Como Aumentar Suas Vendas No Varejo

Publicado em: 03/08/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 4,098 |

Independente de uma situação de mercado, cidade, localização ou região, para que uma loja tenha maior sucesso em suas vendas, deve se atentar a várias ações visuais que colaborarão para conquistar seus clientes e motiva-los a comprar:

Fachada: É importante que a fachada do estabelecimento tenha aderência com o segmento do mesmo. Atenção às cores, luminosos e estado de conservação pois a fachada será responsável por despertar o interesse inicial do cliente. Lembre-se do ditado: “temos apenas uma chance para causarmos uma boa primeira impressão”.

Vitrines: Devem estar constantemente atualizadas, sem excessos de produtos e artigos de decoração, os preços devem estar expostos. Trabalhe temas constantemente (dia dos pais, mães, natal, férias, praia, etc).

Lay out: É importante que os clientes consigam circular pela loja sem se esbarrarem com outros clientes e produtos. Procure disponibilizar uma boa área de circulação entre as araras ou gôndolas e mantendo uma linha óbvia de seqüência de produtos, agrupando produtos com maior aderência entre si. Não se esqueça que o interior da loja deve ser totalmente visível sem existirem móveis, equipamentos ou produtos que atrapalhem a visibilidade.


Produtos: Devem estar sempre bem conservados, sem sujeira, precificados e com suas embalagens em perfeito estado de conservação. É necessário estarem ao alcance dos clientes e com fácil visibilidade.

Comunicação/Promoção: Utilize uma boa comunicação para com seus clientes. Seja criativo e inove nos materiais de divulgação internos e externos. Desenvolva cartazes, banners e divulgações em mídia impressa para destacar seus produtos. Lembre-se de sempre adotar análise de cores, criar ambientes que identifiquem com seus clientes e trabalhar com fontes com aderência ao seu segmento e eventuais campanhas que sejam desenvolvidas. Seja criativo nas promoções, diferenciando-se dos concorrentes e do mercado. Uma promoção não tem por objetivo dar descontos e sim promover um produto ou marca além de colaborar para o aumento das vendas por um período determinado.

Atendimento: Treine e motive sua equipe constantemente. Crie campanhas de incentivos, defina metas, acompanhe os resultados. As ações de mercado, direcionada para os clientes, somente terão efeito se a equipe estiver preparada para agregar valor através de um excelente atendimento. Uma equipe despreparada, descomprometida e desmotivada dificilmente irá proporcionar o um resultado significativo e fidelizar seus clientes. Faça um banco de dados de seus clientes.

Conheça seus hábitos, o ticket médio de cada um, a freqüência de compra e utilize tais informações para desenvolver ações para fidelizá-los.

Com certeza, utilizando ao menos as sugestões acima, seus resultados serão significativamente mais positivos. Então, mãos na massa e boas vendas!
- - - - - -

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/como-aumentar-suas-vendas-no-varejo-1093702.html

    Palavras-chave do artigo:

    vends

    ,

    fachada

    ,

    vitrine

    Comentar sobre o artigo

    Soeli de Oliveira

    O Dias das Mães é a segunda melhor data do ano para o varejo, ficando atrás somente do Natal.

    Por: Soeli de Oliveiral Marketing e Publicidadel 13/06/2009 lAcessos: 269

    Lojas multimarcas e seus fornecedores mantêm uma relação de irmandade conflituosa. Poucos são os que conseguem harmonizar as relações, tornando-as o caminho para o futuro e não a trilha para o campo das vantagens.

    Por: Ivan Postigol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 25/03/2010 lAcessos: 806

    A importância de transmitir a mensagem certa ao cliente, por meio da disposição e exposição correta dos produtos nas vitrines das lojas.

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Negócios> Vendasl 15/05/2009 lAcessos: 323
    Altemar Oliveira

    Trago neste artigo algumas da principais e melhores ideias para ganhar dinheiro a partir do conforto da sua própria casa sem a necessidade de muito dinheiro ou imensas quantidades de tempo investido. O objetivo deste artigo é de educar aqueles que estão começando, e ainda não entendem corretamente o conceito de ganhar dinheiro na internet com o seu computador e uma ligação à internet.

    Por: Altemar Oliveiral Marketing e Publicidadel 15/01/2015

    Vivemos uma era de extrema competição. E a competição, com o advento da internet, tomou um rumo inesperado. Hoje, uma pequena loja de bairro tem como concorrente um fornecedor na China ou no Japão. Em um cenário assim o que pode o empresário fazer? Leia esse artigo para entender a importância do posicionamento da sua empresa perante seu mercado.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 07/01/2015

    Texto com dicas valiosas para quem deseja utilizar algumas táticas de marketing digital no próximo ano.

    Por: Carlosl Marketing e Publicidadel 30/12/2014 lAcessos: 12
    André Ambrósio

    O Marketing de Redes nasceu com o princípio de que, nós podemos desenvolvê-lo em nosso tempo livre. Veja o artigo completo nesse link: http://vcempreendedor.com/2014/12/7-bons-motivos-para-desenvolver-um-negocio-de-network-marketing/

    Por: André Ambrósiol Marketing e Publicidadel 28/12/2014 lAcessos: 11
    Janaína Nogueira

    Com o final do ano se aproximando, muitos empresários começam a procurar por opções de brindes para presentear os seus funcionários e clientes, e o pen drive personalizado se tornou uma das opções mais procuradas.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 02/12/2014 lAcessos: 19
    JORGE FLOQUET

    Afirmei, com plena convicção que sim. Após descida para o almoço ele me avistou e agradeceu a minha resposta detalhando, rapidamente, o motivo. Entendi a exposição dos motivos e afirmei que apesar dele já estivesse cansado das sucessivas contratações fracassadas para sua assessoria de impressa, ultimamente as queixas são constantes porque não se encontra mais um jornalista jovem que já tenha lido toda a obra de Machado de Assis, Jorge Amado ou qualquer outro grande escritor e este deveria ser o

    Por: JORGE FLOQUETl Marketing e Publicidadel 17/11/2014 lAcessos: 11

    O SMS é um poderoso aliado dos consultórios e clínicas odontológicas como ferramenta de retenção de pacientes. Entenda nesse artigo como o SMS pode ser usado a favor do seu consultório odontológico.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 30/10/2014 lAcessos: 17

    Ter um site não é mais uma questão a ser discutida dentro das empresas. Em um mundo tão conectado perde negócio aquela empresa que não tem uma presença online. Entenda quais são os passos necessários para criar um site de sucesso.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 28/10/2014 lAcessos: 17
    Wagner Campos

    Quando o foco das reclamações é direcionado no local de trabalho, vale lembrar que toda corporação tem falhas, até mesmo porque é composta por seres humanos. Os procedimentos existentes foram desenvolvidos por pessoas, as quais podem errar e com o tempo, tais procedimentos podem ser melhorados (ou não), dependendo da contribuição de todos.

    Por: Wagner Camposl Carreira> Gestão de Carreiral 25/02/2011 lAcessos: 137
    Wagner Campos

    Muitos compram um carro com a sensação que saíram perdendo ou foram enganados.

    Por: Wagner Camposl Negócios> Vendasl 17/01/2011 lAcessos: 186
    Wagner Campos

    Em toda organização há os profissionais que se destacam por seus resultados com freqüência, ou, quando não se destacam, fazem de tudo para serem diferenciados e se diferenciarem ao menos, da maioria.

    Por: Wagner Camposl Negócios> Administraçãol 06/07/2010 lAcessos: 157
    Wagner Campos

    Um programa motivacional deve ser desenvolvido com muita atenção e dedicação, atendendo a vários quesitos e não deixando de considerar em sua estrutura os treinamentos que deverão ser oferecidos, incentivos, palestras, análise de clima organizacional, reconhecimento dos colaboradores e transparência.

    Por: Wagner Camposl Negócios> Administraçãol 22/06/2010 lAcessos: 434
    Wagner Campos

    Há muito tempo ouço pessoas reclamarem afirmando que o mercado é injusto, que falta oportunidades, que não são reconhecidas profissionalmente entre outras centenas de argumentações, justificando seu insucesso ou frustração. Da mesma maneira, vários clientes e amigos empresários mostram o outro lado da moeda quando reclamam que estão preocupados devido a várias dificuldades encontradas, entre elas, contratação de profissionais qualificados

    Por: Wagner Camposl Carreiral 14/09/2009 lAcessos: 230
    Wagner Campos

    No trabalho, a falta de motivação afasta os colegas, colabora para a existência de problemas de saúde, aumenta o retrabalho e torna o clima desagradável. Já o contrário, tornará o ambiente mais produtivo, criativo, harmonioso, com menos abstinência e menos retrabalho.

    Por: Wagner Camposl Negóciosl 09/09/2009 lAcessos: 2,196
    Wagner Campos

    Assuma riscos, dedique-se, veja o que a maioria não consegue enxergar, se planeje e sempre ame o que você faz. Com amor, dedicação, determinação, empenho, um bom planejamento e metas bem definidas, sua chance de sucesso será muito maior!

    Por: Wagner Camposl Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 2,391 lComentário: 1
    Wagner Campos

    Acredite, tudo é possível desde que seja dado o primeiro passo. Você pode realizar seus sonhos se tiver confiança e lutar por eles. Poderá encontrar novas oportunidades desde que olhe “fora da caixa” e seja o primeiro a descobrir uma chance que ninguém está conseguindo ver. Para se chegar a uma longa distância é preciso, antes de tudo, dar o primeiro passo. Parecia impossível o homem voar e ir à lua. Quem imaginou, há 30 anos atrás, que poderíamos acessar milhares de informações em milésimos de

    Por: Wagner Camposl Negócios> Administraçãol 29/04/2009 lAcessos: 721 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    Joao Paulo 15/03/2010
    Tenha sempre um bom relacionamento com seus clientes, conquiste a confiança deles, mostre que vc se preocupa com ele, aconselhe-o quando percisar, faça com que ele se torne dependente de vc...
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast