PROVA BRASIL - DIFERENTES GENEROS PARA TRABALHAR OS DESCRITORES DA LINGUA PORTUGUESA

Publicado em: 22/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 3,799 |

PROVA BRASIL - DIFERENTES GENEROS PARA TRABALHAR OS DESCRITORES DA LINGUA PORTUGUESA

 

A Prova Brasil de Língua Portuguesa avalia não somente a leitura. O texto está  sempre presente nas questões, porem, nunca é proposta a leitura de palavras ou frases isoladas para os alunos, isso desde os níveis iniciais. A prova exige a familiaridade com diferentes gêneros artigo de opinião, notícia, verbete, fábula, conto, quadrinhos etc., sempre apresentados antes de cada questão. Todas contêm quatro alternativas de resposta (apenas uma é correta) e se refere a um descritor de um total de 15 trabalhados.

Uma idéia básica norteia toda a prova: as habilidades que um aluno mobiliza para dar sentido a uma leitura estão diretamente relacionadas ao material que ele leu. A tarefa sempre tem uma complexidade diferente, dependendo do gênero apresentado e da linguagem utilizada, além da familiaridade com o assunto tratado nas aulas precedentes à prova, durante o bimestre letivo.

As questões sempre identificam o tema de um texto. Por exemplo: quando se referem a uma notícia, o aluno já familiarizado com o gênero sabe que ela anuncia um evento a ser realizado no futuro próximo ou relata um fato já acontecido.

A Prova Brasil prima pelo cuidado ao formular o enunciado de um título de texto que sintetiza todas as informações necessárias ao entendimento do aluno que percebe a facilidade em responder corretamente sem maiores problemas.

A tarefa se mostra mais complexa quando se trata de um verbete, especificamente quando a questão requer relacionamento de seguimentos para que haja compreensão. Nesse caso, faz-se necessário a aquisição de outro tipo de conhecimento aquele acumulado ao longo das explicações do professor
durante as aulas.

A Prova Brasil, também apresenta questões onde o aluno é convidado a localizar as informações explicitas em algum texto, o que varia o grau de dificuldade, dependendo da familiaridade que o aluno tem dom o descritor 1 que trata do assunto. Para que o aluno se dê bem, faz-se necessário efetuar um boa leitura, onde vai-se relacionando os conhecimentos já adquiridos com as novas informações trazidas no texto em questão.

A habilidade de inferir sentido de uma palavra ou expressão requer do aluno igual atenção. Responder às questões da Prova Brasil parece ser fácil, mas não é. Para descobrir o sentido delas, é preciso atentar-se ao contexto e às pistas lingüísticas trazidas na questão.  O aluno vai encontrar o significado da expressão, somente depois de ativar os conhecimentos que já traz sobre o assunto.

Todas as situações aqui colocadas e as demais da Prova Brasil primam pela identificação de gênero a que pertence o texto trabalhado. Isso se dá porque o mais importante é compreender qual a finalidade comunicativa de cada um dos descritores.

Enfim, a Prova Brasil é baseada nos currículos propostos por redes estaduais e municipais com as capacidades apresentadas na prova por meio de descritores, que, como o nome indica, descrevem o que é preciso dominar das habilidades de Língua Portuguesa. Essas habilidades são o mínimo que os alunos têm que saber. Sem isso, não podem ser considerados aptos na disciplina.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/prova-brasil-diferentes-generos-para-trabalhar-os-descritores-da-lingua-portuguesa-3712438.html

    Palavras-chave do artigo:

    prova brasil

    Comentar sobre o artigo

    Meio News RJ

    Cerca de 7 milhões de crianças de 8 anos, segundo estimativa do Ministério da Educação (MEC), devem participar no ano que vem da nova versão da Provinha Brasil - que irá avaliar o nível de alfabetização dos estudantes nessa faixa etária.

    Por: Meio News RJl Educação> Educação Infantill 26/03/2012 lAcessos: 101

    O que precisa mudar no nosso sistema educacional? É possível ter uma escola sem provas e sem séries mas que seja capaz de absorver o melhor de cada aluno?

    Por: Luan Freitas de Oliveiral Educaçãol 22/05/2014 lAcessos: 16

    A gestão educacional apresenta-se diferente de outras formas de administração por ter características próprias, quando refletimos sobre ela entendemos que é um processo complexo , pois, não se limita apenas ao campo intra-escolar, ela abrange um cenário mais amplo e trata-se de um cenário com várias perspectivas e concepções.

    Por: Odair José Barletal Educação> Ensino Superiorl 08/06/2011 lAcessos: 1,379

    Diretora da Fundação fará análise contextualizada para os municípios de Jundiaí e região. O evento tem entrada franca

    Por: Luciana Sanfinsl Educaçãol 13/08/2010 lAcessos: 189

    Edivando tem patrocínio de ProShock, Scott, Vzan e Shimano e apoio de Pro, Maxxis, Calypso, HE Treinamento Esportivo, Santa Rita Iluminação, Joe's No Flats, Ryders e Roma Comunicação.

    Por: Scott Brasill Esporte> Esportes Radicaisl 24/09/2010 lAcessos: 52

    O homem nasceu para viver em sociedade e manutenção da espécie. Neste sentido, a união em matrimônio nasce dos costumes da sociedade, permeado pelo sentimento moral e religioso e na contemporaneidade é tipificado no ordenamento jurídico pátrio. Casar-se significa entrar para uma instituição onde o casamento é condicionado à norma jurídica para a existência de direitos havendo para tal feito, manifestação de vontade entre o homem e a mulher e esta, condicionada a vários pré-requisitos e cerimônia

    Por: PAULO CESAR GOMES SILVAl Direito> Doutrinal 30/11/2010 lAcessos: 3,806
    EVILAZIO RIBEIRO

    ConceitoProva é todo elemento trazido ao processo, pelo juiz ou pelas partes, destinado a comprovar a realidade de um fato, a existência de algo ou a veracidade de uma afirmação.

    Por: EVILAZIO RIBEIROl Direito> Legislaçãol 14/12/2010 lAcessos: 84
    Hudson Ferreira Teixeira

    O artigo em tela procura expor a relação entre provas ilícitas e direitos fundamentais dos indivíduos, visando esclarecer o ponto de vista doutrinário e jurisprudencial no que tange sua admissibilidade no processo penal, através do princípio da proporcionalidade.

    Por: Hudson Ferreira Teixeiral Direito> Doutrinal 27/11/2013 lAcessos: 38

    Resumo: O presente trabalho aborda a admissibilidade das provas ilícitas no processo penal. De forma didática apresenta-se o que se considera prova ilícita no direito processual penal, bem como os casos em que esta é admitida no processo penal. Palavras-chave: Processo penal. Prova ilícita. Admissibilidade. Abstract: This article is about the admissibility of illegal evidence in criminal proceedings. Didactically presents what is considered illegal evidence in criminal procedural law as wel

    Por: matheus maia dolzany da costal Direito> Doutrinal 25/05/2012 lAcessos: 246
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Como entender o livro fundamental de Bobbio: Democracia a Liberalismo econômico. A primeira acepção a ser entendida, o Estado atual surgiu heuristicamente da necessidade de limitar o poder e, do mesmo modo, a estrutura do domínio do Estado Político.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Línguasl 13/10/2014 lAcessos: 16

    O presente artigo foi desenvolvido para apresentar uma proposta de atividade para o ensino da língua inglesa em uma turma de 5° série de jovens e adultos (EJA). Será mostrada, em forma de experiência, como os alunos em diversas idades do EJA acolhem tal proposta, visto que o ensino de língua inglesa, geralmente, é visto por esses alunos como uma "cobrança" curricular. Utilizou- se para dar suporte teórico ao nosso trabalho, as pesquisas/textos desenvolvidos pelos autores - SCHüTZ(2007), RICHARDS

    Por: Thayane Maytchele Verissimol Educação> Línguasl 11/10/2014
    Zilda Ap. S. Guerrero

    O presente trabalho prima em oferecer o prazer da leitura, segundo o estilo leitor, a reflexão e discussão sobre o que os estudantes precisam aprender, sobre a importância dos gêneros textuais existentes no universo cultural em material impresso ou midiático. Oferecer-lhes autonomia e confiança em produção de argumentações com propriedade discursiva.

    Por: Zilda Ap. S. Guerrerol Educação> Línguasl 10/10/2014

    RESUMO O Presente artigo tem como objetivo mostrar que a Interação verbal acontece a qualquer tempo, não apenas nos diálogos face a face, ou seja, não apenas com palavras propriamente ditas, mas também através de gestos, para isso, falar-se-á um pouco sobre Dialogismo, Polifonia e Heterogeneidade, que estão presentes na interação verbal, a fim de entender melhor o tema acima mencionado, que a propósito encontra-se no livro "Marxismo e Filosofia da Linguagem" escrito por Mikail Bakhtin.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 08/10/2014

    1- Estabeleça metas alcançáveis Não adianta querer ficar fluente em italiano em 1 mês se você tem 2 horas de aula de italiano por semana. Estabeleça uma meta que possa alcançar, como obter um nível básico de italiano em 1 mês, e depois vá aumentando, assim você não ficará frustrado e se desmotivará já no primeiro mês de aulas de italiano.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 07/10/2014

    A motivação em sala de aula faz-se necessária, pois é imprescindível ao professor estar à procura de situações que motivem seus alunos, esforçando-se para que não desanimem. Este artigo apresenta os tipos de motivação, fazendo uma diferenciação entre eles. Em seguida, dá-se um enfoque à motivação em sala de aula, falando das dificuldades dos docentes no desenvolvimento de seu trabalho e indicando algumas formas de atuação que poderão ser adotadas pelos professores.

    Por: Fernandal Educação> Línguasl 07/10/2014

    Aprender uma língua estrangeira não é tão fácil assim. Além de ter que decorar um monte de regras gramaticais e vocabulário novo, na hora de falar, tem que tomar cuidado para não soltar um dos famosos "falsos cognatos" ou "falsos amigos" – palavras parecidas em duas línguas, mas com significado diferente. Mas fica tranquilo que nós vamos te ensinar como evitar os mais falsos cognatos em espanhol.

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 02/10/2014

    Apesar de a França ter sido eliminada nas quartas de final pela Alemanha na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, "Les Bleus", como são carinhosamente chamados os jogadores da seleção francesa, ainda têm o apoio da sua torcida, já que, assim como aqui no Brasil, na França o futebol é um dos principais esportes. Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre o vocabulário do futebol em francês?

    Por: MariaSl Educação> Línguasl 02/10/2014

    O presente artivo objetiva descrever a real situaçao da Educaçao Infantil vivenciada nas Instituições de Educaão Infantil no Estado de Mato Grosso, bem como a preocupaçao com a melhoria da mesma.

    Por: Nereide Aparecida Borigotol Educação> Educação Infantill 22/11/2010 lAcessos: 333
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast