PROVA BRASIL - DIFERENTES GENEROS PARA TRABALHAR OS DESCRITORES DA LINGUA PORTUGUESA

Publicado em: 22/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 3,802 |

PROVA BRASIL - DIFERENTES GENEROS PARA TRABALHAR OS DESCRITORES DA LINGUA PORTUGUESA

 

A Prova Brasil de Língua Portuguesa avalia não somente a leitura. O texto está  sempre presente nas questões, porem, nunca é proposta a leitura de palavras ou frases isoladas para os alunos, isso desde os níveis iniciais. A prova exige a familiaridade com diferentes gêneros artigo de opinião, notícia, verbete, fábula, conto, quadrinhos etc., sempre apresentados antes de cada questão. Todas contêm quatro alternativas de resposta (apenas uma é correta) e se refere a um descritor de um total de 15 trabalhados.

Uma idéia básica norteia toda a prova: as habilidades que um aluno mobiliza para dar sentido a uma leitura estão diretamente relacionadas ao material que ele leu. A tarefa sempre tem uma complexidade diferente, dependendo do gênero apresentado e da linguagem utilizada, além da familiaridade com o assunto tratado nas aulas precedentes à prova, durante o bimestre letivo.

As questões sempre identificam o tema de um texto. Por exemplo: quando se referem a uma notícia, o aluno já familiarizado com o gênero sabe que ela anuncia um evento a ser realizado no futuro próximo ou relata um fato já acontecido.

A Prova Brasil prima pelo cuidado ao formular o enunciado de um título de texto que sintetiza todas as informações necessárias ao entendimento do aluno que percebe a facilidade em responder corretamente sem maiores problemas.

A tarefa se mostra mais complexa quando se trata de um verbete, especificamente quando a questão requer relacionamento de seguimentos para que haja compreensão. Nesse caso, faz-se necessário a aquisição de outro tipo de conhecimento aquele acumulado ao longo das explicações do professor
durante as aulas.

A Prova Brasil, também apresenta questões onde o aluno é convidado a localizar as informações explicitas em algum texto, o que varia o grau de dificuldade, dependendo da familiaridade que o aluno tem dom o descritor 1 que trata do assunto. Para que o aluno se dê bem, faz-se necessário efetuar um boa leitura, onde vai-se relacionando os conhecimentos já adquiridos com as novas informações trazidas no texto em questão.

A habilidade de inferir sentido de uma palavra ou expressão requer do aluno igual atenção. Responder às questões da Prova Brasil parece ser fácil, mas não é. Para descobrir o sentido delas, é preciso atentar-se ao contexto e às pistas lingüísticas trazidas na questão.  O aluno vai encontrar o significado da expressão, somente depois de ativar os conhecimentos que já traz sobre o assunto.

Todas as situações aqui colocadas e as demais da Prova Brasil primam pela identificação de gênero a que pertence o texto trabalhado. Isso se dá porque o mais importante é compreender qual a finalidade comunicativa de cada um dos descritores.

Enfim, a Prova Brasil é baseada nos currículos propostos por redes estaduais e municipais com as capacidades apresentadas na prova por meio de descritores, que, como o nome indica, descrevem o que é preciso dominar das habilidades de Língua Portuguesa. Essas habilidades são o mínimo que os alunos têm que saber. Sem isso, não podem ser considerados aptos na disciplina.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/prova-brasil-diferentes-generos-para-trabalhar-os-descritores-da-lingua-portuguesa-3712438.html

    Palavras-chave do artigo:

    prova brasil

    Comentar sobre o artigo

    Meio News RJ

    Cerca de 7 milhões de crianças de 8 anos, segundo estimativa do Ministério da Educação (MEC), devem participar no ano que vem da nova versão da Provinha Brasil - que irá avaliar o nível de alfabetização dos estudantes nessa faixa etária.

    Por: Meio News RJl Educação> Educação Infantill 26/03/2012 lAcessos: 101

    O que precisa mudar no nosso sistema educacional? É possível ter uma escola sem provas e sem séries mas que seja capaz de absorver o melhor de cada aluno?

    Por: Luan Freitas de Oliveiral Educaçãol 22/05/2014 lAcessos: 16

    A gestão educacional apresenta-se diferente de outras formas de administração por ter características próprias, quando refletimos sobre ela entendemos que é um processo complexo , pois, não se limita apenas ao campo intra-escolar, ela abrange um cenário mais amplo e trata-se de um cenário com várias perspectivas e concepções.

    Por: Odair José Barletal Educação> Ensino Superiorl 08/06/2011 lAcessos: 1,379

    Diretora da Fundação fará análise contextualizada para os municípios de Jundiaí e região. O evento tem entrada franca

    Por: Luciana Sanfinsl Educaçãol 13/08/2010 lAcessos: 189

    Edivando tem patrocínio de ProShock, Scott, Vzan e Shimano e apoio de Pro, Maxxis, Calypso, HE Treinamento Esportivo, Santa Rita Iluminação, Joe's No Flats, Ryders e Roma Comunicação.

    Por: Scott Brasill Esporte> Esportes Radicaisl 24/09/2010 lAcessos: 52

    O homem nasceu para viver em sociedade e manutenção da espécie. Neste sentido, a união em matrimônio nasce dos costumes da sociedade, permeado pelo sentimento moral e religioso e na contemporaneidade é tipificado no ordenamento jurídico pátrio. Casar-se significa entrar para uma instituição onde o casamento é condicionado à norma jurídica para a existência de direitos havendo para tal feito, manifestação de vontade entre o homem e a mulher e esta, condicionada a vários pré-requisitos e cerimônia

    Por: PAULO CESAR GOMES SILVAl Direito> Doutrinal 30/11/2010 lAcessos: 3,813
    EVILAZIO RIBEIRO

    ConceitoProva é todo elemento trazido ao processo, pelo juiz ou pelas partes, destinado a comprovar a realidade de um fato, a existência de algo ou a veracidade de uma afirmação.

    Por: EVILAZIO RIBEIROl Direito> Legislaçãol 14/12/2010 lAcessos: 84
    Hudson Ferreira Teixeira

    O artigo em tela procura expor a relação entre provas ilícitas e direitos fundamentais dos indivíduos, visando esclarecer o ponto de vista doutrinário e jurisprudencial no que tange sua admissibilidade no processo penal, através do princípio da proporcionalidade.

    Por: Hudson Ferreira Teixeiral Direito> Doutrinal 27/11/2013 lAcessos: 38

    Resumo: O presente trabalho aborda a admissibilidade das provas ilícitas no processo penal. De forma didática apresenta-se o que se considera prova ilícita no direito processual penal, bem como os casos em que esta é admitida no processo penal. Palavras-chave: Processo penal. Prova ilícita. Admissibilidade. Abstract: This article is about the admissibility of illegal evidence in criminal proceedings. Didactically presents what is considered illegal evidence in criminal procedural law as wel

    Por: matheus maia dolzany da costal Direito> Doutrinal 25/05/2012 lAcessos: 246

    Assim como no Brasil, existem gírias também nos países hispanofalantes, estas gírias, identificam a cada cultura e povo por isso podemos dizer que existem tantas gírias como grupos sociais. Vamos conhecer algumas das que são mais faladas caso você queira viajar a um destes países e se sentir como local. No Brasil, as pessoas gostam de usar a palavra "legal" para descrever coisas ou pessoas que são boas, interessantes ou divertidas , mas como se diria "legal" em outros países?

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 17/10/2014

    Existem muitas maneiras de aprender idiomas estrangeiros. Na Internet você pode encontrar dezenas de propagandas de escolas de idiomas tentando te convencer que só elas sabem o método eficiente de ensinar uma língua. Nos blogs e fóruns você pode ler dicas que deveriam fazer com que você vire fluente em algum idioma em poucos meses. Mas o que realmente funciona? Os anos de experiência no ensino de idiomas que possuem os nossos professores comprovam que as 7 dicas que seguem funcionam de verdade!

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 15/10/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Como entender o livro fundamental de Bobbio: Democracia a Liberalismo econômico. A primeira acepção a ser entendida, o Estado atual surgiu heuristicamente da necessidade de limitar o poder e, do mesmo modo, a estrutura do domínio do Estado Político.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Línguasl 13/10/2014 lAcessos: 17

    O presente artigo foi desenvolvido para apresentar uma proposta de atividade para o ensino da língua inglesa em uma turma de 5° série de jovens e adultos (EJA). Será mostrada, em forma de experiência, como os alunos em diversas idades do EJA acolhem tal proposta, visto que o ensino de língua inglesa, geralmente, é visto por esses alunos como uma "cobrança" curricular. Utilizou- se para dar suporte teórico ao nosso trabalho, as pesquisas/textos desenvolvidos pelos autores - SCHüTZ(2007), RICHARDS

    Por: Thayane Maytchele Verissimol Educação> Línguasl 11/10/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O presente trabalho prima em oferecer o prazer da leitura, segundo o estilo leitor, a reflexão e discussão sobre o que os estudantes precisam aprender, sobre a importância dos gêneros textuais existentes no universo cultural em material impresso ou midiático. Oferecer-lhes autonomia e confiança em produção de argumentações com propriedade discursiva.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Línguasl 10/10/2014

    RESUMO O Presente artigo tem como objetivo mostrar que a Interação verbal acontece a qualquer tempo, não apenas nos diálogos face a face, ou seja, não apenas com palavras propriamente ditas, mas também através de gestos, para isso, falar-se-á um pouco sobre Dialogismo, Polifonia e Heterogeneidade, que estão presentes na interação verbal, a fim de entender melhor o tema acima mencionado, que a propósito encontra-se no livro "Marxismo e Filosofia da Linguagem" escrito por Mikail Bakhtin.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 08/10/2014

    1- Estabeleça metas alcançáveis Não adianta querer ficar fluente em italiano em 1 mês se você tem 2 horas de aula de italiano por semana. Estabeleça uma meta que possa alcançar, como obter um nível básico de italiano em 1 mês, e depois vá aumentando, assim você não ficará frustrado e se desmotivará já no primeiro mês de aulas de italiano.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 07/10/2014

    A motivação em sala de aula faz-se necessária, pois é imprescindível ao professor estar à procura de situações que motivem seus alunos, esforçando-se para que não desanimem. Este artigo apresenta os tipos de motivação, fazendo uma diferenciação entre eles. Em seguida, dá-se um enfoque à motivação em sala de aula, falando das dificuldades dos docentes no desenvolvimento de seu trabalho e indicando algumas formas de atuação que poderão ser adotadas pelos professores.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 07/10/2014

    O presente artivo objetiva descrever a real situaçao da Educaçao Infantil vivenciada nas Instituições de Educaão Infantil no Estado de Mato Grosso, bem como a preocupaçao com a melhoria da mesma.

    Por: Nereide Aparecida Borigotol Educação> Educação Infantill 22/11/2010 lAcessos: 334
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast