Marketing Viral Na Web

Publicado em: 04/09/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 470 |

Marketing viral nada mais é do que a conhecida propaganda boca-a-boca em tempos de internet. Para fazer uma campanha de marketing viral no lugar de dinheiro você precisa de ideias. Uma ideia boa pode atrair a atenção das pessoas que vão fazer o trabalho de propagar a informação para outras em um ciclo crescente como uma bola de neve. Parece o comportamento de um vírus que é transmitido de pessoa para pessoa.

O Youtube tem sido muito usado para divulgação deste tipo de ação. Empresas e pessoas criam vídeos interessantes permitindo que o internauta os divulgue entre amigos e conhecidos. Temos exemplos de vídeos que em poucas semanas foram vistos por milhões de pessoas.

Características comuns dos vídeos virais na web:

1) Todos os vídeos de marketing viral transmitem emoções fortes. Eles sempre estão transmitindo situações de humor, amor, ódio, felicidade, tristeza, medo, compaixão, excitação, surpresa, etc. Exploram situações e ideias bobas ou sublimes e de grande sabedoria. Marketing viral precisa ser 100% emoção.

2) Todos os vídeos possuem situações inesperadas ou surpreendentes.


3) Os bons vídeos não precisam de dialogo para serem entendidos. Os melhores vídeos de marketing viral podem ser compreendidos por qualquer pessoa sem diferença de língua.

4) O objetivo primário é transmitir uma boa história, uma experiência emocionante para quem assiste. A experiência deve ser interessante ao ponto da pessoa sentir vontade de divulgar isto para seus amigos e conhecidos.

Vejamos agora dois exemplos de marketing viral:

* O primeiro é a mais recente história da cantora Vanusa que não foi muito feliz ao cantar o Hino Nacional no 1o Encontro Estadual de Agentes Públicos em São Paulo. Além de cantar a música totalmente fora do tom, Vanusa ainda errou a letra. Segundo a própria cantora, ela sofre de labirintite e a doença ataca após momentos de stress. Ela tinha tido uma discussão séria com o seu filho antes de sair de casa e havia tomado o remédio logo após. O vídeo no Youtube já possui quase um milhão de visualizações em duas semanas.

* O outro caso é o de um músico americano que viajou de Halifax para Nebraska (com escala em Chigaco) pela United Airlines e teve seu violão danificado por descuido de funcionários da empresa. Após tentar reaver o dinheiro do dano, sem sucesso, Dave Carroll, decidiu fazer um vídeo contando a sua infeliz história. Tempo depois, a companhia aérea praticamente implorou para que ele tirasse o vídeo do ar - pois estava repercutindo negativamente (claro..) - prometendo-lhe um novo violão, mas ele não quis. Dave foi chamado para todos os talk shows dos Estados Unidos. Uma das partes mais engraçadas do vídeo, que já tem mais de cinco milhões de visualizações em apenas dois meses, é que ele só ficou sabendo que o seu violão estava sendo "lançado" para o compartimento de bagagens quando uma senhora, sentada no assento de trás disse: "Olha! Estão jogando um violão". E quando ele olhou, era exatamente o dele. O vídeo está em inglês, mas mesmo quem não entende a língua consegue entender a história.

Clique aqui e veja os dois vídeos.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/marketing-viral-na-web-1196713.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing viral

    ,

    youtube

    Comentar sobre o artigo

    Milton Ramos

    O Marketing Viral é amplamente aclamado como a nova forma de aumentar a penetração no mercado e criar conscientização de marca no espaço da internet. Marketing viral não é tão contagiosa entre os consumidores como os anunciantes gostariam, segundo um relatório da Jupiter Research. O marketing viral é também muitas vezes chamado de publicidade viral.

    Por: Milton Ramosl Internet> Marketing na Internetl 13/06/2011 lAcessos: 177 lComentário: 1
    Milton Ramos

    Quando usado corretamente, o marketing viral ou publicidade viral é, de longe, a melhor maneira de promover o seu site, produtos e serviços na Internet. Publicidade viral implica uma transferência rápida semelhantes a vírus de uma mensagem de marketing na web, como consequência da utilização grátis de ferramentas de marketing virais, como YouTube, Twitter ou Facebook, construída para ser viral.

    Por: Milton Ramosl Internet> Marketing na Internetl 13/06/2011 lAcessos: 351
    Erica Matos

    Voce sabe o que é Marketing Viral? - Esta é uma tecnica poderosa de marketing que voce deve usar para o sucesso do seu blog.

    Por: Erica Matosl Internet> Marketing na Internetl 27/02/2013 lAcessos: 12
    Edson L P Camacho

    Muitos se perguntam, porque chamar esse tipo de propaganda de " viral ", o que tem a ver uma estratégia de marketing relacionada com um virus? Bem! Fora da internet, isso é definido como o boca a boca ou o famoso marketing de rede, mas online na poderosa web 2.0, na internet é chamada de Marketing Viral, ela configura o sentido de sua existência igualzinho a um vírus na vida real.

    Por: Edson L P Camachol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 24/01/2011 lAcessos: 160
    Milton Ramos

    Criatividade. Esta é uma característica que se deve possuir para ganhar a vantagem no mundo dos negócios baseados na Internet. Não importa se você tem um produto ou um site fantasticamente concebidos, se as pessoas não sabem que você existe, ele não vai fazer nada.

    Por: Milton Ramosl Internet> Marketing na Internetl 13/06/2011 lAcessos: 58
    Michel Oliveira

    Hoje, quando falamos em marketing viral vem em nossa mente, facilmente, os principais vídeos que bombaram no youtube nas últimas semanas. O tal "vírus" nos diverte e entendemos que a novidade, irreverente ou chocante, relamente precisa ser passada a diante. Esquecemos porém que o marketing viral pode se tornar uma arma poderosa para sua empresa, desde que ele seja utilizado de uma forma inteligente.

    Por: Michel Oliveiral Internet> Marketing na Internetl 26/04/2012 lAcessos: 37

    Quando as pessoas estão interessadas no que você mostra em seu site, você vai começar o tráfego qualificado. É ótimo quando os comerciantes do Internet pode obter um maior número de tráfego direcionado e isto fará com que a maioria deles fique muito feliz. Se você vai atrás da maior quantidade de tráfego do site na esperança de que alguns vão se interessar, então você está desperdiçando tempo e recursos valiosos.

    Por: Wanderley Santosl Negócios> Negócio de Casal 18/07/2011 lAcessos: 106

    Vou explicar vários detalhes sobre video marketing que você precisa saber e como funciona o video marketing. Se você ainda não conhece sobre video marketing venha conhecer agora todos os detalhes.

    Por: ClaudioRjl Internet> Marketing na Internetl 30/01/2014 lAcessos: 19

    YouTube é um site social muito forte. É a primeira coisa que as pessoas verificar quando eles estão procurando clipes de vídeo e vídeos do YouTube podem ser e têm sido convenientemente passado para outros usuários da Internet em todo o mundo. Devido à sua natureza extremamente viral, o YouTube é uma ferramenta maravilhosa para marketing na internet. Aqui estão os passos que você deve seguir a fim de fazê-lo.

    Por: João Costal Internet> SEO e SEMl 22/10/2011 lAcessos: 87
    Sidney Sanches Biscaino

    O que é uma palavra-chave? A palavra-chave é uma palavra que vai ser colocado em seu artigo várias vezes, já que isso faz toda a diferença para seu artigo ser encontrado nos Sites de Buscas. Quando os motores de buscas veem que você tem uma palavra colocada várias vezes em um artigo, ele irá determinar a sua página aos usuários que fizeram uma pesquisa por determinada palavra-chave.

    Por: Sidney Sanches Biscainol Marketing e Publicidadel 10/09/2014

    O marketing digital tem crescido nos últimos anos. Mas esse crescimento trouxe vários mitos sobre sua utilização. Entenda um pouco mais sobre esses mitos nesse artigo da Sr. Site.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 08/09/2014 lAcessos: 13

    Em estratégias de marketing digital, as redes sociais não podem ser deixadas de lado. Entenda por que e melhore suas estratégias de marketing digital.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Marketing e Publicidadel 03/09/2014 lAcessos: 14
    Janaína Nogueira

    Entenda o que significa geração de leads e porque isso é tão importante para a sua empresa.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 03/09/2014
    Francisco Ronaldo

    Alguma vez você já parou para ler algo na internet e na medida em que prossegue na leitura desperta aquela vontade de querer obter tal produto descrito naquele texto, pois é isso se chama gatilhos mentais usados frequentemente por especialistas em marketing digital para ganhar dinheiro na internet e vender o seu ou algum produto de alguém.

    Por: Francisco Ronaldol Marketing e Publicidadel 27/08/2014
    Janaína Nogueira

    Entenda como funciona as quatro ações do inbound marketing e quais são as ferramentas utilizadas

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 25/08/2014
    Anderson Garcia

    Com a finalidade de lhe ajudar a tomar a decisão sobre se deve fazer ou não um curso de marketing, a seguir apresentaremos alguns prós e contras que envolvem esta questão.

    Por: Anderson Garcial Marketing e Publicidadel 24/08/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá para você que já tem conta no canal do Youtube ou pretende criar uma e trabalhar com essa poderosa ferramenta. Vou dar uma dica muito importante que vai deixar o seu canal muito mais profissional. Você já imaginou que com uma simples ideia poderá aumentar o número de subscritores do seu canal do Youtube, isso seria fantástico não é mesmo? Você pode conseguir inserindo uma Marca D' Agua nos seus vídeos.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Marketing e Publicidadel 12/08/2014
    Karolina Britto

    O reinado do impresso deve-se ao aprimoramento ininterrupto das técnicas de tipografia, à diminuição dos custos e aumento das tiragens dos exemplares, ao fomento à instrução e à vontade de ler motivada por jornais, revistas e livros, e ao crescimento da curiosidade e desejo de adquirir conhecimentos sobre contextos do mundo.

    Por: Karolina Brittol Notícias & Sociedadel 21/09/2009 lAcessos: 440 lComentário: 1
    Karolina Britto

    A comunicação evoluiu. O que dita esta evolução é a flexibilidade para ser simples ou complexa que a linguagem pode adquirir, independentemente da sua forma ou conteúdo. Todas as atividades que exercemos diariamente como enviar emails, participar de comunidades virtuais, programas de mensagens instantâneas fazem parte de uma nova maneira de se relacionar no mundo contemporâneo, seja na vida pessoal e profissional.

    Por: Karolina Brittol Internetl 07/09/2009 lAcessos: 336
    Karolina Britto

    Em meio ao estardalhaço que o pré-sal está fazendo no Congresso, paira no ar uma outra questão, muito importante, mas que foi esquecida: e os trabalhadores que investiram em ações da Petrobrás com os recursos do FGTS? Também terão lucros?

    Por: Karolina Brittol Notícias & Sociedade> Polítical 02/09/2009 lAcessos: 303
    Karolina Britto

    A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado na região litorânea entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, em uma área de aproximadamente 800 quilômetros, englobando as bacias do Espírito Santos, Santos e Campos. Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal que pode ter cerca de dois quilômetros de espessura. Portanto, o petróleo e o gás natural se encontram de cinco a sete mil metros abaixo do nível do mar. Estas reservas se formaram

    Por: Karolina Brittol Notícias & Sociedade> Polítical 01/09/2009 lAcessos: 26,143 lComentário: 42
    Karolina Britto

    Quem acessou o blog A Bordo da Comunicação desde a última quinta-feira (29) percebeu uma coisa diferente. O blog amanheceu totalmente repaginado. Com um novo layout e recursos, o A Bordo leva de forma diferenciada aos leitores o que acontece dentro da área de comunicação, principalmente sobre Relações Públicas (RP). Duas estudantes de RP da Universidade Metodista de São Paulo, Cibele Silva e Daniele Pedace, são as blogueiras responsáveis pelo A Bordo da Comunicação.

    Por: Karolina Brittol Internet> Blogsl 01/09/2009 lAcessos: 197 lComentário: 2
    Karolina Britto

    Duas profissionais de relações públicas com muita garra e idéias na cabeça são as criadoras de um novo canal de comunicação na web, o blog “Comunidade RP Brasil”, uma boa iniciativa para a troca de experiências e conhecimentos na área da comunicação social.

    Por: Karolina Brittol Internet> Blogsl 01/09/2009 lAcessos: 223 lComentário: 3
    Karolina Britto

    O ser humano possui necessidades básicas que são essenciais a sua sobrevivência como segurança, transporte, moradia, água e alimento. Todas ligadas a condições psicobiológicas conectadas à (digna) sobrevivência. Se ele não as tiver, sofre. Mas o surpreendente é que também existem pessoas que sofrem porque não conseguem saciar desejos: pelo último modelo de bolsa, de sapato, de carro, o restaurante do momento, entre outros.

    Por: Karolina Brittol Marketing e Publicidadel 01/09/2009 lAcessos: 5,145
    Karolina Britto

    ode parecer óbvio, mas é preciso sempre reforçar que vivemos um processo acelerado de transformações que está mudando o mundo das empresas. Dentro do cenário atual não é mais suficiente oferecer um produto de qualidade e um bom serviço, mas é fácil perceber que as atividades estratégicas e as que justificam uma relação custo-benefício compensadora são tratadas com prioridade.

    Por: Karolina Brittol Relacionamentosl 01/09/2009 lAcessos: 2,044
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast