Pedofilia Na Internet, Uma Pandemia - Paiva Netto

27/05/2009 • Por • 4,603 Acessos

É preocupante a denúncia feita pelo secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (órgão ligado à Organização das Nações Unidas), Hamadoun Touré, de que, todos os anos, uma em cada cinco crianças que acessam a internet é alvo de pedófilos. O programa Vida Plena, da Boa Vontade TV (Canal 23 da SKY), trouxe detalhes da notícia: “Ainda três de cada quatro crianças estão dispostas a compartilhar on-line informação pessoal sobre elas mesmas e sua família, em troca de bens e serviços. Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ‘a internet oferece muitas possibilidades para educar e ajudar as crianças a se tornarem adultos criativos e produtivos. Mas é preciso ficar atento aos perigos, que podem deixar cicatrizes em suas vidas’. Para acabar com essa ameaça, autoridades defendem a criação de uma rede mundial que proteja as crianças na internet. A ideia é aplicar legislações nacionais, mobilizar mais as pessoas e melhorar a capacidade de reação dos países em matéria de informática”.

Louvável e imprescindível iniciativa na proteção às nossas crianças contra um mal asqueroso que já virou pandemia.

Lançamento missioneiro

O Departamento de Relações Fraternais (DRF) da LBV, na cidade de Porto Alegre/RS, prestigiou, na quinta-feira, 7/5, o lançamento do livro “Pedido de Perdão ao Triunfo da Humanidade — A importância dos 160 anos das Missões Jesuítico-Guarani”, de José Roberto de Oliveira. Comunica-me o DRF que “o escritor ficou lisonjeado com a presença da LBV em uma data tão importante para as Missões, que são um mosaico cultural do sul do país. Falando à Super RBV de Rádio (AM 1300), José Roberto comentou seu trabalho: ‘O título tem esse nome exatamente pelo pedido de perdão necessário que temos de fazer por causa dessa questão indígena, não só aqui no Rio Grande do Sul, mas no Brasil e na América como um todo’”.

Retribuo o “grande abraço missioneiro e bons espíritos” que me dedicou o autor em exemplar da obra. Lerei com prazer. Conhecer um pouco mais da cultura missioneira é, para mim, algo sempre fascinante.

Focus Brasil e Press Award 2009

Dos Estados Unidos, Danilo Parmegiani, representante da Legião da Boa Vontade na ONU, escreveu-me relatando a participação da LBV em dois importantes eventos promovidos de 7 a 9/5 em Fort Lauderdale, na Flórida: o Focus Brasil (conferência que reúne as lideranças comunitárias, culturais e mídias brasileiras no exterior) e a entrega anual do Press Award 2009, que contaram com delegações brasileiras de 17 Estados norte-americanos e oito países. Mais de 40 veículos de imprensa do nosso país no exterior também se encontraram para mais uma reunião da ABI-Inter (Associação Brasileira de Imprensa Internacional), da qual me orgulho de ser jornalista membro.

Danilo ainda informou-me que “pela atuação diante da ONU e pelas atividades voluntárias e de solidariedade no seu centro comunitário na cidade de Newark, a LBV foi homenageada com mais um troféu Press Award, na categoria Mérito Comunitário. O organizador, jornalista Carlos Borges, declarou seu apoio à Instituição: ‘Parabéns por terem ganhado mais um prêmio, que para mim deveria ser concedido a vida inteira’”.

Globalização do Amor Fraterno

O relatório prossegue: “A mensagem ecumênica da LBV foi transmitida para quase mil pessoas, que lotavam o Amaturo Theater, no Broward Center for the Performing Arts. Autoridades também foram agraciadas, a exemplo do embaixador do Itamaraty Oto Agripino Maia. O ator e diretor Milton Gonçalves (representando a Rede Globo de Televisão) e o cantor e compositor Toquinho, entre outros, igualmente foram premiados. Na oportunidade, entregamos aos participantes exemplares das revistas ‘Boa Vontade’ e ‘Globalização do Amor Fraterno’ em inglês e português, ocasião na qual  Toquinho se lembrou com muita alegria da visita que fez ao Templo da Boa Vontade, em Brasília/DF, no início da década de 1990. Edilberto Mendes, editor-chefe do ‘The Brasilians’ e coordenador do festival Brazilian Day in New York, ressaltou: ‘Gosto muito do trabalho e me identifico muito com a filosofia da LBV. Acho que todos deveriam conhecer um pouco mais do trabalho dessa Instituição. Tenho certeza de que vai tocar o coração de vocês, como me tocou’”.

Aos colegas de profissão Carlos Borges, Edilberto Mendes e aos que se empenharam nesse destacado empreendimento, meu apreço e admiração por fortalecerem com Boa Vontade a comunidade brasileira no exterior.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@uol.com.br — www.boavontade.com

Perfil do Autor

José de Paiva Netto

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.