O Poder Da Marca

Publicado em: 03/05/2008 |Comentário: 2 | Acessos: 63,476 |

O ritmo de competição pela abertura da economia, aliada a um consumidor mais criterioso com relação ao valor entregue por produtos e serviços, geraram a necessidade de diferenciais competitivos contínuos, nesse cenário, as marcas assumem um papel muito importante e decisivo. O tema expandiu-se do campo do marketing, onde era estudado como um componente, para o campo das estratégias mercadológicas e de posicionamento.

As organizações vêm tratando o assunto de forma mais cuidadosa, entendendo que a construção e elaboração de uma nova marca como um processo importantíssimo para o sucesso do produto ou serviço. Em paralelo, modelos de valoração de marcas foram desenvolvidos para explicitar o que um ativo intangível poderia representar de valor econômico, num momento onde fusões e aquisições são fatos da vida empresarial.

Segundo a definição da AMA (American Marketing Association) uma marca é definida como: "um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, com o objetivo de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo e diferenciá-los da concorrência." Uma vez que as marcas residem do ponto de vista de sua significação, na mente dos potenciais clientes, seu emprego é praticamente ilimitado.


Segundo Philip Kotler, "talvez a habilidade mais diferenciadora dos profissionais de marketing é sua habilidade para criar, manter, proteger e enriquecer marcas". Sendo importante delimitar quais funções podem ser desempenhadas por uma marca.

A existência de marcas não é um fenômeno novo: as primeiras marcas surgiram na pré-história, e serviam para responder às perguntas: quem fabricou isto? Quem é seu proprietário? O que é? E o que o torna especial? Caçadores na pré-história gravavam suas armas para indicar propriedade, ceramistas da Grécia e Roma pressionavam seu polegar na argila ainda úmida na base dos potes para indicar sua origem, na idade média às corporações e as famílias usavam tradicionais símbolos heráldicos, remédios e fumo eram marcados na jovem América, até chegarmos hoje às marcas mundiais. Formalmente, uma marca sempre foi um meio eficaz de condensar e comunicar uma realidade complexa numa imagem que transcendi fronteiras.

De forma econômica, a marca facilita as transações, pois torna mais rápida a interpretação e processamento das informações pelo cliente em relação a determinada experiência com o produto ou serviço, acionando ou não suas expectativas de confiança, identificação, ética, satisfação e auto-expressão, servindo como critério de redução de risco na decisão de compra. Para as organizações, a marca bem estruturada melhora a eficiência dos programas mercadológicos, permitindo o desenvolvimento de programas de relacionamento e fidelidade, fornecendo uma diferenciação protegida por lei (registro de marca), facilitando o processamento de pedidos, deixando uma base para a comunicação da imagem corporativa, delimitando um valor de ativo intangível no caso de venda e uma fonte de segmentação eficaz, possibilitando obter maiores retornos e maiores alavancagens comerciais gerando possibilidades para futuras expansões de marca.

Podemos dizer que a marca é ao mesmo tempo uma entidade física e espiritual; ela dá sentido e define a identidade do produto ou serviço no tempo e espaço, extrapolando os atributos físicos incorporando conteúdos psíquicos na mente do consumidor. O posicionamento de uma marca ocupada no inconsciente do consumidor pode ser um grande diferencial competitivo. Um bom motivo para darmos maior atenção à marca não acha ?

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 112 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/o-poder-da-marca-402966.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing

    ,

    mercadologico

    ,

    estrategia

    Comentar sobre o artigo

    Antomar Marins e Silva

    Como a área de Marketing da empresa pode associar-se a Qualidade para aumentar a competitividade da organização.

    Por: Antomar Marins e Silval Marketing e Publicidadel 09/01/2009 lAcessos: 9,178
    Antomar Marins e Silva

    Auditoria de Marketing nasceu na década de 50 e, cresceu de importância a partir dos anos 70, exatamente quando o dinheiro já começava ser mais escasso no mundo. Hoje é fundamental para seus negócios.

    Por: Antomar Marins e Silval Marketing e Publicidadel 08/10/2009 lAcessos: 507

    A comunicação é reconhecida como uma das ferramentas mais úteis na estratégia empresarial de captar e fidelizar clientes. É fato! Todos querem e precisam crescer, aparecer, vender, conseguir ultrapassar os concorrentes e manter a sustentabilidade de seus negócios.

    Por: Regina Rocha E Silvio Tamelinil Marketing e Publicidadel 03/06/2009 lAcessos: 1,498

    Muito se fala sobre o perfil do novo consumidor e suas exigências por produtos personalizados, porém pouco é feito para suprir seus anseios. A produção em massa vem atingindo volumes recordes. Fábricas ao redor do mundo produzem o mesmo item, ao mesmo tempo, com o mesmo processo de produção. Produtos são relançados simultaneamente nas principais capitais do mundo com uma simples alteração no design ou na cor, acreditando ser o suficiente para estimular o desejo das multiculturas que clamam ...

    Por: Mario Silvestri Filhol Marketing e Publicidadel 16/06/2009 lAcessos: 740

    A escolha do tema abordado no presente artigo se procedeu a partir da observação da crescente da necessidade que as empresas possuem, atualmente, em captar novos clientes e da dificuldade em mantê-los como parceiros de seus negócios, sejam produtos ou serviços oferecidos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo principal apresentar a verdadeira eficácia do marketing de relacionamento, como ferramenta estratégica empresarial, na obtenção melhores níveis de competitividade, demonstrando a sua importância também como forma de reter os clientes e/ou consumidores para as organizações. Este artigo pretende demonstrar a importância que o marketing de relacionamento possui para a melhoria dos resultados das organizações e da otimização de suas atividades.

    Por: Juliana Aguiar Portol Marketing e Publicidadel 01/12/2008 lAcessos: 2,245
    Antonio Carlos Brites Ortega

    Este trabalho tem como precípua finalidade demonstrar o quanto o marketing empresarial é ferramenta indispensável em qualquer empresa, sendo que a segmentação de mercado é responsável por agregar valor e trazer informações importantes para o bom desempenho da empresa e para a correta utilização do marketing. Demonstram, ainda, quais são os principais objetivos da segmentação de mercado. Quais benefícios este recurso traz para a empresa. E apresenta também o que seria o mix de marketing e como es

    Por: Antonio Carlos Brites Ortegal Educação> Ensino Superiorl 19/11/2009 lAcessos: 11,540
    Karen Reis

    Por que Marketing Líquido? Ou Mercados Líquidos? A resposta é simples e ao mesmo tempo complexa. Os líquidos dentro da sua pureza são uma variedade dos fluidos, diferentemente dos sólidos, os líquidos não mantém forma com facilidade, não fixam no tempo e muito menos no espaço. Refletindo metaforicamente, o termo líquido caracteriza o momento da sociedade pós-moderna, no que se refere a cultura, crenças, políticas e economia que não se consegue fixar ou se manter por muito tempo em forma. Diferen

    Por: Karen Reisl Marketing e Publicidadel 05/10/2009 lAcessos: 321

    Pretende-se com este trabalho realizar uma reflexão sobre estratégias de marketing aplicadas no varejo para consumidores de baixa renda, buscando a criação e efetivação do relacionamento entre empresa e cliente. Com considerável e importante crescimento, o mercado de baixa renda vem ganhando destaque e provocando grandes mudanças após o seu potencial de consumo presente e futuro serem percebidos por todo o mercado. O trabalho se inicia com a apresentação de conceitos e temas que fazem parte e sã

    Por: Renata Marquesl Marketing e Publicidadel 25/06/2009 lAcessos: 5,642

    A relação entre empreendedorismo e marketing é fundamental para o futuro de uma nova empresa. Ainda sim, em cidades de pequeno e médio porte, não há a cultura de estabelecer um Plano de Negócios e estratégias definidas de marketing. Isso porque não há a preocupação em verificar o mercado através de pesquisas e ações que diminuam o risco de fracasso do novo empreendimento. A pesquisa quantitativa feita em Viçosa/MG, em uma amostragem de 25 empresas, evidencia que os proprietários, na maioria das vezes, são responsáveis pelas decisões na área de marketing. Entretanto, empresas mais recentes já procuram se aconselhar em instituições como o Sebrae.

    Por: Emerson Clemente Rodrigues Lacerdal Marketing e Publicidadel 14/01/2010 lAcessos: 1,947

    É sabido que apenas produzir e ofertar ao mercado não é o suficiente a muito tempo. O impacto causado pelas ações de marketing tem causado uma reviravolta na relação vendedor e comprador. O apelo agressivo de propagandas e mídias diversas, tem apresentado uma nova versão da relação comercial.

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Marketing e Publicidadel 10/07/2009 lAcessos: 957
    JORGE FLOQUET

    Afirmei, com plena convicção que sim. Após descida para o almoço ele me avistou e agradeceu a minha resposta detalhando, rapidamente, o motivo. Entendi a exposição dos motivos e afirmei que apesar dele já estivesse cansado das sucessivas contratações fracassadas para sua assessoria de impressa, ultimamente as queixas são constantes porque não se encontra mais um jornalista jovem que já tenha lido toda a obra de Machado de Assis, Jorge Amado ou qualquer outro grande escritor e este deveria ser o

    Por: JORGE FLOQUETl Marketing e Publicidadel 17/11/2014

    O SMS é um poderoso aliado dos consultórios e clínicas odontológicas como ferramenta de retenção de pacientes. Entenda nesse artigo como o SMS pode ser usado a favor do seu consultório odontológico.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 30/10/2014 lAcessos: 12

    Ter um site não é mais uma questão a ser discutida dentro das empresas. Em um mundo tão conectado perde negócio aquela empresa que não tem uma presença online. Entenda quais são os passos necessários para criar um site de sucesso.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 28/10/2014 lAcessos: 11

    Bem orientada, a Comunicação Interna cria engajamento e alinha propósitos (*) Marcel Omaki

    Por: ana paulaignaciol Marketing e Publicidadel 27/10/2014 lAcessos: 11

    Devido aos resultados bastante positivos que ações de marketing na internet vem proporcionando para o varejo online, 80% dos entrevistados planejam focar em marketing de conteúdo, 77% em análise de dados, como CRM e Big Data; 72% em marketing nas mídias sociais, 71% em e-mail marketing e 70% em SEO.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Marketing e Publicidadel 24/10/2014

    A internet e as telecomunicações mudaram a direção e comando do ciclo de vendas das empresas. Leia esse artigo e entenda como o consumidor se comporta em relação as compras tendo acesso a internet.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 23/10/2014

    Se você tem uma empresa, ainda que ela seja formada somente por um pessoa (o dono), sabe da importância de estar sempre ampliando sua carteira de clientes. Afinal, sem clientes, não existirá mais empresa.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 15/10/2014 lAcessos: 21

    Para divulgar uma pequena empresa muitos empresários partem do princípio de que basta utilizar algumas ferramentas sejam elas online ou offline e pronto. Entenda nesse artigo que para divulgar uma pequena empresa é preciso ir além.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 11/10/2014 lAcessos: 17
    André Luis Godoy Guimarães

    Conceito baseado na premissa de que quase sempre os mercados são heterogêneos, ou seja, dois compradores de determinado produto jamais se identificam em todos os aspectos, no entanto, grandes grupos de compradores apresentam desejos e necessidades semelhantes com relação a produtos e preços

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Marketing e Publicidadel 01/01/2010 lAcessos: 7,010
    André Luis Godoy Guimarães

    A organização orientada por processos surgiu como a forma organizacional dominante neste novo tempo, descartando a estrutura por funções, que foi a forma predominante nas organizações anteriormente; as empresas estão organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos básicos de operação.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 01/01/2010 lAcessos: 4,898 lComentário: 1
    André Luis Godoy Guimarães

    A estratégia e a eficácia operacional são essenciais para o desempenho da organização, que é, afinal de contas, a sua meta principal, mas elas operam de maneiras muito diferentes. Uma organização só consegue superar seus concorrentes se puder estabelecer uma diferença que possa manter, provendo um valor maior aos consumidores ou criar valor comparável a custo mais baixo, ou ambos.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 19/04/2009 lAcessos: 3,716 lComentário: 1
    André Luis Godoy Guimarães

    Buscar um melhor posicionamento no mercado obriga as organizações atravessar uma avalanche de transformações, quase todas impostas de fora para dentro seja ela através da globalização, rápida renovação de mix de produtos, vertiginoso crescimento do comércio eletrônico, espetacular amadurecimento das tecnologias da informação dentre outros fatores.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 18/10/2008 lAcessos: 668
    André Luis Godoy Guimarães

    Uma série de fatores está abrindo caminho para que a logística, passe da condição de um departamento para uma área em ascensão nas organizações, pois má gestão operacional custa muito caro. Pesquisas realizadas na Europa constataram que 10% do preço final de um produto é resultado do custo de operação logística; no Brasil, não há nenhum estudo semelhante, mas estima-se que seja muito superior à média européia.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 18/10/2008 lAcessos: 9,452
    André Luis Godoy Guimarães

    O Supply Chain Management (SCM) ou o gerenciamento da cadeia de suprimentos é uma evolução na operação logística, pois a otimização na produção para a redução de custos, em uma cadeia de suprimentos bem estruturada pode reduzir em até 25% os custos de uma organização.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 18/10/2008 lAcessos: 20,459
    André Luis Godoy Guimarães

    É indiscutível que o valor para o cliente é um elemento importante na cadeia de suprimento, na realidade, todos admitem que seja o componente primordial; o raciocínio indica que, se esse valor não for entregue ao cliente...

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Marketing e Publicidadel 11/05/2008 lAcessos: 4,981 lComentário: 1
    André Luis Godoy Guimarães

    As montadoras sempre estiveram á frente em métodos e práticas operacionais e determinando as regras de trabalho para as empresas que queriam prestar serviços para elas.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 11/05/2008 lAcessos: 29,020 lComentário: 1

    Comments on this article

    1
    Filip 19/06/2010
    aham! concordo.. é nois!
    1
    Marcelo Santos 02/12/2008
    Ola ! Achei muito interessante este artigo, sugiro que continue escrevendo materiais com tanta riqueza de informação..Parabéns !
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast