O Halloween no Brasil

Publicado em: 24/08/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 5,971 |

A Festa de Halloween ganha cada vez mais adeptos no Brasil, que a cada ano comemoram o 31 de Outubro como um carnaval fora de época, com festas à fantasia e muita diversão. Talvez seja, provavelmente, esta identificação do brasileiro com o estilo da festa um dos motivos que a tenha feito se tornar tão popular nos últimos anos. 

O Halloween remonta às festividades dos povos celtas, que habitaram a Grã-Bretanha, França e Irlanda durante a Antiguidade e o começo da Idade Média. Com a migração dos irlandeses para os Estados Unidos no século XVIII, o costume foi incorporado às tradições americanas e foi se modificando até tornar-se o Halloween que conhecemos hoje. 

No Brasil, o Halloween começou a ser festejado na década de 80, sendo celebrado em escolas de inglês e colégios particulares, onde o ensino da língua inglesa é visivelmente de melhor qualidade que na rede pública. Na década de 90, a festa começou a ser realizada em escolas públicas, por iniciativa dos professores de inglês, principalmente no Sudeste do país. 

Até então, conhecida em português como Dia das Bruxas, a celebração ainda era vista como um costume americano, sendo criticada por muitos educadores. No entanto, é possível estabelecer uma relação deste com a cultura brasileira, que segundo Oswald de Andrade é antropofágica, ou seja, incorpora e reprocessa todas as influências vindas de fora. Além disto, a figura da Bruxa, um dos principais ícones dessa festa, faz parte do imaginário popular desde a colonização portuguesa, assim como outras lendas e superstições. 

De qualquer forma, o Halloween ainda é um costume restrito à juventude dos grandes centros urbanos do Brasil, principalmente do Sul e Sudeste, que vê nesta data uma oportunidade para festejar e se divertir.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/o-halloween-no-brasil-3120156.html

    Palavras-chave do artigo:

    halloween

    ,

    ingles

    ,

    origem

    Comentar sobre o artigo

    O dia das Bruxas ou Halloween é comemorado no Brasil sempre no dia 31/outubro e já tem muitos adeptos. Com origem americana o Halloween ficou muito famoso no Brasil através dos cursos de Inglês e acabaram se popularizando por todo o país

    Por: Gustavo Santos Limal Literatura> Crônicasl 02/10/2013 lAcessos: 27

    Muitos tem coragem de reclamar da vida e de DEUS , mas DEUS so faz coisa boas conosco .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/11/2011 lAcessos: 246
    Marcos Paterra

    As principais religiões institucionalizadas reservaram sempre um lugar importante às almas dos seus entes queridos falecidos - o Culto dos Antepassados, venerando-os ou rendendo-lhes cultos utilizando diversos rituais.

    Por: Marcos Paterral Religião & Esoterismo> Religiãol 20/07/2009 lAcessos: 322 lComentário: 1

    O presente artigo tem como objetivo destacar as mudanças que acontecem na língua com o passar do tempo, dando ênfase ao fenômeno do rotacismo, que aborda a transformação do L em R. Com o intuito de evidenciar que as variações do português não padrão têm coerência e não deve ser alvo da ridicularização daqueles não conhecedores dos fenômenos linguísticos. Tendo como objeto de estudo trechos do livro "Os Lusíadas" de Camões, destacando como o rotacismo se tornou influência na língua portuguesa.

    Por: Maria Claudicélia C da Silval Educação> Línguasl 28/03/2014 lAcessos: 16

    Uma das maiores dificuldades dos alunos de ensino fundamental, médio e superior é saber se expressar por meio da escrita. Quando chega o momento de prestar um concurso, a maior parte dos alunos fica ansioso com o momento de fazer a produção textual. Isto porque falta confiança e domínio da arte da escrever. Por meio deste texto, você descobrirá como é possível escrever uma boa produção textual.

    Por: Rosianel Educação> Línguasl 16/03/2014
    Luís Flávio

    Forma de tratamento e seus títulos acadêmicos da palavra "doutor" - "A palavra doutor tem suas raízes mais remotas entre o primeiro e o segundo milênio antes da nossa era, nas invasões indo-européias que nos trouxeram a raiz dok-, da qual provém a palavra latina docere, que por sua vez derivou em doctoris (mestre, o que ensina)...

    Por: Luís Fláviol Educação> Línguasl 13/03/2014

    Ensinar é algo que deve ser fruto de contínuas reflexões é por isso que esse artigo se desdobra na busca em analisar as carências do ensino de Gramática e Língua Portuguesa no nosso País e percorre o trajeto que vai desde o surgimento da primeira gramática na Grécia Antiga e da constituição do nosso idioma até o cenário atual, no contexto nacional. Pretende-se mostrar quão relevante é para o sistema educacional brasileiro que as aulas dessas disciplinas transformem-se em ensinamentos úteis e pra

    Por: Carla Cunhal Educação> Línguasl 28/02/2014
    FABRÍCIO DE CARVALHO PIMENTA

    Este artigo é fruto de um trabalho de mestrado que consistia em fazer um estudo de caso sobre os processos fonológicos que ocorrem na escrita de alunos do Ensino Fundamental de escola pública, analisando como esses processos podem contribuir para o ensino de língua materna, reconduzindo o trabalho de alfabetização sem cair no lugar-comum que considera estes fenômenos como "erros" de escrita. O estudo de caso transformou-se em um Relatório e agora parte dele é transformado em artigo.

    Por: FABRÍCIO DE CARVALHO PIMENTAl Educação> Línguasl 15/02/2014 lAcessos: 65

    Qual será o melhor destino para tirar mais proveito do seu intercâmbio? A sugestão é que a pessoa decida o que é importante para ela e quais países satisfazem as suas necessidades. Quando falamos de intercâmbio para estudar inglês, os Estados Unidos vem logo a cabeça. Atrai muitos intercambistas pela cultura, atrações, compras e principalmente pela qualidade de vida.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 06/02/2014

    Domine as palavras mais utilizadas do vocabulário básico do Inglês. Da mesma forma que no português, o vocabulário utilizado na conversação é bem menor do que o encontrado nos textos escritos. Ou seja o mesmo verbo pode ser utilizado em diversas situações como no caso do get (get on the floor, get off my cloud, get up, get down).

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 06/02/2014
    Manuella Santos da Hora

    O presente trabalho objetiva discutir a organização e a linguagem, em Os sertões (1902), de Euclides da Cunha (1866-1909). A partir desse objetivo, relatam-se algumas das relações que vinculam as narrativas históricas e culturais no corpo da obra citada, destacando a sua organização e linguagem na composição do enredo euclidiano.

    Por: Manuella Santos da Horal Educação> Línguasl 03/02/2014 lAcessos: 23

    Cada vez é mais comum as crianças quererem comemorar o seu aniversário com uma festa do tipo balada. Como os pais devem refletir sobre a vontade dos seus filhos?

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 21/01/2011 lAcessos: 293

    O Natal remonta a uma antiga festividade romana que foi cristianizada, marcando o nascimento do Cristo.

    Por: José Milton Cândidol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/11/2010 lAcessos: 287

    Dicas para você preparar a festa de aniversário infantil do seu filhote ou filhota sem complicação nem dores de cabeça.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Família> Bebêsl 27/10/2010 lAcessos: 362

    Dicas de como preparar as lembrancinhas da festa do seu filho(a).

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 26/10/2010 lAcessos: 3,211 lComentário: 1

    A Árvore de Natal é uma das tradições mais importantes desta época, além de ser um dos símbolos do Natal e um dos principais itens da decoração natalina.

    Por: José Milton Cândidol Casa & Jardim> Decoraçãol 14/10/2010 lAcessos: 485

    O diretor de "Alice no País das Maravilhas", Tim Burton, fez em 1993 um filme que é considerado um clássico da década de 90 e do cinema de animação: "O Estranho Mundo de Jack", que é sempre lembrado na época de Halloween e de Natal. O filme fez tanto sucesso que, em 2006, a Disney lançou uma versão remasterizada digital da animação, com tecnologia 3D. Junto com ela, diversos produtos licenciados do filme foram lançados, incluindo o tema para decoração de festa infantil.

    Por: José Milton Cândidol Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 07/10/2010 lAcessos: 262

    Troque a louça por artigos de acrílico e economize.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Família> Casamentol 24/09/2010 lAcessos: 672

    Preparar uma boa festa exige planejamento, investimento e dedicação.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 17/09/2010 lAcessos: 642

    Comments on this article

    3
    rafynha e dessinha 27/10/2011
    adoreiiiiiiii mto.ingles È mto bom adoroooo
    -8
    Capeta 21/09/2010
    vsf filha duma puta va toma nu cu
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast