O Halloween no Brasil

Publicado em: 24/08/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 6,289 |

A Festa de Halloween ganha cada vez mais adeptos no Brasil, que a cada ano comemoram o 31 de Outubro como um carnaval fora de época, com festas à fantasia e muita diversão. Talvez seja, provavelmente, esta identificação do brasileiro com o estilo da festa um dos motivos que a tenha feito se tornar tão popular nos últimos anos. 

O Halloween remonta às festividades dos povos celtas, que habitaram a Grã-Bretanha, França e Irlanda durante a Antiguidade e o começo da Idade Média. Com a migração dos irlandeses para os Estados Unidos no século XVIII, o costume foi incorporado às tradições americanas e foi se modificando até tornar-se o Halloween que conhecemos hoje. 

No Brasil, o Halloween começou a ser festejado na década de 80, sendo celebrado em escolas de inglês e colégios particulares, onde o ensino da língua inglesa é visivelmente de melhor qualidade que na rede pública. Na década de 90, a festa começou a ser realizada em escolas públicas, por iniciativa dos professores de inglês, principalmente no Sudeste do país. 

Até então, conhecida em português como Dia das Bruxas, a celebração ainda era vista como um costume americano, sendo criticada por muitos educadores. No entanto, é possível estabelecer uma relação deste com a cultura brasileira, que segundo Oswald de Andrade é antropofágica, ou seja, incorpora e reprocessa todas as influências vindas de fora. Além disto, a figura da Bruxa, um dos principais ícones dessa festa, faz parte do imaginário popular desde a colonização portuguesa, assim como outras lendas e superstições. 

De qualquer forma, o Halloween ainda é um costume restrito à juventude dos grandes centros urbanos do Brasil, principalmente do Sul e Sudeste, que vê nesta data uma oportunidade para festejar e se divertir.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 12 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/o-halloween-no-brasil-3120156.html

    Palavras-chave do artigo:

    halloween

    ,

    ingles

    ,

    origem

    Comentar sobre o artigo

    O dia das Bruxas ou Halloween é comemorado no Brasil sempre no dia 31/outubro e já tem muitos adeptos. Com origem americana o Halloween ficou muito famoso no Brasil através dos cursos de Inglês e acabaram se popularizando por todo o país

    Por: Gustavo Santos Limal Literatura> Crônicasl 02/10/2013 lAcessos: 35

    Muitos tem coragem de reclamar da vida e de DEUS , mas DEUS so faz coisa boas conosco .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/11/2011 lAcessos: 264
    Marcos Paterra

    As principais religiões institucionalizadas reservaram sempre um lugar importante às almas dos seus entes queridos falecidos - o Culto dos Antepassados, venerando-os ou rendendo-lhes cultos utilizando diversos rituais.

    Por: Marcos Paterral Religião & Esoterismo> Religiãol 20/07/2009 lAcessos: 332 lComentário: 1

    Assim como no Brasil, existem gírias também nos países hispanofalantes, estas gírias, identificam a cada cultura e povo por isso podemos dizer que existem tantas gírias como grupos sociais. Vamos conhecer algumas das que são mais faladas caso você queira viajar a um destes países e se sentir como local. No Brasil, as pessoas gostam de usar a palavra "legal" para descrever coisas ou pessoas que são boas, interessantes ou divertidas , mas como se diria "legal" em outros países?

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 17/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Como entender o livro fundamental de Bobbio: Democracia a Liberalismo econômico. A primeira acepção a ser entendida, o Estado atual surgiu heuristicamente da necessidade de limitar o poder e, do mesmo modo, a estrutura do domínio do Estado Político.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Línguasl 13/10/2014 lAcessos: 17

    O presente artigo foi desenvolvido para apresentar uma proposta de atividade para o ensino da língua inglesa em uma turma de 5° série de jovens e adultos (EJA). Será mostrada, em forma de experiência, como os alunos em diversas idades do EJA acolhem tal proposta, visto que o ensino de língua inglesa, geralmente, é visto por esses alunos como uma "cobrança" curricular. Utilizou- se para dar suporte teórico ao nosso trabalho, as pesquisas/textos desenvolvidos pelos autores - SCHüTZ(2007), RICHARDS

    Por: Thayane Maytchele Verissimol Educação> Línguasl 11/10/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O presente trabalho prima em oferecer o prazer da leitura, segundo o estilo leitor, a reflexão e discussão sobre o que os estudantes precisam aprender, sobre a importância dos gêneros textuais existentes no universo cultural em material impresso ou midiático. Oferecer-lhes autonomia e confiança em produção de argumentações com propriedade discursiva.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Línguasl 10/10/2014

    RESUMO O Presente artigo tem como objetivo mostrar que a Interação verbal acontece a qualquer tempo, não apenas nos diálogos face a face, ou seja, não apenas com palavras propriamente ditas, mas também através de gestos, para isso, falar-se-á um pouco sobre Dialogismo, Polifonia e Heterogeneidade, que estão presentes na interação verbal, a fim de entender melhor o tema acima mencionado, que a propósito encontra-se no livro "Marxismo e Filosofia da Linguagem" escrito por Mikail Bakhtin.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 08/10/2014

    1- Estabeleça metas alcançáveis Não adianta querer ficar fluente em italiano em 1 mês se você tem 2 horas de aula de italiano por semana. Estabeleça uma meta que possa alcançar, como obter um nível básico de italiano em 1 mês, e depois vá aumentando, assim você não ficará frustrado e se desmotivará já no primeiro mês de aulas de italiano.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 07/10/2014

    A motivação em sala de aula faz-se necessária, pois é imprescindível ao professor estar à procura de situações que motivem seus alunos, esforçando-se para que não desanimem. Este artigo apresenta os tipos de motivação, fazendo uma diferenciação entre eles. Em seguida, dá-se um enfoque à motivação em sala de aula, falando das dificuldades dos docentes no desenvolvimento de seu trabalho e indicando algumas formas de atuação que poderão ser adotadas pelos professores.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 07/10/2014

    Aprender uma língua estrangeira não é tão fácil assim. Além de ter que decorar um monte de regras gramaticais e vocabulário novo, na hora de falar, tem que tomar cuidado para não soltar um dos famosos "falsos cognatos" ou "falsos amigos" – palavras parecidas em duas línguas, mas com significado diferente. Mas fica tranquilo que nós vamos te ensinar como evitar os mais falsos cognatos em espanhol.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 02/10/2014

    Cada vez é mais comum as crianças quererem comemorar o seu aniversário com uma festa do tipo balada. Como os pais devem refletir sobre a vontade dos seus filhos?

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 21/01/2011 lAcessos: 304

    O Natal remonta a uma antiga festividade romana que foi cristianizada, marcando o nascimento do Cristo.

    Por: José Milton Cândidol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/11/2010 lAcessos: 301

    Dicas para você preparar a festa de aniversário infantil do seu filhote ou filhota sem complicação nem dores de cabeça.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Família> Bebêsl 27/10/2010 lAcessos: 373

    Dicas de como preparar as lembrancinhas da festa do seu filho(a).

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 26/10/2010 lAcessos: 3,254 lComentário: 1

    A Árvore de Natal é uma das tradições mais importantes desta época, além de ser um dos símbolos do Natal e um dos principais itens da decoração natalina.

    Por: José Milton Cândidol Casa & Jardim> Decoraçãol 14/10/2010 lAcessos: 496

    O diretor de "Alice no País das Maravilhas", Tim Burton, fez em 1993 um filme que é considerado um clássico da década de 90 e do cinema de animação: "O Estranho Mundo de Jack", que é sempre lembrado na época de Halloween e de Natal. O filme fez tanto sucesso que, em 2006, a Disney lançou uma versão remasterizada digital da animação, com tecnologia 3D. Junto com ela, diversos produtos licenciados do filme foram lançados, incluindo o tema para decoração de festa infantil.

    Por: José Milton Cândidol Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 07/10/2010 lAcessos: 280

    Troque a louça por artigos de acrílico e economize.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Família> Casamentol 24/09/2010 lAcessos: 700

    Preparar uma boa festa exige planejamento, investimento e dedicação.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 17/09/2010 lAcessos: 655

    Comments on this article

    3
    rafynha e dessinha 27/10/2011
    adoreiiiiiiii mto.ingles È mto bom adoroooo
    -8
    Capeta 21/09/2010
    vsf filha duma puta va toma nu cu
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast