Ameaças Externas - Uma Nova Realidade

Publicado em: 28/11/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 1,808 |

Caros(as) amigos(as)


Não estou falando de estrangeiros ou extra-terrestres e nem de invasão de sistemas corporativos. Estou falando de quem e o que pode ameaçar o seu negócio, das tendências do mercado e das tendências futuras que existe no seu ambiente. Trocando em miúdos: quem são seus reais concorrentes?


            Você já parou para pensar em quem realmente está concorrendo com o seu negócio? Por exemplo: Você tem uma clínica odontológica, muito bem montada em um bairro popular, oferece ótimos serviços e preços populares. Quem são seus principais concorrentes? Outros consultórios e clínicas da região? Errado!!!! Não é somente isso.


            Este está sendo um dos maiores erros que empreendedores de todos os setores estão cometendo ao planejar suas estratégias de marketing e campanhas publicitárias. Encarar como concorrentes somente as empresas que atuam no mesmo setor e  com o mesmo público alvo, está sendo cada vez mais, a menor das ameaças que sua empresa pode sofrer. Hoje se faz necessário encarar de uma outra maneira, de uma maneira mais ampla e saber identificar seus reais concorrentes. Voltando ao exemplo da clínica odontológica; será que a nova loja da VIVO instalada na rua de cima, não está tirando clientes em potenciais de sua clínica? Oferecendo aparelho celular com câmera e mais não sei o que, a um preço e condições que despertam os desejos latentes do consumidor, fazendo com que ele desvie a verba do tratamento odontológico para a compra do celular?


            A necessidade de desenvolver estratégias direcionadas à despertar desejos e necessidades tem que ser o foco das campanhas. Se os marketeiros da VIVO são experts nisso, fazendo com que consumidores em potencial de outros seguimentos desviem suas verbas, então está na hora de você fazer o mesmo. Mostre ao seu consumidor em potencial que se ele quer “sair bonito na foto”, antes deve fazer um tratamento odontológico. Ou algo parecido.


            O importante é dizer que: cada vez se faz mais necessário mostrar a REAL UTILIDADE do seu produto ou serviço ao seu consumidor em potencial, despertar o desejo latente e a necessidade que está dentro dele, não deixando que a concorrência o faça primeiro.


            Mostrar a REAL UTILIDADE de um produto ou serviço, não é simplesmente mostrar a qualidade e a tecnologia envolvida na produção, é mostrar o quanto ele pode melhorar a vida do consumidor. Se você vende móveis, tem que mostrar o conforto que ele vai proporcionar, depois de um dia de trabalho, se você vende informática, mostre também a importância e o conforto que irá proporcionar em sua vida e não simplesmente a tecnologia envolvida, se o seu serviço é estética, mostre também a importância de se estar de bem com sigo mesmo. E por aí vai...


            A NIKE é especialista nisso: antes de mostrar toda tecnologia envolvida na produção de seus materiais esportivo, ela mostra a importância da prática de esportes para a saúde e o bem estar.


            Pense nisso! Faça uma análise de quem, ao seu redor, poderia estar desviando consumidores em potencial e redirecione seus esforços e estratégias.


            Me conte o resultado daqui a três meses.



Marco Antonio Meira
Consultor de Marketing e Vendas


Diretor da SC Comunicação e Mrketing www.signcomputer.com.br



Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/ameacas-externas-uma-nova-realidade-662610.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing

    ,

    vendas

    ,

    negociacao

    Comentar sobre o artigo

    Nelson B. Sousa

    Artigo com intuito de provocar reflexões para as empresas analisarem suas politicas de lançamentos de produtos e serviços. Um caminho para o acerto.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Administraçãol 19/08/2008 lAcessos: 25,834
    Antomar Marins e Silva

    Fornecer aos executivos principais das organizações idéias práticas para melhorar o retorno sobre o capital investido em sua força de vendas. Ele também ajudará aos executivos de vendas a compreenderem as imperfeições do negócio que impedem o sucesso em vendas.

    Por: Antomar Marins e Silval Negócios> Vendasl 09/01/2009 lAcessos: 8,467
    Soeli de Oliveira

    Profissionais de vendas que se acham capazes de “vender geladeira para esquimó”, “barco afundando” e “casa pegando fogo”, estão jogando fora das novas regras do jogo que tem como base a transparência e a credibilidade.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 28/06/2009 lAcessos: 186
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Mais algumas tãticas importantes de negociação que trarão a você melhores resultados.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 13/04/2010 lAcessos: 190
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Para ser ter uma negociação de sucesso você terá que transformar essa concepção de um contra o outro para 'juntos contra o problema'. Saiba mais lendo o artigo do Prof. Menegatti...

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 25/11/2011 lAcessos: 88
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Apresentar uma proposta na hora de negociar é importante, mas é preciso ter cautela para não incorrer em erro fatal. Saiba mais...

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 09/04/2012 lAcessos: 59
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Uma excelente técnica de negociação consiste na persuasão por meio de histórias e análises consistentes dos fatos. Saiba porque!!

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 01/05/2012 lAcessos: 72
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Especialistas em vendas dizem que a maior parte dos vendedores fala 80% do tempo e escuta somente 20% do tempo. Saiba o que fazer para melhorar sua habilidade de escutar o cliente...

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 26/04/2012 lAcessos: 54
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Argumentos plausíveis tendem a funcionar muito melhor que argumentos fantasiosos numa negociação.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 18/04/2012 lAcessos: 58
    Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegatti

    Conheça algumas táticas importantes que poderão ser utilizadas por você para obter sucesso em suas negociações.

    Por: Palestras de Vendas - Palestrante Prof. Menegattil Negócios> Vendasl 06/04/2010 lAcessos: 55
    Sidney Sanches Biscaino

    O que é uma palavra-chave? A palavra-chave é uma palavra que vai ser colocado em seu artigo várias vezes, já que isso faz toda a diferença para seu artigo ser encontrado nos Sites de Buscas. Quando os motores de buscas veem que você tem uma palavra colocada várias vezes em um artigo, ele irá determinar a sua página aos usuários que fizeram uma pesquisa por determinada palavra-chave.

    Por: Sidney Sanches Biscainol Marketing e Publicidadel 10/09/2014

    O marketing digital tem crescido nos últimos anos. Mas esse crescimento trouxe vários mitos sobre sua utilização. Entenda um pouco mais sobre esses mitos nesse artigo da Sr. Site.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 08/09/2014 lAcessos: 13

    Em estratégias de marketing digital, as redes sociais não podem ser deixadas de lado. Entenda por que e melhore suas estratégias de marketing digital.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Marketing e Publicidadel 03/09/2014 lAcessos: 14
    Janaína Nogueira

    Entenda o que significa geração de leads e porque isso é tão importante para a sua empresa.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 03/09/2014
    Francisco Ronaldo

    Alguma vez você já parou para ler algo na internet e na medida em que prossegue na leitura desperta aquela vontade de querer obter tal produto descrito naquele texto, pois é isso se chama gatilhos mentais usados frequentemente por especialistas em marketing digital para ganhar dinheiro na internet e vender o seu ou algum produto de alguém.

    Por: Francisco Ronaldol Marketing e Publicidadel 27/08/2014
    Janaína Nogueira

    Entenda como funciona as quatro ações do inbound marketing e quais são as ferramentas utilizadas

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 25/08/2014
    Anderson Garcia

    Com a finalidade de lhe ajudar a tomar a decisão sobre se deve fazer ou não um curso de marketing, a seguir apresentaremos alguns prós e contras que envolvem esta questão.

    Por: Anderson Garcial Marketing e Publicidadel 24/08/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá para você que já tem conta no canal do Youtube ou pretende criar uma e trabalhar com essa poderosa ferramenta. Vou dar uma dica muito importante que vai deixar o seu canal muito mais profissional. Você já imaginou que com uma simples ideia poderá aumentar o número de subscritores do seu canal do Youtube, isso seria fantástico não é mesmo? Você pode conseguir inserindo uma Marca D' Agua nos seus vídeos.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Marketing e Publicidadel 12/08/2014

    A grande verdade é que estamos vivendo em uma época de inovação. As empresas que estagnaram e temem a modernização ou a inovação, estão fadadas a desaparecerem.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Gestãol 21/08/2012 lAcessos: 86

    Imagine se um vendedor pudesse ler a mente de seu cliente e saber exatamente o que ele está pensando no momento da apresentação do seu produto ou serviço. Seria incrível!

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 02/05/2012 lAcessos: 102

    Priorizar a captação de novos clientes e esquecer dos atuais, é um erro que muitas empresas cometem.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Atendimento ao Clientel 11/04/2012 lAcessos: 228

    Chegamos ao último mês do ano. Dezembro marca vários momentos para refletirmos. É época de festas, todos nós estamos nos preparando para o Natal e o Ano Novo e muitas vezes nos esquecemos de algo muito importante: refletirmos dobre os nossos negócios.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Administraçãol 30/11/2011 lAcessos: 129

    Conhecendo seu mercado você será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos ou serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio.

    Por: Marco Antonio Meiral Marketing e Publicidadel 03/10/2011 lAcessos: 147

    Podemos considerar que o desempenho de um vendedor esta diretamente ligado a três condições básicas: - Saber o que fazer; - Saber como fazer; - Querer fazer.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 30/08/2011 lAcessos: 699

    60% das empresas que vão adiante e decolam, tiveram um cuidadoso planejamento antes de iniciarem as atividades. Então podemos concluir que planejar é preciso e é o fator decisivo na hora em que o mercado for selecionar quem cai e quem vai adiante.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Administraçãol 02/08/2011 lAcessos: 245

    Pós-Venda é mostrar ao cliente quais são as reais intenções da sua empresa no relacionamento com ele.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 30/06/2011 lAcessos: 244
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast