novo é celebrado em outras datas.

Auckland, na Nova Zelândia, é a primeira grande capital do mundo a receber o Ano Novo, por conta do fuso horário mundial, seguida por Sydney, na Austrália. No entanto, a maior festa de Ano Novo do mundo é a da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que recebe 2 milhões de pessoas por ano.

O Dia 1º de Janeiro é considerado o Dia Mundial da Paz.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/como-e-que-se-escreve-reveillon-3717147.html

    Palavras-chave do artigo:

    reveillon

    ,

    ano novo

    ,

    festa

    Comentar sobre o artigo

    Dicas para você aproveitar ao máximo o Réveillon e se divertir com a família e os amigos.

    Por: Magazine 25l Turismo e Viageml 10/12/2010 lAcessos: 256

    Esta é a hora de anotar todas as coisas que prometemos fazer a cada ano, sem ter dado conta até o final deste 2009: contar calorias, recusar a 10ª taça de espumante em uma festa, não usar o celular para conversas intermináveis, deixar o cartão de crédito em casa, fazer, cinco dias por semana, uma hora de academia, mudar de calçada quando há uma loja em liquidação, etc

    Por: Ricardo Prates Moraisl Beleza> Modal 13/12/2009 lAcessos: 41
    Ricco Cine

    Não é a primeira vez e nem será a última. Alguns filmes usam como isca o elenco com nomes de peso, jovens promissores, gatos e gatas para contar uma historinha boba, que no máximo daria um curta. Garry Marshall, o diretor de "Uma linda mulher" já tinha usado a mesma fórmula com mais tempero em "Idas e vindas do amor" sobre o dia dos namorados e usa a mesma lista para "Noite de Ano Novo".

    Por: Ricco Cinel Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 19/12/2011 lAcessos: 175
    Noivos de Fresco

    Precisa de dicas e ideias para o seu casamento? Casar no Ano Novo será sempre uma data memorável! Venha descobrir mais!

    Por: Noivos de Frescol Notícias & Sociedade> Cotidianol 01/10/2014

    Festas de Reveillon - As comemoração para a virada do ano são muito importantes para todas as pessoas! Saiba como fazer do seu fim de ano uma festa simples, divertida e sem complicação! Confira!

    Por: Gabi Batistal Lar e Famílial 25/11/2010 lAcessos: 1,354

    O Réveillon está próximo e uma das principais dúvidas de quem vai festejar o Ano Novo é que roupa vestir na noite do dia 31 de dezembro.

    Por: Magazine 25l Beleza> Modal 20/12/2010 lAcessos: 178

    Dezembro é um mês que já começa com festas e termina com as comemorações de Natal e Réveillon. Quem exagera invariavelmente começa o ano novo com uns quilinhos extras e uma boa dose de sentimento de culpa por não ter se controlado. Mas é possível planejar o cardápio e adotar uma nova atitude desde já, pensando mais na saúde.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/12/2010 lAcessos: 41

    Tenho certeza que a primeira coisa que lhe vem à mente quando falamos de Réveillon em São Paulo é congestionamento! Se você procura se divertir sem ter que fazer longas viagens, recomendo agendar com antecedência sua festa em um hotel. Veja algumas opções de hospedagem

    Por: Mapa de Hotéisl Turismo e Viagem> Hotéis e Resortsl 22/09/2012 lAcessos: 541

    Selecionamos 5 praias e 5 cidades para você começar o seu 2011 em altíssimo astral! Destinos mais agitados como Rio de Janeiro e opções mais geladas como Nova Iorque. Possibilidades para montar pacotes turísticos não irá faltar! Fale com sua Agência de Viagens!

    Por: Decolar.coml Turismo e Viageml 08/11/2010 lAcessos: 929
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Como entender o livro fundamental de Bobbio: Democracia a Liberalismo econômico. A primeira acepção a ser entendida, o Estado atual surgiu heuristicamente da necessidade de limitar o poder e, do mesmo modo, a estrutura do domínio do Estado Político.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Línguasl 13/10/2014 lAcessos: 16

    O presente artigo foi desenvolvido para apresentar uma proposta de atividade para o ensino da língua inglesa em uma turma de 5° série de jovens e adultos (EJA). Será mostrada, em forma de experiência, como os alunos em diversas idades do EJA acolhem tal proposta, visto que o ensino de língua inglesa, geralmente, é visto por esses alunos como uma "cobrança" curricular. Utilizou- se para dar suporte teórico ao nosso trabalho, as pesquisas/textos desenvolvidos pelos autores - SCHüTZ(2007), RICHARDS

    Por: Thayane Maytchele Verissimol Educação> Línguasl 11/10/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O presente trabalho prima em oferecer o prazer da leitura, segundo o estilo leitor, a reflexão e discussão sobre o que os estudantes precisam aprender, sobre a importância dos gêneros textuais existentes no universo cultural em material impresso ou midiático. Oferecer-lhes autonomia e confiança em produção de argumentações com propriedade discursiva.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Línguasl 10/10/2014

    RESUMO O Presente artigo tem como objetivo mostrar que a Interação verbal acontece a qualquer tempo, não apenas nos diálogos face a face, ou seja, não apenas com palavras propriamente ditas, mas também através de gestos, para isso, falar-se-á um pouco sobre Dialogismo, Polifonia e Heterogeneidade, que estão presentes na interação verbal, a fim de entender melhor o tema acima mencionado, que a propósito encontra-se no livro "Marxismo e Filosofia da Linguagem" escrito por Mikail Bakhtin.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 08/10/2014

    1- Estabeleça metas alcançáveis Não adianta querer ficar fluente em italiano em 1 mês se você tem 2 horas de aula de italiano por semana. Estabeleça uma meta que possa alcançar, como obter um nível básico de italiano em 1 mês, e depois vá aumentando, assim você não ficará frustrado e se desmotivará já no primeiro mês de aulas de italiano.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 07/10/2014

    A motivação em sala de aula faz-se necessária, pois é imprescindível ao professor estar à procura de situações que motivem seus alunos, esforçando-se para que não desanimem. Este artigo apresenta os tipos de motivação, fazendo uma diferenciação entre eles. Em seguida, dá-se um enfoque à motivação em sala de aula, falando das dificuldades dos docentes no desenvolvimento de seu trabalho e indicando algumas formas de atuação que poderão ser adotadas pelos professores.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 07/10/2014

    Aprender uma língua estrangeira não é tão fácil assim. Além de ter que decorar um monte de regras gramaticais e vocabulário novo, na hora de falar, tem que tomar cuidado para não soltar um dos famosos "falsos cognatos" ou "falsos amigos" – palavras parecidas em duas línguas, mas com significado diferente. Mas fica tranquilo que nós vamos te ensinar como evitar os mais falsos cognatos em espanhol.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 02/10/2014

    Apesar de a França ter sido eliminada nas quartas de final pela Alemanha na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, "Les Bleus", como são carinhosamente chamados os jogadores da seleção francesa, ainda têm o apoio da sua torcida, já que, assim como aqui no Brasil, na França o futebol é um dos principais esportes. Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre o vocabulário do futebol em francês?

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 02/10/2014

    Continuando o nosso artigo sobre datas comemorativas e dias inusitados, que podem render festas diferentes ou ao menos um e-mail criativo aos amigos, seguimos com o segundo semestre.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 07/03/2011 lAcessos: 312

    Existem, no decorrer do ano, algumas datas que poucos conhecem, mas que podem render boas festas ou ao menos um e-mail criativo para os amigos.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 10/02/2011 lAcessos: 549

    Moranguinho é um dos temas mais clássicos de festas infantis, que atravessa gerações.

    Por: Magazine 25l Lar e Famílial 26/01/2011 lAcessos: 941 lComentário: 2

    Antiguidade, Idade Média, Renascimento e Contemporaneidade.

    Por: Magazine 25l Educaçãol 10/01/2011 lAcessos: 496 lComentário: 1

    Janeiro é o mês da ressaca, quando todos ainda estão com um pé no Réveillon e ainda não estão pensando no carnaval.

    Por: Magazine 25l Literatura> Crônicasl 03/01/2011 lAcessos: 60

    Isso acontece devido ao fato do Carnaval não ter uma data fixa e depender de um cálculo astronômico.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 28/12/2010 lAcessos: 1,661

    O Réveillon está próximo e uma das principais dúvidas de quem vai festejar o Ano Novo é que roupa vestir na noite do dia 31 de dezembro.

    Por: Magazine 25l Beleza> Modal 20/12/2010 lAcessos: 178

    Dicas para você aproveitar ao máximo o Réveillon e se divertir com a família e os amigos.

    Por: Magazine 25l Turismo e Viageml 10/12/2010 lAcessos: 256
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast