Como Elaborar Seu Slogan E O Jingle

Publicado em: 12/11/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 2,864 |

* Por Sullyvan Andrade, publicitário, especialista em marketing político e propaganda eleitoral pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Diretor da Marketing Pólis, empresa especializada em consultoria e assessoria em marketing político.

Inúmeros candidatos se embaralham para desenvolver os seus slogans (frases), porque, aparentemente, parece ser fácil, mas não é. O slogan é a alma da campanha do candidato e é justamente dele que surge o discurso. Para criar o slogan, deve-se fazer uma "tempestade de ideias", ou seja, escrever em um papel diversas frases que sejam coerentes com a sua história.

Após isso, escolha somente uma frase e escreva-a numa folha branca, com letras pretas e mostre-a para algumas pessoas, mas não diga quem é o candidato. Esse tipo de estratégia é pouco utilizado e serve para perceber como os eleitores irão interpretar a frase. Mas para que serve então? O candidato começa a obter um posicionamento que, na verdade, é como as pessoas irão lembrar do candidato, ou seja, uma identidade que é desenvolvida no período eleitoral. Como exemplos, citam-se produtos como lâmina de barbear e refrigerante: ao falar deles, de que você lembra em primeiro lugar? Gillete e Coca-cola certo? É basicamente o que acontece quando você cria uma identidade. Se você adquire um posicionamento na cabeça do eleitor, fica mais fácil trabalhar com o seu discurso e o JINGLE.

Como próximo passo, pergunte para essas mesmas pessoas que o ajudaram a elaborar essas frases com quem se parece o conceito elaborado para o candidato, qual candidato da cidade se parece com ele. Se alguém identificar o slogan com o candidato, haverá uma sintonia, ou seja, uma confirmação de que a verdade entre candidato e eleitor será estabelecida. Dai, como fazer o seu JINGLE ? Pegue todos os slogans que definem as boas características do candidato e comece a transformá-los numa música...

Leia o restante no site clicando no link abaixo: http://marketingpolis.com.br/internas/dicas/para-um-bom-slogan.html

Faça um curso de 12h sobre planejamento de campanha Online com a Marketing Pólis clicando no link abaixo!

http://www.marketingpolis.com.br/internas/servicos/planejamento-de-campanha-eleitoral.php

Obs: Lembrando que estas estratégias fazem parte de um grande contexto e que elas não se limitam somente ao que foi citado. Se você gostou, por favor, repasse para um amigo candidato.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/como-elaborar-seu-slogan-e-o-jingle-1451000.html

    Palavras-chave do artigo:

    dicas de marketing politico

    ,

    slogan

    ,

    jingle

    Comentar sobre o artigo

    Sidney Sanches Biscaino

    O que é uma palavra-chave? A palavra-chave é uma palavra que vai ser colocado em seu artigo várias vezes, já que isso faz toda a diferença para seu artigo ser encontrado nos Sites de Buscas. Quando os motores de buscas veem que você tem uma palavra colocada várias vezes em um artigo, ele irá determinar a sua página aos usuários que fizeram uma pesquisa por determinada palavra-chave.

    Por: Sidney Sanches Biscainol Marketing e Publicidadel 10/09/2014

    O marketing digital tem crescido nos últimos anos. Mas esse crescimento trouxe vários mitos sobre sua utilização. Entenda um pouco mais sobre esses mitos nesse artigo da Sr. Site.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 08/09/2014

    Em estratégias de marketing digital, as redes sociais não podem ser deixadas de lado. Entenda por que e melhore suas estratégias de marketing digital.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Marketing e Publicidadel 03/09/2014
    Janaína Nogueira

    Entenda o que significa geração de leads e porque isso é tão importante para a sua empresa.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 03/09/2014
    Francisco Ronaldo

    Alguma vez você já parou para ler algo na internet e na medida em que prossegue na leitura desperta aquela vontade de querer obter tal produto descrito naquele texto, pois é isso se chama gatilhos mentais usados frequentemente por especialistas em marketing digital para ganhar dinheiro na internet e vender o seu ou algum produto de alguém.

    Por: Francisco Ronaldol Marketing e Publicidadel 27/08/2014
    Janaína Nogueira

    Entenda como funciona as quatro ações do inbound marketing e quais são as ferramentas utilizadas

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 25/08/2014
    Anderson Garcia

    Com a finalidade de lhe ajudar a tomar a decisão sobre se deve fazer ou não um curso de marketing, a seguir apresentaremos alguns prós e contras que envolvem esta questão.

    Por: Anderson Garcial Marketing e Publicidadel 24/08/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá para você que já tem conta no canal do Youtube ou pretende criar uma e trabalhar com essa poderosa ferramenta. Vou dar uma dica muito importante que vai deixar o seu canal muito mais profissional. Você já imaginou que com uma simples ideia poderá aumentar o número de subscritores do seu canal do Youtube, isso seria fantástico não é mesmo? Você pode conseguir inserindo uma Marca D' Agua nos seus vídeos.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Marketing e Publicidadel 12/08/2014
    Sullyvan Andrade

    A maioria dos candidatos sempre pergunta sobre o investimento por voto na época eleitoral; isso é fato. Entre as perguntas mais frequentes estão: qual é a média de investimento necessária para se eleger? Onde deve ser o maior investimento na campanha? No material impresso? Na gasolina? Com os cabos eleitorais? Com o especialista em marketing político?

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 09/05/2011 lAcessos: 655
    Sullyvan Andrade

    Captar recursos financeiros para campanhas eleitorais é tarefa árdua para a pessoa responsável. Muito mais ainda é captar recursos financeiros para uma pré-campanha eleitoral de um suposto pré-candidato.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 09/05/2011 lAcessos: 631
    Sullyvan Andrade

    Suponha-se que, de uma forma geral, em um município de 70 mil eleitores, incluindo sexo, idade, escolaridade e renda, 10% disseram ótima, 35% boa, 25% regular, 15% ruim e 15% péssima. Com esses dados, as alternativas de interpretação são várias, incluindo aprovação e rejeição da atual administração. Se a soma de ruim e péssima chega a 30%, isso representa 21 mil eleitores. Sem esquecer a opinião dos 25% que acham que está regular, representando 17 mil e quinhentos eleitores.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 09/05/2011 lAcessos: 534
    Sullyvan Andrade

    No marketing político, existe uma série de estratégias, e a principal é sempre saber sobre os pensamentos e os desejos do eleitorado. Entre políticos, diversas dúvidas frequentes sobre pesquisa são: como fazer e identificar os desejos e motivos de rejeição? A época é propícia? Como vou utilizar as informações no meu planejamento de campanha? Oscar Neymaer é meu amigo há vários anos e disse-me que devo construir a prefeitura mais moderna do Brasil em meu município para chamar atenção...

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidadel 16/02/2011 lAcessos: 223
    Sullyvan Andrade

    As primeiras percepções e tentativas de definição da expressão "Responsabilidade Social" foram discutidas e citadas nos EUA, por volta de 1950. No Brasil, o tema chegou em 1990, ganhando força nesta década, sendo a eleição de 2010 um fator crucial para o mesmo.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidadel 05/11/2010 lAcessos: 113
    Sullyvan Andrade

    Além de todas as mídias sociais disponíveis na Web (World Wide Web) que ajudarão na estratégia de campanha dos candidatos a partir das eleições de 2010, existe uma ferramenta que o Google disponibiliza gratuitamente e muitos profissionais da área e simpatizantes ainda não sabem, mas com o tempo, ela deixará de ser novidade. Tal ferramenta, cujo nome é Google Analytics, está sendo muito utilizada por profissionais de marketing.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidadel 19/06/2010 lAcessos: 223
    Sullyvan Andrade

    Falando-se de estratégias eleitorais para presidente e a virada de intenção de votos da pré-candidata Dilma em relação ao Serra divulgada no dia 17/05/2010 pelo CNT/Sensus, pode-se dizer que há uma série de coisas que estão sendo feitas e uma delas foi o contrato de R$ 600.000,00 com a empresa norte americana Blue State Digital, há uns 7 meses. Essa empresa realizou a estratégia digital do presidente dos EUA, Barack Obama, que obteve recorde de doações e multiplicou seus cabos eleitorais.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidadel 30/05/2010 lAcessos: 100
    Sullyvan Andrade

    O discurso de Serra para entrevista ao jornal estadao.com.br e a Rádio Bandeirantes, no dia 15/04/10, mostrou que sua linha discursiva está praticamente definida. Um discurso explicativo, de elogio ao governo Lula e, ao mesmo tempo, com um certo grau de ataque, desmentindo a versão do PT sobre quem iniciou os projetos sociais como o auxílio gás e bolsa-escola. Tal postura não está sendo novidade para muitos cientistas políticos e especialistas em marketing político.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidadel 11/05/2010 lAcessos: 278

    Comments on this article

    1
    Eduardo Barros 30/11/2009
    Sullyvan, concordo com você. Percebo pelo dia-a-dia da Produtora de Áudio Target Áudio ( www.targetaudio.com.br ) na produção de Trilhas Sonoras para Jingles que os textos muitas vezes não possuem aquela identidade, o propósito, as palavras corretas para o Jingle. Portanto acredito que às vezes deveriam estudar melhor as palavras para passar a mensagem correta.

    Abraço,
    Eduardo
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast