Eu Vou ou Eu Irei? Qual a maneira correta de usar o verbo Ir nas frases escritas e faladas?

Publicado em: 03/07/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 2,657 |

Artigo focado no verbo Ir. Eu vou ou eu irei. Qual a maneira correta de usar o verbo ir nas frase que escrevemos na internet? 

Eu vou ou eu irei

O verbo ir, conforme o Dicionário Aurélio explica, significa passar, mover ou deslocar-se de um lugar para outro.

Esse movimento pode ser próprio, por impulso imprimido, qualquer mecanismo ou com auxílio de transporte ou veículo.

Exemplos

Vou ao Taiti, vou à rua protestar, vou ao cinema.

O ônibus ia lotado de passageiros, a barca vai sair, mas só se algumas pessoas descerem, senão afunda.

O verbo ir indica movimento. Assim, ele indica uma ação que alguém realizará.

Exemplo

Gustavo vai caminhar na praça antes do anoitecer.

A ação nesse exemplo é exercida pelo verbo caminhar. Gustavo vai caminhar. Ou seja, ele fará movimentos. Movimentará o corpo. Entendemos a ação de andar nesse exemplo como a de movimentar o corpo.

Tem mais! 

A frase indica que Gustavo ainda não praticou a ação. Ele pretende fazer isso. Assim:

  • Gustavo vai andar.
  • Gustavo vai caminhar.
  • Gustavo vai movimentar o corpo.
  • Gustavo pode executar a ação ou deixa-la só no pensamento.

O correto é Gustavo vai andar ou irá andar?

Pois bem, temos lido muito na internet, principalmente em blogs, frases do tipo:

"Eu irei andar amanhã, eu irei caminhar qualquer dia desses, eu irei movimentar o corpo".

Qual é a diferença entre dizer "eu vou" ou "eu irei"?

Por incrível que pareça, lemos frases do tipo:

"Eu irei criar um blog falando de dicas para criar blogs."

Ou seja, o blogueiro vai criar um blog, para isso usando o computador. Então, ele criará um blog.

E o gerúndio que aparece na frase?

O autor da frase criará um blog para dar dicas para alguém que deseja criar blogs.

Eu irei, em diálogos informais, no rádio e na TV

Temos notado também as pessoas dizerem em entrevistas na TV:

"Eu irei assistir o jogo no Maracanã."

Seria ou não seria mais fácil dizer:

"Eu vou assistir ao jogo no Maracanã."

Lembrando que quem assiste, com sentido de presenciar, vê o jogo. Portanto, o correto é dizer "assistir ao jogo".

 E você, escreve eu vou ou eu irei? 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/eu-vou-ou-eu-irei-qual-a-maneira-correta-de-usar-o-verbo-ir-nas-frases-escritas-e-faladas-6665681.html

    Palavras-chave do artigo:

    como escrever correto

    ,

    dicas de gramaticas

    ,

    gramatica da lingua portuguesa

    Comentar sobre o artigo

    Curso de Idioma

    O que tem aprender um novo idioma a ver com sexo e chocolate? Segundo pesquisas, muita coisa! Todas são atividades que ativam o sistema de recompensa do cérebro.

    Por: Curso de Idiomal Educação> Línguasl 17/11/2014

    O processo de desenvolvimento ensino- aprendizagem é contínuo. Para tanto, precisamos ver a criança como um ser ativo na construção de seu conhecimento, que aprende a partir de ações, reflexões, interações com adultos, outras crianças e o ambiente em que está inserido. É por acreditarmos que através da leitura e escrita, que formamos homens de bem, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, assim desenvolveremos este projeto a fim de propiciar a criança as superações de suas dificuldades.

    Por: Luciane do Pradol Educação> Línguasl 15/11/2014 lAcessos: 11

    A leitura e a escrita são fundamentos básicos para a formação de estudantes em fase inicial. O lúdico tem o poder de fazer com que a criança transponha barreiras de dificuldades que para eles inibe a sua criatividade, tanto em escrever quanto em expor em forma desenhos, pintura ou exposições orais. Portanto, o projeto visa em trabalhar o imaginário para que assim a criança possa interagir através da escrita espontânea, uma vez que o aluno precisa se sentir e ser o sujeito de suas próprias ações

    Por: Luciane do Pradol Educação> Línguasl 15/11/2014

    A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta e o prazer de ler, a utilização da escrita e a inserção do aluno no mundo letrado. Pensando nesse contexto, o projeto torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, interpretação e a escrita por meio da contação de história. Durante o desenvolvimento do projeto procuramos incentivar os alunos empréstimo de livros uma vez na semana.

    Por: Isaura do Prado Almeidal Educação> Línguasl 13/11/2014 lAcessos: 11

    Este trabalho teve como objetivo pesquisar a prática pedagógica de professores da Educação Infantil acerca do uso da linguagem oral. Para a coleta de dados foram utilizados a observação e a entrevista. Quatro professoras que atuam na Educação Infantil participaram deste estudo. Os principais autores estudados foram: PCN' s (1997), Barbosa (1994), Cagliari (1990), RCNEI (1998), Ferreiro (1985).

    Por: Luciane do Pradol Educação> Línguasl 09/11/2014 lAcessos: 14

    O inglês é um idioma utilizado amplamente em todo o mundo, dito por isso como um idioma internacional. Isso foi determinado em um acordo para simplificar a comunicação entre os países sendo escolhido o inglês devido a quantidade de países que possuem falantes desta língua.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 06/11/2014

    Muitas vezes há dificuldade no aprendizado do inglês pelo fato de ser uma língua muito diferente da nossa. Isso deve-se ao fato da origem da língua inglesa ter uma origem diferente do latim.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 06/11/2014

    Você quer aprender espanhol, mas não sabe como. Abre o Google e nos resultados de pesquisa aparecem dezenas de anúncios de escolas de espanhol diferentes. Qual delas escolher? Fazer um curso de espanhol presencial ou estudar espanhol online? Atualmente se fala sempre mais sobre as escolas de idiomas online, mas será que vale mesmo a pena aprender desta maneira?

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 27/10/2014
    José Guimarães

    Crônica sobre um homem que ficou sem poder andar e precisou usar muletas para se locomover. História de um doente necessitado de muletas.

    Por: José Guimarãesl Literatura> Crônicasl 27/10/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com dicas para limpar seus blogs de comentários spam. Os comentários spam são enviados por pessoas que não visitam seus blogs e aproveitam a oportunidade grátis de criar backlinks.

    Por: José Guimarãesl Internet> Blogsl 19/10/2014
    José Guimarães

    Artigo focado em comentários que deixam o blogueiro desanimado, triste, sem vontade até para escrever mais artigos. O que você acha de comentários escritos por pessoas do tipo fake, escritos para humilhar o dono do blog ou as pessoas que escrevem e publicam artigos em blogs?

    Por: José Guimarãesl Internet> Blogsl 19/09/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com foco em pesquisas de intenção de votos feitas por telefone. Pesquisas para saber em quem você vai votar para presidente e governador do seu Estado. Como é feita a pesquisa de intenção de votos. Quem paga para fazer pesquisa de intenção de votos?

    Por: José Guimarãesl Notícias & Sociedade> Polítical 18/09/2014 lAcessos: 31
    José Guimarães

    O objetivo de eu escrever este artigo é compartilhar você o que aprendi sobre a distribuição de remédios de graça. Acredito que, assim como eu não sabia antes, muitas pessoas ainda não sabem da existência de distribuição de remédios para determinados grupos de doentes crônicos. As condições para conseguir remédios grátis devem ser vistas nos postos de saúde de sua cidade ou em farmácias participantes do programa.

    Por: José Guimarãesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com o objetivo de te ensinar o significado de Opsigamia. Aprender mais palavras da Língua Portuguesa é certamente uma maneira de enriquecer seu vocabulário.

    Por: José Guimarãesl Educação> Línguasl 26/05/2014 lAcessos: 11
    José Guimarães

    Este artigo foi escrito para compartilhar com você algumas estratégias válidas e confirmadas para enviar visitas ao blog que você cria e administra. Técnicas de SEO são muito importantes para aumentar a audiência de seus blogs. Considere ler artigos de Search Engine Optimization para aprender formas de enviar mais visitas aos seus blogs.

    Por: José Guimarãesl Internet> SEO e SEMl 25/05/2014 lAcessos: 22
    José Guimarães

    Este artigo foi escrito com base numa reportagem do jornalismo da televisão, sobre os trabalhadores de uma multinacional que sofrem muito com a dor. A dor realmente incomoda muito e quem a tem sabe como é difícil realizar atividades diárias, por mais simples que sejam.

    Por: José Guimarãesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 08/11/2013 lAcessos: 28
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast