Método para Aprender Inglês Sozinho e Aumentar o seu vocabulário

30/06/2010 • Por • 4,603 Acessos

Estude frases e expressões, NUNCA palavras soltas.

Pesquisas mostram que estudar grupos de palavras pode ser 4-5 vezes mais eficiente!

 

Agora está PROVADO, o jeito antigo de estudar vocabulário através da memorização de listas de palavras é TOTALMENTE INEFICIENTE!

O aprendizado é lento e os níveis de retenção das palavras estudadas dessa forma é pequeno. Cerca de 20% após um período de um ano.

 

COMO FAZER ENTÃO?

Aprender através de grupos de palavras (expressões ou frases) é muito mais eficiente.

Você estuda a palavra junto ao CONTEXTO na qual ela está inserida. O contexto ajuda você a entender o significado da palavra nova, evitando que você tenha que recorrer à traduções.

Ajuda a memória pois fornece informações extras que vão ajudar o seu cérebro a associar o novo conhecimento.

Além disso, você aprende a forma de uso da palavra, melhorando a sua gramática.

Sem falar que você aumenta a sua exposição às palavras já conhecidas garantido-lhes uma vaga na sua memória a longo prazo.

 

QUE TIPO DE MATERIAL ESCOLHER?

É comum vermos estudantes de idiomas estudando materiais difíceis, num nível muito mais elevado que o deles. Cheios de palavras e estruturas desconhecidas.

Eles tem a falsa impressão de que estão acelerando o seu aprendizado por estarem tendo contato com uma maior quantidade de informação.

O aluno gasta muito tempo procurando palavras em dicionários, sem ter a garantia de que vai encontrar todas elas. Há também o caso das palavras com várias traduções.

Tudo parece estar jogando contra!

 

Por outro lado, observa-se que uma rápida aprendizagem através do estudo de materiais mais fáceis, com cerca de 5% de palavras novas.

Esses materiais não requerem um dicionário, pois você consegue determinar o significado das palavras novas através do contexto. Dá até a impressão que você já é fluente.

Pode ocorrer até de você se esquecer que o material está produzido em outro idioma.

Por ser mais dinâmico você tem a oportunidade de estudar uma variedade maior de materiais, tendo contato mais um número maior de palavras. Aprendendo novas e revisando antigas.

 

MAIS UM SEGREDO

Já reparou que cada assunto tem seu vocabulário específico. Que cada autor tem suas forma favorita de se expressar, suas próprias palavras e estruturas.

Uma forma de tirar proveito disso para aumentar drasticamente o seu vocabulário num período curto de tempo é escolhendo um tópico de seu interesse ou um autor que você goste e procurando vários artigos, livros, podcasts, filmes, enfim, materiais de todo tipo relacionados a esse tema.

Dessa forma você vai dominar o vocabulário específico relacionado a esse tema. A medida em que você for avançando com os materias mais fáceis você notará uma grande evolução e será capaz de passar para os materiais mais avançados.

O seu progresso será surpreendente. Materiais que pareciam impossíveis de se entender, se tornarão cada vez mais familiares. Daqui a alguns meses esse materiais vão parecer tão fáceis que você não vai conseguir entender como algum dia você teve dificuldades com eles.

 

QUER SABER MAIS?

Para descobrir mais estratégias simples e eficientes para potencializar o seu aprendizado cadastre-se na NEWSLETTER do site Effortless English.

Você não paga nada pelo cadastro. O site é totalmente seguro, o seu endereço de email estará protegido e não será repassado a ninguém.

Você receberá o "7 rules Email Course".

Esses emails te ensinarão técnicas surpreendetemente produtivas para aprender inglês.

O site vende pacotes de lições de inglês. Sendo um assinante da Newsletter você receberá algumas lições gratuitas para melhorar o seu inglês.

Se você achou as dicas do site surpreendentes, você não pode esperar para ver as lições.

Perfil do Autor

Pedro

Para colocar as dicas desse artigo em prática, acesse materiais em inglês com áudio e texto.