Ameaças Externas - Uma Nova Realidade

Publicado em: 28/11/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 1,827 |

Caros(as) amigos(as)


Não estou falando de estrangeiros ou extra-terrestres e nem de invasão de sistemas corporativos. Estou falando de quem e o que pode ameaçar o seu negócio, das tendências do mercado e das tendências futuras que existe no seu ambiente. Trocando em miúdos: quem são seus reais concorrentes?


            Você já parou para pensar em quem realmente está concorrendo com o seu negócio? Por exemplo: Você tem uma clínica odontológica, muito bem montada em um bairro popular, oferece ótimos serviços e preços populares. Quem são seus principais concorrentes? Outros consultórios e clínicas da região? Errado!!!! Não é somente isso.


            Este está sendo um dos maiores erros que empreendedores de todos os setores estão cometendo ao planejar suas estratégias de marketing e campanhas publicitárias. Encarar como concorrentes somente as empresas que atuam no mesmo setor e  com o mesmo público alvo, está sendo cada vez mais, a menor das ameaças que sua empresa pode sofrer. Hoje se faz necessário encarar de uma outra maneira, de uma maneira mais ampla e saber identificar seus reais concorrentes. Voltando ao exemplo da clínica odontológica; será que a nova loja da VIVO instalada na rua de cima, não está tirando clientes em potenciais de sua clínica? Oferecendo aparelho celular com câmera e mais não sei o que, a um preço e condições que despertam os desejos latentes do consumidor, fazendo com que ele desvie a verba do tratamento odontológico para a compra do celular?


            A necessidade de desenvolver estratégias direcionadas à despertar desejos e necessidades tem que ser o foco das campanhas. Se os marketeiros da VIVO são experts nisso, fazendo com que consumidores em potencial de outros seguimentos desviem suas verbas, então está na hora de você fazer o mesmo. Mostre ao seu consumidor em potencial que se ele quer “sair bonito na foto”, antes deve fazer um tratamento odontológico. Ou algo parecido.


            O importante é dizer que: cada vez se faz mais necessário mostrar a REAL UTILIDADE do seu produto ou serviço ao seu consumidor em potencial, despertar o desejo latente e a necessidade que está dentro dele, não deixando que a concorrência o faça primeiro.


            Mostrar a REAL UTILIDADE de um produto ou serviço, não é simplesmente mostrar a qualidade e a tecnologia envolvida na produção, é mostrar o quanto ele pode melhorar a vida do consumidor. Se você vende móveis, tem que mostrar o conforto que ele vai proporcionar, depois de um dia de trabalho, se você vende informática, mostre também a importância e o conforto que irá proporcionar em sua vida e não simplesmente a tecnologia envolvida, se o seu serviço é estética, mostre também a importância de se estar de bem com sigo mesmo. E por aí vai...


            A NIKE é especialista nisso: antes de mostrar toda tecnologia envolvida na produção de seus materiais esportivo, ela mostra a importância da prática de esportes para a saúde e o bem estar.


            Pense nisso! Faça uma análise de quem, ao seu redor, poderia estar desviando consumidores em potencial e redirecione seus esforços e estratégias.


            Me conte o resultado daqui a três meses.



Marco Antonio Meira
Consultor de Marketing e Vendas


Diretor da SC Comunicação e Mrketing www.signcomputer.com.br



Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/ameacas-externas-uma-nova-realidade-662610.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing

    ,

    vendas

    ,

    negociacao

    Comentar sobre o artigo

    Nelson B. Sousa

    Artigo com intuito de provocar reflexões para as empresas analisarem suas politicas de lançamentos de produtos e serviços. Um caminho para o acerto.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Administraçãol 19/08/2008 lAcessos: 25,889
    Antomar Marins e Silva

    Fornecer aos executivos principais das organizações idéias práticas para melhorar o retorno sobre o capital investido em sua força de vendas. Ele também ajudará aos executivos de vendas a compreenderem as imperfeições do negócio que impedem o sucesso em vendas.

    Por: Antomar Marins e Silval Negócios> Vendasl 09/01/2009 lAcessos: 8,483
    Soeli de Oliveira

    Profissionais de vendas que se acham capazes de “vender geladeira para esquimó”, “barco afundando” e “casa pegando fogo”, estão jogando fora das novas regras do jogo que tem como base a transparência e a credibilidade.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 28/06/2009 lAcessos: 198
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Mais algumas tãticas importantes de negociação que trarão a você melhores resultados.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 13/04/2010 lAcessos: 198
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Para ser ter uma negociação de sucesso você terá que transformar essa concepção de um contra o outro para 'juntos contra o problema'. Saiba mais lendo o artigo do Prof. Menegatti...

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 25/11/2011 lAcessos: 90
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Apresentar uma proposta na hora de negociar é importante, mas é preciso ter cautela para não incorrer em erro fatal. Saiba mais...

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 09/04/2012 lAcessos: 71
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Uma excelente técnica de negociação consiste na persuasão por meio de histórias e análises consistentes dos fatos. Saiba porque!!

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 01/05/2012 lAcessos: 86
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Especialistas em vendas dizem que a maior parte dos vendedores fala 80% do tempo e escuta somente 20% do tempo. Saiba o que fazer para melhorar sua habilidade de escutar o cliente...

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 26/04/2012 lAcessos: 64
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Argumentos plausíveis tendem a funcionar muito melhor que argumentos fantasiosos numa negociação.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 18/04/2012 lAcessos: 69
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Conheça algumas táticas importantes que poderão ser utilizadas por você para obter sucesso em suas negociações.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 06/04/2010 lAcessos: 66
    Altemar Oliveira

    Muitas pessoas estão tentando ganhar dinheiro ne internet, e me perguntam: o que é Marketing Digital, esse negócio dá mesmo dinheiro?? A minha resposta é sempre a mesma: SIM. E uma das melhores maneiras de se trabalhar pela internet é com o mercado de produtos digitais. Muitas pessoas ganham muito dinheiro apenas promovendo produtos e serviços de terceiros através da internet.

    Por: Altemar Oliveiral Marketing e Publicidadel 17/03/2015
    José Chavaglia Neto

    Não tem jeito, o email passou a fazer parte do nosso dia-a-dia no trabalho. E não adianta iludir, essa ferramenta deve receber atenção, pois um email mal planejado pode comprometer toda uma venda. Por isso, aqui estão apresentadas algumas boas orientações oferecidas pelo neuromarketing para o envio eficaz de mensagens comerciais por email.

    Por: José Chavaglia Netol Marketing e Publicidadel 08/03/2015 lAcessos: 13
    Gustavo Rocha

    Mais uma novidade vindo dos EUA… Uma startup de lá resolveu criar um serviço inovador e para nós em terras brasilis proibido: Uma plataforma eletrônica que literalmente licita de forma on line os honorários jurídicos para uma determinada causa. Os EUA tem uma realidade muito distinta do Brasil e lá os advogados chegam a cobrar mil doláres a hora. Feito este esclarecimento de situação de mercado, vamos ver como funciona o serviço: O site da UpCouncel explica como o sistema funciona. Para come

    Por: Gustavo Rochal Marketing e Publicidadel 10/02/2015
    Altemar Oliveira

    Se você está iniciando em Marketing Digital, a primeira coisa que você deve saber, é que precisa de uma boa lista de contatos para ganhar dinheiro. Depois de ler inúmeros artigos e procurar conselhos de especialistas e ter lido muitas histórias de sucesso de pessoas que criaram uma pequena fortuna com listas de e-mails no autoresponder você finalmente decide criar a sua própria lista. Ter uma lista de e-mails em um autoresponder não faz de você um expert ou um vendedor confiança.

    Por: Altemar Oliveiral Marketing e Publicidadel 02/02/2015 lAcessos: 16
    Altemar Oliveira

    Trago neste artigo algumas da principais e melhores ideias para ganhar dinheiro a partir do conforto da sua própria casa sem a necessidade de muito dinheiro ou imensas quantidades de tempo investido. O objetivo deste artigo é de educar aqueles que estão começando, e ainda não entendem corretamente o conceito de ganhar dinheiro na internet com o seu computador e uma ligação à internet.

    Por: Altemar Oliveiral Marketing e Publicidadel 15/01/2015 lAcessos: 24

    Vivemos uma era de extrema competição. E a competição, com o advento da internet, tomou um rumo inesperado. Hoje, uma pequena loja de bairro tem como concorrente um fornecedor na China ou no Japão. Em um cenário assim o que pode o empresário fazer? Leia esse artigo para entender a importância do posicionamento da sua empresa perante seu mercado.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 07/01/2015 lAcessos: 20

    Texto com dicas valiosas para quem deseja utilizar algumas táticas de marketing digital no próximo ano.

    Por: Carlosl Marketing e Publicidadel 30/12/2014 lAcessos: 15
    André Ambrósio

    O Marketing de Redes nasceu com o princípio de que, nós podemos desenvolvê-lo em nosso tempo livre. Veja o artigo completo nesse link: http://vcempreendedor.com/2014/12/7-bons-motivos-para-desenvolver-um-negocio-de-network-marketing/

    Por: André Ambrósiol Marketing e Publicidadel 28/12/2014 lAcessos: 20

    A grande verdade é que estamos vivendo em uma época de inovação. As empresas que estagnaram e temem a modernização ou a inovação, estão fadadas a desaparecerem.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Gestãol 21/08/2012 lAcessos: 100

    Imagine se um vendedor pudesse ler a mente de seu cliente e saber exatamente o que ele está pensando no momento da apresentação do seu produto ou serviço. Seria incrível!

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 02/05/2012 lAcessos: 115

    Priorizar a captação de novos clientes e esquecer dos atuais, é um erro que muitas empresas cometem.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Atendimento ao Clientel 11/04/2012 lAcessos: 247

    Chegamos ao último mês do ano. Dezembro marca vários momentos para refletirmos. É época de festas, todos nós estamos nos preparando para o Natal e o Ano Novo e muitas vezes nos esquecemos de algo muito importante: refletirmos dobre os nossos negócios.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Administraçãol 30/11/2011 lAcessos: 155

    Conhecendo seu mercado você será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos ou serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio.

    Por: Marco Antonio Meiral Marketing e Publicidadel 03/10/2011 lAcessos: 163

    Podemos considerar que o desempenho de um vendedor esta diretamente ligado a três condições básicas: - Saber o que fazer; - Saber como fazer; - Querer fazer.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 30/08/2011 lAcessos: 797

    60% das empresas que vão adiante e decolam, tiveram um cuidadoso planejamento antes de iniciarem as atividades. Então podemos concluir que planejar é preciso e é o fator decisivo na hora em que o mercado for selecionar quem cai e quem vai adiante.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Administraçãol 02/08/2011 lAcessos: 262

    Pós-Venda é mostrar ao cliente quais são as reais intenções da sua empresa no relacionamento com ele.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 30/06/2011 lAcessos: 260
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast