O Halloween no Brasil

Publicado em: 24/08/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 6,814 |

A Festa de Halloween ganha cada vez mais adeptos no Brasil, que a cada ano comemoram o 31 de Outubro como um carnaval fora de época, com festas à fantasia e muita diversão. Talvez seja, provavelmente, esta identificação do brasileiro com o estilo da festa um dos motivos que a tenha feito se tornar tão popular nos últimos anos. 

O Halloween remonta às festividades dos povos celtas, que habitaram a Grã-Bretanha, França e Irlanda durante a Antiguidade e o começo da Idade Média. Com a migração dos irlandeses para os Estados Unidos no século XVIII, o costume foi incorporado às tradições americanas e foi se modificando até tornar-se o Halloween que conhecemos hoje. 

No Brasil, o Halloween começou a ser festejado na década de 80, sendo celebrado em escolas de inglês e colégios particulares, onde o ensino da língua inglesa é visivelmente de melhor qualidade que na rede pública. Na década de 90, a festa começou a ser realizada em escolas públicas, por iniciativa dos professores de inglês, principalmente no Sudeste do país. 

Até então, conhecida em português como Dia das Bruxas, a celebração ainda era vista como um costume americano, sendo criticada por muitos educadores. No entanto, é possível estabelecer uma relação deste com a cultura brasileira, que segundo Oswald de Andrade é antropofágica, ou seja, incorpora e reprocessa todas as influências vindas de fora. Além disto, a figura da Bruxa, um dos principais ícones dessa festa, faz parte do imaginário popular desde a colonização portuguesa, assim como outras lendas e superstições. 

De qualquer forma, o Halloween ainda é um costume restrito à juventude dos grandes centros urbanos do Brasil, principalmente do Sul e Sudeste, que vê nesta data uma oportunidade para festejar e se divertir.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 13 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/o-halloween-no-brasil-3120156.html

    Palavras-chave do artigo:

    halloween

    ,

    ingles

    ,

    origem

    Comentar sobre o artigo

    O dia das Bruxas ou Halloween é comemorado no Brasil sempre no dia 31/outubro e já tem muitos adeptos. Com origem americana o Halloween ficou muito famoso no Brasil através dos cursos de Inglês e acabaram se popularizando por todo o país

    Por: Gustavo Santos Limal Literatura> Crônicasl 02/10/2013 lAcessos: 42

    Muitos tem coragem de reclamar da vida e de DEUS , mas DEUS so faz coisa boas conosco .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/11/2011 lAcessos: 280
    Marcos Paterra

    As principais religiões institucionalizadas reservaram sempre um lugar importante às almas dos seus entes queridos falecidos - o Culto dos Antepassados, venerando-os ou rendendo-lhes cultos utilizando diversos rituais.

    Por: Marcos Paterral Religião & Esoterismo> Religiãol 20/07/2009 lAcessos: 338 lComentário: 1
    Carmem Lúcia C. V.de Oliveira

    O objetivo principal é abordar as quatro habilidades comunicativas, enfocando principalmente a leitura e a escrita como implicações para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Tendo como relevância à aptidão dos alunos em produção escrita, no qual focamos em prática os conteúdos gramaticais ampliando e aprimorando os conhecimentos no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, através da leitura, estudo do vocabulário e consequentemente na produção textual.

    Por: Carmem Lúcia C. V.de Oliveiral Educação> Línguasl 24/01/2015
    Carmem Lúcia C. V.de Oliveira

    Este artigo relata a importância das tecnologias de informação e comunicação como instrumento didático no ensino aprendizagem da língua inglesa. O objetivo deste trabalho é criar uma situação onde os professores e alunos se sintam incentivados nos processos de informação e tecnologia fazendo parte de uma experiência inovadora através dos recursos tecnológicos na aprendizagem da língua inglesa, impondo mudanças na metodologia do professor no ensino de inglês em sala de aula.

    Por: Carmem Lúcia C. V.de Oliveiral Educação> Línguasl 24/01/2015 lAcessos: 17
    Carmem Lúcia C. V.de Oliveira

    O referido trabalho tem como objetivo discutir a epistemologia da linguistica no contexto educacional. São apresentados de forma clarificada, os fatores que influenciaram as concepções da linguistica nas Ciências Sociais. Tem como fundamentação teórica o estruturalismo na linguística e na filosofia, retratada por autores como: Ferdinand Saussure, Platão, Rosseau, Bloomfield, Harris, Chomsky, Martinet e outros.

    Por: Carmem Lúcia C. V.de Oliveiral Educação> Línguasl 24/01/2015
    Kely Ribeiro Martins

    ... Cedendo a pressão do mercado, muitos profissionais não são conscientes do seu nível de inglês, ou temem admitir suas inabilidades, apresentando assim um currículo irreal e que poderá colocá-lo em uma situação constrangedora a qualquer momento. Esses casos são muito comuns, embora possa denegrir a imagem do profissional e minar uma grande oportunidade...

    Por: Kely Ribeiro Martinsl Educação> Línguasl 14/01/2015

    Famosa por ser uma cidade única, com muitos canais, museus e monumentos e perfeita para quem quer fazer uma viagem romântica, Veneza é sem dúvidas, uma das cidades mais interessantes do mundo, única no seu gênero e surpreendente. Nós vamos te ensinar as palavras básicas em italiano das quais você vai precisar para aproveitar melhor a visita nesta cidade maravilhosa.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 13/01/2015

    O trava-línguas é um tipo de jogo verbal em versos ou frases, especificamente criado para ser difícil de se pronunciar. A dificuldade se deve pela concentração de sílabas formadas por fonemas iguais ou parecidos ou difíceis de serem pronunciadas. Listamos abaixo alguns trava-línguas italianos. Se divirta e teste o teu italiano, tentando pronunciá-los rapidamente.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 13/01/2015
    Telma Gomes Souza

    Saiba mais sobre a importância da etimologia, o estudo da origem das palavras.

    Por: Telma Gomes Souzal Educação> Línguasl 05/01/2015 lAcessos: 16

    Mesmo após atingir a idade adulta, nunca é tarde para buscar o aprimoramento e estudar. Pensando assim é cada vez mais comum notarmos que o índice de adultos matriculados em instituições de ensino de inglês, seja este curso presencial ou não...

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 05/01/2015

    Cada vez é mais comum as crianças quererem comemorar o seu aniversário com uma festa do tipo balada. Como os pais devem refletir sobre a vontade dos seus filhos?

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 21/01/2011 lAcessos: 313

    O Natal remonta a uma antiga festividade romana que foi cristianizada, marcando o nascimento do Cristo.

    Por: José Milton Cândidol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/11/2010 lAcessos: 311

    Dicas para você preparar a festa de aniversário infantil do seu filhote ou filhota sem complicação nem dores de cabeça.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Família> Bebêsl 27/10/2010 lAcessos: 382

    Dicas de como preparar as lembrancinhas da festa do seu filho(a).

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 26/10/2010 lAcessos: 3,273 lComentário: 1

    A Árvore de Natal é uma das tradições mais importantes desta época, além de ser um dos símbolos do Natal e um dos principais itens da decoração natalina.

    Por: José Milton Cândidol Casa & Jardim> Decoraçãol 14/10/2010 lAcessos: 505

    O diretor de "Alice no País das Maravilhas", Tim Burton, fez em 1993 um filme que é considerado um clássico da década de 90 e do cinema de animação: "O Estranho Mundo de Jack", que é sempre lembrado na época de Halloween e de Natal. O filme fez tanto sucesso que, em 2006, a Disney lançou uma versão remasterizada digital da animação, com tecnologia 3D. Junto com ela, diversos produtos licenciados do filme foram lançados, incluindo o tema para decoração de festa infantil.

    Por: José Milton Cândidol Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 07/10/2010 lAcessos: 289

    Troque a louça por artigos de acrílico e economize.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Família> Casamentol 24/09/2010 lAcessos: 712

    Preparar uma boa festa exige planejamento, investimento e dedicação.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 17/09/2010 lAcessos: 664

    Comments on this article

    4
    rafynha e dessinha 27/10/2011
    adoreiiiiiiii mto.ingles È mto bom adoroooo
    -9
    Capeta 21/09/2010
    vsf filha duma puta va toma nu cu
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast