A Personalidade Da Marca É O Reflexo Dos Valores Da Empresa

Publicado em: 14/04/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 15,719 |

A personalidade da Marca é o reflexo dos Valores da empresa

Os “valores” são formados por um conjunto de “crenças” que se misturam com “princípios” e que juntos determinam o comportamento das empresas independentemente de seu tamanho, origem ou segmento de mercado.
Os “valores dos indivíduos” também se confundem com os “valores funcionais” das empresas potencializando o caos que acaba infectando a essência da marca com o “vírus” da despersonificação. O sintoma inconfundível é a insatisfação do cliente quando tenta relacionar-se com a empresa, que está mergulhada num comportamento ambíguo, caminhando rapidamente para o bizarro.
Assim como os filhos herdam valores de seus pais, na empresa os valores sofrem forte influência de seu líder fundador além de outros fatores como o cultural.
A relação entre funcionários de uma empresa situada nos Estados Unidos é fundamentalmente diferente do relacionamento da mesma empresa situada no Japão ou Coréia, independentemente de seu líder fundador ou nacionalidade de seu atual presidente.

Bem difundidos, os valores promovem a uniformidade na atitude dos funcionários da empresa, influenciam seu comportamento mercadológico com clientes, parceiros, fornecedores e comunidade, regulam conflitos, atraem talentos, garantem previsibilidade, que é traduzida na satisfação dos clientes, e finalmente exercem papel fundamental na manutenção da “essência da marca” durante seu processo contínuo e delicado de construção.
Dia a dia, a empresa enfrenta todos os tipos de desafios. Sejam eles internos de maior controle ou externos de nenhum controle. Ambos demandam criatividade e flexibilidade na elaboração de alternativas sem perder a assertividade na tomada de decisões nem o senso ético e social, o qual muitas vezes é negligenciado em situações de crise grave.

Uma vez definidos e publicados, os valores devem principalmente ser vivenciados recompensando publicamente aqueles colaboradores que dão o exemplo prático e, portanto, servem de modelo para toda a organização. Os valores impactam profundamente a empresa nas suas várias dimensões, promovendo uma ordem social no sistema da empresa e que orienta:
Líderes que cultivam os valores propagando-os entre os funcionários;
Dirigentes que auxiliam na priorização e direcionam a tomada de decisões;
RH que facilita contratações;
Atendimento ao cliente que vocaliza, para os clientes, tudo de bom que acontece dentro da empresa;
Investidores que buscam investir seu dinheiro em empresas com boa prática gerencial.
A Intel Corporation, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, tem seus valores impressos no crachá, que deve obrigatoriamente ser usado por todo funcionário para circular pela empresa. Além disso, os valores estão expostos nas salas de reuniões. Durante as reuniões, com debates muitas vezes acalorados, freqüentemente utilizam-se os valores para balizar os debates e mantê-los produtivos e construtivos

CONSTITUINDO OS VALORES DA EMPRESA
Os valores dividem-se em "valores funcionais" que representam suas competências, e aqueles que representam a personalidade da empresa, que foram moldados durante sua existência e experiência, marcados pelo sucesso no relacionamento com seus clientes, parceiros e fornecedores.

Os valores devem servir para qualquer audiência ou público alvo que se relaciona com a empresa.
Quando o ecossistema formado por seus clientes, parceiros e fornecedores está bem mapeado e as crenças que a empresa possui são claras, é o momento ideal de articular os valores num formato claro, compreensivo e principalmente verdadeiro.
Normalmente, a empresa não usufrui o benefício do tempo, ou seja, semanas e meses para pensar e articular seus valores. Ela necessita de uma ação pragmática e concomitantemente consensual para realizar esta tarefa. Uma das formas de encurtar este caminho para obter a primeira versão dos valores que ainda deve amadurecer ao longo dos anos é “listar as palavras” que melhor telegrafam suas crenças e princípios. Convocar um grupo multidisciplinar de colaboradores e líderes para debatê-las, ratificá-las e priorizá-las.
Exemplo:

ambição, competência, individualidade, igualdade, integridade, serviço, responsabilidade, respeito, dedicação, diversidade, melhoramento, lealdade, credibilidade, honestidade, trabalho em equipe, qualidade, eficiência, excelência, dignidade, colaboração, empatia, realizações, coragem, sabedoria, independência, segurança, desafio, influência, amizade, compaixão, generosidade, persistência, otimismo, flexibilidade, etc.

Volkswagen 1. Proximidade ao cliente 2. Alta performance 3. Adicionar valor 4. Renovação 5. Respeito 6. Responsabilidade 7. Sustentabilidade

Nestlé 1. Pessoas em 1º lugar; 2. Estreito Relacionamento de Nossas Marcas com o Consumidor; 3. Liderança de Mercado e de Atitude; 4. Qualidade Superior; 5. Performance; 6. Comprometimento; 7. Respeito; 8. Ética; 9. Transparência.

Este artigo faz parte da série “como construir um plano estratégico eficaz para pequenas e médias empresas”. Para ler os outros artigos da série acesse www.brandme.com.br (artigo atualizado em 13.01.2008)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/a-personalidade-da-marca-e-o-reflexo-dos-valores-da-empresa-386724.html

    Palavras-chave do artigo:

    planejamento estrategico

    ,

    marca

    ,

    marketing

    Comentar sobre o artigo

    Há muitas empresas no mercado, que existem mas não tem consciência de sua missão corporativa. Outras, já estão no mercado há algum tempo, mas não conseguem ser competitivas e lucrativas. Isto muitas vezes é fruto da abertura intuitiva de um negócio, que no início consegue se manter com vendas razoáveis, mas com o passar do tempo não se mantém sustentável.

    Por: Thayane Fidelis de Aquinol Negócios> Vendasl 01/09/2011 lAcessos: 110

    _A maioria das empresas falha em seus primeiros anos de vida principalmente por falta de um planejamento detalhado, que deveria ser a etapa mais importante para o empreendedor decidir sobre o foco e a prioridade no investimento. Nessa etapa incial, são pensados e estabelecidos os fundamentos o alicerce do negócio declarado na forma de visão, missão e valores.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 20/02/2013 lAcessos: 52
    Tom Coelho

    Um breve roteiro para edificar um planejamento estratégico para sua vida pessoal e profissional.

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/08/2012 lAcessos: 77
    Beatriz Mortari

    A crise gera oportunidades de crescimento, o momento de ver o mercado em que se atua, inovações, planejar metas a curto,médio ou longo prazo é agora.

    Por: Beatriz Mortaril Negóciosl 22/05/2009 lAcessos: 1,137 lComentário: 5
    Sérgio Ricardo Rocha

    Atuo como consultor e palestrante na formação e reestruturação de canais de vendas. Já atuei como executivo de várias empresas, em segmentos diversos, e atuei como consultor em várias outras. Quando sou chamado para avaliação de um projeto a situação é geralmente parecida. A empresa está com resultados baixos de vendas, ou estuda uma ampliação de resultados, percebendo potencial de vender mais. E geralmente após fazer um diagnóstico, avalio que os processos comerciais são inadequados.

    Por: Sérgio Ricardo Rochal Negócios> Gestãol 22/11/2011 lAcessos: 86

    O artigo aborda os reflexos da globalização sobre as empresas brasileiras, e quais as estratégias de marketing que podem auxiliar na internacionalização destas, por meio da análise do processo de expansão internacional da rede de fast-food Giraffas, de Brasília.

    Por: Oscar Valente Cardosol Negócios> Administraçãol 07/03/2011 lAcessos: 500

    Muitos empresários ainda pensam que a Internet, o mercado online, o e-commerce, são coisas do futuro! Desconhecem uma feramenta poderosíssima, geradora de lucros, chamada marketing digital. Na Internet, o marketing digital tem um papel de extrema importância na liderança de mercado e geração de lucros. A nova tecnologia, hoje acessível a todos por meio da web, permite que as empresas...

    Por: Vincent Benedictol Internet> Marketing na Internetl 15/12/2009 lAcessos: 122

    A finalidade deste artigo é de mostrar a importância do Marketing para a sociedade comercial. Num mundo em que as coisas fluem constantemente o marketing passou a ser uma necessidade para o progresso e a sustentação das empresas. A aplicação dos métodos implica numa dimensão que compõe tanto a organização como as pessoas envolvidas.

    Por: Hélio Pereira da Silval Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 08/12/2010 lAcessos: 242

    Este estudo visa, a partir de uma abordagem teórica levando-se em consideração a ligação do planejamento estratégico com o planejamento tributário, demonstrar como é possível as empresas brasileiras recolher menos tributos licitamente, não incorrendo em sonegações fiscais para obter tal êxito, e, também, através do planejamento tributário, montar suas estratégias para adentrarem ao mercado com maior força para poderem ter melhores preços e com isso conseguir também diminuir seus custos

    Por: Gutemberg Dias Costal Direito> Direito Tributáriol 31/10/2009 lAcessos: 1,715
    Reginaldo Rodrigues

    Não só a pesquisa da Isto é, mas todas as outras, mostram que a principal perdedora é a Igreja Católica que já foi quase absoluta no Brasil. No século 19 o catolicismo no Brasil era quase uma "Comodity". Entre 1991 e 2006, os católicos no passaram de 83,8% para 68% da população.

    Por: Reginaldo Rodriguesl Marketing e Publicidadel 23/11/2011 lAcessos: 122
    Sidney Sanches Biscaino

    O que é uma palavra-chave? A palavra-chave é uma palavra que vai ser colocado em seu artigo várias vezes, já que isso faz toda a diferença para seu artigo ser encontrado nos Sites de Buscas. Quando os motores de buscas veem que você tem uma palavra colocada várias vezes em um artigo, ele irá determinar a sua página aos usuários que fizeram uma pesquisa por determinada palavra-chave.

    Por: Sidney Sanches Biscainol Marketing e Publicidadel 10/09/2014

    O marketing digital tem crescido nos últimos anos. Mas esse crescimento trouxe vários mitos sobre sua utilização. Entenda um pouco mais sobre esses mitos nesse artigo da Sr. Site.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 08/09/2014

    Em estratégias de marketing digital, as redes sociais não podem ser deixadas de lado. Entenda por que e melhore suas estratégias de marketing digital.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Marketing e Publicidadel 03/09/2014
    Janaína Nogueira

    Entenda o que significa geração de leads e porque isso é tão importante para a sua empresa.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 03/09/2014
    Francisco Ronaldo

    Alguma vez você já parou para ler algo na internet e na medida em que prossegue na leitura desperta aquela vontade de querer obter tal produto descrito naquele texto, pois é isso se chama gatilhos mentais usados frequentemente por especialistas em marketing digital para ganhar dinheiro na internet e vender o seu ou algum produto de alguém.

    Por: Francisco Ronaldol Marketing e Publicidadel 27/08/2014
    Janaína Nogueira

    Entenda como funciona as quatro ações do inbound marketing e quais são as ferramentas utilizadas

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 25/08/2014
    Anderson Garcia

    Com a finalidade de lhe ajudar a tomar a decisão sobre se deve fazer ou não um curso de marketing, a seguir apresentaremos alguns prós e contras que envolvem esta questão.

    Por: Anderson Garcial Marketing e Publicidadel 24/08/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá para você que já tem conta no canal do Youtube ou pretende criar uma e trabalhar com essa poderosa ferramenta. Vou dar uma dica muito importante que vai deixar o seu canal muito mais profissional. Você já imaginou que com uma simples ideia poderá aumentar o número de subscritores do seu canal do Youtube, isso seria fantástico não é mesmo? Você pode conseguir inserindo uma Marca D' Agua nos seus vídeos.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Marketing e Publicidadel 12/08/2014

    Estudar o mercado e seccioná-lo na busca por oportunidades que determinam o foco da empresa é uma tarefa prioritária e obrigatória durante o planejamento estratégico. O tamanho do mercado total representa o volume de produtos e serviços que uma determinada indústria pode gerar e, respectivamente, seus consumidores podem absorver gerando vendas.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 20/02/2013 lAcessos: 99

    _A maioria das empresas falha em seus primeiros anos de vida principalmente por falta de um planejamento detalhado, que deveria ser a etapa mais importante para o empreendedor decidir sobre o foco e a prioridade no investimento. Nessa etapa incial, são pensados e estabelecidos os fundamentos o alicerce do negócio declarado na forma de visão, missão e valores.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 20/02/2013 lAcessos: 52

    TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONSTRUIR UM PLANO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO EFICAZ Estratégia de comunicação tem por objetivo comunicar de forma clara e compreensiva a proposta de valor da empresa, ou seja, "o que" a empresa, por meio de seus produtos e serviços, tem para oferecer ao seu público-alvo (clientes). A estratégia de comunicação também deve telegrafar o posicionamento da empresa. Uma combinação entre: a) a identidade da empresa; b) imagem que a empresa tem perante o mercado; e...

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 11/03/2010 lAcessos: 858

    O sucesso de sua empresa depende de líderes que “constroem valor para o futuro da organização ao mesmo tempo que executam os objetivos de curto prazo”. Observe este enorme desafio por quatro perspectivas.

    Por: Nori Lucio Jrl Marketing e Publicidadel 26/08/2009 lAcessos: 869 lComentário: 1

    Coletar, organizar e refletir sobre as variáveis controláveis e não controláveis que afetam o ambiente de negócio é fundamental para garantir consistência, coerência e finalmente credibilidade para: 1) planejamento estratégico, 2) previsão de vendas e 3) orçamento. Não vá para “guerra” sem estas três ferramentas!

    Por: Nori Lucio Jrl Marketing e Publicidadel 24/03/2009 lAcessos: 917

    Se seu cliente não te entende, acredite: o problema está na sua empresa! Construir, manter e organizar famílias de produtos e serviços que tenham perfeita afinidade e sintonia com as necessidades do cliente é o grande desafio da empresa. Infelizmente para aquelas que de forma ilusória acreditam que alcançaram tal estado de maturidade, eis a má noticia: não é o suficiente. Uma boa marca se faz através de clientes continuamente satisfeitos.

    Por: Nori Lucio Jrl Marketing e Publicidadel 24/03/2009 lAcessos: 554

    O líder tem o poder, materializado na forma de atitude, de levar as pessoas a lugares que elas jamais chegariam sozinhas. Identifique os líderes na sua empresa, perguntando-se: - Se eu tivesse que ir pra guerra, quem da empresa eu levaria comigo? Dependendo da resposta você sairia vivo da guerra, já que estaria cercado de pessoas extraordinárias. Caso contrário...

    Por: Nori Lucio Jrl Marketing e Publicidadel 24/03/2009 lAcessos: 1,606

    Não importa a temperatura do mercado, elaborar um orçamento cuidadoso é uma atitude prudente que premia o gestor competente que trabalha de forma assertiva pela perpetuação da empresa.

    Por: Nori Lucio Jrl Marketing e Publicidadel 21/01/2009 lAcessos: 10,398 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast