Crm - Como Aumentar Suas Vendas, Sem Aumentar Os Investimentos Em Marketing

Publicado em: 12/02/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 4,639 |

            Seria possível aumentar o faturamento de sua empresa sem aumentar o seu atual investimento em Marketing?



            Sim! Parece incrível, vamos analisar isso: Observe quantos clientes inativos você tem em seu cadastro de clientes. Considere como inativo aquele cliente que há pelo menos três meses não fecha nenhum negócio com você. Por que este cliente está inativo?



            Um dos maiores erros que as empresas cometem, é acreditar que um cliente continuará sendo seu cliente sem a mínima necessidade de manter e desenvolver relacionamento com ele. O mais incrível é que as empresas só descobrem isso tarde demais.



            Segundo várias pesquisas desenvolvidas em Harvard, se você perguntar aos seus clientes inativos, o por que eles deixaram de fazer negócios com você, com certeza irá ouvir:



            - Seus preços eram muito altos;


            - Você não resolveu um problema para mim;


            - Fui seduzido pela oferta do seu concorrente;


            - Você nunca se importou comigo.



            Ainda segundo a pesquisa, as duas últimas afirmações representam 90% dos motivos que levam um cliente a deixar de fazer negócios com uma empresa. Você não se importa com seus clientes? Tenha certeza que seu concorrente se importará.



            Levando em consideração esta análise, me responda: Por que investir 80% da sua verba de marketing na busca de “novos clientes”, ao invés de investir no sentido de reter, manter e desenvolver relacionamento com seus atuais clientes?



            Antes de sair investindo toda sua verba de marketing na intenção de captar novos clientes, pense no seguinte:



            - Um cliente satisfeito e ativo, consome 33% a mais do que um novo cliente;


            - Todo cliente satisfeito e ativo é sua maior fonte de indicações, o famoso marketing boca-a-boca.


            - Se calcularmos todo investimento necessário para a captação de um novo cliente, é fato que o custo de vendas para um novo cliente pode chegar a  dez vezes o custo de vendas para um cliente ativo, ou que já tenha  comprado ao menos uma vez de você.



            Quando digo desenvolver relacionamento, não estou dizendo para você ficar paparicando seu cliente, enchendo-o com malas diretas ou congestionando sua caixa postal com e-mail chatos.



            Desenvolver relacionamento é reconhecer a real importância estratégica que seu cliente lhe representa e demonstrar isso a ele. É não querer vender qualquer coisa para ele somente afim de atingir sua meta de vendas, é pesquisar e saber reconhecer as verdadeiras necessidades dele e assim fornecer-lhe, não apenas seu produto ou serviço, mas as reais soluções para o seu problema.



            Todo cliente detecta facilmente a falta de sinceridade em seu modo de agir, e quando isso acontece, ele facilmente se manda para a concorrência. É como aquele vendedor de loja, que as seis horas da tarde, pronto para ir embora, entra um cliente pela porta. Neste momento ele pensa “Que inferno...”, vira-se e vai atender o cliente com um leve sorriso na cara. Não adianta... “o que inferno” está estampado na testa e o cliente no mesmo momento nota a má vontade. Isto é mortal para os negócios.



            Manter um relacionamento de longo prazo é um desafio que você deve enfrentar, investir tempo e esforço se torna necessário. Sua equipe deve estar bem treinada e saber como manter este relacionamento. O primeiro passo é colocar na mente de todos, dentro da empresa, que qualquer cliente é importante, seja pequeno ou grande.



            Mesmo que sua empresa seja nova, recém inaugurada, e precisa de investimentos na captação de novos clientes, esteja preparado: para cada cliente conquistado será necessário investir tempo e esforço para mantê-lo.



            Uma empresa que não consegue manter um cliente ativo, dificilmente obterá resultados na captação de novos clientes e consequentemente está na direção da quebra.



            Gerenciar relacionamento é necessário. Pense bem nisso.




Marco Antonio Meira


Consultor de Marketing e Vendas

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/crm-como-aumentar-suas-vendas-sem-aumentar-os-investimentos-em-marketing-767591.html

    Palavras-chave do artigo:

    crm

    ,

    marketing

    ,

    vendas

    Comentar sobre o artigo

    Há cerca de vinte anos, em movimento que surgiu a partir da pressão das empresas de tecnologia, o acrônimo CRM (Customer Relationship Management) - gerenciamento do relacionamento com clientes - começou a aparecer como estratégia de gestão.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Gestãol 23/07/2013 lAcessos: 19

    É comum, quando se fala em relacionamento com clientes, termos atividades de vendas segregadas, daquelas que chamamos de serviços. Em grande parte das organizações, as áreas de vendas estão completamente separadas das de atendimento ou pós-vendas

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 03/12/2013 lAcessos: 28

    As empresas já reconhecem CRM (Costumer Relationship Management) como uma estratégia que gera diferencial competitivo e sabem que não se trata apenas da implementação de uma nova tecnologia. Dado que o crescimento e a qualidade da receita vigoram entre os principais objetivos das organizações, trata-se de uma ferramenta essencial que vem sendo incorporada à visão de conjunto.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> TIl 11/05/2012 lAcessos: 51
    Olimpio Araujo Junior

    O objetivo principal do marketing de relacionamento é construir e/ou aumentar a percepção de valor da marca, de seus produtos e serviços, e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo a partir de estratégias de comunicação e de relacionamento propriamente dito com todos os seus stakeholders, integrando suas ações, desde o projeto de um produto ou serviço, desenvolvimento de processos, venda e pós-venda.

    Por: Olimpio Araujo Juniorl Marketing e Publicidadel 16/04/2009 lAcessos: 79,021 lComentário: 3

    Com o objetivo de apresentar e discutir o uso do CRM pelas empresas, suas vantagens e desafios na definição e implantação dessa ferramenta, a ABRAREC (Associação Brasileira de Relações Empresa Cliente), em parceria com a Wittel, promoverá o evento "CRM: usando de forma inteligente". Será no dia 5 de novembro de 2010, das 8h30 às 12h, no Hotel Ninety, em São Paulo.

    Por: Tatiana Ferradorl Negócios> Administraçãol 28/10/2010 lAcessos: 151
    Ricardo de Freitas

    O contabilista esta vivendo um novo momento, onde a eficiência e o conhecimento são um diferencial competitivo para o mercado.

    Por: Ricardo de Freitasl Negócios> Pequenas Empresasl 12/02/2010 lAcessos: 377 lComentário: 1

    Curso promovido pela ABRAREC visa traçar estratégias desse mercado em ascensão

    Por: Tatiana Ferradorl Internetl 08/04/2010 lAcessos: 48
    Christina Jacob

    CRM, sua empresa está preparada? • Quem são os seus clientes potenciais e onde se pode encontrá-los? • Como retê-los? • Quantas cotações em sua empresa resultam em vendas? • E quando não resultam, o que é feito para reverter? • Quanto tempo os clientes dispendem em contatos com a sua empresa? E deste tempo, quanto se refere a cotações, reclamações, informações gerais, etc? • De que produtos e serviços os seus clientes realmente gostam? Como e quanto gastam com eles?

    Por: Christina Jacobl Marketing e Publicidadel 21/03/2010 lAcessos: 428

    É engraçado encontrar hoje em dia empresários que nunca ouviram falar de CRM, e quando ouvem, perguntam logo: "Que bicho é esse?" Pois bem, este texto tem por objetivo ajudar no entendimento dessa ferramenta tão poderosa, que bem utilizada, pode trazer resultados positivos para as empresas.

    Por: Mônica Liberatol Marketing e Publicidadel 05/10/2011 lAcessos: 329

    Você conhece o trabalho de SEO? Saiba mais sobre o mercado de marketing digital.

    Por: Sayuri Matsuol Marketing e Publicidadel 11/08/2014
    Janaína Nogueira

    É muito comum que as pessoas confundam marketing com publicidade, não entendam qual é a diferença e achem que ambos são a mesma coisa. Mas marketing e publicidade não são sinônimos, apesar de estarem conectados um ao outro. Por isso, vamos explicar as características de cada um e qual sua ligação.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 07/08/2014 lAcessos: 14

    O Google se transformou numa importante fonte de visitas para os sites empresariais. Entretanto, o uso indiscriminado e sem controle de ferramentas como o Google Adwords pode acabar sendo prejudicial para as empresas. Entenda um pouco mais lendo esse artigo.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 31/07/2014

    Cada vez mais cresce no Brasil a oferta de franquias de marketing digital, e este é um dos segmentos online que mais cresce no mundo inteiro e que promete inclusive continuar em toda esta rota por muito tempo.

    Por: Sayuri Matsuol Marketing e Publicidadel 28/07/2014

    Há uma grande quantidade de pessoas que acabam por ter interesse em ter o seu próprio negócio, no entanto, abrir um negócio que não seja conhecido pela população, pode ser considerado como bastante arriscado; iremos explicar como funcionam as franquias pela internet.

    Por: Sayuri Matsuol Marketing e Publicidadel 24/07/2014

    O marketing digital é um poderoso conjunto de práticas e ferramentas. Mas muitas empresas não estão conseguindo obter sucesso com suas iniciativas de marketing digital. Descubra aqui 3 erros clássicos no uso do marketing digital e como evita-lós.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 15/07/2014 lAcessos: 16

    Neste artigo mostrarei alguns métodos de como divulgar seu blog de nicho ou até seu blog pessoal, muitos deles as pessoas acham que estão ultrapassados mas na verdade eles dão reais resultados ainda. Não fique fora dessa, venha conferir!

    Por: Diego Sousal Marketing e Publicidadel 12/07/2014
    Robert Lima

    Ao se criar uma marca própria, é comum a marca levar o nome da empresa que detém o seu controle ou utilizar uma outra marca não associada ao nome da organização, assim comercializando produtos ou serviços que podem ou não estar já no portfólio da marca. Ao definir marcas próprias para a nova categoria de produtos desenvolvida, o fabricante identifica-os claramente, simplificando o seu manuseio ou a busca...

    Por: Robert Limal Marketing e Publicidadel 11/07/2014 lAcessos: 25

    A grande verdade é que estamos vivendo em uma época de inovação. As empresas que estagnaram e temem a modernização ou a inovação, estão fadadas a desaparecerem.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Gestãol 21/08/2012 lAcessos: 83

    Imagine se um vendedor pudesse ler a mente de seu cliente e saber exatamente o que ele está pensando no momento da apresentação do seu produto ou serviço. Seria incrível!

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 02/05/2012 lAcessos: 100

    Priorizar a captação de novos clientes e esquecer dos atuais, é um erro que muitas empresas cometem.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Atendimento ao Clientel 11/04/2012 lAcessos: 222

    Chegamos ao último mês do ano. Dezembro marca vários momentos para refletirmos. É época de festas, todos nós estamos nos preparando para o Natal e o Ano Novo e muitas vezes nos esquecemos de algo muito importante: refletirmos dobre os nossos negócios.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Administraçãol 30/11/2011 lAcessos: 128

    Conhecendo seu mercado você será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos ou serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio.

    Por: Marco Antonio Meiral Marketing e Publicidadel 03/10/2011 lAcessos: 146

    Podemos considerar que o desempenho de um vendedor esta diretamente ligado a três condições básicas: - Saber o que fazer; - Saber como fazer; - Querer fazer.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 30/08/2011 lAcessos: 687

    60% das empresas que vão adiante e decolam, tiveram um cuidadoso planejamento antes de iniciarem as atividades. Então podemos concluir que planejar é preciso e é o fator decisivo na hora em que o mercado for selecionar quem cai e quem vai adiante.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Administraçãol 02/08/2011 lAcessos: 243

    Pós-Venda é mostrar ao cliente quais são as reais intenções da sua empresa no relacionamento com ele.

    Por: Marco Antonio Meiral Negócios> Vendasl 30/06/2011 lAcessos: 241

    Comments on this article

    0
    patryni 05/09/2009
    Poxaa Eu gosteii Bastantee.. iii ... Confundiu ... Muitooo
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast