O Halloween no Brasil

Publicado em: 24/08/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 6,835 |

A Festa de Halloween ganha cada vez mais adeptos no Brasil, que a cada ano comemoram o 31 de Outubro como um carnaval fora de época, com festas à fantasia e muita diversão. Talvez seja, provavelmente, esta identificação do brasileiro com o estilo da festa um dos motivos que a tenha feito se tornar tão popular nos últimos anos. 

O Halloween remonta às festividades dos povos celtas, que habitaram a Grã-Bretanha, França e Irlanda durante a Antiguidade e o começo da Idade Média. Com a migração dos irlandeses para os Estados Unidos no século XVIII, o costume foi incorporado às tradições americanas e foi se modificando até tornar-se o Halloween que conhecemos hoje. 

No Brasil, o Halloween começou a ser festejado na década de 80, sendo celebrado em escolas de inglês e colégios particulares, onde o ensino da língua inglesa é visivelmente de melhor qualidade que na rede pública. Na década de 90, a festa começou a ser realizada em escolas públicas, por iniciativa dos professores de inglês, principalmente no Sudeste do país. 

Até então, conhecida em português como Dia das Bruxas, a celebração ainda era vista como um costume americano, sendo criticada por muitos educadores. No entanto, é possível estabelecer uma relação deste com a cultura brasileira, que segundo Oswald de Andrade é antropofágica, ou seja, incorpora e reprocessa todas as influências vindas de fora. Além disto, a figura da Bruxa, um dos principais ícones dessa festa, faz parte do imaginário popular desde a colonização portuguesa, assim como outras lendas e superstições. 

De qualquer forma, o Halloween ainda é um costume restrito à juventude dos grandes centros urbanos do Brasil, principalmente do Sul e Sudeste, que vê nesta data uma oportunidade para festejar e se divertir.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 13 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/o-halloween-no-brasil-3120156.html

    Palavras-chave do artigo:

    halloween

    ,

    ingles

    ,

    origem

    Comentar sobre o artigo

    O dia das Bruxas ou Halloween é comemorado no Brasil sempre no dia 31/outubro e já tem muitos adeptos. Com origem americana o Halloween ficou muito famoso no Brasil através dos cursos de Inglês e acabaram se popularizando por todo o país

    Por: Gustavo Santos Limal Literatura> Crônicasl 02/10/2013 lAcessos: 45

    Muitos tem coragem de reclamar da vida e de DEUS , mas DEUS so faz coisa boas conosco .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/11/2011 lAcessos: 285
    Marcos Paterra

    As principais religiões institucionalizadas reservaram sempre um lugar importante às almas dos seus entes queridos falecidos - o Culto dos Antepassados, venerando-os ou rendendo-lhes cultos utilizando diversos rituais.

    Por: Marcos Paterral Religião & Esoterismo> Religiãol 20/07/2009 lAcessos: 339 lComentário: 1

    Esta pesquisa realizou-se pela curiosidade despertada em mim, a partir da leitura de uma reportagem publicada na revista "Escola", em novembro de 2007, que tinha o seguinte tema "Como o professor vê a educação",esta pesquisa aguçou em mim a curiosidade em identificar as crenças e representações dos professores de LP do município de Guia Lopes da Laguna, me colocando assim dentro do ambiente escolar, meu futuro ambiente de trabalho, me ajudando a conhecer melhor a realidade enfrentada pelos profe

    Por: Eliete Lopes Matricardil Educação> Línguasl 27/03/2015
    junior amorim

    Hoje vim publicar algo diferente, ao invés de falar sobre algum fato histórico ou tecnologias do futuro, venho trazer ao conhecimento de todos, algumas dicas que tem me ajudando bastante na prática da língua inglesa. Estarei deixando alguns vídeos que achei interessantes e darei alguns macetes que também estão trazendo uma grande praticidade. Primeiramente gostaria de dizer que não sou um craque no idioma, mas sempre que tenho um tempinho sobrando, aproveito para praticar as técnicas

    Por: junior amoriml Educação> Línguasl 24/03/2015
    Luciana Virgília

    A língua escrita e falada pelos brasileiros é considerada esquizofrenia linguística, pois não corresponde à realidade vivida. Uma parcela ínfima da população brasileira detém a aquisição da norma-padrão enquanto a maioria da população só conhece e utiliza o vernáculo materno diferente dos padrões e rigores da Língua Portuguesa.

    Por: Luciana Virgílial Educação> Línguasl 23/03/2015
    Luciana Virgília

    As línguas mudam a cada momento, o que se falava no século passado não são mais ditas, hoje em dia. As línguas nascem, crescem, reproduzem e morrem. Ao longo da história das línguas muitas já morreram e não existem mais, mas deixaram o seu legado, é o caso do latim.

    Por: Luciana Virgílial Educação> Línguasl 23/03/2015
    Luciana Virgília

    O trabalho tem como objetivo mostrar a linguagem e sua variação linguística dentro dos aspectos da língua que envolvem a norma culta, a norma padrão e a linguagem coloquial, passando a sofrer influência do estruturalismo, dos neogramáticos, da pragmática, da linguística textual, histórica e aplicada, e do próprio funcionalismo.

    Por: Luciana Virgílial Educação> Línguasl 23/03/2015 lAcessos: 15

    Em uma escola internacional, o som das conversas e das brincadeiras de crianças e adolescentes é ritmado pela diversidade: "learning", "aprendizaje" e "apprentissage" enriquecem os significados de "aprendizagem", em um ambiente no qual, de forma natural e espontânea, a interação em duas ou mais línguas é incentivada.

    Por: Central Pressl Educação> Línguasl 23/03/2015

    Muitas pessoas após chegarem à idade adulta vêm como desafio a necessidade de continuar evoluindo na aprendizagem de línguas a fim de conhecer novas culturas, fazer viagens ou simplesmente aprender um novo idioma. Tal tarefa tem se mostrado um verdadeiro desafio para os adultos, pois o processo de aprendizagem mostra-se lento, em virtude de diversos fatores como registrados neste trabalho. Neste artigo, apontamos alguns estudos sobre o tema, analisando os fatores que demonstram esta dificuldade

    Por: LUCÍDIO CARVALHOl Educação> Línguasl 21/03/2015
    Edson Luis Rezende Junior

    O artigo aqui apresentado consiste em um fragmento de uma iniciação científica (Apoio: PIBIC – Processo 20337) - EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADAS PELO TELETANDEM, desenvolvida durante os anos de 2012 e 2013. Seu objetivo é descrever as reais contribuições do projeto Teletandem à discentes do curso de letras, alunos do grupo de espanhol como língua estrangeira, da UNESP / ASSIS.

    Por: Edson Luis Rezende Juniorl Educação> Línguasl 07/03/2015 lAcessos: 22

    Cada vez é mais comum as crianças quererem comemorar o seu aniversário com uma festa do tipo balada. Como os pais devem refletir sobre a vontade dos seus filhos?

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 21/01/2011 lAcessos: 316

    O Natal remonta a uma antiga festividade romana que foi cristianizada, marcando o nascimento do Cristo.

    Por: José Milton Cândidol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/11/2010 lAcessos: 314

    Dicas para você preparar a festa de aniversário infantil do seu filhote ou filhota sem complicação nem dores de cabeça.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Família> Bebêsl 27/10/2010 lAcessos: 386

    Dicas de como preparar as lembrancinhas da festa do seu filho(a).

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 26/10/2010 lAcessos: 3,288 lComentário: 1

    A Árvore de Natal é uma das tradições mais importantes desta época, além de ser um dos símbolos do Natal e um dos principais itens da decoração natalina.

    Por: José Milton Cândidol Casa & Jardim> Decoraçãol 14/10/2010 lAcessos: 507

    O diretor de "Alice no País das Maravilhas", Tim Burton, fez em 1993 um filme que é considerado um clássico da década de 90 e do cinema de animação: "O Estranho Mundo de Jack", que é sempre lembrado na época de Halloween e de Natal. O filme fez tanto sucesso que, em 2006, a Disney lançou uma versão remasterizada digital da animação, com tecnologia 3D. Junto com ela, diversos produtos licenciados do filme foram lançados, incluindo o tema para decoração de festa infantil.

    Por: José Milton Cândidol Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 07/10/2010 lAcessos: 291

    Troque a louça por artigos de acrílico e economize.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Família> Casamentol 24/09/2010 lAcessos: 717

    Preparar uma boa festa exige planejamento, investimento e dedicação.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 17/09/2010 lAcessos: 664

    Comments on this article

    4
    rafynha e dessinha 27/10/2011
    adoreiiiiiiii mto.ingles È mto bom adoroooo
    -9
    Capeta 21/09/2010
    vsf filha duma puta va toma nu cu
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast