A importância da comunicação para uma empresa

15/12/2013 • Por • 39 Acessos

Uma empresa tem normalmente como objetivo números de faturamento, vendas, captação de clientes e fidelização. Essas metas são muito importantes para que a empresa defina para onde seus investimentos serão destinados no ano seguinte.

Para que esses objetivos sejam alcançados, é preciso também que todos os colaboradores da organização estejam alinhados com as informações e saibam de que forma as coisas serão conduzidas para conseguir atingir as metas e qual a missão de cada um. Dessa forma, a mensagem deve ser transmitida de forma clara, para que chegue ao público desejado e para que todos consigam compreendê-la.

Transmitir as informações não é tão simples como muitos pensam. É preciso ter um planejamento de comunicação para que a mensagem não seja distorcida no meio do caminho e consiga chegar a todos que precisam dela.

Preferencialmente, ela deve ser transmitida de forma escrita por alguém responsável pela área de comunicação da empresa, usando a linguagem de seu público-alvo e em meios acessíveis para ele. Existem diversas formas de fazer isso como tendo um jornal empresarial, panfletos, e-mail e jornal mural. Se as informações estiverem alinhadas internamente, fica mais fácil de a empresa chegar ao objetivo, pois todos falarão a mesma língua.

Para o cliente externo (consumidores, fornecedores e parceiros), a comunicação serve para informar sobre promoções e também informar sobre a atuação da empresa e sobre os produtos/serviços que fornece. Além disso, uma comunicação bem elaborada ao mesmo tempo que divulga a empresa pode trazer credibilidade e ampliar o mercado de atuação.

Assim como na comunicação interna, na comunicação externa é preciso ter muito cuidado de que forma e por qual meio a mensagem será transmitida, para que os objetivos da empresa, ao fim do ano, sejam cumpridos.