Estratégias De Marketing De Relacionamento

Publicado em: 16/04/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 78,668 |

É comum ouvirmos falar em CRM (Customer Relationship Management), Marketing one-to-one, e em marketing de relacionamento como se fossem ferramentas distintas, porém, todas fazem parte de um mesmo conjunto de estratégias que visam a gestão do relacionamento entre uma empresa e seus stakeholders (clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, comunidade, governo e demais indivíduos que mantenham qualquer forma de relação comercial ou profissional com a organização).

O objetivo principal do marketing de relacionamento é construir e/ou aumentar a percepção de valor da marca, de seus produtos e serviços, e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo a partir de estratégias de comunicação e de relacionamento propriamente dito com todos os seus stakeholders, integrando suas ações, desde o projeto de um produto ou serviço, desenvolvimento de processos, venda e pós-venda.

Administrar o relacionamento com o cliente serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque diante da concorrência. O objetivo maior torna-se manter o cliente através da confiança, credibilidade e a sensação de segurança transmitida pela organização, construindo relacionamentos duradouros que contribuam para o aumento do desempenho para resultados sustentáveis.

De maneira geral, o processo deve se iniciar com a segmentação correta do cliente, a identificação de suas necessidades, a definição dos produtos e/ou serviços que serão oferecidos, a busca da melhor relação custo/benefício, além da formação de funcionários motivados e capacitados a atender estes clientes adequadamente. É também necessário entender qual o valor de cada cliente para a organização, para não correr o risco de oferecer benefícios iguais para clientes desiguais.

A partir da definição de estratégias de relacionamento, ou da formulação de uma política de relacionamento, a empresa pode desenvolver ações personalizadas a todos os seus públicos, em especial para seus clientes, fazendo que os mesmos tenham motivações diferenciadas para aumentar seu ticket-médio e sua freqüência de compra, e também para transformá-los em propagandistas de sua marca, recomendando-a também para suas redes de contatos.

É neste momento que entram os sistemas e softwares de CRM, que constantemente são confundidos com a estratégia de gestão de clientes. Estes softwares são bancos de dados de marketing (DataBase Marketing)em>, feitos sob mediada para uma eficaz gestão de sua carteira de clientes.

Explorar as informações sobre consumidores é imprescindível para a realização do marketing de relacionamento, desta forma, todos os funcionários ou colaboradores da organização que tem algum contato com seus clientes devem estar devidamente preparados para coletar e trabalhar os dados dos mesmos, para que possam ser analisados pelos gestores comerciais e de marketing e transformados em estratégias de valor.
A captação de informações sobre seus stakeholders deve ser feita com muita cautela, pois cada vez mais as pessoas estão sentindo-se invadidas em sua privacidade, pois são obrigados a preencher intermináveis formulários, onde as organizações buscam extrair ao máximo os dados sobre seu perfil. Limite-se a consultar as informações que realmente são relevantes para o processo de venda, e faça isto passo-a-passo ao longo do relacionamento com o cliente.

Todas as pesquisas apontam que o a ênfase do mercado está voltada a customização, diferenciação, inovação e principalmente ao relacionamento de valor. O marketing individualizado e personalizado permite um grande diferencial competitivo, principalmente por que desta forma a organização pode entender melhor seu mercado e antecipar-se as ações da concorrência.

Outra grande tendência é a do atendimento personalizado. Detalhes na relação entre vendedor e cliente podem fazer a grande diferença, por isso, oferecer mais do que o esperado, surpreender, é extremamente importante para que as diferenciações sejam notadas e para que os clientes se tornem cada vez mais propensos a adquirir seus produtos ou serviços. Estamos entrando em uma era em que as pessoas não compram mais produtos e serviços, compram sim excelência no atendimento, benefícios, status e exclusividade, e sua empresa só poderá oferecer isto utilizando da melhor forma possível as estratégias do marketing de relacionamento.

     

 

       

bookcase.gif Destaca-se em seu curriculum acadêmico a formação no MBA em Comunicação Integrada de Marketing da Fundação Getulio Vargas, o MBA em Gestão Comercial também da FGV além de especialização em Gestão Ambiental para Pequenas e Médias Empresas pelo CEFET/PR e CDG da Alemanha. É Bacharel e Licenciado e Geografia pela UEPG e foi aluno especial do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Além de ter participado de dezenas de cursos de atualização em Marketing, Vendas e áreas afins. Atualmente é Consultor em Gestão de Marketing e Vendas (www.gestordemarketing.com.br), Sócio-proprietário da e-BC Comunicação e Marketing (Empresa responsável pelo marketing do Instituto Superior de Administração e Economia/Fundação Getúlio Vargas - no Paraná entre 2006 a 2008), e Sócio- Diretor da CWBS - Curitiba Business School. Foi Diretor de Comunicação e Marketing da EcoTerra Brasil entre 2004 a 2006, e Diretor Comercial da Araujo Representações Comerciais entre os anos de 1993 a 1997. No total, acumula profissionalmente mais de 14 anos de atuação nas áreas de marketing e comercial, tendo exercido cargos como Representante Comercial, Gerente de Vendas, Coordenador Comercial, Gerente de Comunicação e Marketing, Diretor de Comunicação e Marketing e Diretor Geral. Atua como palestrante e ministra cursos para empresas e universidades desde 2000. Possui cerca de 200 artigos publicados em jornais, revistas e sites de todo o País.

 

 

É permitida a reprodução dos artigos desde que citado o(s) autor(es) e  a fonte: www.gestordemarketing.com.br  

 

OLIMPIO ARAUJO JUNIOR  
Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/estrategias-de-marketing-de-relacionamento-869869.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing de relacionamento

    ,

    segmentacao de clientes

    ,

    estrategias de marketing

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo visa entender a necessidade de se construir um relacionamento exemplar com os clientes, focalizando a satisfação de suas necessidades, obtendo sua captação e fidelização. Examina-se o segmento específico de serviços, utilizando o Hotel Belo Horizonte Plaza como estudo de caso para explicar o conteúdo dos assuntos abordados.

    Por: Tatiana Acerbil Negócios> Atendimento ao Clientel 26/10/2008 lAcessos: 14,502 lComentário: 1

    Até pouco tempo atrás as organizações não tinham como prioridade os clientes em suas em suas necessidades e satisfações. A produção era o seu foco maior. Com o início da mentalidade marketing o cliente passa a ser o foco principal. A ênfase do relacionamento foi percebida como um instrumento fundamental para atração, retenção, fidelização de clientes. Este trabalho aborda os principais conceitos Marketing de Relacionamento, a visão dos principais autores sobre o tema ainda a realidade vivida po

    Por: Ertinhol Negócios> Administraçãol 24/11/2008 lAcessos: 6,555

    O objetivo deste estudo foi descrever sobre as estratégias de marketing para os chamados ciclos de vida do produto que compreendem no lançamento ou introdução, o crescimento, a maturidade e o declínio. Para cada ciclo de vida é importante a empresa traçar estratégias especificas para que o produto ou serviço esteja sempre em evidencia perante á concorrência. O desenvolvimento do artigo foi feito com base em uma pesquisa bibliográfica e as fontes partiram da análise de textos já publicados, retir

    Por: marcio valentel Marketing e Publicidadel 29/11/2011 lAcessos: 994

    O Marketing de Relacionamento, consiste em estratégias de sustentação de relacionamento da empresa com o cliente, sendo portanto de intensa importância sua aplicação, já que os clientes estão cada vez mais exigentes e diferenciais competitivos são fundamentais para a sobrevivência das empresas no mercado. O estudo de caso da empresa Harley-Davidson, refere-se ao ponto em que tal empresa é um referencial de marketing de relacionamento bem executado.

    Por: Viviane Silize de Faria Borgesl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 31/10/2008 lAcessos: 8,259

    O presente artigo descreve uma nova forma de marketing que vem ganhando mais espaço a cada dia, o Marketing de Guerrilha, que utiliza mídias não convencionais para reduzir custos e criar ações diferenciadas que se destacam e geram aproximação com os consumidores. Neste artigo está descrito seu conceito, assim como sua aplicação dentro do composto de Marketing utilizando vários exemplos de empresas que utilizaram suas ferramentas em suas ações.

    Por: Lidiane Carminatti Ucellal Marketing e Publicidadel 18/12/2009 lAcessos: 4,771
    Bárbara Gengo

    Com o passar do tempo e com o constante avanço tecnológico, o marketing digital oferece, cada vez mais, a oportunidade de investimento em áreas que até então não estavam sendo muito exploradas. Hoje, se você quer ser competitivo no mercado, precisa estar atento a essas tendências e adaptar suas ações em ritmo acelerado. Para que você não fique para trás, listei aqui os principais tópicos, que são tendências consolidadas e precisam estar presentes em suas ações.

    Por: Bárbara Gengol Internet> Marketing na Internetl 23/03/2012 lAcessos: 88
    Sérgio Antônio dos Santos

    É clássico dizer que um cliente satisfeito com um produto, ou serviço, divulgará incondicionalmente o seu sentimento para pelo menos três pessoas; já, em situação adversa, um cliente insatisfeito divulgará o seu desagradado para umas 10, 20 ou até 30 pessoas, e isso em uma hipótese otimista. Vale a pena lembrar que nunca se tem uma segunda chance de ter uma primeira impressão, e que, quem não tem tempo para pensar não tem tempo para ganhar dinheiro.

    Por: Sérgio Antônio dos Santosl Tecnologia> TIl 28/07/2009 lAcessos: 599

    Este artigo apresenta uma proposta de discussão sobre as estratégias do marketing de serviços utilizadas para divulgação dos atrativos turísticos de Belo Horizonte e seu entorno fazendo com que o público tenha acesso facilitado a essas fontes de informação. Analisar os fatores que contribuiriam para a permanência dos executivos na cidade de Belo Horizonte bem como os atrativos de interesse desse público, visando a melhoria na taxa de ocupação dos hotéis.

    Por: Silvia Helena Ribeirol Turismo e Viageml 17/11/2008 lAcessos: 3,409 lComentário: 1

    Pretende-se com este trabalho realizar uma reflexão sobre estratégias de marketing aplicadas no varejo para consumidores de baixa renda, buscando a criação e efetivação do relacionamento entre empresa e cliente. Com considerável e importante crescimento, o mercado de baixa renda vem ganhando destaque e provocando grandes mudanças após o seu potencial de consumo presente e futuro serem percebidos por todo o mercado. O trabalho se inicia com a apresentação de conceitos e temas que fazem parte e sã

    Por: Renata Marquesl Marketing e Publicidadel 25/06/2009 lAcessos: 5,513
    Jaquelyne França

    As organizações também são consumidoras, elas têm necessidades e desejos, assim como os consumidores individuais, sofrem influências externas e internas. Ma a compra organizacional é tomada com base na racionalidade ou econômica. Engana-se quem pensa que os indivíduos que compõem as empresas é que definem a compra.

    Por: Jaquelyne Françal Marketing e Publicidadel 07/04/2014 lAcessos: 20

    Muitas empresas procuram agências e profissionais especializados em SEO para otimizar seus sites e investir em link building para aumentar a relevância dos seus sites. Entretanto, boa parte do trabalho de aumentar a relevância de um site pode ser feito com aplicação de medidas simples e cotidianas. Conheça 3 dessas práticas que você deve implementar em seu site para melhorar o posicionamento do seu site já.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 02/04/2014
    Janaína Nogueira

    Uma loja virtual designa um site que faz da internet seu canal de negociação, com o objetivo de vender produtos e serviços. Esses sites possibilitam que os clientes visualizem os produtos e suas especificações e realizem a compra online. Uma das principais vantagens é o fato das lojas virtuais ficarem acessíveis 24 horas aos possíveis clientes.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 28/03/2014
    Janaína Nogueira

    Em ano de copa do mundo no Brasil todos nós viramos torcedores e buscamos adereços, acessórios e tudo que possa animar ainda mais nossa torcida e deixar os jogos mais divertidos. É aí que entra o bateco, um apetrecho que fornece animação para crianças e adultos.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 28/03/2014
    Rafael Pilat

    O fato é que desde 2012, medidas vem sendo tomadas para que o Facebook não seja uma ONG publicitária para as marcas. O índice de alcance orgânico (nº de pessoas que são impactadas pela sua marca sem que haja pagamento para tal), que havia sido restringido a 16% em 2012, atualmente está em torno de 5 a 6%.

    Por: Rafael Pilatl Marketing e Publicidadel 27/03/2014

    A busca pela competitividade é inerente a toda empresa inserida no cenário macro-econômico nacional. Encontrar novas oportunidades de negócio tem se tornado cada vez mais um trabalho árduo para as equipes comerciais das empresas. O marketing de conteúdo é uma estratégia apoiada por software que vai ajudar sua empresa a obter um número maior de clientes. Entenda um pouco melhor como aplicar a estratégia lendo esse artigo.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 27/03/2014
    Janaína Nogueira

    Houve um tempo – embora breve - onde sites de marcas existiam independentemente de perfis do Facebook. Esse tempo é passado pra nós agora, chegamos a um lugar onde o Facebook precisa ser intimamente ligado com os sites já existentes, de modo que cada um possa se beneficiar dos pontos fortes do outro. Aproveitando e fortalecendo essa ligação, que é essencial para maximizar o envolvimento dos clientes e gerar a conversão.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 25/03/2014 lAcessos: 11
    mensagemecia

    Em qualquer lugar do mundo, a vida corrida e agitada das grandes metrópoles às vezes acaba tirando um pouco da nossa tranquilidade e lazer, deixando nossas vidas cansativas e até tristes diante dos desafios que nos aparecem.

    Por: mensagemecial Marketing e Publicidadel 24/03/2014
    Olimpio Araujo Junior

    Uma prática cada vez mais comuns entre "profissionais" de marketing na web é o uso das chamadas iscas ara se atrair clientes de concorrentes. No marketing tradicional, esta técnica é conhecida como "Ambush Marketing" (ou Marketing de Emboscada), que consiste em uma forma de marketing, na qual outras empresas fazem o consumidor acreditar, incorretamente, que elas são os verdadeiros patrocinadores de um evento...

    Por: Olimpio Araujo Juniorl Marketing e Publicidadel 24/10/2010 lAcessos: 186
    Olimpio Araujo Junior

    O sistema PageRank, desenvolvido pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin em 1998, é usado pelo motor de busca Google para ajudar a determinar a relevância ou importância de uma página e poder assim determinar quem aparecerá primeiro em uma busca onde disputam milhares ou até mesmo milhões de páginas.

    Por: Olimpio Araujo Juniorl Internet> SEO e SEMl 04/01/2010 lAcessos: 167 lComentário: 1
    Olimpio Araujo Junior

    Tenho feito em meus cursos de Negociação Estratégica uma afirmação um tanto quanto polêmica: "A profissão de vendedor está em extinção". Em um primeiro momento esta afirmação causa impacto, porém, com poucos argumentos as pessoas passam a entender melhor e até a aceitar com mais facilidade. Inicio com uma informação inquestionável. Nos últimos anos tenho pedido aos participantes de meus cursos e palestras (em grande parte são profissionais das áreas de marketing, comercial e compras), se alguém

    Por: Olimpio Araujo Juniorl Negócios> Vendasl 30/09/2009 lAcessos: 545
    Olimpio Araujo Junior

    O Princípio da inconveniência em uma negociação é identificado através do levantamento de informações da outra parte com quem se está negociando. Ele existe quando você descobre que para a outra parte, é inconveniênte mudar de fornecedor, por mais que durante a negociação ela use como blefe a possibilidade de fazer isto.

    Por: Olimpio Araujo Juniorl Negócios> Vendasl 30/09/2009 lAcessos: 186
    Olimpio Araujo Junior

    As empresas que já estão presentes na internet representadas por seus sites de e-Commerce tem grandes motivos para comemorar. Segundo pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, o comércio virtual registrou crescimento de 13% em 2008. Outros dados importantes para o setor estão na pesquisa divulgada em Março de 2009 realizada em parceria entre Ibope e Nielsen demonstrou que o Brasil fechou 2008 com 24,5 milhões de usuários residenciais de internet e 62,3 milhões de pessoas...

    Por: Olimpio Araujo Juniorl Negócios> Negócios Onlinel 15/06/2009 lAcessos: 470
    Olimpio Araujo Junior

    O Twitter - ferramenta social online que permite que pessoas comuniquem-se por meio de troca instantânea de mensagens em até 140 caracteres - ainda não pode ser comparado com outras redes sociais que já fazem muito sucesso no Brasil como o Orkut, por exemplo, porém, já são cerca de 700 mil usuários (Ibope/Nielsen, Mar;co de 2009), com perfil de grande interesse principalmente para empresas que atuam no mercado de tecnologia.

    Por: Olimpio Araujo Juniorl Marketing e Publicidadel 10/06/2009 lAcessos: 196
    Olimpio Araujo Junior

    Para aumentar sua capacidade de gerar lucro, as empresas que possuem uma estratégia bem definida de marketing passaram a reconhecer a importância e dar a devida atenção aos seus diversos clientes, pois reconhecem que sem eles não há negócios.

    Por: Olimpio Araujo Juniorl Marketing e Publicidadel 18/05/2009 lAcessos: 15,982
    Olimpio Araujo Junior

    Para entender como as marcas e as grifes influenciam a decisão de compra é essencial que o profissional de marketing compreenda o comportamento do consumidor em relação a produtos e serviços. Segundo Everardo Rocha, o consumo é um sistema simbólico que articula coisas e seres humanos e, como tal, uma forma privilegiada de ler o mundo que nos cerca. Através dele a cultura expressa princípios, estilos de vida, ideais, categorias, identidades sociais e projetos coletivos. Ele é um dos grandes inven

    Por: Olimpio Araujo Juniorl Marketing e Publicidadel 03/04/2009 lAcessos: 6,703 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    Zelito Morais 10/06/2011
    CMR(CUSTOMER RESLATIONSHIP MANAGEMENT) OU MARKETING DE RELACIONAMENTO:
    É A MELHORIA E A NECESSIDADE DO CRESCIMENTO DE QUALQUER EMPRESA NO MERCADO REAL COMPETITIVO. É PERSONALIZAÇÃO DE QUEM TEM A OFERECER E DE QUEM VAI ADIQUIRIR.
    -8
    tomas turbando 01/03/2011
    quero q todo mundo tome no cú seus fdps arombados ,pnc
    6
    andreza 30/10/2009
    Como Posso criar estrátegias para fidelizar clientes em uma clinica de radiologia Odontologica, no caso meu cliente alvo são os Dentistas que me enviam pacientes?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast