Os Símbolos Japoneses

Publicado em: 15/04/2009 |Comentário: 15 | Acessos: 28,266 |

Em resumo, os símbolos japoneses podem ser divididos em três tipos: hiragana, katakana e kanjis. O hiragana e katakana são dois alfabetos fonéticos ( baseados em sons ), enquanto os kanjis são os ideogramas; os símbolos japoneses que representam idéias e são muito usados em tatuagens, adesivos e etc.

Os símbolos japoneses do hiragana

Hiragana é um conjunto de símbolos japoneses fonéticos (silábicos) usados para escrever palavras de origem japonesa e todas as palavras para as quais não exista uma representação em kanji, ou este exista, mas seja muito raro (cujo receptor da mensagem poderá não conhecer).

Além disso, estes símbolos japoneses são usados em recursos gramaticais como partículas, terminações verbais ou flexões dos verbos e adjetivos. Ele também é usado para escrever a pronúncia literal de um kanji, caso se espere que o receptor não o conheça (neste caso chama-se furigana).

Os símbolos japoneses do katakana

Katakana é um conjunto de símbolos japoneses empregados na escrita de empréstimos lingüísticos ou palavras de origem estrangeira. Atribui-se sua invenção ao monge Kukai o Kobo Daishi.

Numa rápida comparação, os símbolos japoneses do hiragana possuem formas mais curvas e arredondadas, enquanto os símbolos do katakana possuem traços mais geométricos, ou quadrados. O objetivo do katakana é ser uma forma de escrita simples, baseada em símbolos chineses.

Os Kanjis e os símbolos japoneses

Kanjis são símbolos japoneses que representam pensamentos em vez de fonemas. Além disso, os kanjis são utilizados juntamente com os símbolos japoneses do hiragana e katakana.

A grande dificuldade em aprender a língua japonesa são os kanjis. Além de serem numerosos, eles também possuem diferentes formas de leituras e diferentes significados. Um mesmo símbolo japonês, utilizado como kanji, pode chegar a ter mais de 14 significados dependendo do contexto.

Apesar dessa dificuldade, os símbolos japoneses podem proporcionar uma escrita extremamente compacta. Com apenas alguns símbolos podemos formar palavras ou até frases inteiras.

Os símbolos japoneses e sua lógica

A lógica da leitura e escrita usando símbolos japoneses é muito simples. Se acrescentarmos o símbolo “pessoa” após símbolo japonês do país, significa que a pessoa é originária daquele lugar; se após “branco”, significa que a pessoa tem pele branca.

Se acrescentarmos “pessoa” depois “crime“, os dois símbolos japoneses passam a ter significado de criminoso; “pessoa” depois de “fora” ou “exterior”, o significado muda para gente de fora, estrangeiro, e assim por diante.

Os símbolos japoneses não são monstros que muitas pessoas criaram a partir de suas dificuldades, mas apenas um paradigma a ser quebrado pela nossa formação fonético-cultural. Aprender a língua oriental e seus os símbolos japoneses não é difícil, apenas exige um pouco de prática e paciência.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/os-simbolos-japoneses-867965.html

    Palavras-chave do artigo:

    simbolos japoneses

    ,

    simbolo japones

    ,

    simbolos japones

    Comentar sobre o artigo

    Por não ter muito conhecimento sobre o assunto, muitas pessoas acreditam que romaji é um alfabeto do nihongo (língua japonesa), e aprendem nihongo apenas com romaji. Não caia nesta armadilha, entenda o que é romaji e sua relação com a língua japonesa neste artigo.

    Por: Kyouyal Educação> Línguasl 06/04/2009 lAcessos: 1,288
    José de Paiva Netto

    O mundo acompanha com ansiedade o drama do povo japonês, vítima de um terremoto de magnitude 9

    Por: José de Paiva Nettol Notícias & Sociedadel 21/03/2011 lAcessos: 84

    A área de Marketing é uma área ligada diretamente á imagem e desenvolvimento do produto tanto em sua forma tangível como intangível, deve sempre estar atenta ao mercado em que o seu produto desenvolvido será inserido, se há o desejo de tornar uma determinada marca local em global, deve-se ser feita uma análise minuciosa através de pesquisas para que não haja problemas de não aceitação da marca, cada local tende a reagir de forma diferente quando se trata de uma nova marca ou modelo.

    Por: Lidiane Carminatti Ucellal Marketing e Publicidadel 18/12/2009 lAcessos: 1,965 lComentário: 3

    A evolução do Karatê sempre foi um mistério e suas origens exatas nunca foram determinadas com um grau de certeza. Baseado em descobertas arqueológicas e documentos históricos, conclui-se que métodos de combate desarmados foram praticados milhares de anos atrás.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Esporte> Lutasl 03/05/2009 lAcessos: 7,103 lComentário: 3

    O inglês é uma das línguas que possui mais palavras de todos os idiomas. De acordo com a segunda edição do dicionário Oxford English Dictionary, a língua inglesa contém 171 476 palavras atualmente usadas. Apesar do grande número de palavras que possui a língua inglesa, não precisa se desanimar - os linguistas afirmam que para você entender 95% de um texto comum em inglês, precisa conhecer apenas 2500 palavras!

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 15/12/2014

    O projeto surgiu da necessidade de encontrarmos uma possível solução para a reutilização de tambores de papelão que seriam descartados no meio ambiente e assim, reduzindo estes materiais e reaproveitando como lixeiras para a nossa escola.

    Por: Sortineide Navarro Segural Educação> Línguasl 04/12/2014

    Este artigo tem o objetivo de enfatizar sobre a importância da linguagem no contexto escolar e também na sociedade, a leitura como princípio de sobrevivência.

    Por: SIMONE BERWIANl Educação> Línguasl 03/12/2014 lAcessos: 11

    Esse artigo estabelece as relações gramaticais com as produções textuais, de que uma depende da outra para ocorrer a comunicação.

    Por: SIMONE BERWIANl Educação> Línguasl 30/11/2014 lAcessos: 11

    Como se sabe, os estudos labovianos procuram explicar uma estreita relação em língua e sociedade por meio de pesquisas sociolinguísticas.

    Por: Pollleyka Fraga dos Santosl Educação> Línguasl 30/11/2014

    Apesar de nenhum estudioso da linguagem desconsiderar a existência da variação linguística, foi Willian Labov que conseguiu criar um método que pudesse lidar com a variação, ou com o então chamado caos linguístico de uma forma científica. Esse ponto é claro para Labov, já que para ele "a língua é um conjunto estruturado de normas sociais" (LABOV, 2008, p. 19). Para Tarallo, foi Labov

    Por: Pollleyka Fraga dos Santosl Educação> Línguasl 30/11/2014

    Todas as línguas oficiais dos países da Europa ocidental, com exceção do basco, provêm, segundo os linguistas, de uma mesma língua de origem, o indo-europeu, da qual fazem parte, entre outras, as ramificações dos grupos helênico (grego), românico (português, italiano, francês, castelhano, etc.), germânico (inglês, alemão) e céltico (irlandês, gaélico).

    Por: Pollleyka Fraga dos Santosl Educação> Línguasl 30/11/2014

    Apesar de a disciplina Sociolinguística existir já há vários anos no curso de Licenciatura Plena em Letras e mesmo nos cursos de Especialização da Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Alto Araguaia, nos Trabalhos de Conclusão de Curso, ou seja, nas monografias finais, verificam-se poucos trabalhos que versam sobre tal tema.

    Por: Pollleyka Fraga dos Santosl Educação> Línguasl 30/11/2014

    Por não ter muito conhecimento sobre o assunto, muitas pessoas acreditam que romaji é um alfabeto do nihongo (língua japonesa), e aprendem nihongo apenas com romaji. Não caia nesta armadilha, entenda o que é romaji e sua relação com a língua japonesa neste artigo.

    Por: Kyouyal Educação> Línguasl 06/04/2009 lAcessos: 1,288

    Comments on this article

    1
    yuko 03/10/2011
    adorei esse site e mto zika adogo aishiteru
    0
    duda 23/06/2011
    kd os símbolos????
    0
    jordana 07/06/2011
    sou japonesa e adoro falar japones é dimais veio (dyukcx)
    0
    agdks,xbcb nbxnzm 13/04/2011
    ¿kd os simbolos?
    0
    João Pones Lee 21/01/2011
    òia, proseis aprende joão-pones, deveria premero apremdê o tar du portugueis premero, né ??
    dúvido ki voseis conhesam a pior gramática du mundu ki e a do tar do portugueis!!!!
    e lembrem-se, PORRA! VAI APRENDER A NOSSA LINGUA-PORTUGUESA, CARALHO VOCÊS ESTÃO NO BRASIL, E NÃO NO JAPÃO, CAMBADA DE DESOCUPADO!! VAI CAÇAR O QUE FAZER!!!- ASS:Dr. João Pones Lee - Phd Porra Nenhuma, Filosofo e Bucetologo.
    2
    noryuk ishizaka 15/01/2011
    sou meio japones
    3
    Cláudia Elena Thober Vidal 21/12/2010
    Pedi a pouco os símbolos japoneses com significado, mas esqueci que quero SONHOS e não sonho (não sei se muda sendo no plural) e também a palavra SUCESSO. repetindo, então: SONHOS, REALIZAÇÃO, FELICIDADE, LIBERDADE e SUCESSO. desde já, agradeço.... Cláudia Thober Vidal
    0
    Cláudia Elena Thober Vidal 21/12/2010
    Gostaria de conhecer os símbolos japoneses correspondentes às palavras: SONHO, REALIZAÇÃO, FELICIDADE eLIBERDADE. É possível? Obrigada... Cláudia
    -1
    jeferson 07/11/2010
    so podia ser artigoANAL mesmo,esse site é um CÚ...
    -1
    oliver TSUBASA 19/10/2010
    fim lê-se "saigo ni", mas cade o simbolo??????
    1
    goku do dragon ball 19/10/2010
    porra de site ruim da porra
    1
    naruto 16/08/2010
    shu,é vermelho
    -1
    naruto 16/08/2010
    shu,é vermelho
    -1
    hasashitha 16/08/2010
    só sei que aho,babaca
    0
    henrique 27/11/2009
    pare com wilson,dexa dilson não fassa wilson!



    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast