METODOLOGIA DO ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado em: 19/11/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 5,086 |

 

         O ensino da língua portuguesa desde o início da carreira escolar de uma criança, ou seja, o letramento escolar tem sido o objeto de discussão de muitos especialistas. Há aqui uma crítica a se fazer, é com relação ao ensino tradicional, que parece estar ancorado nas práticas normativas, deixando de lado a realidade lingüístico-social do aluno, com muita freqüência em escolas públicas, onde não há tanto investimento quanto necessário na qualidade de ensino-aprendizagem.

         Na capacitação e produção pedagógica que trabalhe tanto o aspecto intelectual do aluno assim como suas peculiaridades de produção, leitura e interpretação de textos orais e escritas. A escola vem deixando de lado sua missão básica, que é preparar e ensinar, cada aluno deixando-o preparado para executar tarefas diárias de acordo com a realidade de cada aluno. Com isso acredito ser indispensável a participação dos alunos com suas experiências exteriores ao ambiente escolar, ou seja, aquelas adquiridas não provinda de instrução do educador. Ao desempenhar as tarefas os alunos vão adquirindo habilidades, que completam o seu currículo educacional. A escola precisa deixar o aluno preparado para ser decisivo na sociedade em que vive e para isso ele precisa ter em sua bagagem todas as ferramentas teóricas e práticas.

        A educação tem uma função social muito grande quando por ela o indivíduo deve ter acesso – com a mesma igualdade dos outros – aos códigos, normas e conhecimentos científicos e tecnológicos, filosóficos e artísticos da sociedade em que vive. Quando a escola trabalho com o todo, não repetindo no seu interior as diferenças encontradas no seu sistema social, ela está exercendo o seu papel social, fazendo com que o aluno absorva outros conhecimentos, desenvolva atitudes e valores norteadores.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/metodologia-do-ensino-em-lingua-portuguesa-3698174.html

    Palavras-chave do artigo:

    lingua portuguesa

    ,

    teoria

    ,

    sociocultural

    Comentar sobre o artigo

    RESUMO: Este trabalho foi realizado durante o estágio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Prof.º André Avelino Ribeiro” no município de Cuiabá-MT, Bairro CPA I, em que foram direcionados aos alunos, professora e coordenação questionários com o objetivo de acionar uma reflexão acerca do ensino de língua espanhola, o qual se encontra em fase de implantação em nosso estado, visando demonstrar a importância desta língua e como ela vem sendo ensinada nas unidades escolares principalmente nas escolas públicas, o referido estágio foi realizado por mim discente do Centro Universitário UNIVAG, que está cursando o 7º semestre do curso de Letras português/ espanhol.

    Por: Marta Nunes e Sirleide Carvalhol Educaçãol 21/08/2009 lAcessos: 2,264
    Francisca Evânia Souza de Lima

    O presente artigo registra um recorte de pesquisa em andamento. Trata-se de um estudo acerca da aprendizagem da escrita com crianças do 1º ano do ensino fundamental, numa sala multi-seriada de uma escola do campo, e jovens estudantes do ensino fundamental II e médio, todos oriundos do Projeto de Assentamento Barbaço, localizado no município de Japí / RN. O artigo aborda questões relacionadas a aprendizagem da escrita.

    Por: Francisca Evânia Souza de Limal Educação> Línguasl 27/07/2010 lAcessos: 1,069

    O presente estudo vem a ser uma resposta que desejo dar a mim mesma desde quando iniciei minha carreira de professora, sempre vi os professores acarretados de tarefas, na preparação de aula, preocupados com novas dinâmicas de ensino para tornar a aula mais interessante, mais atraente aos olhos dos alunos. Como resultado desses esforços sempre via os professores infelizes e desanimados, porque as atividades não foram recebidas como o planejado pelo professor, enfim este teve suas expectativas fru

    Por: MARRUSHl Educação> Educação Infantill 10/06/2012 lAcessos: 419

    RESUMO - O ensino-aprendizagem em produção de texto através da leitura, leva o aluno a refletir o quanto essas atividades são essenciais para o desenvolvimento de sua capacidade comunicativa,tanto no que se refere ao domínio básicos da linguagem, quanto a ter uma postura crítica diante da realidade sobre diversos fatores que o cercam.

    Por: DEUZAIDE MENESES RAMOSl Educação> Línguasl 14/05/2012 lAcessos: 780

    As práticas de leitura e produção de textos orais e escritos na escola têm sido, cada dia mais, desafiadoras para os professores. A grande ocorrência de textos fora da escola, carregados de múltiplas e atrativas formas de apresentação e de múltiplos sentidos e significados, acaba por esvaziar ou ameaçar, de certo modo, o trabalho proposto pelos professores. Por tais razões, faz-se necessária uma melhor escuta sobre a temática da produção textual no contexto escolar.

    Por: Selmo Alvesl Educação> Línguasl 29/09/2010 lAcessos: 7,130
    Carla Cardoso Gomes

    O presente artigo é resultado de uma pesquisa para a obtenção do título de graduada do curso de Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR, realizada com alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor José Borges. O objetivo dessa pesquisa é explicitar a concepção de leitura realizada por alunos do 4º Ano do Ensino Fundamenta I e também do professor.

    Por: Carla Cardoso Gomesl Educação> Educação Infantill 05/08/2014 lAcessos: 55
    Neusa Amorim

    RESUMO A presente monografia teve como propósito conhecer e analisar a prática pedagógica desenvolvida no ambiente hospitalar e a atuação do Pedagogo numa ala pediátrica do Hospital de Base Ari Pinheiro, localizado no município de Porto Velho-RO, suas dificuldades e os demais aspectos de sua atuação. A presente pesquisa percorreu caminhos já trilhados por alguns autores como Fonseca (2003); Justi; Fonseca; Souza (2011); Mattos; Mugiatti (2008); entre outros, os quais foram utilizados para fund

    Por: Neusa Amoriml Educação> Ensino Superiorl 26/08/2011 lAcessos: 1,841

    A inclusão de deficientes auditivos no cenário educacional é um tema bastante complexo, no qual a situação necessita ser analisada como um todo, a partir da realidade de cada meio. Para conseguir analisar a situação largamente, é necessário conhecer melhor o universo dos surdos, levando em consideração sua situação cotidiana de inclusão/exclusão no meio social como um todo, discutir e repensar práticas e teorias tomando como base uma questão sociocultural (não apenas audiológica).

    Por: Robson Silva dos Santosl Educaçãol 07/06/2009 lAcessos: 767
    Marcos Suel dos Santos

    O texto analisa o conto machadiano "A causa secreta", que conduz o leitor a percorrer um mundo que, aos poucos, revela traços de suspense, aguçando a curiosidade do leitor. Além de discorrer sobre o comportamento dos personagens e suas relações afetivas, é possível entender o universo sombrio que envolve Fortunato. Por outro lado, investigam-se os elementos euforia versus disforia para uma compreensão global da obra, através da Semiótica.

    Por: Marcos Suel dos Santosl Educação> Línguasl 03/01/2012 lAcessos: 1,750

    Assim como no Brasil, existem gírias também nos países hispanofalantes, estas gírias, identificam a cada cultura e povo por isso podemos dizer que existem tantas gírias como grupos sociais. Vamos conhecer algumas das que são mais faladas caso você queira viajar a um destes países e se sentir como local. No Brasil, as pessoas gostam de usar a palavra "legal" para descrever coisas ou pessoas que são boas, interessantes ou divertidas , mas como se diria "legal" em outros países?

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 17/10/2014

    Existem muitas maneiras de aprender idiomas estrangeiros. Na Internet você pode encontrar dezenas de propagandas de escolas de idiomas tentando te convencer que só elas sabem o método eficiente de ensinar uma língua. Nos blogs e fóruns você pode ler dicas que deveriam fazer com que você vire fluente em algum idioma em poucos meses. Mas o que realmente funciona? Os anos de experiência no ensino de idiomas que possuem os nossos professores comprovam que as 7 dicas que seguem funcionam de verdade!

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 15/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Como entender o livro fundamental de Bobbio: Democracia a Liberalismo econômico. A primeira acepção a ser entendida, o Estado atual surgiu heuristicamente da necessidade de limitar o poder e, do mesmo modo, a estrutura do domínio do Estado Político.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Línguasl 13/10/2014 lAcessos: 17

    O presente artigo foi desenvolvido para apresentar uma proposta de atividade para o ensino da língua inglesa em uma turma de 5° série de jovens e adultos (EJA). Será mostrada, em forma de experiência, como os alunos em diversas idades do EJA acolhem tal proposta, visto que o ensino de língua inglesa, geralmente, é visto por esses alunos como uma "cobrança" curricular. Utilizou- se para dar suporte teórico ao nosso trabalho, as pesquisas/textos desenvolvidos pelos autores - SCHüTZ(2007), RICHARDS

    Por: Thayane Maytchele Verissimol Educação> Línguasl 11/10/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O presente trabalho prima em oferecer o prazer da leitura, segundo o estilo leitor, a reflexão e discussão sobre o que os estudantes precisam aprender, sobre a importância dos gêneros textuais existentes no universo cultural em material impresso ou midiático. Oferecer-lhes autonomia e confiança em produção de argumentações com propriedade discursiva.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Línguasl 10/10/2014

    RESUMO O Presente artigo tem como objetivo mostrar que a Interação verbal acontece a qualquer tempo, não apenas nos diálogos face a face, ou seja, não apenas com palavras propriamente ditas, mas também através de gestos, para isso, falar-se-á um pouco sobre Dialogismo, Polifonia e Heterogeneidade, que estão presentes na interação verbal, a fim de entender melhor o tema acima mencionado, que a propósito encontra-se no livro "Marxismo e Filosofia da Linguagem" escrito por Mikail Bakhtin.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 08/10/2014

    1- Estabeleça metas alcançáveis Não adianta querer ficar fluente em italiano em 1 mês se você tem 2 horas de aula de italiano por semana. Estabeleça uma meta que possa alcançar, como obter um nível básico de italiano em 1 mês, e depois vá aumentando, assim você não ficará frustrado e se desmotivará já no primeiro mês de aulas de italiano.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 07/10/2014

    A motivação em sala de aula faz-se necessária, pois é imprescindível ao professor estar à procura de situações que motivem seus alunos, esforçando-se para que não desanimem. Este artigo apresenta os tipos de motivação, fazendo uma diferenciação entre eles. Em seguida, dá-se um enfoque à motivação em sala de aula, falando das dificuldades dos docentes no desenvolvimento de seu trabalho e indicando algumas formas de atuação que poderão ser adotadas pelos professores.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 07/10/2014

    O ramo turístico está crescendo cada vez mais em Cuiabá, por isso escolhi o tema Agência de Viagens e Turismo, com o objetivo geral de procurar demonstrar melhorarias para o atendimento oferecido por essas empresas, procurando demonstrar a necessidade de modernização nessa área para que o cliente possa sair cada vez mais satisfeito. Uma das fontes metodológicas utilizada para realização desta pesquisa foram os jornais, pois sempre divulgam novidades relacionadas ao turismo.

    Por: sandra ferreiral Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 19/11/2010 lAcessos: 149

    Este artigo tem como objetivo evidenciar as abordagens utilizadas no tratamento do negro, nos livros didáticos adotados na rede pública estadual de educação em Várzea Grande, levam ao racismo e preconceito contra a pessoa negra. O objeto de estudo são os livros didáticos para o Ensino Fundamental, produzidos entre as décadas de 1980 a 2000, devido às mudanças ocorridas na década de 1980 escolhi essa periodização; quando da formulação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e dos PCN's (Pa

    Por: sandra ferreiral Educação> Línguasl 19/11/2010 lAcessos: 348

    Comments on this article

    0
    Armando Mateus 20/07/2011
    obrigado pela vossa ajuda.espero que desenvolvem +este tema.tecnica de espreção.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast