Marketing Para Salão De Beleza

Publicado em: 23/11/2009 |Comentário: 28 | Acessos: 37,716 |

Em qualquer ramo a inovação pode alavancar as vendas e até ser a chave do sucesso. Isso não difere para o salão de beleza. Abaixo segue algumas dicas de como inovar, além de divulgar e transformar o salão mais rentável.

Inovação

Muitos salões podem carregar o nome do proprietário, ou podem pertencer uma rede. Se for apenas um proprietário, não fantasie nomes. Use o nome do proprietário no salão. Se o profissional é bom mesmo, o corte dele ficará mais valorizado e podendo ser cobrado mais caro.

Uma forma de inovar é não ter horário marcado. Um salão carioca chamado Beleza Natural mudou o conceito de salão, onde não há cabeleireiro fixo com hora marcada, e ainda as funções são divididas como numa linha de produção como numa fábrica. Uma equipe lava, outra corta e outra faz tintura. Dessa forma ouve ganho em escala e redução dos custos. Abaixo você pode assistir o programa Mundo S.A. da Globonews sobre a Beleza Natural.

Parecido com o sistema acima, a cadeia francesa de cabeleireiros Tchip aplicou o conceito de baixo custo (low cost) bem conhecido no mercado da aviação. Usando bem o conceito, os salões do empresário Franck François não atendem com hora marcada, sua equipe de profissionais é treinada para atender 15 clientes diariamente, os produtos químicos são dosados conforme o tamanho do cabelo da cliente e não há café ou revistas. Se paga por qualquer serviço ou produto consumido. A Tchip conta com mais de 300 lojas somente na França, e idéia dele surgiu quando percebeu que o salão lotava na época de descontos, daí resolveu criar um salão com preços baixíssimos que ficasse lotado o ano todo.

Outra forma de diferenciação é atender nichos específicos, tais como crianças ou afros descendentes, pois eles necessitam de atendimento diferenciado. Para crianças, vídeos-game, televisões, cadeiras temáticas e brinquedos são apostas certas.

Atendimento expresso é também uma boa dica para cabeleireiros nas metrópoles. Devido à vida agitada, mulheres têm que fazer de tudo na hora do almoço. Lavagem, corte, escova, mão e pé em apenas 45 minutos! Seu salão até poderia se chamar 45 minutos.

O salão de beleza pode se transformar também num centro de estética, fazendo desde limpeza de pele até drenagem linfática. Tudo depende do espaço e dinheiro a ser investido.

Aparência

Há salões de beleza para todos os gostos e todos os bolsos, mas em comum todas as pessoas gostam de lugares agradáveis para sempre voltarem, por isso capriche na aparência do salão, uniformes e fachada. Se não tem dinheiro suficiente pra isso, ao menos tenha o bom gosto na hora de escolher cores e disposição do espaço. È horrível ler a Veja ou Caras de dois anos atrás. Se dinheiro não for problema, contrate os serviços de um arquiteto e de uma agência de publicidade para criar a identidade visual do salão de beleza. Tenha um café gostoso para servir, chá, bolo, o que for. Agrade os clientes. Trate-os como visitas em sua casa.

Mix de produtos

Procure ter todos os tipos de produtos e serviços correlatos ao seu negócio para oferecer. Depilação e manicure já são esperados. Outros serviços estéticos podem ser agregados ao portfólio. Também podem ser vendidos produtos para o cabelo, dia da noiva, maquiagem e secadores profissionais.

Promoções

Bem, o salão lota todo sábado, não é? Pois bem, o que fazer os outros dias? Adote política de preços diferentes para os dias. Você pode optar por dar um serviço na venda de outro. No corte com tintura, ganhe o pé e a mão. Tente maximizar as vendas durante a semana.

Outra dica é aproveitar os dias festivos. Já pensou em dar um dia no salão de beleza pra sua mãe no dia das mães? Pois bem, faça vouchers e tenha à disposição para vender para essas datas.

Mídia (divulgação)

A não ser que seu salão seja uma rede, anunciar em mídias não pode ser o ideal visto os custos e nesse segmento o boca-a-boca é mais importante. Anunciar pode ser importante para a inauguração do salão ou divulgar alguma promoção especifica. Você pode fazer parcerias de divulgação com estabelecimentos locais, tais como lojas de moda. Pode oferecer um desconto para as clientes de uma determinada loja e vice-versa para a primeira compra.

Conhecendo o cliente

Vimos diversos tipos de negócios para o salão, desde personalizado até o atendimento em série. Se for optar pela personalização, saiba tratar cada cliente individualmente. Tenha todas as informações dele, tais como nome, data de aniversário, tipo de cortes já utilizados, os profissionais preferidos, ocasiões especiais que venho para o salão, periodicidade com que freqüenta o salão, serviços utilizados, produtos utilizados pelo profissional no cabelo, endereço, telefone, etc. Tudo isso é feito através de programas gratuitos de CRM. Com essas informações é possível dar um atendimento personalizado ao cliente. Por exemplo, podemos medir o tamanho do cabelo da cliente, e informá-la o quanto cresceu desde última visita.

Lembre-se que qualquer ação de marketing a ser feita, deve se avisar os clientes. Se não temos os dados deles, não podemos estudar qual a melhor ação e nem informá-los das sobre as mesmas.

Marco del Giudice

http://semdinheiro.wordpress.com

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 16 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/marketing-para-salao-de-beleza-1490336.html

    Palavras-chave do artigo:

    salao de beleza

    ,

    marketing

    ,

    acoes de marketing

    Comentar sobre o artigo

    Idéias criativas para conseguir alavancar vendas através do marketing sem grandes investimentos de dinheiro.

    Por: Marco Del Giudicel Marketing e Publicidadel 23/11/2009 lAcessos: 2,331

    Ações de marketing e técnicas para reduzier custos e aumentar a rentabilidade de lavanderias.

    Por: Marco Del Giudicel Marketing e Publicidadel 23/11/2009 lAcessos: 2,645

    Pretende-se com este trabalho realizar uma reflexão sobre estratégias de marketing aplicadas no varejo para consumidores de baixa renda, buscando a criação e efetivação do relacionamento entre empresa e cliente. Com considerável e importante crescimento, o mercado de baixa renda vem ganhando destaque e provocando grandes mudanças após o seu potencial de consumo presente e futuro serem percebidos por todo o mercado. O trabalho se inicia com a apresentação de conceitos e temas que fazem parte e sã

    Por: Renata Marquesl Marketing e Publicidadel 25/06/2009 lAcessos: 5,643
    Karen Reis

    O mercado de jogos digitais, também conhecido como mercado de games tem crescido de forma acelerada no país do futebol. Nas últimas décadas é apontado como o setor mais dinâmico do campo das tecnologias de informação e comunicação, conquistando os quatro cantos do planeta. Segundo o IBOPE, de cada 13 brasileiros, 10 jogam em computadores. O setor movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano e a maior concentração, cerca 35% de empresas de jogos independentes (Indie Games) estão na Capital Paulista...

    Por: Karen Reisl Tecnologia> Jogosl 03/09/2012 lAcessos: 64
    JORGE FLOQUET

    Afirmei, com plena convicção que sim. Após descida para o almoço ele me avistou e agradeceu a minha resposta detalhando, rapidamente, o motivo. Entendi a exposição dos motivos e afirmei que apesar dele já estivesse cansado das sucessivas contratações fracassadas para sua assessoria de impressa, ultimamente as queixas são constantes porque não se encontra mais um jornalista jovem que já tenha lido toda a obra de Machado de Assis, Jorge Amado ou qualquer outro grande escritor e este deveria ser o

    Por: JORGE FLOQUETl Marketing e Publicidadel 17/11/2014

    O SMS é um poderoso aliado dos consultórios e clínicas odontológicas como ferramenta de retenção de pacientes. Entenda nesse artigo como o SMS pode ser usado a favor do seu consultório odontológico.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 30/10/2014 lAcessos: 12

    Ter um site não é mais uma questão a ser discutida dentro das empresas. Em um mundo tão conectado perde negócio aquela empresa que não tem uma presença online. Entenda quais são os passos necessários para criar um site de sucesso.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 28/10/2014 lAcessos: 11

    Bem orientada, a Comunicação Interna cria engajamento e alinha propósitos (*) Marcel Omaki

    Por: ana paulaignaciol Marketing e Publicidadel 27/10/2014 lAcessos: 11

    Devido aos resultados bastante positivos que ações de marketing na internet vem proporcionando para o varejo online, 80% dos entrevistados planejam focar em marketing de conteúdo, 77% em análise de dados, como CRM e Big Data; 72% em marketing nas mídias sociais, 71% em e-mail marketing e 70% em SEO.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Marketing e Publicidadel 24/10/2014

    A internet e as telecomunicações mudaram a direção e comando do ciclo de vendas das empresas. Leia esse artigo e entenda como o consumidor se comporta em relação as compras tendo acesso a internet.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 23/10/2014

    Se você tem uma empresa, ainda que ela seja formada somente por um pessoa (o dono), sabe da importância de estar sempre ampliando sua carteira de clientes. Afinal, sem clientes, não existirá mais empresa.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 15/10/2014 lAcessos: 21

    Para divulgar uma pequena empresa muitos empresários partem do princípio de que basta utilizar algumas ferramentas sejam elas online ou offline e pronto. Entenda nesse artigo que para divulgar uma pequena empresa é preciso ir além.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 11/10/2014 lAcessos: 17

    Idéias criativas para conseguir alavancar vendas através do marketing sem grandes investimentos de dinheiro.

    Por: Marco Del Giudicel Marketing e Publicidadel 23/11/2009 lAcessos: 2,331

    Ações de marketing e técnicas para reduzier custos e aumentar a rentabilidade de lavanderias.

    Por: Marco Del Giudicel Marketing e Publicidadel 23/11/2009 lAcessos: 2,645

    Idéias para o empreendedor economizar dinheiro na abertura da sua empresa e ao mesmo tempo ter os primeiros clientes através da permuta empresarial.

    Por: Marco Del Giudicel Negócios> Pequenas Empresasl 10/09/2009 lAcessos: 1,025 lComentário: 1

    Debate de como a permuta pode ser benéfica para as empresas.

    Por: Marco Del Giudicel Negóciosl 07/08/2009 lAcessos: 462

    Comments on this article

    18
    flavia andrade 01/11/2011
    Bom dia estou precisando de uma ajuda para colocar o nome em meu salao e gostaria de algumas ideias suas gostaria de um nome diferente penssei em colocar FALCENTER DE BELEZA,mas estou na duvida me ajude por favor.beijao
    30
    LUCIENE 15/10/2011
    Gostaria de receber informacoes sob como divulgar melhor meus servicos e como atrair mais clientes, e fazer pacotes promocionais para salão de beleza. para quem esta começando .Obrigada
    25
    Carina 14/10/2011
    Boa noite, muito interessante a matéria acima!!! Gostaria de obter opções de nome e promoções para o inicio da semana .
    Fico no aguardo
    Grata,
    Carina
    6
    adriana 11/10/2011
    Olá, gostaria de receber informações para quem está começando no ramo,dicas mais baratas,novidades e informações.obrigado.
    5
    katia 20/09/2011
    muito boooooooooom
    7
    Débora Cristina 12/08/2011
    Como muitas cabelereiro, quero dicas pra colocar de seg a Sexta.
    att
    Débora
    3
    emmanuelle seemann rogerio 09/08/2011
    Ola eu quero sabe o que vai fala de meu amr i eu
    8
    mari 22/07/2011
    Quero receber informacoes de como ser socia de outra no salao,e como dividir os lucros.obrigada
    13
    Erika 19/07/2011
    Gostaria de receber dicas de promoçao de segunda á sexta.
    18
    Renata 15/06/2011
    Gostaria de receber informacoes sob como divulgar melhor meus servicos e como atrair mais clientes.Tb como fazer pacotes promocionais para salão de beleza .Obrigada
    14
    angela 09/06/2011
    Quero receber informacoes sob como divulgar melhor meus servicos e como atrair mais clientes.Tb como fazer pacotes promocionais.Obrigada
    2
    eva 25/05/2011
    olá adorei a matéria,mas gotaria de receber via EMAIL, dicas sobre nome de salão de beleza.Pois em breve vou montar meu salão se Deus quizer.
    2
    shaay 16/05/2011
    Olá adorei as dicas, mas gostaria de receber dicas para promoções em dias de semana pode me ajudar?? Obriigado!
    7
    tuany 07/05/2011
    gostaria de receber ideias via email de noviades de salao de beleza algo fiferente o que esta em alta obrigado
    4
    Carol 07/05/2011
    Sugestões de promoção de terça a quinta.
    7
    Karine 25/04/2011
    Ola gostei muitos das dicas, agora gostaria de umas ideia de nome para o meu salao uma coisa criativa e que chame a atençao.
    estou no aguardo
    att.
    7
    aline michele 13/04/2011
    Gostaria de receber ideias via e-mail de nomes de salão e tb algumas promoções para a semana.pois vou abrir meu proprio negocio.
    5
    Valeska 11/04/2011
    Gostaria de receber ideias via e-mail de nomes de salão e tb algumas promoções para a semana.
    5
    adriano 27/03/2011
    adorei essa materia . GOSTARIA DE RECEBER POR E-MAIL DICAS DE PROMOÕES PARA ATRAIR CLIENTES POIS A CONCORRENCIA TA GRANDE E SOU NOVA NESSA ÁREA. .trabalho de terça a domingo ,ajude-me
    5
    Maria 22/03/2011
    Olá
    adorei essa materia e achei por acaso . GOSTARIA DE RECEBER POR E-MAIL DICAS DE PROMOÕES PARA ATRAIR CLIENTES POIS A CONCORRENCIA TA GRANDE E SOU NOVA NESSA ÁREA.
    14
    Luana 16/03/2011
    Boa tarde,sou recepcionista em um salão...gostaría que vcs nos ajudasse a fazer promoções para a semana(seg. a quin.),vcs podem me ajudar???Pois não temos tanto movimento durante a semana,e temos bastante clientes fixos(que vem toda a semana)...
    7
    Érica 31/01/2011
    Boa tarde!
    Vou começar a fazer o curso de cabeleireiro e estou pesquisando sobre o assunto e adorei a matéria de vocês! E como todas estou em dúvida em relação ao nome, preciso de ajuda, me enviem nomes por favor?
    Obrigada.
    10
    vangleyr 16/12/2010
    gostaria de saber um nome para meu salão sendo que ha vario na minha cidade, gostaria de algo bem diferente e bonito, para chamar atensão mesmo. ogradeço sua ajuda
    12
    Márcia 11/11/2010
    [blue] olá!!!ser cabeleireiro não é fácil principalmente por causa da concorrência moro no interior em uma cidade muito pequena movimento nos salões só em festas e tem uma grande concorrência tem mais salão do que habitantes!!tá muito dificil quyando chega as festas as pessoas fazem escovas em casa cobram muito mais barato já pensei em desistir do ramo mais não tenho outra alternativa ja parei até de comprar produtos caros pois a renda é minima como posso crescer desse jeito?
    15
    Kelly Ramos 10/11/2010
    CONCORDO COM A MINHA CONTERRANEA DE ARACAJU-SE! ESTOU ABRINDO MEU PROPRIO SALAO,GOSTARIA DE SABER OU MELHOR RECEBER ALGUM TIPO DE PROMOÇAO, PARA OS DIAS DA SEMANA! SEG A QUINTA! AGUARDO RESPOSTA ABRAÇOS
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast