Como Elaborar Seu Slogan E O Jingle

Publicado em: 12/11/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 2,900 |

* Por Sullyvan Andrade, publicitário, especialista em marketing político e propaganda eleitoral pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Diretor da Marketing Pólis, empresa especializada em consultoria e assessoria em marketing político.

Inúmeros candidatos se embaralham para desenvolver os seus slogans (frases), porque, aparentemente, parece ser fácil, mas não é. O slogan é a alma da campanha do candidato e é justamente dele que surge o discurso. Para criar o slogan, deve-se fazer uma "tempestade de ideias", ou seja, escrever em um papel diversas frases que sejam coerentes com a sua história.

Após isso, escolha somente uma frase e escreva-a numa folha branca, com letras pretas e mostre-a para algumas pessoas, mas não diga quem é o candidato. Esse tipo de estratégia é pouco utilizado e serve para perceber como os eleitores irão interpretar a frase. Mas para que serve então? O candidato começa a obter um posicionamento que, na verdade, é como as pessoas irão lembrar do candidato, ou seja, uma identidade que é desenvolvida no período eleitoral. Como exemplos, citam-se produtos como lâmina de barbear e refrigerante: ao falar deles, de que você lembra em primeiro lugar? Gillete e Coca-cola certo? É basicamente o que acontece quando você cria uma identidade. Se você adquire um posicionamento na cabeça do eleitor, fica mais fácil trabalhar com o seu discurso e o JINGLE.

Como próximo passo, pergunte para essas mesmas pessoas que o ajudaram a elaborar essas frases com quem se parece o conceito elaborado para o candidato, qual candidato da cidade se parece com ele. Se alguém identificar o slogan com o candidato, haverá uma sintonia, ou seja, uma confirmação de que a verdade entre candidato e eleitor será estabelecida. Dai, como fazer o seu JINGLE ? Pegue todos os slogans que definem as boas características do candidato e comece a transformá-los numa música...

Leia o restante no site clicando no link abaixo: http://marketingpolis.com.br/internas/dicas/para-um-bom-slogan.html

Faça um curso de 12h sobre planejamento de campanha Online com a Marketing Pólis clicando no link abaixo!

http://www.marketingpolis.com.br/internas/servicos/planejamento-de-campanha-eleitoral.php

Obs: Lembrando que estas estratégias fazem parte de um grande contexto e que elas não se limitam somente ao que foi citado. Se você gostou, por favor, repasse para um amigo candidato.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/como-elaborar-seu-slogan-e-o-jingle-1451000.html

    Palavras-chave do artigo:

    dicas de marketing politico

    ,

    slogan

    ,

    jingle

    Comentar sobre o artigo

    Gustavo Rocha

    Mais uma novidade vindo dos EUA… Uma startup de lá resolveu criar um serviço inovador e para nós em terras brasilis proibido: Uma plataforma eletrônica que literalmente licita de forma on line os honorários jurídicos para uma determinada causa. Os EUA tem uma realidade muito distinta do Brasil e lá os advogados chegam a cobrar mil doláres a hora. Feito este esclarecimento de situação de mercado, vamos ver como funciona o serviço: O site da UpCouncel explica como o sistema funciona. Para come

    Por: Gustavo Rochal Marketing e Publicidadel 10/02/2015
    Altemar Oliveira

    Se você está iniciando em Marketing Digital, a primeira coisa que você deve saber, é que precisa de uma boa lista de contatos para ganhar dinheiro. Depois de ler inúmeros artigos e procurar conselhos de especialistas e ter lido muitas histórias de sucesso de pessoas que criaram uma pequena fortuna com listas de e-mails no autoresponder você finalmente decide criar a sua própria lista. Ter uma lista de e-mails em um autoresponder não faz de você um expert ou um vendedor confiança.

    Por: Altemar Oliveiral Marketing e Publicidadel 02/02/2015 lAcessos: 11
    Altemar Oliveira

    Trago neste artigo algumas da principais e melhores ideias para ganhar dinheiro a partir do conforto da sua própria casa sem a necessidade de muito dinheiro ou imensas quantidades de tempo investido. O objetivo deste artigo é de educar aqueles que estão começando, e ainda não entendem corretamente o conceito de ganhar dinheiro na internet com o seu computador e uma ligação à internet.

    Por: Altemar Oliveiral Marketing e Publicidadel 15/01/2015 lAcessos: 16

    Vivemos uma era de extrema competição. E a competição, com o advento da internet, tomou um rumo inesperado. Hoje, uma pequena loja de bairro tem como concorrente um fornecedor na China ou no Japão. Em um cenário assim o que pode o empresário fazer? Leia esse artigo para entender a importância do posicionamento da sua empresa perante seu mercado.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 07/01/2015 lAcessos: 14

    Texto com dicas valiosas para quem deseja utilizar algumas táticas de marketing digital no próximo ano.

    Por: Carlosl Marketing e Publicidadel 30/12/2014 lAcessos: 14
    André Ambrósio

    O Marketing de Redes nasceu com o princípio de que, nós podemos desenvolvê-lo em nosso tempo livre. Veja o artigo completo nesse link: http://vcempreendedor.com/2014/12/7-bons-motivos-para-desenvolver-um-negocio-de-network-marketing/

    Por: André Ambrósiol Marketing e Publicidadel 28/12/2014 lAcessos: 14
    Janaína Nogueira

    Com o final do ano se aproximando, muitos empresários começam a procurar por opções de brindes para presentear os seus funcionários e clientes, e o pen drive personalizado se tornou uma das opções mais procuradas.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 02/12/2014 lAcessos: 23
    JORGE FLOQUET

    Afirmei, com plena convicção que sim. Após descida para o almoço ele me avistou e agradeceu a minha resposta detalhando, rapidamente, o motivo. Entendi a exposição dos motivos e afirmei que apesar dele já estivesse cansado das sucessivas contratações fracassadas para sua assessoria de impressa, ultimamente as queixas são constantes porque não se encontra mais um jornalista jovem que já tenha lido toda a obra de Machado de Assis, Jorge Amado ou qualquer outro grande escritor e este deveria ser o

    Por: JORGE FLOQUETl Marketing e Publicidadel 17/11/2014 lAcessos: 14
    Sullyvan Andrade

    A maioria dos candidatos sempre pergunta sobre o investimento por voto na época eleitoral; isso é fato. Entre as perguntas mais frequentes estão: qual é a média de investimento necessária para se eleger? Onde deve ser o maior investimento na campanha? No material impresso? Na gasolina? Com os cabos eleitorais? Com o especialista em marketing político?

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 09/05/2011 lAcessos: 666
    Sullyvan Andrade

    Captar recursos financeiros para campanhas eleitorais é tarefa árdua para a pessoa responsável. Muito mais ainda é captar recursos financeiros para uma pré-campanha eleitoral de um suposto pré-candidato.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 09/05/2011 lAcessos: 679
    Sullyvan Andrade

    Suponha-se que, de uma forma geral, em um município de 70 mil eleitores, incluindo sexo, idade, escolaridade e renda, 10% disseram ótima, 35% boa, 25% regular, 15% ruim e 15% péssima. Com esses dados, as alternativas de interpretação são várias, incluindo aprovação e rejeição da atual administração. Se a soma de ruim e péssima chega a 30%, isso representa 21 mil eleitores. Sem esquecer a opinião dos 25% que acham que está regular, representando 17 mil e quinhentos eleitores.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 09/05/2011 lAcessos: 569
    Sullyvan Andrade

    No marketing político, existe uma série de estratégias, e a principal é sempre saber sobre os pensamentos e os desejos do eleitorado. Entre políticos, diversas dúvidas frequentes sobre pesquisa são: como fazer e identificar os desejos e motivos de rejeição? A época é propícia? Como vou utilizar as informações no meu planejamento de campanha? Oscar Neymaer é meu amigo há vários anos e disse-me que devo construir a prefeitura mais moderna do Brasil em meu município para chamar atenção...

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidadel 16/02/2011 lAcessos: 231
    Sullyvan Andrade

    As primeiras percepções e tentativas de definição da expressão "Responsabilidade Social" foram discutidas e citadas nos EUA, por volta de 1950. No Brasil, o tema chegou em 1990, ganhando força nesta década, sendo a eleição de 2010 um fator crucial para o mesmo.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidadel 05/11/2010 lAcessos: 119
    Sullyvan Andrade

    Além de todas as mídias sociais disponíveis na Web (World Wide Web) que ajudarão na estratégia de campanha dos candidatos a partir das eleições de 2010, existe uma ferramenta que o Google disponibiliza gratuitamente e muitos profissionais da área e simpatizantes ainda não sabem, mas com o tempo, ela deixará de ser novidade. Tal ferramenta, cujo nome é Google Analytics, está sendo muito utilizada por profissionais de marketing.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidadel 19/06/2010 lAcessos: 230
    Sullyvan Andrade

    Falando-se de estratégias eleitorais para presidente e a virada de intenção de votos da pré-candidata Dilma em relação ao Serra divulgada no dia 17/05/2010 pelo CNT/Sensus, pode-se dizer que há uma série de coisas que estão sendo feitas e uma delas foi o contrato de R$ 600.000,00 com a empresa norte americana Blue State Digital, há uns 7 meses. Essa empresa realizou a estratégia digital do presidente dos EUA, Barack Obama, que obteve recorde de doações e multiplicou seus cabos eleitorais.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidadel 30/05/2010 lAcessos: 109
    Sullyvan Andrade

    O discurso de Serra para entrevista ao jornal estadao.com.br e a Rádio Bandeirantes, no dia 15/04/10, mostrou que sua linha discursiva está praticamente definida. Um discurso explicativo, de elogio ao governo Lula e, ao mesmo tempo, com um certo grau de ataque, desmentindo a versão do PT sobre quem iniciou os projetos sociais como o auxílio gás e bolsa-escola. Tal postura não está sendo novidade para muitos cientistas políticos e especialistas em marketing político.

    Por: Sullyvan Andradel Marketing e Publicidadel 11/05/2010 lAcessos: 285

    Comments on this article

    1
    Eduardo Barros 30/11/2009
    Sullyvan, concordo com você. Percebo pelo dia-a-dia da Produtora de Áudio Target Áudio ( www.targetaudio.com.br ) na produção de Trilhas Sonoras para Jingles que os textos muitas vezes não possuem aquela identidade, o propósito, as palavras corretas para o Jingle. Portanto acredito que às vezes deveriam estudar melhor as palavras para passar a mensagem correta.

    Abraço,
    Eduardo
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast