PROVA BRASIL - DIFERENTES GENEROS PARA TRABALHAR OS DESCRITORES DA LINGUA PORTUGUESA

Publicado em: 22/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 3,838 |

PROVA BRASIL - DIFERENTES GENEROS PARA TRABALHAR OS DESCRITORES DA LINGUA PORTUGUESA

 

A Prova Brasil de Língua Portuguesa avalia não somente a leitura. O texto está  sempre presente nas questões, porem, nunca é proposta a leitura de palavras ou frases isoladas para os alunos, isso desde os níveis iniciais. A prova exige a familiaridade com diferentes gêneros artigo de opinião, notícia, verbete, fábula, conto, quadrinhos etc., sempre apresentados antes de cada questão. Todas contêm quatro alternativas de resposta (apenas uma é correta) e se refere a um descritor de um total de 15 trabalhados.

Uma idéia básica norteia toda a prova: as habilidades que um aluno mobiliza para dar sentido a uma leitura estão diretamente relacionadas ao material que ele leu. A tarefa sempre tem uma complexidade diferente, dependendo do gênero apresentado e da linguagem utilizada, além da familiaridade com o assunto tratado nas aulas precedentes à prova, durante o bimestre letivo.

As questões sempre identificam o tema de um texto. Por exemplo: quando se referem a uma notícia, o aluno já familiarizado com o gênero sabe que ela anuncia um evento a ser realizado no futuro próximo ou relata um fato já acontecido.

A Prova Brasil prima pelo cuidado ao formular o enunciado de um título de texto que sintetiza todas as informações necessárias ao entendimento do aluno que percebe a facilidade em responder corretamente sem maiores problemas.

A tarefa se mostra mais complexa quando se trata de um verbete, especificamente quando a questão requer relacionamento de seguimentos para que haja compreensão. Nesse caso, faz-se necessário a aquisição de outro tipo de conhecimento aquele acumulado ao longo das explicações do professor
durante as aulas.

A Prova Brasil, também apresenta questões onde o aluno é convidado a localizar as informações explicitas em algum texto, o que varia o grau de dificuldade, dependendo da familiaridade que o aluno tem dom o descritor 1 que trata do assunto. Para que o aluno se dê bem, faz-se necessário efetuar um boa leitura, onde vai-se relacionando os conhecimentos já adquiridos com as novas informações trazidas no texto em questão.

A habilidade de inferir sentido de uma palavra ou expressão requer do aluno igual atenção. Responder às questões da Prova Brasil parece ser fácil, mas não é. Para descobrir o sentido delas, é preciso atentar-se ao contexto e às pistas lingüísticas trazidas na questão.  O aluno vai encontrar o significado da expressão, somente depois de ativar os conhecimentos que já traz sobre o assunto.

Todas as situações aqui colocadas e as demais da Prova Brasil primam pela identificação de gênero a que pertence o texto trabalhado. Isso se dá porque o mais importante é compreender qual a finalidade comunicativa de cada um dos descritores.

Enfim, a Prova Brasil é baseada nos currículos propostos por redes estaduais e municipais com as capacidades apresentadas na prova por meio de descritores, que, como o nome indica, descrevem o que é preciso dominar das habilidades de Língua Portuguesa. Essas habilidades são o mínimo que os alunos têm que saber. Sem isso, não podem ser considerados aptos na disciplina.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/prova-brasil-diferentes-generos-para-trabalhar-os-descritores-da-lingua-portuguesa-3712438.html

    Palavras-chave do artigo:

    prova brasil

    Comentar sobre o artigo

    Meio News RJ

    Cerca de 7 milhões de crianças de 8 anos, segundo estimativa do Ministério da Educação (MEC), devem participar no ano que vem da nova versão da Provinha Brasil - que irá avaliar o nível de alfabetização dos estudantes nessa faixa etária.

    Por: Meio News RJl Educação> Educação Infantill 26/03/2012 lAcessos: 106

    O que precisa mudar no nosso sistema educacional? É possível ter uma escola sem provas e sem séries mas que seja capaz de absorver o melhor de cada aluno?

    Por: Luan Freitas de Oliveiral Educaçãol 22/05/2014 lAcessos: 29

    A gestão educacional apresenta-se diferente de outras formas de administração por ter características próprias, quando refletimos sobre ela entendemos que é um processo complexo , pois, não se limita apenas ao campo intra-escolar, ela abrange um cenário mais amplo e trata-se de um cenário com várias perspectivas e concepções.

    Por: Odair José Barletal Educação> Ensino Superiorl 08/06/2011 lAcessos: 1,414

    Diretora da Fundação fará análise contextualizada para os municípios de Jundiaí e região. O evento tem entrada franca

    Por: Luciana Sanfinsl Educaçãol 13/08/2010 lAcessos: 194

    Edivando tem patrocínio de ProShock, Scott, Vzan e Shimano e apoio de Pro, Maxxis, Calypso, HE Treinamento Esportivo, Santa Rita Iluminação, Joe's No Flats, Ryders e Roma Comunicação.

    Por: Scott Brasill Esporte> Esportes Radicaisl 24/09/2010 lAcessos: 60

    O homem nasceu para viver em sociedade e manutenção da espécie. Neste sentido, a união em matrimônio nasce dos costumes da sociedade, permeado pelo sentimento moral e religioso e na contemporaneidade é tipificado no ordenamento jurídico pátrio. Casar-se significa entrar para uma instituição onde o casamento é condicionado à norma jurídica para a existência de direitos havendo para tal feito, manifestação de vontade entre o homem e a mulher e esta, condicionada a vários pré-requisitos e cerimônia

    Por: PAULO CESAR GOMES SILVAl Direito> Doutrinal 30/11/2010 lAcessos: 3,952
    Hudson Ferreira Teixeira

    O artigo em tela procura expor a relação entre provas ilícitas e direitos fundamentais dos indivíduos, visando esclarecer o ponto de vista doutrinário e jurisprudencial no que tange sua admissibilidade no processo penal, através do princípio da proporcionalidade.

    Por: Hudson Ferreira Teixeiral Direito> Doutrinal 27/11/2013 lAcessos: 53

    Resumo: O presente trabalho aborda a admissibilidade das provas ilícitas no processo penal. De forma didática apresenta-se o que se considera prova ilícita no direito processual penal, bem como os casos em que esta é admitida no processo penal. Palavras-chave: Processo penal. Prova ilícita. Admissibilidade. Abstract: This article is about the admissibility of illegal evidence in criminal proceedings. Didactically presents what is considered illegal evidence in criminal procedural law as wel

    Por: matheus maia dolzany da costal Direito> Doutrinal 25/05/2012 lAcessos: 269
    EVILAZIO RIBEIRO

    ConceitoProva é todo elemento trazido ao processo, pelo juiz ou pelas partes, destinado a comprovar a realidade de um fato, a existência de algo ou a veracidade de uma afirmação.

    Por: EVILAZIO RIBEIROl Direito> Legislaçãol 14/12/2010 lAcessos: 102

    O Ielts e o Toefl são exames internacionais de proficiência em inglês, isto é, eles servem para determinar o quanto você é capacitado para ingressar em uma faculdade em outro país. Para se preparar para esses exames os alunos devem fazer um curso de inglês para aprimorar cada vez mais seu inglês e chegar ao ponto de conseguir realizar estes exames internacionais.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 04/03/2015

    A cultura inglesa é um curso conhecido em grande parte do brasil. No rio de janeiro é um de grande referência por ter cursos de ampla abrangência, atendendo desde alunos do nível iniciante que estão tendo o primeiro contato com o idioma, até o nível avançado onde o aluno está aprimorando sua fala e desenvolvendo sua escrita.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 04/03/2015
    Spark English

    Nesse artigo discutimos o aumento das opções de aprendizado de Inglês com o acesso a maior parte da população a internet e a eficácia do conteúdo gratuito de ensino.

    Por: Spark Englishl Educação> Línguasl 25/02/2015
    Profª Bia Senday

    Desenvolver de forma eficaz os seguintes projetos: leitura, redação e língua inglesa, proporcionando-lhe uma melhor qualidade na leitura, na escrita e introdução à língua inglesa. Assim, valorizar seus interessados e proporcionar o melhor resultado para o futuro de cada um. Desta forma, o Projeto Integração "Introdução da criança ao mundo da leitura, da escrita e de um segundo idioma universal", tem por objetivo se preocupar com estas qualidades que são essenciais para se dimensionar no futuro.

    Por: Profª Bia Sendayl Educação> Línguasl 03/02/2015 lAcessos: 13

    O intercâmbio é amplamente procurado por quem já possui um conhecimento da língua e deseja aprimorar conversando e convivendo no meio de quem é especialista no idioma. Fazer um intercâmbio sem saber quase nada do idioma local não é muito proveitoso, tendo em vista que será investido um dinheiro e o aproveitamento das horas livres será limitado.

    Por: mattos andrecl Educação> Línguasl 02/02/2015 lAcessos: 13
    Carmem Lúcia C. V.de Oliveira

    O objetivo principal é abordar as quatro habilidades comunicativas, enfocando principalmente a leitura e a escrita como implicações para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Tendo como relevância à aptidão dos alunos em produção escrita, no qual focamos em prática os conteúdos gramaticais ampliando e aprimorando os conhecimentos no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, através da leitura, estudo do vocabulário e consequentemente na produção textual.

    Por: Carmem Lúcia C. V.de Oliveiral Educação> Línguasl 24/01/2015 lAcessos: 19
    Carmem Lúcia C. V.de Oliveira

    Este artigo relata a importância das tecnologias de informação e comunicação como instrumento didático no ensino aprendizagem da língua inglesa. O objetivo deste trabalho é criar uma situação onde os professores e alunos se sintam incentivados nos processos de informação e tecnologia fazendo parte de uma experiência inovadora através dos recursos tecnológicos na aprendizagem da língua inglesa, impondo mudanças na metodologia do professor no ensino de inglês em sala de aula.

    Por: Carmem Lúcia C. V.de Oliveiral Educação> Línguasl 24/01/2015 lAcessos: 24
    Carmem Lúcia C. V.de Oliveira

    O referido trabalho tem como objetivo discutir a epistemologia da linguistica no contexto educacional. São apresentados de forma clarificada, os fatores que influenciaram as concepções da linguistica nas Ciências Sociais. Tem como fundamentação teórica o estruturalismo na linguística e na filosofia, retratada por autores como: Ferdinand Saussure, Platão, Rosseau, Bloomfield, Harris, Chomsky, Martinet e outros.

    Por: Carmem Lúcia C. V.de Oliveiral Educação> Línguasl 24/01/2015

    O presente artivo objetiva descrever a real situaçao da Educaçao Infantil vivenciada nas Instituições de Educaão Infantil no Estado de Mato Grosso, bem como a preocupaçao com a melhoria da mesma.

    Por: Nereide Aparecida Borigotol Educação> Educação Infantill 22/11/2010 lAcessos: 350
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast