Como é que se escreve Reveillon

Publicado em: 23/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,564 |

A festa de Ano Novo, que comemora a chegada do dia 1º de Janeiro, recebe o nome de Réveillon. A palavra, surgida no francês, provém do verbo "réveiller", que significa "acordar". O Réveillon, assim, recebe este nome porque é a noite em que todos ficam acordados.

Entretanto, em francês, há o "réveillon de Noël", que é a noite de Natal, e o "réveillon de La Saint-Sylvestre", a festa do dia 31 de Dezembro, dia de São Silvestre e véspera de Ano Novo. Curiosamente, Réveillon também é o nome de uma cidade francesa, localizada na região de Champagne, que produz o vinho branco espumante famoso em todo o mundo.

O costume ocidental de celebrar o Ano Novo tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo no ano 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus das portas, passagens, inícios e fins, de cujo nome deriva o mês "Janeiro". 

Em outras culturas, como na China, que segue outro tipo de calendário, que não o gregoriano, o Ano Novo é celebrado em outras datas.

Auckland, na Nova Zelândia, é a primeira grande capital do mundo a receber o Ano Novo, por conta do fuso horário mundial, seguida por Sydney, na Austrália. No entanto, a maior festa de Ano Novo do mundo é a da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que recebe 2 milhões de pessoas por ano.

O Dia 1º de Janeiro é considerado o Dia Mundial da Paz.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/como-e-que-se-escreve-reveillon-3717147.html

    Palavras-chave do artigo:

    reveillon

    ,

    ano novo

    ,

    festa

    Comentar sobre o artigo

    Dicas para você aproveitar ao máximo o Réveillon e se divertir com a família e os amigos.

    Por: Magazine 25l Turismo e Viageml 10/12/2010 lAcessos: 256

    Esta é a hora de anotar todas as coisas que prometemos fazer a cada ano, sem ter dado conta até o final deste 2009: contar calorias, recusar a 10ª taça de espumante em uma festa, não usar o celular para conversas intermináveis, deixar o cartão de crédito em casa, fazer, cinco dias por semana, uma hora de academia, mudar de calçada quando há uma loja em liquidação, etc

    Por: Ricardo Prates Moraisl Beleza> Modal 13/12/2009 lAcessos: 41
    Ricco Cine

    Não é a primeira vez e nem será a última. Alguns filmes usam como isca o elenco com nomes de peso, jovens promissores, gatos e gatas para contar uma historinha boba, que no máximo daria um curta. Garry Marshall, o diretor de "Uma linda mulher" já tinha usado a mesma fórmula com mais tempero em "Idas e vindas do amor" sobre o dia dos namorados e usa a mesma lista para "Noite de Ano Novo".

    Por: Ricco Cinel Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 19/12/2011 lAcessos: 175
    Noivos de Fresco

    Precisa de dicas e ideias para o seu casamento? Casar no Ano Novo será sempre uma data memorável! Venha descobrir mais!

    Por: Noivos de Frescol Notícias & Sociedade> Cotidianol 01/10/2014

    Festas de Reveillon - As comemoração para a virada do ano são muito importantes para todas as pessoas! Saiba como fazer do seu fim de ano uma festa simples, divertida e sem complicação! Confira!

    Por: Gabi Batistal Lar e Famílial 25/11/2010 lAcessos: 1,356

    O Réveillon está próximo e uma das principais dúvidas de quem vai festejar o Ano Novo é que roupa vestir na noite do dia 31 de dezembro.

    Por: Magazine 25l Beleza> Modal 20/12/2010 lAcessos: 178

    Dezembro é um mês que já começa com festas e termina com as comemorações de Natal e Réveillon. Quem exagera invariavelmente começa o ano novo com uns quilinhos extras e uma boa dose de sentimento de culpa por não ter se controlado. Mas é possível planejar o cardápio e adotar uma nova atitude desde já, pensando mais na saúde.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/12/2010 lAcessos: 41

    Tenho certeza que a primeira coisa que lhe vem à mente quando falamos de Réveillon em São Paulo é congestionamento! Se você procura se divertir sem ter que fazer longas viagens, recomendo agendar com antecedência sua festa em um hotel. Veja algumas opções de hospedagem

    Por: Mapa de Hotéisl Turismo e Viagem> Hotéis e Resortsl 22/09/2012 lAcessos: 542

    Selecionamos 5 praias e 5 cidades para você começar o seu 2011 em altíssimo astral! Destinos mais agitados como Rio de Janeiro e opções mais geladas como Nova Iorque. Possibilidades para montar pacotes turísticos não irá faltar! Fale com sua Agência de Viagens!

    Por: Decolar.coml Turismo e Viageml 08/11/2010 lAcessos: 930

    Assim como no Brasil, existem gírias também nos países hispanofalantes, estas gírias, identificam a cada cultura e povo por isso podemos dizer que existem tantas gírias como grupos sociais. Vamos conhecer algumas das que são mais faladas caso você queira viajar a um destes países e se sentir como local. No Brasil, as pessoas gostam de usar a palavra "legal" para descrever coisas ou pessoas que são boas, interessantes ou divertidas , mas como se diria "legal" em outros países?

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 17/10/2014

    Existem muitas maneiras de aprender idiomas estrangeiros. Na Internet você pode encontrar dezenas de propagandas de escolas de idiomas tentando te convencer que só elas sabem o método eficiente de ensinar uma língua. Nos blogs e fóruns você pode ler dicas que deveriam fazer com que você vire fluente em algum idioma em poucos meses. Mas o que realmente funciona? Os anos de experiência no ensino de idiomas que possuem os nossos professores comprovam que as 7 dicas que seguem funcionam de verdade!

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 15/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Como entender o livro fundamental de Bobbio: Democracia a Liberalismo econômico. A primeira acepção a ser entendida, o Estado atual surgiu heuristicamente da necessidade de limitar o poder e, do mesmo modo, a estrutura do domínio do Estado Político.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Línguasl 13/10/2014 lAcessos: 17

    O presente artigo foi desenvolvido para apresentar uma proposta de atividade para o ensino da língua inglesa em uma turma de 5° série de jovens e adultos (EJA). Será mostrada, em forma de experiência, como os alunos em diversas idades do EJA acolhem tal proposta, visto que o ensino de língua inglesa, geralmente, é visto por esses alunos como uma "cobrança" curricular. Utilizou- se para dar suporte teórico ao nosso trabalho, as pesquisas/textos desenvolvidos pelos autores - SCHüTZ(2007), RICHARDS

    Por: Thayane Maytchele Verissimol Educação> Línguasl 11/10/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O presente trabalho prima em oferecer o prazer da leitura, segundo o estilo leitor, a reflexão e discussão sobre o que os estudantes precisam aprender, sobre a importância dos gêneros textuais existentes no universo cultural em material impresso ou midiático. Oferecer-lhes autonomia e confiança em produção de argumentações com propriedade discursiva.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Línguasl 10/10/2014

    RESUMO O Presente artigo tem como objetivo mostrar que a Interação verbal acontece a qualquer tempo, não apenas nos diálogos face a face, ou seja, não apenas com palavras propriamente ditas, mas também através de gestos, para isso, falar-se-á um pouco sobre Dialogismo, Polifonia e Heterogeneidade, que estão presentes na interação verbal, a fim de entender melhor o tema acima mencionado, que a propósito encontra-se no livro "Marxismo e Filosofia da Linguagem" escrito por Mikail Bakhtin.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 08/10/2014

    1- Estabeleça metas alcançáveis Não adianta querer ficar fluente em italiano em 1 mês se você tem 2 horas de aula de italiano por semana. Estabeleça uma meta que possa alcançar, como obter um nível básico de italiano em 1 mês, e depois vá aumentando, assim você não ficará frustrado e se desmotivará já no primeiro mês de aulas de italiano.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 07/10/2014

    A motivação em sala de aula faz-se necessária, pois é imprescindível ao professor estar à procura de situações que motivem seus alunos, esforçando-se para que não desanimem. Este artigo apresenta os tipos de motivação, fazendo uma diferenciação entre eles. Em seguida, dá-se um enfoque à motivação em sala de aula, falando das dificuldades dos docentes no desenvolvimento de seu trabalho e indicando algumas formas de atuação que poderão ser adotadas pelos professores.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 07/10/2014

    Continuando o nosso artigo sobre datas comemorativas e dias inusitados, que podem render festas diferentes ou ao menos um e-mail criativo aos amigos, seguimos com o segundo semestre.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 07/03/2011 lAcessos: 312

    Existem, no decorrer do ano, algumas datas que poucos conhecem, mas que podem render boas festas ou ao menos um e-mail criativo para os amigos.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 10/02/2011 lAcessos: 551

    Moranguinho é um dos temas mais clássicos de festas infantis, que atravessa gerações.

    Por: Magazine 25l Lar e Famílial 26/01/2011 lAcessos: 941 lComentário: 2

    Antiguidade, Idade Média, Renascimento e Contemporaneidade.

    Por: Magazine 25l Educaçãol 10/01/2011 lAcessos: 497 lComentário: 1

    Janeiro é o mês da ressaca, quando todos ainda estão com um pé no Réveillon e ainda não estão pensando no carnaval.

    Por: Magazine 25l Literatura> Crônicasl 03/01/2011 lAcessos: 60

    Isso acontece devido ao fato do Carnaval não ter uma data fixa e depender de um cálculo astronômico.

    Por: Magazine 25l Arte& Entretenimentol 28/12/2010 lAcessos: 1,661

    O Réveillon está próximo e uma das principais dúvidas de quem vai festejar o Ano Novo é que roupa vestir na noite do dia 31 de dezembro.

    Por: Magazine 25l Beleza> Modal 20/12/2010 lAcessos: 178

    Dicas para você aproveitar ao máximo o Réveillon e se divertir com a família e os amigos.

    Por: Magazine 25l Turismo e Viageml 10/12/2010 lAcessos: 256
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast