PROVA BRASIL - DIFERENTES GENEROS PARA TRABALHAR OS DESCRITORES DA LINGUA PORTUGUESA

Publicado em: 22/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 3,793 |

PROVA BRASIL - DIFERENTES GENEROS PARA TRABALHAR OS DESCRITORES DA LINGUA PORTUGUESA

 

A Prova Brasil de Língua Portuguesa avalia não somente a leitura. O texto está  sempre presente nas questões, porem, nunca é proposta a leitura de palavras ou frases isoladas para os alunos, isso desde os níveis iniciais. A prova exige a familiaridade com diferentes gêneros artigo de opinião, notícia, verbete, fábula, conto, quadrinhos etc., sempre apresentados antes de cada questão. Todas contêm quatro alternativas de resposta (apenas uma é correta) e se refere a um descritor de um total de 15 trabalhados.

Uma idéia básica norteia toda a prova: as habilidades que um aluno mobiliza para dar sentido a uma leitura estão diretamente relacionadas ao material que ele leu. A tarefa sempre tem uma complexidade diferente, dependendo do gênero apresentado e da linguagem utilizada, além da familiaridade com o assunto tratado nas aulas precedentes à prova, durante o bimestre letivo.

As questões sempre identificam o tema de um texto. Por exemplo: quando se referem a uma notícia, o aluno já familiarizado com o gênero sabe que ela anuncia um evento a ser realizado no futuro próximo ou relata um fato já acontecido.

A Prova Brasil prima pelo cuidado ao formular o enunciado de um título de texto que sintetiza todas as informações necessárias ao entendimento do aluno que percebe a facilidade em responder corretamente sem maiores problemas.

A tarefa se mostra mais complexa quando se trata de um verbete, especificamente quando a questão requer relacionamento de seguimentos para que haja compreensão. Nesse caso, faz-se necessário a aquisição de outro tipo de conhecimento aquele acumulado ao longo das explicações do professor
durante as aulas.

A Prova Brasil, também apresenta questões onde o aluno é convidado a localizar as informações explicitas em algum texto, o que varia o grau de dificuldade, dependendo da familiaridade que o aluno tem dom o descritor 1 que trata do assunto. Para que o aluno se dê bem, faz-se necessário efetuar um boa leitura, onde vai-se relacionando os conhecimentos já adquiridos com as novas informações trazidas no texto em questão.

A habilidade de inferir sentido de uma palavra ou expressão requer do aluno igual atenção. Responder às questões da Prova Brasil parece ser fácil, mas não é. Para descobrir o sentido delas, é preciso atentar-se ao contexto e às pistas lingüísticas trazidas na questão.  O aluno vai encontrar o significado da expressão, somente depois de ativar os conhecimentos que já traz sobre o assunto.

Todas as situações aqui colocadas e as demais da Prova Brasil primam pela identificação de gênero a que pertence o texto trabalhado. Isso se dá porque o mais importante é compreender qual a finalidade comunicativa de cada um dos descritores.

Enfim, a Prova Brasil é baseada nos currículos propostos por redes estaduais e municipais com as capacidades apresentadas na prova por meio de descritores, que, como o nome indica, descrevem o que é preciso dominar das habilidades de Língua Portuguesa. Essas habilidades são o mínimo que os alunos têm que saber. Sem isso, não podem ser considerados aptos na disciplina.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/prova-brasil-diferentes-generos-para-trabalhar-os-descritores-da-lingua-portuguesa-3712438.html

    Palavras-chave do artigo:

    prova brasil

    Comentar sobre o artigo

    Meio News RJ

    Cerca de 7 milhões de crianças de 8 anos, segundo estimativa do Ministério da Educação (MEC), devem participar no ano que vem da nova versão da Provinha Brasil - que irá avaliar o nível de alfabetização dos estudantes nessa faixa etária.

    Por: Meio News RJl Educação> Educação Infantill 26/03/2012 lAcessos: 99

    O que precisa mudar no nosso sistema educacional? É possível ter uma escola sem provas e sem séries mas que seja capaz de absorver o melhor de cada aluno?

    Por: Luan Freitas de Oliveiral Educaçãol 22/05/2014 lAcessos: 13

    A gestão educacional apresenta-se diferente de outras formas de administração por ter características próprias, quando refletimos sobre ela entendemos que é um processo complexo , pois, não se limita apenas ao campo intra-escolar, ela abrange um cenário mais amplo e trata-se de um cenário com várias perspectivas e concepções.

    Por: Odair José Barletal Educação> Ensino Superiorl 08/06/2011 lAcessos: 1,366

    Diretora da Fundação fará análise contextualizada para os municípios de Jundiaí e região. O evento tem entrada franca

    Por: Luciana Sanfinsl Educaçãol 13/08/2010 lAcessos: 187

    Edivando tem patrocínio de ProShock, Scott, Vzan e Shimano e apoio de Pro, Maxxis, Calypso, HE Treinamento Esportivo, Santa Rita Iluminação, Joe's No Flats, Ryders e Roma Comunicação.

    Por: Scott Brasill Esporte> Esportes Radicaisl 24/09/2010 lAcessos: 52

    O homem nasceu para viver em sociedade e manutenção da espécie. Neste sentido, a união em matrimônio nasce dos costumes da sociedade, permeado pelo sentimento moral e religioso e na contemporaneidade é tipificado no ordenamento jurídico pátrio. Casar-se significa entrar para uma instituição onde o casamento é condicionado à norma jurídica para a existência de direitos havendo para tal feito, manifestação de vontade entre o homem e a mulher e esta, condicionada a vários pré-requisitos e cerimônia

    Por: PAULO CESAR GOMES SILVAl Direito> Doutrinal 30/11/2010 lAcessos: 3,746
    EVILAZIO RIBEIRO

    ConceitoProva é todo elemento trazido ao processo, pelo juiz ou pelas partes, destinado a comprovar a realidade de um fato, a existência de algo ou a veracidade de uma afirmação.

    Por: EVILAZIO RIBEIROl Direito> Legislaçãol 14/12/2010 lAcessos: 80
    Hudson Ferreira Teixeira

    O artigo em tela procura expor a relação entre provas ilícitas e direitos fundamentais dos indivíduos, visando esclarecer o ponto de vista doutrinário e jurisprudencial no que tange sua admissibilidade no processo penal, através do princípio da proporcionalidade.

    Por: Hudson Ferreira Teixeiral Direito> Doutrinal 27/11/2013 lAcessos: 35

    Resumo: O presente trabalho aborda a admissibilidade das provas ilícitas no processo penal. De forma didática apresenta-se o que se considera prova ilícita no direito processual penal, bem como os casos em que esta é admitida no processo penal. Palavras-chave: Processo penal. Prova ilícita. Admissibilidade. Abstract: This article is about the admissibility of illegal evidence in criminal proceedings. Didactically presents what is considered illegal evidence in criminal procedural law as wel

    Por: matheus maia dolzany da costal Direito> Doutrinal 25/05/2012 lAcessos: 237

    No dia a dia pode-se notar que não existe um inglês muito comum, que segue regras e fica limitado a apenas alguns tempos verbais. Há um predomínio de uma linguagem informal causada por vícios de linguagem, que muitas vezes estão presentes inclusive nos textos escritos.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 17/09/2014

    As músicas sempre estiveram presente no mundo de todas as pessoas, marcando momentos e tornando o dia a dia mais alegre, principalmente hoje em dia com a facilidade que a tecnologia proporciona, sendo possível ouvir música do celular, mp3, internet, tablet entre outros gadjets.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 17/09/2014
    Carla Ravaneda

    A importância das regras da norma culta da língua portuguesa, e o papel do professor no estímulo do aluno que está buscando o conhecimento. É necessário o engajamento deste profissional, para que nossas futuras gerações se comuniquem de forma desejável de acordo com as regras normativas.

    Por: Carla Ravanedal Educação> Línguasl 11/09/2014

    Se pretende enriquecer o seu curriculum para que possa ter mais oportunidades de emprego na sua área de formação, saiba como fazê-lo neste artigo.

    Por: Bruno Ferreiral Educação> Línguasl 05/09/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    Esse texto foi produzido mediante uma reflexão acerca de atividade em sala de aula composta por alunos heterogêneos e aprendizagens múltiplas, tendo em vista a presença de um aluno que era portador de necessidades especiais (Surdez), e como não conhecia a linguagem de sinais, tive que passar por uma experiência muito dolorosa para poder ensinar a Língua Portuguesa para esse aluno. Acredito que se eu conhecesse a prática de ensino com o auxílio da Linguagem de Sinais (LIBRAS), fosse mais fácil.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Línguasl 05/09/2014

    Existem diferentes modalidades de tradução, cada uma adaptada a necessidades concretas. As mais conhecidas são a Tradução Simultânea e a Tradução Consecutiva.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Educação> Línguasl 04/09/2014

    Há algum tempo existe a necessidade de aprender o inglês, além de ser fundamental em viagens internacionais agora é também fator diferencial capacitivo no mercado de trabalho.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 07/08/2014 lAcessos: 14

    Na língua inglesa é necessário interpretar o que está escrito em um texto, para entender o real significado. Dizer que a tradução nao deve ser feita para português acaba sendo um pouco utópico, tendo em vista a que sempre levar idiomas extrangeiros para a língua nativa é um hábito. Embora não se tenha uma grande noção sobre gramática, é possível decifrar o que está escrito em um texto em inglês através de uma identificação de contexto.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 07/08/2014 lAcessos: 12

    O presente artivo objetiva descrever a real situaçao da Educaçao Infantil vivenciada nas Instituições de Educaão Infantil no Estado de Mato Grosso, bem como a preocupaçao com a melhoria da mesma.

    Por: Nereide Aparecida Borigotol Educação> Educação Infantill 22/11/2010 lAcessos: 329
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast