O PODER DOS 4P'S – UMA VISÃO DO SÉCULO 21

Publicado em: 16/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 903 |

Em 1949, quando Neil Borden usou pela 1ª vez o termo ‘mix' em seus estudos, minha mãe, Dona Maria nascia. Minha mãe, uma senhora de 61 anos, assim como o ‘mix de marketing' evoluíram muito nesse tempo. Quando o composto ou mix de marketing foi efetivado em 1960 por Jerome McCarthy, em seu livro Basic Marketing, o marketing começa a tomar o ‘ar' de ferramenta necessária para as empresas, bem distante do modelo Ford: ‘todos tem o direito de ter um carro. Desde que seja um Ford Preto!' Afinal, numa época em que havia poucos produtos concorrentes, e poucas opções de compra, o marketing não detinha tanta relevância na sociedade.

 

O Conceito dos 4 P's: Product (Produto); Price (Preço); Promotion (Promoção); e Place (Praça ou Ponto de Venda), é a base do marketing que persiste há 61 anos. Na sociedade do Século 21, com tantas empresas, tantas ofertas de produto, o conceito básico do marketing continua com a mesma essência de quando nasceu.

 

PRODUTO – A escolha do produto, ou serviço, a ser oferecido deve ser o ponto de partida para o início das atividades. A alma de qualquer empreendimento é o que ela tem para oferecer ao cliente. Deve-se prestar atenção no mercado e nunca ignorar suas variáveis. O mercado consumidor sabe o que quer, mesmo, às vezes, não sabendo dizer.

PREÇO – O segundo dos P's é um norte para a empresa. Afinal, do que adianta ter o melhor produto do mundo, se o preço é ignorado pelo mercado consumidor? Conforme nos ensina Philip Kotler: a definição do preço deve ir ao encontro do seu produto e da realidade do seu consumidor em potencial.

PROMOÇÃO – Erroneamente muitos acham que esse P's é promoção de venda, o famoso ‘descontão', aquele ‘leve três e pague dois'. Na verdade essa promoção aqui é a comunicação da empresa com seu mercado consumidor. Não é escolhido ao acaso, leva em conta atingir o cliente, impactá-lo. É imprescindível garantir que o consumidor veja o que você oferece como primeira alternativa quando pensar na categoria. Dos P's esse é o que torna maior o laço com o consumidor, afinal, pouca gente sabe que BomBril na verdade é marca, e não o produto lã de aço, e que, lâmina de barbear não se chama Gilette.

PONTO – Dos quatro grandes P's, esse é sem dúvida o mais importante. Do que adianta ter o melhor produto, com o melhor preço, criar a necessidade de consumo com a promoção, se o cliente não sabe ou tem dificuldade de encontrá-lo. Querem saber a importância do ponto (que, aliás, vai alem do ponto de venda, passa da distribuição até a logística), perguntem para a Pepsi Cola, que tinha tudo para ser a nº 1 no Brasil (assim como é nos USA), mas perdeu essa chance quando a grande massa não conseguia encontrá-la, a Coca-Cola com sua logística impecável, agradeceu.

 

Os 4P's são de enorme relevância, porque eles se completam. Um não vive sem o outro. Claro que cada empresa dá maior foco em um ou dois dele em particular, mas como conjunto eles se completam. São à base da pirâmide Marketing. E o mais bacana que os 4P's tem um centro, um alvo. E esse alvo está lendo esse texto nesse momento, sim, estou falando com você. Assim como a Dona Maria vive para mim, os 4P's vivem para vocês, aliás, para nós.

 

Muitos estão se perguntando, mas, eu já ouvi que são mais de 4 os P's do Marketing, algo como Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), bem, tudo está incluso nos 4 P's original. O marketing é feito por pessoas e para pessoas, então esse P já é natural. Todos os P´s que você imaginar estão agregados nesses quatro. Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram a teoria original e mantém o composto de Marketing com "apenas" 4 Ps. Ele define o composto de Marketing como "o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo".

 

O marketing não é estático, pois o mercado não é rígido, então os 4P's vêm evoluindo e se adaptando as novas realidades, afinal, a internet hoje é a Praça e a Promoção de muitas empresas. A Web 2.0 veio para ficar, as redes sociais que o digam. Um exemplo atual da evolução dos 4 P's é a Casas Bahia: até pouco tempo atrás seu web site era, digamos assim, pouco funcional, muitos dizem que até feio. Atualmente já é uma grande ferramenta de venda. Por quê? Porque a Classe ‘C', seu público alvo está agora inserida do mundo digital. Essa é a evolução dos 4 P's. O conceito é: esteja onde está seu consumidor, com o produto certo, o preço atrativo e no momento exato.

 

Quem quer aprender e aplicar o marketing no Século 21 deve ter em seu alicerce o conceito de mais de meio século atrás. Um modelo simples, de rápida explanação e que dá a amplitude real do marketing, tirando-o de sua limitação de mera propaganda ou vendas. Claro que entre a teoria e a prática, a realidade da empresa, existe um longo caminho. Garanto que tendo a noção clara desses tão importantes 4 P's, o ‘longo caminho' já tem meio caminho andado. Afinal, para que complicar algo que pode ser simples?

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/o-poder-dos-4ps-uma-visao-do-seculo-21-3859685.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing

    ,

    comunicacao

    ,

    4 ps

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Lima

    Neste artigo é realizada uma reflexão sobre o verdadeiro significado do Marketing, porém, não estamos buscando decorar o significado de um ou outro autor, mas sim descobrir a essência e a verdadeira função desta técnica.

    Por: Ricardo Limal Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 18/07/2009 lAcessos: 7,078

    Até pouco tempo atrás as organizações não tinham como prioridade os clientes em suas em suas necessidades e satisfações. A produção era o seu foco maior. Com o início da mentalidade marketing o cliente passa a ser o foco principal. A ênfase do relacionamento foi percebida como um instrumento fundamental para atração, retenção, fidelização de clientes. Este trabalho aborda os principais conceitos Marketing de Relacionamento, a visão dos principais autores sobre o tema ainda a realidade vivida po

    Por: Ertinhol Negócios> Administraçãol 24/11/2008 lAcessos: 6,649
    Antomar Marins e Silva

    Como a área de Marketing da empresa pode associar-se a Qualidade para aumentar a competitividade da organização.

    Por: Antomar Marins e Silval Marketing e Publicidadel 09/01/2009 lAcessos: 9,170
    Anderson Hernandes

    O artigo relata a definição do marketing contábil como o conjunto de estratégias, planejamento e atividades visando à promoção, venda e o atendimento de necessidades e desejos de consumidores dos serviços prestados por empresas e profissionais da contabilidade.

    Por: Anderson Hernandesl Negócios> Administraçãol 17/05/2011 lAcessos: 354

    O curso de marketing digital online é um treinamento prático em divulgação através de mídias online. O curso de web marketing oferece uma visão estratégica do marketing online capacitando o participante para a elaboração de uma campanha de marketing na Internet. Você também estará capacitado a avaliar o desempenho de campanhas de marketing digital e como reorientá-las para gerar resultados ainda melhores.

    Por: Curso de E-Commercel Press Releasel 25/05/2013 lAcessos: 21
    Antonio Cunha

    Observa-se que os espaços públicos, tais como praças, monumentos, parques, bosques, instituições e até mesmo bairros inteiros, notadamente centralizados, teatralizam diversas culturas e constituem marcos das conquistas urbanas em termos de (re)vitalização da cidade de Curitiba, atualmente conhecida como Capital Americana da Cultura (2004). A discussão centraliza a teatralização dos espaços que homenageiam etnias e a identidade da cidade, como estratégia de marketing, via políticas públicas urbanas e culturais.

    Por: Antonio Cunhal Marketing e Publicidadel 07/08/2009 lAcessos: 704

    Este artigo promove uma discussão sobre a contribuição do Endomarketing no terceiro setor, e, principalmente, a motivação dos seus clientes internos, que são de públicos diversificados, como voluntários e colaboradores, para que atuem em sinergia e que busquem a mesma missão, visão, objetivos, metas e valores. O endomarketing vem a ser uma ferramenta facilitadora para busca do reforço de sua identidade e promoção da imagem para o seu público interno e externo.

    Por: SILVA, Anderson Luiz Gomes dal Negócios> Administraçãol 03/11/2008 lAcessos: 2,938 lComentário: 1
    Rafael Koshima

    O presente trabalho busca as características das empresas vencedoras da pesquisa "Melhores empresas para Trabalhar Brasil" realizado pela empresa Great Place to Work. Usando o endomarketing como a base de uma ferramenta para obtenção de lucros para as empresas, principalmente as de grande porte. Com o intuito de promover o bem estar do funcionário, através da satisfação com o próprio trabalho, com a remuneração, com os colegas, com o supervisor e com as promoções oferecidas.

    Por: Rafael Koshimal Negócios> Administraçãol 01/02/2011 lAcessos: 1,632
    Karen Reis

    O mercado de jogos digitais, também conhecido como mercado de games tem crescido de forma acelerada no país do futebol. Nas últimas décadas é apontado como o setor mais dinâmico do campo das tecnologias de informação e comunicação, conquistando os quatro cantos do planeta. Segundo o IBOPE, de cada 13 brasileiros, 10 jogam em computadores. O setor movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano e a maior concentração, cerca 35% de empresas de jogos independentes (Indie Games) estão na Capital Paulista...

    Por: Karen Reisl Tecnologia> Jogosl 03/09/2012 lAcessos: 63

    Se você tem uma empresa, ainda que ela seja formada somente por um pessoa (o dono), sabe da importância de estar sempre ampliando sua carteira de clientes. Afinal, sem clientes, não existirá mais empresa.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 15/10/2014 lAcessos: 13

    Para divulgar uma pequena empresa muitos empresários partem do princípio de que basta utilizar algumas ferramentas sejam elas online ou offline e pronto. Entenda nesse artigo que para divulgar uma pequena empresa é preciso ir além.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 11/10/2014
    Sidney Sanches Biscaino

    O que é uma palavra-chave? A palavra-chave é uma palavra que vai ser colocado em seu artigo várias vezes, já que isso faz toda a diferença para seu artigo ser encontrado nos Sites de Buscas. Quando os motores de buscas veem que você tem uma palavra colocada várias vezes em um artigo, ele irá determinar a sua página aos usuários que fizeram uma pesquisa por determinada palavra-chave.

    Por: Sidney Sanches Biscainol Marketing e Publicidadel 10/09/2014

    O marketing digital tem crescido nos últimos anos. Mas esse crescimento trouxe vários mitos sobre sua utilização. Entenda um pouco mais sobre esses mitos nesse artigo da Sr. Site.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 08/09/2014 lAcessos: 15

    Em estratégias de marketing digital, as redes sociais não podem ser deixadas de lado. Entenda por que e melhore suas estratégias de marketing digital.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Marketing e Publicidadel 03/09/2014 lAcessos: 20
    Janaína Nogueira

    Entenda o que significa geração de leads e porque isso é tão importante para a sua empresa.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 03/09/2014 lAcessos: 11
    Francisco Ronaldo

    Alguma vez você já parou para ler algo na internet e na medida em que prossegue na leitura desperta aquela vontade de querer obter tal produto descrito naquele texto, pois é isso se chama gatilhos mentais usados frequentemente por especialistas em marketing digital para ganhar dinheiro na internet e vender o seu ou algum produto de alguém.

    Por: Francisco Ronaldol Marketing e Publicidadel 27/08/2014
    Janaína Nogueira

    Entenda como funciona as quatro ações do inbound marketing e quais são as ferramentas utilizadas

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 25/08/2014
    Elizeu Alves

    Nessas eleições, a censura foi uma grande arma nas estratégias de marketing político.

    Por: Elizeu Alvesl Marketing e Publicidadel 16/12/2010 lAcessos: 223
    Elizeu Alves

    Artigo que salienta essa forma de marketing De todas as variantes do marketing - e olha que são muitas: relacionamento, causa, endomarketing, guerrilha, social, e por aí vai - não existe nada tão intrigante quanto o marketing invisível. Não há muitas fontes sobre esse tipo de marketing, o que, aliás, até faz sentido: como contar o seu segredo? Isso o deixará desacreditado? Pelo contrário, a difusão torna-o mais amparado para a evolução do mercado consumidor.

    Por: Elizeu Alvesl Marketing e Publicidadel 16/12/2010 lAcessos: 375
    Elizeu Alves

    * Extraído do Artigo com mesmo nome apresentado como projeto de conclusão da pós-graduação, latu-sensus, MBA em Gestão de Marketing

    Por: Elizeu Alvesl Marketing e Publicidadel 16/12/2010 lAcessos: 223
    Elizeu Alves

    Artigo que salienta a humanização das relações comerciais

    Por: Elizeu Alvesl Marketing e Publicidadel 16/12/2010 lAcessos: 201
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast