Ameaças Externas - Uma Nova Realidade

Publicado em: 28/11/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 1,815 |

Caros(as) amigos(as)


Não estou falando de estrangeiros ou extra-terrestres e nem de invasão de sistemas corporativos. Estou falando de quem e o que pode ameaçar o seu negócio, das tendências do mercado e das tendências futuras que existe no seu ambiente. Trocando em miúdos: quem são seus reais concorrentes?


            Você já parou para pensar em quem realmente está concorrendo com o seu negócio? Por exemplo: Você tem uma clínica odontológica, muito bem montada em um bairro popular, oferece ótimos serviços e preços populares. Quem são seus principais concorrentes? Outros consultórios e clínicas da região? Errado!!!! Não é somente isso.


            Este está sendo um dos maiores erros que empreendedores de todos os setores estão cometendo ao planejar suas estratégias de marketing e campanhas publicitárias. Encarar como concorrentes somente as empresas que atuam no mesmo setor e  com o mesmo público alvo, está sendo cada vez mais, a menor das ameaças que sua empresa pode sofrer. Hoje se faz necessário encarar de uma outra maneira, de uma maneira mais ampla e saber identificar seus reais concorrentes. Voltando ao exemplo da clínica odontológica; será que a nova loja da VIVO instalada na rua de cima, não está tirando clientes em potenciais de sua clínica? Oferecendo aparelho celular com câmera e mais não sei o que, a um preço e condições que despertam os desejos latentes do consumidor, fazendo com que ele desvie a verba do tratamento odontológico para a compra do celular?


            A necessidade de desenvolver estratégias direcionadas à despertar desejos e necessidades tem que ser o foco das campanhas. Se os marketeiros da VIVO são experts nisso, fazendo com que consumidores em potencial de outros seguimentos desviem suas verbas, então está na hora de você fazer o mesmo. Mostre ao seu consumidor em potencial que se ele quer “sair bonito na foto”, antes deve fazer um tratamento odontológico. Ou algo parecido.


            O importante é dizer que: cada vez se faz mais necessário mostrar a REAL UTILIDADE do seu produto ou serviço ao seu consumidor em potencial, despertar o desejo latente e a necessidade que está dentro dele, não deixando que a concorrência o faça primeiro.


            Mostrar a REAL UTILIDADE de um produto ou serviço, não é simplesmente mostrar a qualidade e a tecnologia envolvida na produção, é mostrar o quanto ele pode melhorar a vida do consumidor. Se você vende móveis, tem que mostrar o conforto que ele vai proporcionar, depois de um dia de trabalho, se você vende informática, mostre também a importância e o conforto que irá proporcionar em sua vida e não simplesmente a tecnologia envolvida, se o seu serviço é estética, mostre também a importância de se estar de bem com sigo mesmo. E por aí vai...


            A NIKE é especialista nisso: antes de mostrar toda tecnologia envolvida na produção de seus materiais esportivo, ela mostra a importância da prática de esportes para a saúde e o bem estar.


            Pense nisso! Faça uma análise de quem, ao seu redor, poderia estar desviando consumidores em potencial e redirecione seus esforços e estratégias.


            Me conte o resultado daqui a três meses.



Marco Antonio Meira
Consultor de Marketing e Vendas


Diretor da SC Comunicação e Mrketing www.signcomputer.com.br



Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/ameacas-externas-uma-nova-realidade-662610.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing

    ,

    vendas

    ,

    negociacao

    Comentar sobre o artigo

    Nelson B. Sousa

    Artigo com intuito de provocar reflexões para as empresas analisarem suas politicas de lançamentos de produtos e serviços. Um caminho para o acerto.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Administraçãol 19/08/2008 lAcessos: 25,853
    Antomar Marins e Silva

    Fornecer aos executivos principais das organizações idéias práticas para melhorar o retorno sobre o capital investido em sua força de vendas. Ele também ajudará aos executivos de vendas a compreenderem as imperfeições do negócio que impedem o sucesso em vendas.

    Por: Antomar Marins e Silval Negócios> Vendasl 09/01/2009 lAcessos: 8,471
    Soeli de Oliveira

    Profissionais de vendas que se acham capazes de “vender geladeira para esquimó”, “barco afundando” e “casa pegando fogo”, estão jogando fora das novas regras do jogo que tem como base a transparência e a credibilidade.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 28/06/2009 lAcessos: 191
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Mais algumas tãticas importantes de negociação que trarão a você melhores resultados.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 13/04/2010 lAcessos: 193
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Para ser ter uma negociação de sucesso você terá que transformar essa concepção de um contra o outro para 'juntos contra o problema'. Saiba mais lendo o artigo do Prof. Menegatti...

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 25/11/2011 lAcessos: 88
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Apresentar uma proposta na hora de negociar é importante, mas é preciso ter cautela para não incorrer em erro fatal. Saiba mais...

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 09/04/2012 lAcessos: 64
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Uma excelente técnica de negociação consiste na persuasão por meio de histórias e análises consistentes dos fatos. Saiba porque!!

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 01/05/2012 lAcessos: 78
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Especialistas em vendas dizem que a maior parte dos vendedores fala 80% do tempo e escuta somente 20% do tempo. Saiba o que fazer para melhorar sua habilidade de escutar o cliente...

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 26/04/2012 lAcessos: 57
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Argumentos plausíveis tendem a funcionar muito melhor que argumentos fantasiosos numa negociação.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 18/04/2012 lAcessos: 63
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Conheça algumas táticas importantes que poderão ser utilizadas por você para obter sucesso em suas negociações.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 06/04/2010 lAcessos: 58
    JORGE FLOQUET

    Afirmei, com plena convicção que sim. Após descida para o almoço ele me avistou e agradeceu a minha resposta detalhando, rapidamente, o motivo. Entendi a exposição dos motivos e afirmei que apesar dele já estivesse cansado das sucessivas contratações fracassadas para sua assessoria de impressa, ultimamente as queixas são constantes porque não se encontra mais um jornalista jovem que já tenha lido toda a obra de Machado de Assis, Jorge Amado ou qualquer outro grande escritor e este deveria ser o

    Por: JORGE FLOQUETl Marketing e Publicidadel 17/11/2014

    O SMS é um poderoso aliado dos consultórios e clínicas odontológicas como ferramenta de retenção de pacientes. Entenda nesse artigo como o SMS pode ser usado a favor do seu consultório odontológico.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 30/10/2014

    Ter um site não é mais uma questão a ser discutida dentro das empresas. Em um mundo tão conectado perde negócio aquela empresa que não tem uma presença online. Entenda quais são os passos necessários para criar um site de sucesso.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 28/10/2014

    Bem orientada, a Comunicação Interna cria engajamento e alinha propósitos (*) Marcel Omaki

    Por: ana paulaignaciol Marketing e Publicidadel 27/10/2014

    Devido aos resultados bastante positivos que ações de marketing na internet vem proporcionando para o varejo online, 80% dos entrevistados planejam focar em marketing de conteúdo, 77% em análise de dados, como CRM e Big Data; 72% em marketing nas mídias sociais, 71% em e-mail marketing e 70% em SEO.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Marketing e Publicidadel 24/10/2014

    A internet e as telecomunicações mudaram a direção e comando do ciclo de vendas das empresas. Leia esse artigo e entenda como o consumidor se comporta em relação as compras tendo acesso a internet.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 23/10/2014

    Se você tem uma empresa, ainda que ela seja formada somente por um pessoa (o dono), sabe da importância de estar sempre ampliando sua carteira de clientes. Afinal, sem clientes, não existirá mais empresa.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 15/10/2014 lAcessos: 20

    Para divulgar uma pequena empresa muitos empresários partem do princípio de que basta utilizar algumas ferramentas sejam elas online ou offline e pronto. Entenda nesse artigo que para divulgar uma pequena empresa é preciso ir além.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 11/10/2014 lAcessos: 17

    A grande verdade é que estamos vivendo em uma época de inovação. As empresas que estagnaram e temem a modernização ou a inovação, estão fadadas a desaparecerem.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Gestãol 21/08/2012 lAcessos: 91

    Imagine se um vendedor pudesse ler a mente de seu cliente e saber exatamente o que ele está pensando no momento da apresentação do seu produto ou serviço. Seria incrível!

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 02/05/2012 lAcessos: 104

    Priorizar a captação de novos clientes e esquecer dos atuais, é um erro que muitas empresas cometem.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Atendimento ao Clientel 11/04/2012 lAcessos: 236

    Chegamos ao último mês do ano. Dezembro marca vários momentos para refletirmos. É época de festas, todos nós estamos nos preparando para o Natal e o Ano Novo e muitas vezes nos esquecemos de algo muito importante: refletirmos dobre os nossos negócios.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Administraçãol 30/11/2011 lAcessos: 135

    Conhecendo seu mercado você será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos ou serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio.

    Por: Marco Antonio Meiral Marketing e Publicidadel 03/10/2011 lAcessos: 153

    Podemos considerar que o desempenho de um vendedor esta diretamente ligado a três condições básicas: - Saber o que fazer; - Saber como fazer; - Querer fazer.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 30/08/2011 lAcessos: 722

    60% das empresas que vão adiante e decolam, tiveram um cuidadoso planejamento antes de iniciarem as atividades. Então podemos concluir que planejar é preciso e é o fator decisivo na hora em que o mercado for selecionar quem cai e quem vai adiante.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Administraçãol 02/08/2011 lAcessos: 249

    Pós-Venda é mostrar ao cliente quais são as reais intenções da sua empresa no relacionamento com ele.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 30/06/2011 lAcessos: 250
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast