O que é preciso para ser vendedor?

Publicado em: 28/02/2008 |Comentário: 8 | Acessos: 61,533 |



Um cliente que estava fechando as portas de sua loja e perguntou se eu tinha uma vaga para ele ser um vendedor. Na hora não questionei sobre o que estava havendo; agora reflito melhor e será que este cliente, com experiência na venda interna será um bom vendedor, com atuação externa?

Tudo na vida pode ser apreendido e algumas pessoas já trazem consigo certas facilidades que a psicologia explica, enquanto outros, por mais que tentam, não conseguem aprender determinada arte ou função.

A arte de vender pode ser aprendida; uma das melhores escolas é justamente a venda interna. Quem mais sabe do que um cliente quer, senão o balconista, que ao vê-lo adentrar na loja, abre em sua mente o leque de novidades e cruzando com as informações sobre o seu histórico (preferência e tamanho), o recebe de braços abertos e quando menos espera, está na frente do caixa, pagando a compra; muitas vezes, por termos o desejo e não necessidades, somos surpreendidos por excelentes profissionais que transformam nossos desejos em necessidades e a venda está feita.


Hoje, as empresas exigem que os vendedores constituam uma empresa de representação limitada. (mais de um sócio), com CNPJ; que sua sede tenha alvará e que o sócio atuante seja inscrito no CORE - Conselho Regional dos Representantes Comerciais -. Estes vendedores devem ter muito dinheiro no bolso para o sustento porque somente verão a comissão na quinzena posterior ao mês do pagamento das duplicatas pelos clientes e esquecem da experiência e que saibam realmente vender.

Para ser vendedor basta um cliente, dizia um velho amigo, mas será mesmo que isto é suficiente? No Japão, dizem os que lá vão, tem máquina para tudo: basta que alguém as abasteça com diversos produtos que, ao colocarmos uma moeda, obteremos o que precisamos e isto é um ponto de venda estratégico, mas onde está o vendedor caso a moeda tranque ou se o produto não for o esperado?

Para ser vendedor tem que haver alma, corpo e dedicação nesta arte. Não importa se tenha empresa ou se seja autônomo; se tenha uma carteira repleta de clientes ou se for de venda porta a porta. O quê o mercado precisa é de pessoas que gostem de vender e vender não é sentar-se a frente de um comprador e copiar o que ele dita, nas quantidades exatas e com os preços negociados. Vendedor é aquele que consegue perceber o que o comprador precisa, quando não, mostrar-lhe que, em comprando o que vende, seu negócio prosperará.

É claro que existem outros quesitos para ser vendedor, mas comece gostando do que faz e tenha em mente que senão satisfizer as necessidades e os desejos do seu cliente, vendedor não é.

Oscar Schild, vendedor, gerente de vendas e escritor.
http://www.grandesvendedores.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 16 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/o-que-e-preciso-para-ser-vendedor-345073.html

    Palavras-chave do artigo:

    vendedor

    ,

    vender

    ,

    core

    Comentar sobre o artigo

    Marcelo Silva

    Quando os Vendedores e suas Técnicas de Vendas passaram a ser Importantes e Valorizadas ??? O responsável por nos dar um lugar ao sol é exatamente a figura mais temida pelas empresas em geral - A Concorrência !!! Outro fenômeno interessante que apareceu com a concorrência foi o crescimento do nível de exigência do consumidor, que com a maior oferta de bens e serviços, tornou-se mais sofisticado, requerendo mais dos seus fornecedores. Surgiu então "A Necessidade de Satisfazer o Cliente

    Por: Marcelo Silval Negócios> Vendasl 21/08/2013 lAcessos: 39

    Todo vendedor sabe que conhecer bem o negócio do seu cliente faz parte das melhores dicas para se atingir bons resultados. Dificilmente algum livro de auto-ajuda focado em vendas deixará de mencionar esta recomendação. Por que então, poucos são os vendedores que realmente tiram proveito desta recomendação?

    Por: Ricardo Barrieul Negócios> Vendasl 30/05/2012 lAcessos: 38

    O Comércio eletrônico a cresce a taxas de 40% ao ano no Brasil, veja nas dicas abaixo como montar sua loja virtual e começar a vender através do munod e-commerce

    Por: Silvana Paulal Internet> Comércio Eletrônicol 23/10/2008 lAcessos: 22,276 lComentário: 5
    Escritorcampos

    Não basta ser executivo à troglodita de terceiro milênio. Pois, ainda existem os empresários renitentes, que teimam em anotar suas operações fundamentais em suas antigas e amarfanhadas cadernetas pessoais. Gerir uma empresa está muito além dessa simplicidade, até os mais atualizados em­presários se desatualizam a cada minuto que passa.

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 04/03/2010 lAcessos: 212

    As pessoas vêm, a cada momento, exercendo seu papel de consumidor. Neste sentido, o seu comportamento de compra tem exercido influência direta nas estratégias e táticas de marketing. A cada momento, ações de atração, retenção e fidelização são exigidas para a continuação do sucesso. Este trabalho visa estabelecer uma visão sobre os principais conceitos que permitem o desenvolvimento de ações acertadas para a obtenção dos resultados.

    Por: Mariana Duartel Negócios> Administraçãol 13/11/2008 lAcessos: 47,105 lComentário: 1

    Qual é o maior patrimônio de uma empresa? Os imóveis? As máquinas? Mobília? A conta bancária? Os investimentos? – Não, tudo isso não é nada se a empresa não tem o mais importante: O cliente.

    Por: ClaudioRjl Negócios> Vendasl 06/05/2011 lAcessos: 77
    EVALDO COSTA

    Com a palavra sua majestade o consumidor. Mas, afinal de contas, o cliente sempre esteve ou não em condições privilegiadas na hora de comprar o veículo? Médio, no passado não havia muitas ofertas.

    Por: EVALDO COSTAl Negócios> Administraçãol 19/11/2010 lAcessos: 49
    Sérgio Ricardo Rocha

    Acredito que é a venda de alta performance não acontece só por que se abre uma bela loja, tenho bons produtos e preços justos. Não adianta contratar bons vendedores, exigir a participação em um curso de venda, para aprenderem as melhores técnicas de vendas, se a empresa não estiver bem posicionada e desenvolvida para o cliente. Acredito que o planejamento estratégico tenha que ser bem utilizado para posicionar adequadamente a empresa. Acredito que as ferramentas

    Por: Sérgio Ricardo Rochal Negócios> Gestãol 22/11/2011 lAcessos: 85

    verdadeiro sistema comprar vendas on line com total suporte dicas negocios online, trabalho em casa e marketing de oportunidades.

    Por: Wanderley Santosl Negócios> Negócios Onlinel 22/10/2009 lAcessos: 1,630
    Sidney Sanches Biscaino

    O que é uma palavra-chave? A palavra-chave é uma palavra que vai ser colocado em seu artigo várias vezes, já que isso faz toda a diferença para seu artigo ser encontrado nos Sites de Buscas. Quando os motores de buscas veem que você tem uma palavra colocada várias vezes em um artigo, ele irá determinar a sua página aos usuários que fizeram uma pesquisa por determinada palavra-chave.

    Por: Sidney Sanches Biscainol Marketing e Publicidadel 10/09/2014

    O marketing digital tem crescido nos últimos anos. Mas esse crescimento trouxe vários mitos sobre sua utilização. Entenda um pouco mais sobre esses mitos nesse artigo da Sr. Site.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 08/09/2014

    Em estratégias de marketing digital, as redes sociais não podem ser deixadas de lado. Entenda por que e melhore suas estratégias de marketing digital.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Marketing e Publicidadel 03/09/2014
    Janaína Nogueira

    Entenda o que significa geração de leads e porque isso é tão importante para a sua empresa.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 03/09/2014
    Francisco Ronaldo

    Alguma vez você já parou para ler algo na internet e na medida em que prossegue na leitura desperta aquela vontade de querer obter tal produto descrito naquele texto, pois é isso se chama gatilhos mentais usados frequentemente por especialistas em marketing digital para ganhar dinheiro na internet e vender o seu ou algum produto de alguém.

    Por: Francisco Ronaldol Marketing e Publicidadel 27/08/2014
    Janaína Nogueira

    Entenda como funciona as quatro ações do inbound marketing e quais são as ferramentas utilizadas

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 25/08/2014
    Anderson Garcia

    Com a finalidade de lhe ajudar a tomar a decisão sobre se deve fazer ou não um curso de marketing, a seguir apresentaremos alguns prós e contras que envolvem esta questão.

    Por: Anderson Garcial Marketing e Publicidadel 24/08/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá para você que já tem conta no canal do Youtube ou pretende criar uma e trabalhar com essa poderosa ferramenta. Vou dar uma dica muito importante que vai deixar o seu canal muito mais profissional. Você já imaginou que com uma simples ideia poderá aumentar o número de subscritores do seu canal do Youtube, isso seria fantástico não é mesmo? Você pode conseguir inserindo uma Marca D' Agua nos seus vídeos.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Marketing e Publicidadel 12/08/2014

    Existem diversas maneiras de se contratar uma equipe de vendas, mas a que prefiro é pela indicação. Sim, indicado pelos clientes e por colegas. Quando um vendedor se destaca facilmente ele é percebido, quer pelo mercado (cliente), quer pela concorrência, quer pela própria empresa e neste caso, nem sempre ele tem o reconhecimento merecido, mas isto é outro assunto.

    Por: Oscar Schildl Negócios> Gestãol 28/06/2008 lAcessos: 596

    Um dos maiores erros em vendas é o acima, principalmente em se tratando de internet. Ter um site caro como o deles e incompleto é dose para matar elefante, comprovando que de gestão de vendas esta empresa ainda está no século passado.

    Por: Oscar Schildl Negócios> Negócios Onlinel 28/06/2008 lAcessos: 438

    Empurrar significa ajudar a retornar ao caminho, trabalhando, lapidado, disciplinado e corrigido o vendedor, o qual deve continuar com as próprias pernas; já puxar está para nulidade, sem forças mesmo que puxado. Ao ser puxado, o vendedor tem uma pequena sobre-vida, mas no primeiro obstáculo, pára novamente, criando enormes dificuldades a cadeia produtiva.

    Por: Oscar Schildl Negócios> Gestãol 28/06/2008 lAcessos: 1,478

    Ser vendedor ou ser gestor, quem pode definir, a universidade e seus mestres, ou o canto de uma sala, na poeira acumulada, o perfil sorridente, do amigo e camarada, que todos os dias, no sol e na chuva, na alegria e na dor, com sobra de dívidas e com falta de amor, está, presente, consciente e atento, ao seu clamor, meu amigo comprador?

    Por: Oscar Schildl Negócios> Vendasl 28/06/2008 lAcessos: 99

    Não sou expert em informática, mas com a ajuda de amigos consigo mexer nas CPUs e notebooks. Comecei tarde, mas percebi que sem esta ferramenta, ficaria à margem da evolução; como vendedor, logo estaria fora do mercado.

    Por: Oscar Schildl Negócios> Vendasl 28/04/2008 lAcessos: 378

    Refiz a operação por três vezes e resolvi fazer contato pelo 0800. Após me identificar, informando todos os dados que a operadora pedia, recebi a brilhante resposta: o sistema caiu (como uma empresa com a Fiat e o Banco Itaú tem um sistema tão precário?).

    Por: Oscar Schildl Negócios> Vendasl 28/04/2008 lAcessos: 375

    Exemplos devem ser seguidos, mas por que insistem em seguir os exemplos negativos? Fico pensado no que leva as pessoas a errarem com tanta convicção e acredito que seja pelos exemplos percebidos – todos os dias – quer na vida comercial, quer na vida política deste país Nunca se leu tantas notícias sobre desvios, corrupções, uso indevido da máquina administrativa entre outros no nos últimos anos e fazer o quê?

    Por: Oscar Schildl Negócios> Vendasl 28/04/2008 lAcessos: 1,214

    O que leva os administradores agirem de uma forma onde – além de não delegarem poderes –, contratam pessoas incompetentes ou, sendo competentes, são mal remuneradas e não recebem treinamento condizente com a função? Isto é gestão por incompetência e se não houver um tratamento de choque, a empresa, mesmo crescendo em volume de vendas, está na fase da saturação interna e logo explode.

    Por: Oscar Schildl Marketing e Publicidadel 26/03/2008 lAcessos: 412

    Comments on this article

    0
    pedrinho multimarcas 19/08/2011
    preciso de vendedor de automoveis para trabalhar em curitiba pr
    0
    amanda almeida silva 19/01/2011
    quero ser uma boa vendedora
    1
    alessandra machado de oliveira 17/01/2011
    eu tenho expeciencia com vendas e queria trabalhar aqui na minha cidade porque nao posso trabalhar fora tenho uma bébé
    1
    Elcio Batista Gouveia Junior 13/12/2010
    quero ser um vendendedor
    0
    regia ferreira gomes 06/10/2010
    muito bom isso.
    0
    nanderson davi dos santos 25/09/2010
    eu tenho 16 anos é to agoro em sao paulo e gosto de ser vendedo e queria que quei lerse e depoemento e fale com migo atraveis do orkut nanderson_99@hotmail.com
    0
    viviane 19/08/2009
    ah eu gostei mais como é que se instala !!! como aprender a ser vendedora?me explica como vender bem?
    1
    luciane bissoni 21/06/2009
    quero ser vendedora....aqui em indaial...
    0
    cristie 29/04/2009
    ola galera esse site e firme bjjjjjjjjjj
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast