Briefing De Eventos - Como Fazer?

Publicado em: 09/07/2009 |Comentário: 8 | Acessos: 17,928 |

Briefing de Eventos – Como fazer

Olá Pessoal!

Após bastante tempo sem escrever aqui estou novamente.

Hoje, vamos falar sobre Briefing de Eventos, como se fazer um briefing eficaz, evitando erros e trabalhando muito a imagem da instituição.

Vamos começar questionando:

Porque é necessário se desenvolver um briefing de um evento João? Não é só chegar, contratar, criar um banner e uns flyers e divulgar?

Pessoal, um briefing é muito importante em se tratando de eventos, porque você precisa conhecer o público que você quer atingir e de que ferramentas de comunicação você vai usar, se é de comunicação de massa ou se é um público seleto. Muitas pessoas hoje em dia, investem horrores em eventos que sequer cobrem as despesas, porque? Os principais motivos de um evento não dar certo são os seguintes:

- Data do Evento – A data do evento deve ser antecipada para a divulgação, além de estar de acordo com o público específico. Ou seja, vou fazer um evento para as classes médias e baixas no final do mês, antes do pagamento. É lógico que meia dúzia de pessoas vão comparecer, por quê? Porque eu escolhi uma data ruim ao público.

- Público – Um dos principais erros de quem faz um evento, é não ter um estudo de público adequado.  Um exemplo, seria fazer um evento destinado a uma comunidade que gosta de funk e eu trazer um show de pagode. Esse erro é freqüente. Para que isso não aconteça, uma pesquisa é essencial. Escolha um grupo de pessoas e através de contatos informais pegue informações referentes, em suma seria isso.

- Local do Evento – O local do evento não deve ser muito longe da comunidade que você quer atingir.  E necessário que o local seja compatível com o evento, não muito grande se o show é pequeno, e não um local pequeno para muitas pessoas.

Enfim, esses são os principais erros de quem executa um evento.

Agora, vou dar algumas dicas de como desenvolver um evento.

A primeira dica que eu posso dar é que vocês desenvolvam um Mailing List, que é o contato com as pessoas que você necessita dentro de um evento, fotógrafos, designers, gráficas, seguranças, dj’s, jornais, revistas, portais da internet, entre outros, que serão de grande valia dentro do desenvolvimento de um evento.

O primeiro passo dentro de um evento é decidir o público-alvo, um exemplo para ilustrar esse artigo seria o seguinte:

* Homens e mulheres de 16 a 30 anos de classe média.

Após essa questão é necessário saber o tipo do evento que você deseja desenvolver, para isso seria necessário uma pesquisa informal, a fim de saber os gostos e o que o público alvo gostaria. Essa pesquisa não é aquela chata que você da um papel, pode ser feita pessoalmente, através do Orkut, Twitter, e-mail, MSN... Enfim, o importante é você achar o evento adequado.

  • Um exemplo bem atual de eventos para essa classe é o show de Stand Up Comedy, com alguns bons comediantes, Diogo Portugal, Nós na Fita, Danilo Gentili, Rafinha Bastos, entre outros vários.

Depois disso é importante decidir o local do evento, como disse anteriormente, é necessário saber a quantidade de pessoas e escolher um local apropriado para o público alvo e também verificar a quantidade de pessoas estipulada, para não pegar nem um local muito grande, nem muito pequeno.

Nesse caso que estamos estudando, seria necessário um local com cadeiras, ou seja, um teatro seria o ideal.

PS: Esse conhecimento é prévio da minha região, portanto, os exemplos que utilizo é devido a minha vivência.

A partir do momento que você sabe o tipo de evento e o tipo de público, você necessita desenvolver o design de todo o evento, flyers, ingressos, cartazes, banners. Uma dica muito importante é a padronização, em todos os itens relacionados a design, manter o padrão de marca para que o evento fique conhecido por um todo, ou seja, se eu ver o cartaz e o flyer, poderei dizer de longe de que se trata do mesmo evento, além de criar perspectivas para relançar o mesmo evento.

Tendo toda a arte pronta é a hora de definir como será feita a divulgação do evento.

Utilizando de que meu evento é de Stand Up Comedy é meu público alvo de homens e mulheres de 16 a 30 anos, preciso verificar quais os meios que posso vir a divulgar.

- Internet, um dos meios mais vistos por esse público, poderíamos criar uma parceria com portais da região, cedendo ingressos pela parceria. Além de divulgar em mídias que estão em alta, como ORKUT e TWITTER.

- Revistas e jornais da cidade, são importantes que seja divulgado nas principais mídias da região para que mostre a importância. Além de divulgar releases (notícias) para divulgar o evento, entrevistando quem está mostrando, o que terá o evento.

- Rádio Local – É muito importante se criar um spot para rádio com divulgação mínima de 5 vezes ao dia, sabendo adequar os horários, a fim de conseguir chegar ao público alvo. A rádio local também servirá para possíveis entrevistas e divulgação através da rádio.

Enfim, essas são algumas dicas, espero que auxiliem a vocês e que consigam lograr êxito em seus eventos. Boa Sorte!

E você, já passou por alguma atividade relacionada? Como foi? Conte-nos.

Um abraço,

João Henrique Endler

[email protected]

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/briefing-de-eventos-como-fazer-1025348.html

    Palavras-chave do artigo:

    briefing

    ,

    twitter

    ,

    como fazer

    Comentar sobre o artigo

    Artigo do palestrante Carlos Hilsdorf sobre a responsabilidade e o papel dos gerentes e líderes dentro das empresas e à frente de suas equipes.

    Por: Carlos Hilsdorfl Negócios> Gerêncial 10/07/2008 lAcessos: 283
    Gustavo Rocha

    Uma interessante pesquisa elaborada por Pedro Borges e publicada no portal do Gejur nos brindou com uma recente pesquisa de como os escritórios jurídicos brasileiros tem enfrentado o marketing jurídico. Vejamos alguns números e realidades: Tomada de Decisões: Entre os escritórios consultados pela GEJUR, a tomada de decisões sobre o marketing jurídico ainda está sob controle dos advogados à frente das bancas: em 42% dos casos por um sócio-administrador/sênior e em 34% por um comitê de sócios. N

    Por: Gustavo Rochal Marketing e Publicidadel 12/04/2015
    Altemar Oliveira

    Muitas pessoas estão tentando ganhar dinheiro ne internet, e me perguntam: o que é Marketing Digital, esse negócio dá mesmo dinheiro?? A minha resposta é sempre a mesma: SIM. E uma das melhores maneiras de se trabalhar pela internet é com o mercado de produtos digitais. Muitas pessoas ganham muito dinheiro apenas promovendo produtos e serviços de terceiros através da internet.

    Por: Altemar Oliveiral Marketing e Publicidadel 17/03/2015
    José Chavaglia Neto

    Não tem jeito, o email passou a fazer parte do nosso dia-a-dia no trabalho. E não adianta iludir, essa ferramenta deve receber atenção, pois um email mal planejado pode comprometer toda uma venda. Por isso, aqui estão apresentadas algumas boas orientações oferecidas pelo neuromarketing para o envio eficaz de mensagens comerciais por email.

    Por: José Chavaglia Netol Marketing e Publicidadel 08/03/2015 lAcessos: 20
    Gustavo Rocha

    Mais uma novidade vindo dos EUA… Uma startup de lá resolveu criar um serviço inovador e para nós em terras brasilis proibido: Uma plataforma eletrônica que literalmente licita de forma on line os honorários jurídicos para uma determinada causa. Os EUA tem uma realidade muito distinta do Brasil e lá os advogados chegam a cobrar mil doláres a hora. Feito este esclarecimento de situação de mercado, vamos ver como funciona o serviço: O site da UpCouncel explica como o sistema funciona. Para come

    Por: Gustavo Rochal Marketing e Publicidadel 10/02/2015 lAcessos: 13
    Altemar Oliveira

    Se você está iniciando em Marketing Digital, a primeira coisa que você deve saber, é que precisa de uma boa lista de contatos para ganhar dinheiro. Depois de ler inúmeros artigos e procurar conselhos de especialistas e ter lido muitas histórias de sucesso de pessoas que criaram uma pequena fortuna com listas de e-mails no autoresponder você finalmente decide criar a sua própria lista. Ter uma lista de e-mails em um autoresponder não faz de você um expert ou um vendedor confiança.

    Por: Altemar Oliveiral Marketing e Publicidadel 02/02/2015 lAcessos: 19
    Altemar Oliveira

    Trago neste artigo algumas da principais e melhores ideias para ganhar dinheiro a partir do conforto da sua própria casa sem a necessidade de muito dinheiro ou imensas quantidades de tempo investido. O objetivo deste artigo é de educar aqueles que estão começando, e ainda não entendem corretamente o conceito de ganhar dinheiro na internet com o seu computador e uma ligação à internet.

    Por: Altemar Oliveiral Marketing e Publicidadel 15/01/2015 lAcessos: 25

    Vivemos uma era de extrema competição. E a competição, com o advento da internet, tomou um rumo inesperado. Hoje, uma pequena loja de bairro tem como concorrente um fornecedor na China ou no Japão. Em um cenário assim o que pode o empresário fazer? Leia esse artigo para entender a importância do posicionamento da sua empresa perante seu mercado.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 07/01/2015 lAcessos: 21

    Texto com dicas valiosas para quem deseja utilizar algumas táticas de marketing digital no próximo ano.

    Por: Carlosl Marketing e Publicidadel 30/12/2014 lAcessos: 17
    João Henrique Endler

    Saiba mais sobre as formas de se construir um Briefing de forma clara e coesa.

    Por: João Henrique Endlerl Marketing e Publicidade> Multimídial 04/08/2010 lAcessos: 547
    João Henrique Endler

    Esse artigo visa explorar sobre o significado da palavra Briefing para Leigos e estudantes do ramo de Comuniçação.

    Por: João Henrique Endlerl Marketing e Publicidade> Multimídial 04/08/2010 lAcessos: 1,489

    Comments on this article

    1
    Iracema 09/10/2011
    Tenho um salao pequeno de beleza aqui na Espanha,m faz 3 meses que abri,quero promover eventos aqui na Espanha para cabeleireiros, trazer grupos para turismo e reciclagem profissional, mas preciso de uma boa orientaçao sobre isto. Alguém pode me orientar por favor, estou um pouco perdida, gosto de eventos. Gostaria de saber como faço uma melhor propaganda do salao pela internet. Ficarei muito agradecida a quem me ajudar resolver estas pequnas qustoes. Saludos a todos
    1
    ednaldo 08/04/2011
    gostei muito dessa pag um abraço;
    1
    luan 26/01/2011
    eu quero faze um evento em levy segunda as 17h rua cassiano nacimento no centro
    1
    Cleriston 14/09/2010
    TRABALHO 100% LUCRATIVO EM CASA - COMPROVADO PELA REVISTA VEJA...!!

    Comprovado !! Trabalho 100% Lucrativo em casa !

    Saiu na Revista VEJA - na edição de Maio/2010
    http://veja.abril.com.br/190510/capa.html

    Site : http://www.fabricadosmilionarios.com.br/lucro_imediato/

    Veja como as pessoas simples s conseguiram fazer parte deste grupo ...
    Atualmente qualquer pessoa, inclusive você, pode ganhar muito dinheiro com um computador e internet. Se este é o seu objetivo você veio ao lugar certo! Vamos lhe ensinar passo a passo como extrair lucro puro e as táticas para realizar ótimos negócios sem sair de casa.
    Prepare-se para conhecer agora o comprovado e completo o trabalho em casa !
    Você realmente ficará maravilhado(a) ao conhecer este surpreendente sistema da Fábrica dos Milionários e comprovará tudo o que estou dizendo.Trata-se da mais pura realidade para todas as pessoas que precisam ganhar mais dinheiro e melhorar de vida.
    A Fábrica dos Milionários é um sistema super inteligente de geração de renda onde você pode ganhar muito dinheiro sem precisar vender, indicar ou ficar convidando pessoas continuamente...
    A Fábrica dos Milionários possui toda uma infra-estrutura que possibilita uma geração de renda constante e crescente para todas as pessoas.
    Não importa a sua situação financeira atual.
    Não importa o seu grau de escolaridade.
    A única coisa que você precisa é querer ganhar mais dinheiro e melhorar de vida. A partir daí, a Fabrica dos Milionarios poderá realmente fazer parte da sua vida.
    Mais resultados e provas sobre a Fabrica dos Milionarios poderão ser acessadas nos links úteis no final deste texto.
    (Suporte 24 horas por dia)
    ( Veja aqui no site : http://www.fabricadosmilionarios.com.br/lucro_imediato/

    NOTA IMPORTANTE: Todas as pessoas que se cadastrarem na Fábrica dos Milonários receberão GRATUITAMENTE a minha assistência permanente no desenvolvimento do seu negócio para que todos tenham condições reais de se trabalhar (se quiserem, é claro) e possam ter a oportunidade de obterem resultados semelhantes ou até melhores.

    http://www.fabricadosmilionarios.com.br/lucro_imediato/

    MSN: [email protected]
    Me mandem email para melhores informações...

    Att
    Cleriston
    1
    louser 28/07/2010
    valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    tudo bem com vcssss
    1
    Antonieta luis 28/07/2010
    oiiiiiiii.....achei legal exe site. muito bacana
    3
    João 21/10/2009
    Excelente postagen, direta e explicativa será de grande valia. Estou construindo um projeto mais direcionado para arte moderna como pintura,tattoo, desenhos etc...teria algum post relacionado a isso?

    Desde já agradeço obrigado.
    1
    EDMILSON SANTOS LOPES 20/07/2009
    Caro João;
    bom dia, tarde ou noite, gostei muito do seu artigo ele vai ser muito útil para realização do meu terceiro evento. Pois suas dicas são de uma extrema importância para minhas futuras reuniões.
    Um abraço,
    Edmilson Lopes
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast