METODOLOGIA DO ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA

19/11/2010 • Por • 5,242 Acessos

 

         O ensino da língua portuguesa desde o início da carreira escolar de uma criança, ou seja, o letramento escolar tem sido o objeto de discussão de muitos especialistas. Há aqui uma crítica a se fazer, é com relação ao ensino tradicional, que parece estar ancorado nas práticas normativas, deixando de lado a realidade lingüístico-social do aluno, com muita freqüência em escolas públicas, onde não há tanto investimento quanto necessário na qualidade de ensino-aprendizagem.

         Na capacitação e produção pedagógica que trabalhe tanto o aspecto intelectual do aluno assim como suas peculiaridades de produção, leitura e interpretação de textos orais e escritas. A escola vem deixando de lado sua missão básica, que é preparar e ensinar, cada aluno deixando-o preparado para executar tarefas diárias de acordo com a realidade de cada aluno. Com isso acredito ser indispensável a participação dos alunos com suas experiências exteriores ao ambiente escolar, ou seja, aquelas adquiridas não provinda de instrução do educador. Ao desempenhar as tarefas os alunos vão adquirindo habilidades, que completam o seu currículo educacional. A escola precisa deixar o aluno preparado para ser decisivo na sociedade em que vive e para isso ele precisa ter em sua bagagem todas as ferramentas teóricas e práticas.

        A educação tem uma função social muito grande quando por ela o indivíduo deve ter acesso – com a mesma igualdade dos outros – aos códigos, normas e conhecimentos científicos e tecnológicos, filosóficos e artísticos da sociedade em que vive. Quando a escola trabalho com o todo, não repetindo no seu interior as diferenças encontradas no seu sistema social, ela está exercendo o seu papel social, fazendo com que o aluno absorva outros conhecimentos, desenvolva atitudes e valores norteadores.

Perfil do Autor

sandra ferreira

ARTIGO ELABORADO PELO SEGUINTE CORPO DOCENTE: ELAINE RODRIGUES BARBOSA, JOILTON SOARES DE QUEIROZ, LAURA PATRICIA PINTO DE MIRANDA, ROSA...