A Boa Comunicação Facilita As Negociações

Publicado em: 13/06/2009 | Acessos: 4,506 |

Por Soeli de Oliveira

 Saber ouvir é o segredo de uma boa comunicação. Infelizmente poucos negociadores são bons ouvintes e perdem com isto, uma boa oportunidade de fazerem melhores negócios. As estatísticas mostram que o ouvinte normal lembra apenas de 50% do que foi comunicado. Seja diferenciado: ouça agressivamente!

 Para  negociar, é preciso saber se comunicar. A comunicação nem sempre ocorre como esperamos. Muitas vezes as informações são transmitidas de forma confusa, com omissões ou deturpações de linguagem. Existem barreiras que podem impedir a transmissão das informações de forma correta. Bons negociadores sabem que uma comunicação clara e correta é fundamental para a realização de bons negócios! 

Os entraves são ruídos que impedem ou prejudicam  a boa comunicação entre as pessoas ou grupos. Os especialistas em comunicação relacionaram diversos fatores que interferem ou impedem uma boa comunicação, que são:

 - As barreiras pessoais e emocionais.  Envolvem idéias pré-concebidas, preconceitos, motivação, sentimentos pessoais ou problemas individuais.

 - Barreiras físicas. São as interferências oriundas do meio, tais como local barulhento, interrupções geradas pelo telefone ou por outras pessoas.

 - Barreiras semânticas. São problemas de interpretação das palavras, gestos e sinais utilizados, em virtude da cultura e dos conhecimentos dos envolvidos. 

 - Omissões. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação não são transmitidos, fazendo com que a comunicação não seja completa ou seu significado não fique claro.

- Distorções. Alterações ou modificações que a mensagem sofre, fazendo com que a comunicação não seja completa ou seu significado não fique claro.

 - Sobrecarga. Quando o volume de informações é excessivo.

 Além dos fatores relacionados com a comunicação, três outros entraves são apontados como críticos nas negociações:

 O Descontrole  das Emoções

 Para negociar bem, é fundamental controlar as emoções.  Uma das principais causas de impasses ou de acordos inadequados é o descontrole emocional.

A Falta de Confiança Mútua

 Com desconfiança as negociações são lentas e cautelosas, necessitando de comprovações e garantias. Lembre-se: sem confiança, os acordos alcançados ficam difíceis  de ser implementados e mais vulneráveis no futuro!

 As Metas Incompatíveis

 Quando as metas iniciais de cada negociador estão muito distantes uma da outra, o processo muitas vezes é prejudicado ou nem se inicia.

 Dicas para uma boa Comunicação

 - Preocupe-se com o local adequado para negociar;

- Evite que  problemas pessoais e idéias preconcebidas influenciem a forma como você escuta o outro negociador;

- Certifique-se de que está entendendo a  mensagem que está querendo passar e vice-versa;

-  Peça esclarecimentos sobre respostas muito resumidas e pergunte o que não ficou claro;

  1. -  Ouça atentamente sem interromper a linha de  raciocínio do outro. A interrupção além de indicar falta de educação   

    impede um precioso fluxo de informações;

- Fique atento à comunicação não verbal.  Observe se o que está sendo dito é compatível com a mensagem que o corpo do outro negociador está enviando.

 É Preciso Ser Ético Acima de Tudo

 Ética envolve o respeito aos valores pessoais e sociais nas atitudes dos seres humanos. É respeitar suas as crenças e valores da sociedade. Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem sem prejudicar os outros, é estar tranqüilo com a consciência pessoal.

Nas negociações, observe três aspectos em relação à ética:

  •  Minha visão (posso dormir tranqüilo?)
  •  Visão da sociedade (é aceito?)
  •  Leis e normas (é legal?)
Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/a-boa-comunicacao-facilita-as-negociacoes-970333.html

    Palavras-chave do artigo:

    sebrae

    ,

    senac

    ,

    consultoria

    Comentar sobre o artigo

    Soeli de Oliveira

    Ao contrário do que muita gente pensa, o que leva uma empresa ao fechamento não são os impostos ou a necessidade de crédito, mas principalmente a falta de preparo, informação, planejamento e conhecimento específico sobre o negócio.

    Por: Soeli de Oliveiral Negócios> Pequenas Empresasl 13/06/2009 lAcessos: 1,033

    Maior polo de modas da América Latina Petrópolis RJ

    Por: Robsonl Beleza> Modal 28/04/2009 lAcessos: 15,760 lComentário: 14

    Este estudo visa, a partir de uma abordagem teórica levando-se em consideração a ligação do planejamento estratégico com o planejamento tributário, demonstrar como é possível as empresas brasileiras recolher menos tributos licitamente, não incorrendo em sonegações fiscais para obter tal êxito, e, também, através do planejamento tributário, montar suas estratégias para adentrarem ao mercado com maior força para poderem ter melhores preços e com isso conseguir também diminuir seus custos

    Por: Gutemberg Dias Costal Direito> Direito Tributáriol 31/10/2009 lAcessos: 1,664
    Soeli de Oliveira

    O Dias das Mães é a segunda melhor data do ano para o varejo, ficando atrás somente do Natal.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 13/06/2009 lAcessos: 256
    Soeli de Oliveira

    Se a empresa não vende o que produz, corre o risco de gerar excesso de produtos nos estoques e conseqüente desequilíbrio entre as receitas e despesas.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 13/06/2009 lAcessos: 192
    Soeli de Oliveira

    Muitas vezes os empreendedores fracassam porque criam negócios baseados em suas idéias e não nas necessidades e desejos dos clientes.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 13/06/2009 lAcessos: 413
    Soeli de Oliveira

    Na família ansiamos por cônjuges e filhos motivados. Na empresa buscamos o brilho no olhar dos candidatos a emprego. Mas, afinal o que é motivação?

    Por: Soeli de Oliveiral Negócios> Gestãol 13/06/2009 lAcessos: 4,582
    Soeli de Oliveira

    O atendimento ao cliente é o calcanhar de Aquiles de muitas empresas.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 13/06/2009 lAcessos: 1,839
    Soeli de Oliveira

    Numa empresa nada acontece sem as vendas, elas são os motores que impulsionam os negócios.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 13/06/2009 lAcessos: 122
    Jaquelyne França

    As organizações também são consumidoras, elas têm necessidades e desejos, assim como os consumidores individuais, sofrem influências externas e internas. Ma a compra organizacional é tomada com base na racionalidade ou econômica. Engana-se quem pensa que os indivíduos que compõem as empresas é que definem a compra.

    Por: Jaquelyne Françal Marketing e Publicidadel 07/04/2014 lAcessos: 20

    Muitas empresas procuram agências e profissionais especializados em SEO para otimizar seus sites e investir em link building para aumentar a relevância dos seus sites. Entretanto, boa parte do trabalho de aumentar a relevância de um site pode ser feito com aplicação de medidas simples e cotidianas. Conheça 3 dessas práticas que você deve implementar em seu site para melhorar o posicionamento do seu site já.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 02/04/2014
    Janaína Nogueira

    Uma loja virtual designa um site que faz da internet seu canal de negociação, com o objetivo de vender produtos e serviços. Esses sites possibilitam que os clientes visualizem os produtos e suas especificações e realizem a compra online. Uma das principais vantagens é o fato das lojas virtuais ficarem acessíveis 24 horas aos possíveis clientes.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 28/03/2014
    Janaína Nogueira

    Em ano de copa do mundo no Brasil todos nós viramos torcedores e buscamos adereços, acessórios e tudo que possa animar ainda mais nossa torcida e deixar os jogos mais divertidos. É aí que entra o bateco, um apetrecho que fornece animação para crianças e adultos.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 28/03/2014
    Rafael Pilat

    O fato é que desde 2012, medidas vem sendo tomadas para que o Facebook não seja uma ONG publicitária para as marcas. O índice de alcance orgânico (nº de pessoas que são impactadas pela sua marca sem que haja pagamento para tal), que havia sido restringido a 16% em 2012, atualmente está em torno de 5 a 6%.

    Por: Rafael Pilatl Marketing e Publicidadel 27/03/2014

    A busca pela competitividade é inerente a toda empresa inserida no cenário macro-econômico nacional. Encontrar novas oportunidades de negócio tem se tornado cada vez mais um trabalho árduo para as equipes comerciais das empresas. O marketing de conteúdo é uma estratégia apoiada por software que vai ajudar sua empresa a obter um número maior de clientes. Entenda um pouco melhor como aplicar a estratégia lendo esse artigo.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 27/03/2014
    Janaína Nogueira

    Houve um tempo – embora breve - onde sites de marcas existiam independentemente de perfis do Facebook. Esse tempo é passado pra nós agora, chegamos a um lugar onde o Facebook precisa ser intimamente ligado com os sites já existentes, de modo que cada um possa se beneficiar dos pontos fortes do outro. Aproveitando e fortalecendo essa ligação, que é essencial para maximizar o envolvimento dos clientes e gerar a conversão.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 25/03/2014 lAcessos: 11
    mensagemecia

    Em qualquer lugar do mundo, a vida corrida e agitada das grandes metrópoles às vezes acaba tirando um pouco da nossa tranquilidade e lazer, deixando nossas vidas cansativas e até tristes diante dos desafios que nos aparecem.

    Por: mensagemecial Marketing e Publicidadel 24/03/2014
    Soeli de Oliveira

    Infelizmente, muitos empresários, ainda relacionam a promoção de vendas com baixar preços. Porém, baixar preço é apenas um dos diversos tipos de promoção de vendas.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 28/06/2009 lAcessos: 5,939
    Soeli de Oliveira

    Profissionais de vendas que se acham capazes de “vender geladeira para esquimó”, “barco afundando” e “casa pegando fogo”, estão jogando fora das novas regras do jogo que tem como base a transparência e a credibilidade.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 28/06/2009 lAcessos: 178
    Soeli de Oliveira

    O Dias das Mães é a segunda melhor data do ano para o varejo, ficando atrás somente do Natal.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 13/06/2009 lAcessos: 256
    Soeli de Oliveira

    Se a empresa não vende o que produz, corre o risco de gerar excesso de produtos nos estoques e conseqüente desequilíbrio entre as receitas e despesas.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 13/06/2009 lAcessos: 192
    Soeli de Oliveira

    Muitas vezes os empreendedores fracassam porque criam negócios baseados em suas idéias e não nas necessidades e desejos dos clientes.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 13/06/2009 lAcessos: 413
    Soeli de Oliveira

    Ao contrário do que muita gente pensa, o que leva uma empresa ao fechamento não são os impostos ou a necessidade de crédito, mas principalmente a falta de preparo, informação, planejamento e conhecimento específico sobre o negócio.

    Por: Soeli de Oliveiral Negócios> Pequenas Empresasl 13/06/2009 lAcessos: 1,033
    Soeli de Oliveira

    Na família ansiamos por cônjuges e filhos motivados. Na empresa buscamos o brilho no olhar dos candidatos a emprego. Mas, afinal o que é motivação?

    Por: Soeli de Oliveiral Negócios> Gestãol 13/06/2009 lAcessos: 4,582
    Soeli de Oliveira

    O atendimento ao cliente é o calcanhar de Aquiles de muitas empresas.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 13/06/2009 lAcessos: 1,839
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast