Paráfrase: Passagem do Dois ao Três: Antônio Cândido em O Cortiço

Publicado em: 16/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,017 |

Neste texto, Antônio Cândido relata a fixação pelo número 2 pelos estruturalistas. Ele declara que: "A busca de modelos genéricos se associa nele a uma espécie de postulado latente de simetria, que o faz balançar entre cru e cozido, alto e baixo, frio e quente, claro e escuro, como se a ruptura da dualidade rompesse a confiança nele mesmo".

Em sua visão, defende a idéia de que é através da análise interna, como ponto de partida para compreender melhor o externo. Opta, então, pelo 3. Afirma: "No entanto, há o pensamento do homem outros ritmos e outras implicações numéricas, como as que privilegiam o número 3. Não como expressão de um ponto neutro intercalado entre 1 e 1; mas como 1 mais 1 mais 1, em pé desigualdade, como elementos constitutivos da visão".

Ele afirma que as divagações que foram motivadas pela idéia nas análises estruturalistas (o 2) desliza, ou deveria deslizar, para o 3. Reafirma que não se trata do 3 falso, mas o verdadeiro, no qual as unidades (reais ou virtuais) se encontram em pé de igualdade.

Cândido faz um comentário crítico sobre o estudo de Affonso romano de Sant'Ana, em O Cortiço. Este afirma que: "embora a posição do autor é bastante compreensiva e aberta, pressupondo uma dúvida constante em relação aos métodos".

Affonso trabalha com uma visão que considera o texto como "opacidade", ou seja, como sistema suficiente em si, que não filtra a realidade do mundo como instância explicativa (embora, evidentemente, possa filtrá-la como referente). A esta se oporia uma visão "ideológica", que considera o texto como uma espécie de continuação do mundo e vai buscar elementos de análise.

Fechado estrategicamente no texto, Affonso romano de Sant'Ana procura examiná-lo nele mesmo, conforme os instrumentos de que dispõe.  Neste intuito, utiliza categorias que refluíram da Antropologia sobre a Lingüística, depois de terem feito o caminho oposto, como: dualidade, simetria, oposição, equilíbrio, e suas alterações por meio da troca. No fundo, o conceito de entropia e, como princípio de interpretação, a oposição Natureza x Cultura (baseada na oposição cortiço-conjunto simples (= Natureza) X sobrado-conjunto Complexo (= Cultura), dinamizada pelo estudo das trocas ocorridas entre ambos), refletindo em parte os famosos Cru e Cozido de Levi-Strauss.

Antônio Cândido afirma: "O que pretendo é apenas tomar um dos seus aspectos básicos para levantar uma questão de métodos. Com vistas a este, proporei uma leitura diferente, que não deseja superar, mas apenas se situar ao lado de Afonso Romano de Sant'Ana. Uma questão de passar do 2 ao 3".

Embora Cândido afirme achar útil a dicotomia Cortiço = Natureza X Sobrado = Cultura, declara ser incompleto. Ele trabalha mais a fundo nas descrições do ambiente físico, nas personagens e no significado de cada um deles, ligado à realidade em que se encontram no romance.

Ele focaliza certas relações concretas entre os personagens, a partir da sua ação, real ou potencial. Assim, quanto às relações humanas concretas, podemos ter, por exemplo: Adulto X Criança; Homem X Mulher; Brasileiro X Portugueses; Branco X "De cor" – todas baseadas em características "naturais", não devidas originalmente à cultura. No universo do livro, a primeira e a segunda são irrelevantes; as outras são relevantes e dão lugar à formação de sistemas definidos de significados, sob o aspecto conceitual e metafísico, no plano individual e no coletivo. Procura saber informações mais profundas sobre os personagens. No entanto, Cândido relata que estas divisões são atenuadas por um terceiro elemento qualificador: a animalidade. O próprio Cortiço é caracterizado como argumento de animais, o que dá caráter coletivo aos traços de cada um. Assim, menciona que aquelas oposições binárias ditas acima são insuficientes como instrumento heurístico, porque em verdade há nelas um terceiro termo que medeia. Conclui que, não há brasileiro x português, ou branco X "de cor"; mas BRASILEIRO X PORTUGUÊS (ANIMAL) E BRANCO X DE COR (ANIMAL).

Assim, resume que o enfoque formal das oposições é importante, mas precisa ser aprofundado pelo enfoque das mediações como terceiro termo. N'O Cortiço, há duas categorias opostas de caráter topológico: Sobrado e Cortiço. Há três categorias relacionais que as medeiam e permitem ver qual é o significado real da sua oposição: duas reais, Portugueses e Brasileiros, uma virtual, animal (nos sentidos  2 e 3), que por sua vez as medeia. Há uma categoria informadora, real e simbólica ao mesmo tempo, a Natureza específica do Brasil, que é a mediadora suprema entre as outras categorias. Por motivo de espaço e oportunidade, ela não é tratada aqui.

De tal forma, para Antônio Cândido, a presença do português é, portanto, decisiva, enquanto alternativa ou antagonismo do brasileiro; de tal modo que um dos fatores determinantes da narrativa é o comportamento de um ou outro em face do Brasil, tomado essencialmente como Natureza, como disponibilidade que condiciona a ação e, portanto, o destino de cada um. Concluindo o seguinte:

 

– Português que chega e vence o meio;

– Português que chega e é vencido pelo meio;

– Brasileiro explorado e adaptado ao meio.

 

Por conseguinte, Antônio Cândido conclui a análise interna, como ponto de partida para compreender melhor o externo, agora, não como genérico, mas enquanto mundo, vida que nutre a obra. Assim, pode refazer o caminho em sentido inverso, como procurou sugerir pela análise do dito sentencioso. O dito pode também ser considerado, ao seu modo, um paradigma externo, pois representa a visão de um grupo, uma coletividade de pensamento. E a partir dele procurou construir um modelo de que desvende a estrutura interna, singular da obra. Há, portanto a possibilidade de um método reversível, que se move nos dois sentidos, e que supere o formal e o não-formal na medida em que chega a este partindo daquele e àquele partindo deste.

 

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    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/literatura-artigos/parafrase-passagem-do-dois-ao-tres-antonio-candido-em-o-cortico-3280364.html

    Palavras-chave do artigo:

    o cortico

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    Profª Bia Senday

    "Desistindo de montar um enredo em função de pessoas, Aluísio atinou com a fórmula que se ajustava ao seu talento: ateve-se à seqüência de descrições muito precisas, onde cenas coletivas e tipos psicologicamente primários fazem, no conjunto, do cortiço a personagem mais convincente do nosso romance naturalista." (Cf. Prof. Alfredo Bosi).

    Por: Profª Bia Sendayl Literatural 10/02/2012 lAcessos: 213

    Análise de duas personagens femininas de O cortiço de Aluísio Azevedo, a saber, Bertoleza e Rita Baiana, visando identificar nelas a representação da mulher e suas condições de submissão e rebeldia na obra supracitada.

    Por: MARILIA DO AMPARO ALVESl Literatura> Ficçãol 14/08/2008 lAcessos: 59,206 lComentário: 2
    Juliane Goiabeira dos Santos

    Este presente artigo tem por objetivo estudar o romance naturalista O CORTIÇO de Aluísio Azevedo, buscando compreender como se projeta na obra supracitada o "teor panfletário". Para isso, observaremos a caracterização dos personagens João Romão e Bertoleza que vem comprovar, o inconformismo do autor ante os problemas sociais.

    Por: Juliane Goiabeira dos Santosl Literatura> Ficçãol 07/11/2012 lAcessos: 117
    marcia jovelina de jesus

    Este artigo versa sobre o homoerotismo feminino retratado no universo naturalista em O Cortiço de Aluísio de Azevedo, a saber: Pombinha e Léonie, visando identificar acerca das condições da mulher lésbica no naturalismo da obra supracitada.

    Por: marcia jovelina de jesusl Literatura> Ficçãol 05/10/2009 lAcessos: 791

    Estudo e análise do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, sob o prisma crítico de encontrar as razões pelas quais o autor compara tanto as atitudes humanas às dos animais não-humanos, na tentativa de comprovar a hipótese de que essa ênfase no corpus supracitado acontece para destacar que em cada ser humano há sempre seu lado animalesco, com instintos animais .

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    MARCIANO VASQUES

    Num Brasil republicano que vive intensamente as grandes transformações do mundo, porém, gerador de contrastes, pois em seu ideal conta com o branqueamento como traço de modernidade, e as relações feudais na família, dividindo com a unidade nacional o mando patriarcal, além da política do "café com leite", surgem os autores classificados de Pré-modernistas, que expõem em suas páginas o trabalhador, as mulheres urbanas, o proletariado, os funcionários públicos, a vida no interior, com suas mazelas, seu atraso e seu sofrimento.

    Por: MARCIANO VASQUESl Literatural 31/07/2009 lAcessos: 701

    O deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), em artigo "Os avanços do governo Lula e 2010", publicado no jornal Campograndenews, em 04/01/2010, como não poderia deixar de ser, vem tecer rasgados elogios à atuação do governo federal, retratando de forma de campanha política um País que não é o verdadeiro Brasil, com os seus graves problemas sociais ainda não resolvidos, que a comunidade internacional não conhece.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedade> Polítical 11/01/2010 lAcessos: 92
    marco mammoli

    Para Seyle,o estresse é uma resposta inespecífica que o organismo "desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para a adaptação".O bullying se encaixa com perfeição a essa forma de estresse altamente nocivo.É um comportamento complexo, composto de ações agressivas intencionais,repetitivas,adotadas de maneira individual ou grupal contra um ou mais indivíduos,sem motivação justificável. Levam a lesões físicas,sociais e emocionais causando dor,medo, depressão, entre outras.

    Por: marco mammolil Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/02/2011 lAcessos: 1,489

    O trabalho social na área de habitação é um constituinte indispensável da política urbana e habitacional, norteado por um ponto de vista político e socioeducativo, embasado em valores democráticos e justiça social. Visa à promoção da inclusão social, o acesso à cidade, o acesso aos serviços públicos e estimula a participação cidadã. O presente artigo se insere na temática "práxis do trabalho social como instrumento de acesso das pessoas a um direito social, ou seja, moradia digna".

    Por: Thayse Fernandal Direito> Doutrinal 31/05/2013 lAcessos: 152

    Tendo como ponto de partida um dos clássicos da literatura, me dediquei a elaborar uma analise do livro, expondo pontos importantes que não poderiam passar por despercebidos

    Por: Antonio Pedrol Literatural 03/12/2014 lAcessos: 15

    Este artigo traz uma abordagem sobre a prática e a importância da leitura na vida do ser humano e da relação de interação entre o texto e o leitor. Apresenta o conceito de leitura e discute especificamente os benefícios garantidos pela leitura do texto literário. E enfoca a responsabilidade da comunidade escolar no desenvolvimento da prática leitora nos alunos.

    Por: jarcianal Literatural 23/11/2014

    Apresenta-se uma caracterização breve da prosa de Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Lima Barreto e Graça Aranha.

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    Neste artigo, procede-se à análise literária do conto "Singularidades de uma rapariga loura", do escritor português Eça de Queirós.

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    Neste artigo, procede-se à análise literária do conto "Venha ver o pôr-do-sol", de Lygia Fagundes Telles.

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    Texto sobre a Semana de Arte Moderna no Brasil, seus antecedentes e desdobramentos.

    Por: Gustavo H. de Toledo Ferreiral Literatural 17/11/2014 lAcessos: 16

    A política brasileira além de ferver virou um inferno. Um inferno com muitos diabos que não têm medo da cruz. Deus, o nosso Pai morreu e Jesus não estão mais em seus corações. A caridade, a fraternidade e os bons princípios não foram sublimados, e sim exterminados juntamente com a ética. No coração do brasileiro só resta esperança, as forças já estão combalidas, vítimas de uma politicagem escarnecida. O encanto do Brasil antigo evaporou-se diante das aberrações e das corrupções eleitorais.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatural 13/10/2014 lAcessos: 17

    Pensei nas pessoas sofredoras e fui orando para as entidades protetoras. Vi no semblante de uma criança solitária, a fome que a consumia. Imantei o amor em prol de um pequeno ser. Vi no sol da primavera seus momentos bons e ruins, mas não almejamos sofrimentos, principalmente para os seres indefesos e inocentes. Como diria Cornélio Pires, sempre noto com reserva as dores que vêm do herdeiro; não sei se o choro é de mágoa ou de briga por dinheiro.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatural 03/10/2014 lAcessos: 20
    Profª Bia Senday

    Refletir sobre o gênero é depositar o olhar sobre o mundo, considerando com propriedade o caráter biológico, o cultural, o histórico, o social, o ideológico, o religioso. Nesse sentido, o gênero apresenta-nos uma função analítica que traz à luz conflitos entre homens e mulheres e define formas de representar a realidade social e de intervir nela.

    Por: Profª Bia Sendayl Literatura> Ficçãol 03/02/2015
    Profª Bia Senday

    Machado tece suas narrativas de modo que seus leitores, mesmo os "distraídos", vão aderindo ao pacto de leitura, na tentativa de buscar os deciframentos para as situações que lhes são postas. Isso faz parte da estratégia machadiana em colocar o seu leitor a par dos questionamentos do ser humano e dos reveses da vida.

    Por: Profª Bia Sendayl Literatura> Ficçãol 03/02/2015
    Profª Bia Senday

    As obras da fase realista de Machado de Assis têm como cenário a cidade do Rio de Janeiro do final do século XIX e inicio do século XX; seus personagens são representantes autênticos da sociedade burguesa vigente na época, as narrações são sempre conduzidas por protagonistas masculinos o que nos leva a crer que a mulher é sempre mostrada a partir de um ângulo que revela a visão do homem a respeito da condição feminina.

    Por: Profª Bia Sendayl Literatura> Ficçãol 03/02/2015
    Profª Bia Senday

    No Brasil do Segundo reinado (de 1840 a 1889), impera o conhecido "parlamentarismo às avessas", quando o Imperador D. Pedro II escolhe o senador ou o deputado para o cargo de primeiro-ministro, com a complacência do Partido Liberal e do Partido Conservador, que se revezavam no poder, sempre segundo os interesses da oligarquia agrária. O romance realista começa com o fim do romance romântico, opondo-se criticamente a ele, sendo, sem dúvida à crítica ao romantismo.

    Por: Profª Bia Sendayl Literatura> Ficçãol 03/02/2015
    Profª Bia Senday

    Resumo Comentado de Algumas das principais obras Machadianas, tais como: Memória Póstuma de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba.

    Por: Profª Bia Sendayl Literatura> Ficçãol 03/02/2015
    Profª Bia Senday

    Desenvolver de forma eficaz os seguintes projetos: leitura, redação e língua inglesa, proporcionando-lhe uma melhor qualidade na leitura, na escrita e introdução à língua inglesa. Assim, valorizar seus interessados e proporcionar o melhor resultado para o futuro de cada um. Desta forma, o Projeto Integração "Introdução da criança ao mundo da leitura, da escrita e de um segundo idioma universal", tem por objetivo se preocupar com estas qualidades que são essenciais para se dimensionar no futuro.

    Por: Profª Bia Sendayl Educação> Línguasl 03/02/2015 lAcessos: 13
    Profª Bia Senday

    Os períodos da educação brasileira, desde o jesuítico até a atualidade., de forma resumida e direta.

    Por: Profª Bia Sendayl Educaçãol 25/08/2014 lAcessos: 61
    Profª Bia Senday

    Também chamada de Fonoestilística, trata dos valores expressivos de natureza sonora observáveis nas palavras e nos enunciados. Fonemas e prosodemas (acento, entoação, altura e ritmo) constituem um complexo sonoro de extraordinária importância na função emotiva e poética, segundo Martins (2000).

    Por: Profª Bia Sendayl Educaçãol 25/08/2014
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