Marketing Viral Na Web

04/09/2009 • Por • 4,603 Acessos

Marketing viral nada mais é do que a conhecida propaganda boca-a-boca em tempos de internet. Para fazer uma campanha de marketing viral no lugar de dinheiro você precisa de ideias. Uma ideia boa pode atrair a atenção das pessoas que vão fazer o trabalho de propagar a informação para outras em um ciclo crescente como uma bola de neve. Parece o comportamento de um vírus que é transmitido de pessoa para pessoa.

O Youtube tem sido muito usado para divulgação deste tipo de ação. Empresas e pessoas criam vídeos interessantes permitindo que o internauta os divulgue entre amigos e conhecidos. Temos exemplos de vídeos que em poucas semanas foram vistos por milhões de pessoas.

Características comuns dos vídeos virais na web:

1) Todos os vídeos de marketing viral transmitem emoções fortes. Eles sempre estão transmitindo situações de humor, amor, ódio, felicidade, tristeza, medo, compaixão, excitação, surpresa, etc. Exploram situações e ideias bobas ou sublimes e de grande sabedoria. Marketing viral precisa ser 100% emoção.

2) Todos os vídeos possuem situações inesperadas ou surpreendentes.

3) Os bons vídeos não precisam de dialogo para serem entendidos. Os melhores vídeos de marketing viral podem ser compreendidos por qualquer pessoa sem diferença de língua.

4) O objetivo primário é transmitir uma boa história, uma experiência emocionante para quem assiste. A experiência deve ser interessante ao ponto da pessoa sentir vontade de divulgar isto para seus amigos e conhecidos.

Vejamos agora dois exemplos de marketing viral:

* O primeiro é a mais recente história da cantora Vanusa que não foi muito feliz ao cantar o Hino Nacional no 1o Encontro Estadual de Agentes Públicos em São Paulo. Além de cantar a música totalmente fora do tom, Vanusa ainda errou a letra. Segundo a própria cantora, ela sofre de labirintite e a doença ataca após momentos de stress. Ela tinha tido uma discussão séria com o seu filho antes de sair de casa e havia tomado o remédio logo após. O vídeo no Youtube já possui quase um milhão de visualizações em duas semanas.

* O outro caso é o de um músico americano que viajou de Halifax para Nebraska (com escala em Chigaco) pela United Airlines e teve seu violão danificado por descuido de funcionários da empresa. Após tentar reaver o dinheiro do dano, sem sucesso, Dave Carroll, decidiu fazer um vídeo contando a sua infeliz história. Tempo depois, a companhia aérea praticamente implorou para que ele tirasse o vídeo do ar - pois estava repercutindo negativamente (claro..) - prometendo-lhe um novo violão, mas ele não quis. Dave foi chamado para todos os talk shows dos Estados Unidos. Uma das partes mais engraçadas do vídeo, que já tem mais de cinco milhões de visualizações em apenas dois meses, é que ele só ficou sabendo que o seu violão estava sendo "lançado" para o compartimento de bagagens quando uma senhora, sentada no assento de trás disse: "Olha! Estão jogando um violão". E quando ele olhou, era exatamente o dele. O vídeo está em inglês, mas mesmo quem não entende a língua consegue entender a história.

Clique aqui e veja os dois vídeos.

Perfil do Autor

Karolina Britto

Karolina trabalha como assessora de imprensa e especialista em assessoria de comunicação. Também realiza trabalhos como jornalista...