Como Elaborar Seu Slogan E O Jingle

12/11/2009 • Por • 2,936 Acessos

* Por Sullyvan Andrade, publicitário, especialista em marketing político e propaganda eleitoral pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Diretor da Marketing Pólis, empresa especializada em consultoria e assessoria em marketing político.

Inúmeros candidatos se embaralham para desenvolver os seus slogans (frases), porque, aparentemente, parece ser fácil, mas não é. O slogan é a alma da campanha do candidato e é justamente dele que surge o discurso. Para criar o slogan, deve-se fazer uma "tempestade de ideias", ou seja, escrever em um papel diversas frases que sejam coerentes com a sua história.

Após isso, escolha somente uma frase e escreva-a numa folha branca, com letras pretas e mostre-a para algumas pessoas, mas não diga quem é o candidato. Esse tipo de estratégia é pouco utilizado e serve para perceber como os eleitores irão interpretar a frase. Mas para que serve então? O candidato começa a obter um posicionamento que, na verdade, é como as pessoas irão lembrar do candidato, ou seja, uma identidade que é desenvolvida no período eleitoral. Como exemplos, citam-se produtos como lâmina de barbear e refrigerante: ao falar deles, de que você lembra em primeiro lugar? Gillete e Coca-cola certo? É basicamente o que acontece quando você cria uma identidade. Se você adquire um posicionamento na cabeça do eleitor, fica mais fácil trabalhar com o seu discurso e o JINGLE.

Como próximo passo, pergunte para essas mesmas pessoas que o ajudaram a elaborar essas frases com quem se parece o conceito elaborado para o candidato, qual candidato da cidade se parece com ele. Se alguém identificar o slogan com o candidato, haverá uma sintonia, ou seja, uma confirmação de que a verdade entre candidato e eleitor será estabelecida. Dai, como fazer o seu JINGLE ? Pegue todos os slogans que definem as boas características do candidato e comece a transformá-los numa música...

Leia o restante no site clicando no link abaixo: http://marketingpolis.com.br/internas/dicas/para-um-bom-slogan.html

Faça um curso de 12h sobre planejamento de campanha Online com a Marketing Pólis clicando no link abaixo!

http://www.marketingpolis.com.br/internas/servicos/planejamento-de-campanha-eleitoral.php

Obs: Lembrando que estas estratégias fazem parte de um grande contexto e que elas não se limitam somente ao que foi citado. Se você gostou, por favor, repasse para um amigo candidato.

Perfil do Autor

Sullyvan Andrade

Por Sullyvan Andrade, publicitário, especialista em marketing político e propaganda eleitoral pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Diretor da Marketing Pólis, empresa especializada em consultoria e assessoria em marketing político. (http://marketingpolis.com.br)