Como Os Professores Devem Ensinar A Língua Portuguesa

Publicado em: 14/10/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 10,682 |
Tendo em vista a importância fundamental da linguagem em sociedade especialmente no que se refere ao domínio eficaz da leitura e da escrita, transformações profundas começam a acontecer, ou pelo menos, foram propostas, no final do século passado em relação ao ensino de língua materna no Brasil. No pensamento de Freire entendemos: “Ensinar exige risco, aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico. O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo”. (FREIRE, 1995).

 

Ensinar uma língua requer uma busca constante do “novo” para as mudanças que ocorrem no tempo, mas não devemos deixar de lado o que é velho, pois o velho são as experiências já vividas e mostradas no seu todo, dando e servindo de uma base sólida para saber administrar o novo.

 

No contexto educacional atual, é necessário assumir o pressuposto de que a língua se realiza em uso nas práticas sociais, nas quais os sujeitos agem. Desta forma, definem a finalidade do ensino de língua materna, que é garantir a expansão das possibilidades de uso e reflexão da linguagem em situações significativas de interlocução, adquirir capacidade para outras situações de uso de fato às quatro habilidades: falar, escutar, ler, e escrever, bem como tomar o texto como unidade básica de trabalho, considerando a diversidade de textos que circulam socialmente.

 

Hoje em dia em todos os aspectos, pode-se dizer que é difícil para o educando ensinar gramática sem desassociá-la a sua língua, pois para o aluno o ensino da gramática se tornou algo muito abstrato de difícil entendimento, embora ele faça uso dela sem perceber.

 

É importante que o professor valorize, primeiramente, a gramática que o aluno já possui, ou seja, a gramática internalizada, para que o aluno possa associá-la, com a normativa, pois ambas fazem parte de nossas vidas.

 

O professor deve mostrar ao aluno, que dependendo do meio social em que se encontra, usará outras variações lingüísticas, ou seja, é preciso ter um pequeno entendimento da gramática normativa para que ele possa se expressar com coesão e coerência.

 

A fala, assim como a escrita, é meio de comunicação, interação e ambas possuem regras. Ao ensinarmos a gramática dentro de suas variações, é necessário mostrar que ela, sobretudo, terá que ser coerente dentro de suas construções frasais.  O ensino da gramática precisa ser contextualizado com a realidade do aluno, para que este interaja e tenha uma boa compreensão. Percebendo, assim, que o uso desta faz parte do seu dia-a-dia.

 

Desta forma, a gramática deixará de ser algo abstrato, de difícil entendimento e passará a era mais significativa ao aluno, à sua realidade. Não só o aluno, mas também, o professor aprende muito com esta realidade de sala de aula, já que a escola é o lugar de ensino aprendizagem, lugar de interação. Neste caso, o docente tem o papel de instigar seus alunos, provocando avanços, ele é mediador do conhecimento, não aquele que apenas ensina, mas é aquele que consegue refletir e aprender com seu discente, com a realidade deste, buscando sempre a maneira mais prazerosa de ensinar e aprender.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/como-os-professores-devem-ensinar-a-lingua-portuguesa-1335972.html

    Palavras-chave do artigo:

    ensino

    ,

    lingua potuguesa

    ,

    sociedade

    Comentar sobre o artigo

    O inglês é uma das línguas que possui mais palavras de todos os idiomas. De acordo com a segunda edição do dicionário Oxford English Dictionary, a língua inglesa contém 171 476 palavras atualmente usadas. Apesar do grande número de palavras que possui a língua inglesa, não precisa se desanimar - os linguistas afirmam que para você entender 95% de um texto comum em inglês, precisa conhecer apenas 2500 palavras!

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 15/12/2014

    O projeto surgiu da necessidade de encontrarmos uma possível solução para a reutilização de tambores de papelão que seriam descartados no meio ambiente e assim, reduzindo estes materiais e reaproveitando como lixeiras para a nossa escola.

    Por: Sortineide Navarro Segural Educação> Línguasl 04/12/2014

    Este artigo tem o objetivo de enfatizar sobre a importância da linguagem no contexto escolar e também na sociedade, a leitura como princípio de sobrevivência.

    Por: SIMONE BERWIANl Educação> Línguasl 03/12/2014 lAcessos: 11

    Esse artigo estabelece as relações gramaticais com as produções textuais, de que uma depende da outra para ocorrer a comunicação.

    Por: SIMONE BERWIANl Educação> Línguasl 30/11/2014 lAcessos: 11

    Como se sabe, os estudos labovianos procuram explicar uma estreita relação em língua e sociedade por meio de pesquisas sociolinguísticas.

    Por: Pollleyka Fraga dos Santosl Educação> Línguasl 30/11/2014

    Apesar de nenhum estudioso da linguagem desconsiderar a existência da variação linguística, foi Willian Labov que conseguiu criar um método que pudesse lidar com a variação, ou com o então chamado caos linguístico de uma forma científica. Esse ponto é claro para Labov, já que para ele "a língua é um conjunto estruturado de normas sociais" (LABOV, 2008, p. 19). Para Tarallo, foi Labov

    Por: Pollleyka Fraga dos Santosl Educação> Línguasl 30/11/2014

    Todas as línguas oficiais dos países da Europa ocidental, com exceção do basco, provêm, segundo os linguistas, de uma mesma língua de origem, o indo-europeu, da qual fazem parte, entre outras, as ramificações dos grupos helênico (grego), românico (português, italiano, francês, castelhano, etc.), germânico (inglês, alemão) e céltico (irlandês, gaélico).

    Por: Pollleyka Fraga dos Santosl Educação> Línguasl 30/11/2014

    Apesar de a disciplina Sociolinguística existir já há vários anos no curso de Licenciatura Plena em Letras e mesmo nos cursos de Especialização da Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Alto Araguaia, nos Trabalhos de Conclusão de Curso, ou seja, nas monografias finais, verificam-se poucos trabalhos que versam sobre tal tema.

    Por: Pollleyka Fraga dos Santosl Educação> Línguasl 30/11/2014

    Para uma primeira analise vemos a Igreja Católica perdendo espaço significativamente a cada dia devido a sua filosofia antiquada e obsoleta de tratar os fieis. É fácil perceber que em todos os setores da sociedade houve um avanço dentro da história. Mas a Igreja católica continuou estática continua a mesma.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/02/2013 lAcessos: 58

    Vivemos em uma época que tudo está direcionado contra as drogas, no entanto é inevitável e quase impossível conter o aumento de pessoas dependente das drogas. O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos, e os adolescentes são os mais veneráveis. Pois estão em um momento de mudanças em seu corpo e tudo para eles é muit

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educação> Ensino Superiorl 07/08/2010 lAcessos: 364

    Enter ... Em um dia normal com pessoas normais, uma aula seria mais ou menos assim... Uma pequena introdução da história da comunicação, a visualisação de um suporte tecnológico na frente, um texto de apoio acoplado a um multimídia. A voz da autoridade maior, iniciando com uma breve leitura, logo uma pausa... Algumas reflexões deste clero, depositando seus conhecimentos para grupo de seguidores, copistas e ouvintes e nada mais...

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educaçãol 16/03/2010 lAcessos: 481

    Nossa cultura brasileira é muito curiosa, toda a semana tem jogo da Mega Sena, mas nós brasileiros não damos muita importância, mesmo que ela esteja dando um prêmio razoável. No entanto, a conversa muda de rumo, quando está em jogo uma importância de 140 milhões de reais. Todos vão apostando... Mas fica uma duvida no ar; não sei se estão jogando para ganhar ou se como diz o ditado popular olho gordo no vizinho para ele não ganhar, Deus me livre aquele parente ganhar, nem se fala naquele meu chefe da empresa, o José também não pode ganhar aquele pão duro, imagine se ele ganhar não vai dividir nem um fico podre com nós. E assim vão os pensamentos negativos.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Notícias & Sociedadel 31/12/2009 lAcessos: 731

    Poesia para homenagear o dia dos poetas que é dia 20/10. Está poesia expressa um pouco sobre os poetas importantes dentro da literatura universal. Que são imortais.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Literatura> Poesial 17/10/2009 lAcessos: 138

    O ENSINO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA EM NOSSO PAÍS OBEDECE A DUAS NECESSIDADES: UMA LEGAL E A OUTRA POLÍTICO-CULTURAL.A PROPOSTA É ESTIMULAR OS ALUNOS A TRABALHAR DE FORMA AUTÔNOMA, DE MANEIRA QUE POSSAM IDENTIFICAR SUAS POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NO PROCESSO DA QUISIÇÃO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educação> Línguasl 14/10/2009 lAcessos: 2,164

    Vemos a importância de mostrar que a escrita é uma questão de necessidade para nossa área escolar e social. Tendo consciência que os alunos e alguns professores não tiveram essa nova ideologia sobre o autor e não tem ainda uma base sobre a importância que tem a função do autor; e do texto escrito. E que através do texto escrito poderão situar-se como responsáveis por aquilo que escrevem. Cabe lembrar que a escola não vai formar um escritor, de um dia para outro.

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Educação> Ensino Superiorl 06/10/2009 lAcessos: 207

    nesta poesia o autor procura mostrar os sentimentos incontrolaveis e complexos, que os seres humanos possuem.A poesia Retrata muito bem a noite como inspiração, pois para maioria dos poetas, a noite serve de janela para outras alusões que possuimos. A característica maior do autor é demonstrar seus sentimos em forma de acontecimentos organizado dentro do tempo. Fazendo o leitor viver os sentimentos

    Por: Paulo Marcelo Paulekl Literatura> Poesial 26/09/2009 lAcessos: 102
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast