A Festa De São João Em Portugal!..

Publicado em: 24/06/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,981 |

SÃO JOÃO EM PORTUGAL É um dos cultos mais antigos e populares! Portugal difundiu no espírito da sua população todas as superstições,crendices,adivinhações e agouros,nesta festa de 23 de Junho,uma mistura de vários cultos desaparecidos reunidos sob o manto de um santo católico. A Igreja,que não é boba nem nada,tolerou estas tradições tão arraigadas na alma popular e encampo-a entre seus cultos. É famoso o São João da cidade do Porto,com sua festa maravilhosa,danças,bandeirolas,comidas típicas,fogueiras e adivinhas,sardinhas assadas e vasos de manjericão que os enamorados trocam entre si.E tome marcha! O São João,em Portugal,está entre as 20 melhores comemorações européias. Em Lisboa,no bairro da Alfama,como não podia deixar de ser,está a melhor festa.Bebe-se ginginhas,(bebida feita de uma fruta que lembra a cereja),licor de cereja e anda-se pelas ruas,á vontade,curtindo os festejos. Nas aldeias,ainda persistem as procissões com animadas quermesses nas ruas,bailaricos e ajantarados fartos,de se comer até arrebentar. A festa de Portugal é de rua;começa com a festa de Santo Antonio a 13 de junho,pois,embora o padroeiro de Lisboa seja São Vicente,quem manda e desmanda é o Antonio casamenteiro. Na Alfama,aquela que não envelhece,como reza a modinha,na Graça,na Madragoa,no Castelo o ar cheira a sardinhas assadas,deliciosas,enquanto os namorados trocam vasos de manjericão,com bilhetes amorosos presos neles;doces quadras de amor e esperança. No Porto,além das marchas,belas e cadentes,temos o alho poro,os martelinhos de São João,de plástico,com as pontas em formato de sanfona e que se bate levemente na cabeça uns dos outros,emitindo um som.Não esquecer os fogos de artifício. Apesar do manjerico ser o ponto principal da festa e ter um cheiro maravilhoso,não se deve cheirá-lo,pois,pode matar a planta;deve-se colocar a mão em cima e depois cheirar a mão. Presentes estão as adivinhações,os modos de “tirar”a sorte,que nos veio dos lusos,mas,isso é assunto para outra conversa. Feliz São João para todos os portugueses, especialmente os meus inúmeros leitores de lá.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/literatura-artigos/a-festa-de-sao-joao-em-portugal-991106.html

    Palavras-chave do artigo:

    manjerico

    ,

    festejos

    ,

    marchinhas

    Comentar sobre o artigo

    Através do ensino de literatura estaremos levando aos nossos alunos ao conhecimento do fenômeno literário em seus aspectos: histórico-estético-cultural, através do contato com os artistas da palavra. Sendo a obra literária reflexo de vida, exteriorização verbal de uma experiência humana, nós, professores, evidentemente faremos uso dela para orientar a educação integral dos nossos alunos.

    Por: Sandra da Silva Cavalaro Zagol Literatural 29/07/2014

    Na poesia, o elemento diferenciador – o verso e tudo que nele se implica -, não deve ser tomado como recurso exclusivo e caracterizado da poesia, pois ela exprime-se por metáforas, tomadas no sentido genérico de figuras de linguagem, isto é, significantes carregados de mais de um sentido, ou conotação. a prosa é genericamente entendida com aposta ao verso.

    Por: Sandra da Silva Cavalaro Zagol Literatural 29/07/2014

    A literatura é uma forma de conhecimento da realidade que se serve da ficção e tem como meio de expressão a linguagem artisticamente elaborada. Esta nossa definição apresenta, de uma forma sucinta, a natureza e a função da literatura, bem como sua diferenciação das ciências e das outras artes.

    Por: Sandra da Silva Cavalaro Zagol Literatural 29/07/2014
    Jeferson Lopes Ribeiro

    Uma introdução ao conto. Uma espécie de continuação de contos de filhos de deuses, como hércules filho de Zeus e Percy Jackson filho de Posseidon.

    Por: Jeferson Lopes Ribeirol Literatural 25/06/2014 lAcessos: 14

    O lançamento da M.books deste mês examina as táticas de combate preferidas pelos alemães e pelos Aliados, em um trabalho conjunto de comando e controle da artilharia, dos tanques, da infantaria e da aviação, que atingiu um nível de sofisticação jamais visto naquela época.

    Por: Patricia Rosa da Silval Literatural 07/05/2014 lAcessos: 21
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Ficção, ficção. Pura ficção. Sem sedição. Como sinérese. Exatamente literária. Diria até delírio. Não existe sujeito. Na concordância nominal. Ausência de ótica.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatural 01/03/2014 lAcessos: 19

    Depoimento autobiográfico inspirado por uma das mais influentes figuras políticas de nosso país: Juscelino Kubitschek.

    Por: lachatrel Literatural 25/02/2014 lAcessos: 21
    Miriam de Sales

    Uma visita a velhos sebos é muito importante para o leitor;lá podemos descobrir até edições raras e livros perfeitos a custo baixo.Uma ideia jocosa sobre como livros vão parar nos sebos vvai diverti-lo,amigo leitor.

    Por: Miriam de Salesl Literatural 26/01/2014 lAcessos: 16
    Miriam de Sales

    COMO VOCÊ,CARO LEITOR,VÊ OS PRESIDENCIÁVEIS?VAMOS ANALISAR JUNTOS?AFINAL,ESTA É A MAIS IMPORTANTE DAS ESCOLHAS,POIS ,DEFINIRÁ O NOSSO FUTURO COMO PAÍS.RETROCEDEREMOS PARA OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO?AVANÇAREMOS NA ECONOMIA?E OS PROGRAMAS SOCIAIS,QUE FUTURO TERÃO? COMO VOCÊS VEEM,MUITOS QUESTIONAMENTOS E POUCAS CERTEZAS.O TAMANHO DA NOSSA RESPONSABILIDAFDE ASSUSTA UM POUCO NÃO É?

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 03/09/2014
    Miriam de Sales

    O premiado filme brasileiro faz jus ao sucesso,pois,trata de um assunto polêmico,quase um tabú,sobre as consequências das relações extra - conjugais e o custo emocional,principalmente para as mulheres.É um filme denso,chocante,baseadoo numa história real,a de Neide,"A Fera da Penha",que matou ,por vingança,a filinha do amante.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 22/06/2014 lAcessos: 12
    Miriam de Sales

    Visitando,como escritora convidada,o salão internacional do livro,em Turim,Itália/2014 pude perceber o avanço da nossa literatura ,na Europa,a importância da nossa presença neste evento,um dos mais importantes da Europa e ,dado ao número de visitantes,a comprar livros e participar de mesas literárias,compreender que a Literatura escrita e impressa continua tendo um público muito fiel e compartilhante.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 28/05/2014
    Miriam de Sales

    Uma avaliação criteriosa sobre as festas literárias no Brasil e no mundo.Como escolher,porque participar.Divulgação,vantagens,investimentos.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 27/03/2014 lAcessos: 22
    Miriam de Sales

    O título,disse alguém,é como uma mulher bonita atravessando a rua;o trânsito para quando ela passa.Você a vê ,de relance,mas,quer saber tudo sobre ela,descobrir seus mistérios. Com o livro e os blogs é assim,também ;e,desde que o conteúdo seja tão bom quanto o continente,o livro corre o risco de virar Best – seller. Se o autor acerta com o título tem muitas chances de vender seu livro.Leia essas dicas.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 16/03/2014
    Miriam de Sales

    Crônica de uma escritora - editora tentando desmistificar o mercado editorial e,numa conversa informal com candidatos a escritores,mostrar-lhe um pouco desta nossa realidade,ás vezes muito dolorosa para o bolso e para o ego. Uma boa oportunidade de leitura e conhecimento para quem ainda não sabe o que fazer com seus sonhos.A autora já tem livros publicados ,alguns já na 4ª edição e dirige uma editora que já publicou 30 títulos impressos e 15 digitais.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 09/03/2014
    Miriam de Sales

    Uma visita a velhos sebos é muito importante para o leitor;lá podemos descobrir até edições raras e livros perfeitos a custo baixo.Uma ideia jocosa sobre como livros vão parar nos sebos vvai diverti-lo,amigo leitor.

    Por: Miriam de Salesl Literatural 26/01/2014 lAcessos: 16
    Miriam de Sales

    Uma breve divagação sobre os astros e as pessoas que sofrem influência deles.Como as estrelas se parecem com as pessoas ,na sua trajetória em busca da felicidade e da ascensão social.

    Por: Miriam de Salesl Relacionamentos> Amizadel 27/12/2013 lAcessos: 20
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast