Eu Vou ou Eu Irei? Qual a maneira correta de usar o verbo Ir nas frases escritas e faladas?

Publicado em: 03/07/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 2,400 |

Artigo focado no verbo Ir. Eu vou ou eu irei. Qual a maneira correta de usar o verbo ir nas frase que escrevemos na internet? 

Eu vou ou eu irei

O verbo ir, conforme o Dicionário Aurélio explica, significa passar, mover ou deslocar-se de um lugar para outro.

Esse movimento pode ser próprio, por impulso imprimido, qualquer mecanismo ou com auxílio de transporte ou veículo.

Exemplos

Vou ao Taiti, vou à rua protestar, vou ao cinema.

O ônibus ia lotado de passageiros, a barca vai sair, mas só se algumas pessoas descerem, senão afunda.

O verbo ir indica movimento. Assim, ele indica uma ação que alguém realizará.

Exemplo

Gustavo vai caminhar na praça antes do anoitecer.

A ação nesse exemplo é exercida pelo verbo caminhar. Gustavo vai caminhar. Ou seja, ele fará movimentos. Movimentará o corpo. Entendemos a ação de andar nesse exemplo como a de movimentar o corpo.

Tem mais! 

A frase indica que Gustavo ainda não praticou a ação. Ele pretende fazer isso. Assim:

  • Gustavo vai andar.
  • Gustavo vai caminhar.
  • Gustavo vai movimentar o corpo.
  • Gustavo pode executar a ação ou deixa-la só no pensamento.

O correto é Gustavo vai andar ou irá andar?

Pois bem, temos lido muito na internet, principalmente em blogs, frases do tipo:

"Eu irei andar amanhã, eu irei caminhar qualquer dia desses, eu irei movimentar o corpo".

Qual é a diferença entre dizer "eu vou" ou "eu irei"?

Por incrível que pareça, lemos frases do tipo:

"Eu irei criar um blog falando de dicas para criar blogs."

Ou seja, o blogueiro vai criar um blog, para isso usando o computador. Então, ele criará um blog.

E o gerúndio que aparece na frase?

O autor da frase criará um blog para dar dicas para alguém que deseja criar blogs.

Eu irei, em diálogos informais, no rádio e na TV

Temos notado também as pessoas dizerem em entrevistas na TV:

"Eu irei assistir o jogo no Maracanã."

Seria ou não seria mais fácil dizer:

"Eu vou assistir ao jogo no Maracanã."

Lembrando que quem assiste, com sentido de presenciar, vê o jogo. Portanto, o correto é dizer "assistir ao jogo".

 E você, escreve eu vou ou eu irei? 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/eu-vou-ou-eu-irei-qual-a-maneira-correta-de-usar-o-verbo-ir-nas-frases-escritas-e-faladas-6665681.html

    Palavras-chave do artigo:

    como escrever correto

    ,

    dicas de gramaticas

    ,

    gramatica da lingua portuguesa

    Comentar sobre o artigo

    Assim como no Brasil, existem gírias também nos países hispanofalantes, estas gírias, identificam a cada cultura e povo por isso podemos dizer que existem tantas gírias como grupos sociais. Vamos conhecer algumas das que são mais faladas caso você queira viajar a um destes países e se sentir como local. No Brasil, as pessoas gostam de usar a palavra "legal" para descrever coisas ou pessoas que são boas, interessantes ou divertidas , mas como se diria "legal" em outros países?

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 17/10/2014

    Existem muitas maneiras de aprender idiomas estrangeiros. Na Internet você pode encontrar dezenas de propagandas de escolas de idiomas tentando te convencer que só elas sabem o método eficiente de ensinar uma língua. Nos blogs e fóruns você pode ler dicas que deveriam fazer com que você vire fluente em algum idioma em poucos meses. Mas o que realmente funciona? Os anos de experiência no ensino de idiomas que possuem os nossos professores comprovam que as 7 dicas que seguem funcionam de verdade!

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 15/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Como entender o livro fundamental de Bobbio: Democracia a Liberalismo econômico. A primeira acepção a ser entendida, o Estado atual surgiu heuristicamente da necessidade de limitar o poder e, do mesmo modo, a estrutura do domínio do Estado Político.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Línguasl 13/10/2014 lAcessos: 17

    O presente artigo foi desenvolvido para apresentar uma proposta de atividade para o ensino da língua inglesa em uma turma de 5° série de jovens e adultos (EJA). Será mostrada, em forma de experiência, como os alunos em diversas idades do EJA acolhem tal proposta, visto que o ensino de língua inglesa, geralmente, é visto por esses alunos como uma "cobrança" curricular. Utilizou- se para dar suporte teórico ao nosso trabalho, as pesquisas/textos desenvolvidos pelos autores - SCHüTZ(2007), RICHARDS

    Por: Thayane Maytchele Verissimol Educação> Línguasl 11/10/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O presente trabalho prima em oferecer o prazer da leitura, segundo o estilo leitor, a reflexão e discussão sobre o que os estudantes precisam aprender, sobre a importância dos gêneros textuais existentes no universo cultural em material impresso ou midiático. Oferecer-lhes autonomia e confiança em produção de argumentações com propriedade discursiva.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Línguasl 10/10/2014

    RESUMO O Presente artigo tem como objetivo mostrar que a Interação verbal acontece a qualquer tempo, não apenas nos diálogos face a face, ou seja, não apenas com palavras propriamente ditas, mas também através de gestos, para isso, falar-se-á um pouco sobre Dialogismo, Polifonia e Heterogeneidade, que estão presentes na interação verbal, a fim de entender melhor o tema acima mencionado, que a propósito encontra-se no livro "Marxismo e Filosofia da Linguagem" escrito por Mikail Bakhtin.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 08/10/2014

    1- Estabeleça metas alcançáveis Não adianta querer ficar fluente em italiano em 1 mês se você tem 2 horas de aula de italiano por semana. Estabeleça uma meta que possa alcançar, como obter um nível básico de italiano em 1 mês, e depois vá aumentando, assim você não ficará frustrado e se desmotivará já no primeiro mês de aulas de italiano.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 07/10/2014

    A motivação em sala de aula faz-se necessária, pois é imprescindível ao professor estar à procura de situações que motivem seus alunos, esforçando-se para que não desanimem. Este artigo apresenta os tipos de motivação, fazendo uma diferenciação entre eles. Em seguida, dá-se um enfoque à motivação em sala de aula, falando das dificuldades dos docentes no desenvolvimento de seu trabalho e indicando algumas formas de atuação que poderão ser adotadas pelos professores.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 07/10/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com dicas para limpar seus blogs de comentários spam. Os comentários spam são enviados por pessoas que não visitam seus blogs e aproveitam a oportunidade grátis de criar backlinks.

    Por: José Guimarãesl Internet> Blogsl 19/10/2014
    José Guimarães

    Artigo focado em comentários que deixam o blogueiro desanimado, triste, sem vontade até para escrever mais artigos. O que você acha de comentários escritos por pessoas do tipo fake, escritos para humilhar o dono do blog ou as pessoas que escrevem e publicam artigos em blogs?

    Por: José Guimarãesl Internet> Blogsl 19/09/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com foco em pesquisas de intenção de votos feitas por telefone. Pesquisas para saber em quem você vai votar para presidente e governador do seu Estado. Como é feita a pesquisa de intenção de votos. Quem paga para fazer pesquisa de intenção de votos?

    Por: José Guimarãesl Notícias & Sociedade> Polítical 18/09/2014 lAcessos: 27
    José Guimarães

    O objetivo de eu escrever este artigo é compartilhar você o que aprendi sobre a distribuição de remédios de graça. Acredito que, assim como eu não sabia antes, muitas pessoas ainda não sabem da existência de distribuição de remédios para determinados grupos de doentes crônicos. As condições para conseguir remédios grátis devem ser vistas nos postos de saúde de sua cidade ou em farmácias participantes do programa.

    Por: José Guimarãesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com o objetivo de te ensinar o significado de Opsigamia. Aprender mais palavras da Língua Portuguesa é certamente uma maneira de enriquecer seu vocabulário.

    Por: José Guimarãesl Educação> Línguasl 26/05/2014
    José Guimarães

    Este artigo foi escrito para compartilhar com você algumas estratégias válidas e confirmadas para enviar visitas ao blog que você cria e administra. Técnicas de SEO são muito importantes para aumentar a audiência de seus blogs. Considere ler artigos de Search Engine Optimization para aprender formas de enviar mais visitas aos seus blogs.

    Por: José Guimarãesl Internet> SEO e SEMl 25/05/2014 lAcessos: 21
    José Guimarães

    Este artigo foi escrito com base numa reportagem do jornalismo da televisão, sobre os trabalhadores de uma multinacional que sofrem muito com a dor. A dor realmente incomoda muito e quem a tem sabe como é difícil realizar atividades diárias, por mais simples que sejam.

    Por: José Guimarãesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 08/11/2013 lAcessos: 28
    José Guimarães

    Artigo sobre o que é Marketing de Atração. Como criar estratégias para aparecer mais na internet e ganhar dinheiro usando blogs, perfil em redes sociais e websites de relacionamentos.

    Por: José Guimarãesl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 31/10/2013 lAcessos: 37
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast