O que é preciso para ser vendedor?

Publicado em: 28/02/2008 |Comentário: 8 | Acessos: 61,567 |



Um cliente que estava fechando as portas de sua loja e perguntou se eu tinha uma vaga para ele ser um vendedor. Na hora não questionei sobre o que estava havendo; agora reflito melhor e será que este cliente, com experiência na venda interna será um bom vendedor, com atuação externa?

Tudo na vida pode ser apreendido e algumas pessoas já trazem consigo certas facilidades que a psicologia explica, enquanto outros, por mais que tentam, não conseguem aprender determinada arte ou função.

A arte de vender pode ser aprendida; uma das melhores escolas é justamente a venda interna. Quem mais sabe do que um cliente quer, senão o balconista, que ao vê-lo adentrar na loja, abre em sua mente o leque de novidades e cruzando com as informações sobre o seu histórico (preferência e tamanho), o recebe de braços abertos e quando menos espera, está na frente do caixa, pagando a compra; muitas vezes, por termos o desejo e não necessidades, somos surpreendidos por excelentes profissionais que transformam nossos desejos em necessidades e a venda está feita.


Hoje, as empresas exigem que os vendedores constituam uma empresa de representação limitada. (mais de um sócio), com CNPJ; que sua sede tenha alvará e que o sócio atuante seja inscrito no CORE - Conselho Regional dos Representantes Comerciais -. Estes vendedores devem ter muito dinheiro no bolso para o sustento porque somente verão a comissão na quinzena posterior ao mês do pagamento das duplicatas pelos clientes e esquecem da experiência e que saibam realmente vender.

Para ser vendedor basta um cliente, dizia um velho amigo, mas será mesmo que isto é suficiente? No Japão, dizem os que lá vão, tem máquina para tudo: basta que alguém as abasteça com diversos produtos que, ao colocarmos uma moeda, obteremos o que precisamos e isto é um ponto de venda estratégico, mas onde está o vendedor caso a moeda tranque ou se o produto não for o esperado?

Para ser vendedor tem que haver alma, corpo e dedicação nesta arte. Não importa se tenha empresa ou se seja autônomo; se tenha uma carteira repleta de clientes ou se for de venda porta a porta. O quê o mercado precisa é de pessoas que gostem de vender e vender não é sentar-se a frente de um comprador e copiar o que ele dita, nas quantidades exatas e com os preços negociados. Vendedor é aquele que consegue perceber o que o comprador precisa, quando não, mostrar-lhe que, em comprando o que vende, seu negócio prosperará.

É claro que existem outros quesitos para ser vendedor, mas comece gostando do que faz e tenha em mente que senão satisfizer as necessidades e os desejos do seu cliente, vendedor não é.

Oscar Schild, vendedor, gerente de vendas e escritor.
http://www.grandesvendedores.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 16 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/o-que-e-preciso-para-ser-vendedor-345073.html

    Palavras-chave do artigo:

    vendedor

    ,

    vender

    ,

    core

    Comentar sobre o artigo

    Marcelo Silva

    Quando os Vendedores e suas Técnicas de Vendas passaram a ser Importantes e Valorizadas ??? O responsável por nos dar um lugar ao sol é exatamente a figura mais temida pelas empresas em geral - A Concorrência !!! Outro fenômeno interessante que apareceu com a concorrência foi o crescimento do nível de exigência do consumidor, que com a maior oferta de bens e serviços, tornou-se mais sofisticado, requerendo mais dos seus fornecedores. Surgiu então "A Necessidade de Satisfazer o Cliente

    Por: Marcelo Silval Negócios> Vendasl 21/08/2013 lAcessos: 45

    Todo vendedor sabe que conhecer bem o negócio do seu cliente faz parte das melhores dicas para se atingir bons resultados. Dificilmente algum livro de auto-ajuda focado em vendas deixará de mencionar esta recomendação. Por que então, poucos são os vendedores que realmente tiram proveito desta recomendação?

    Por: Ricardo Barrieul Negócios> Vendasl 30/05/2012 lAcessos: 43

    O Comércio eletrônico a cresce a taxas de 40% ao ano no Brasil, veja nas dicas abaixo como montar sua loja virtual e começar a vender através do munod e-commerce

    Por: Silvana Paulal Internet> Comércio Eletrônicol 23/10/2008 lAcessos: 22,318 lComentário: 5
    Escritorcampos

    Não basta ser executivo à troglodita de terceiro milênio. Pois, ainda existem os empresários renitentes, que teimam em anotar suas operações fundamentais em suas antigas e amarfanhadas cadernetas pessoais. Gerir uma empresa está muito além dessa simplicidade, até os mais atualizados em­presários se desatualizam a cada minuto que passa.

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 04/03/2010 lAcessos: 217

    As pessoas vêm, a cada momento, exercendo seu papel de consumidor. Neste sentido, o seu comportamento de compra tem exercido influência direta nas estratégias e táticas de marketing. A cada momento, ações de atração, retenção e fidelização são exigidas para a continuação do sucesso. Este trabalho visa estabelecer uma visão sobre os principais conceitos que permitem o desenvolvimento de ações acertadas para a obtenção dos resultados.

    Por: Mariana Duartel Negócios> Administraçãol 13/11/2008 lAcessos: 47,391 lComentário: 1

    Qual é o maior patrimônio de uma empresa? Os imóveis? As máquinas? Mobília? A conta bancária? Os investimentos? – Não, tudo isso não é nada se a empresa não tem o mais importante: O cliente.

    Por: ClaudioRjl Negócios> Vendasl 06/05/2011 lAcessos: 81
    EVALDO COSTA

    Com a palavra sua majestade o consumidor. Mas, afinal de contas, o cliente sempre esteve ou não em condições privilegiadas na hora de comprar o veículo? Médio, no passado não havia muitas ofertas.

    Por: EVALDO COSTAl Negócios> Administraçãol 19/11/2010 lAcessos: 52
    Sérgio Ricardo Rocha

    Acredito que é a venda de alta performance não acontece só por que se abre uma bela loja, tenho bons produtos e preços justos. Não adianta contratar bons vendedores, exigir a participação em um curso de venda, para aprenderem as melhores técnicas de vendas, se a empresa não estiver bem posicionada e desenvolvida para o cliente. Acredito que o planejamento estratégico tenha que ser bem utilizado para posicionar adequadamente a empresa. Acredito que as ferramentas

    Por: Sérgio Ricardo Rochal Negócios> Gestãol 22/11/2011 lAcessos: 89

    verdadeiro sistema comprar vendas on line com total suporte dicas negocios online, trabalho em casa e marketing de oportunidades.

    Por: Wanderley Santosl Negócios> Negócios Onlinel 22/10/2009 lAcessos: 1,645
    JORGE FLOQUET

    Afirmei, com plena convicção que sim. Após descida para o almoço ele me avistou e agradeceu a minha resposta detalhando, rapidamente, o motivo. Entendi a exposição dos motivos e afirmei que apesar dele já estivesse cansado das sucessivas contratações fracassadas para sua assessoria de impressa, ultimamente as queixas são constantes porque não se encontra mais um jornalista jovem que já tenha lido toda a obra de Machado de Assis, Jorge Amado ou qualquer outro grande escritor e este deveria ser o

    Por: JORGE FLOQUETl Marketing e Publicidadel 17/11/2014

    O SMS é um poderoso aliado dos consultórios e clínicas odontológicas como ferramenta de retenção de pacientes. Entenda nesse artigo como o SMS pode ser usado a favor do seu consultório odontológico.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 30/10/2014 lAcessos: 12

    Ter um site não é mais uma questão a ser discutida dentro das empresas. Em um mundo tão conectado perde negócio aquela empresa que não tem uma presença online. Entenda quais são os passos necessários para criar um site de sucesso.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 28/10/2014 lAcessos: 11

    Bem orientada, a Comunicação Interna cria engajamento e alinha propósitos (*) Marcel Omaki

    Por: ana paulaignaciol Marketing e Publicidadel 27/10/2014 lAcessos: 11

    Devido aos resultados bastante positivos que ações de marketing na internet vem proporcionando para o varejo online, 80% dos entrevistados planejam focar em marketing de conteúdo, 77% em análise de dados, como CRM e Big Data; 72% em marketing nas mídias sociais, 71% em e-mail marketing e 70% em SEO.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Marketing e Publicidadel 24/10/2014

    A internet e as telecomunicações mudaram a direção e comando do ciclo de vendas das empresas. Leia esse artigo e entenda como o consumidor se comporta em relação as compras tendo acesso a internet.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 23/10/2014

    Se você tem uma empresa, ainda que ela seja formada somente por um pessoa (o dono), sabe da importância de estar sempre ampliando sua carteira de clientes. Afinal, sem clientes, não existirá mais empresa.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 15/10/2014 lAcessos: 21

    Para divulgar uma pequena empresa muitos empresários partem do princípio de que basta utilizar algumas ferramentas sejam elas online ou offline e pronto. Entenda nesse artigo que para divulgar uma pequena empresa é preciso ir além.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 11/10/2014 lAcessos: 17

    Existem diversas maneiras de se contratar uma equipe de vendas, mas a que prefiro é pela indicação. Sim, indicado pelos clientes e por colegas. Quando um vendedor se destaca facilmente ele é percebido, quer pelo mercado (cliente), quer pela concorrência, quer pela própria empresa e neste caso, nem sempre ele tem o reconhecimento merecido, mas isto é outro assunto.

    Por: Oscar Schildl Negócios> Gestãol 28/06/2008 lAcessos: 603

    Um dos maiores erros em vendas é o acima, principalmente em se tratando de internet. Ter um site caro como o deles e incompleto é dose para matar elefante, comprovando que de gestão de vendas esta empresa ainda está no século passado.

    Por: Oscar Schildl Negócios> Negócios Onlinel 28/06/2008 lAcessos: 442

    Empurrar significa ajudar a retornar ao caminho, trabalhando, lapidado, disciplinado e corrigido o vendedor, o qual deve continuar com as próprias pernas; já puxar está para nulidade, sem forças mesmo que puxado. Ao ser puxado, o vendedor tem uma pequena sobre-vida, mas no primeiro obstáculo, pára novamente, criando enormes dificuldades a cadeia produtiva.

    Por: Oscar Schildl Negócios> Gestãol 28/06/2008 lAcessos: 1,501

    Ser vendedor ou ser gestor, quem pode definir, a universidade e seus mestres, ou o canto de uma sala, na poeira acumulada, o perfil sorridente, do amigo e camarada, que todos os dias, no sol e na chuva, na alegria e na dor, com sobra de dívidas e com falta de amor, está, presente, consciente e atento, ao seu clamor, meu amigo comprador?

    Por: Oscar Schildl Negócios> Vendasl 28/06/2008 lAcessos: 104

    Não sou expert em informática, mas com a ajuda de amigos consigo mexer nas CPUs e notebooks. Comecei tarde, mas percebi que sem esta ferramenta, ficaria à margem da evolução; como vendedor, logo estaria fora do mercado.

    Por: Oscar Schildl Negócios> Vendasl 28/04/2008 lAcessos: 381

    Refiz a operação por três vezes e resolvi fazer contato pelo 0800. Após me identificar, informando todos os dados que a operadora pedia, recebi a brilhante resposta: o sistema caiu (como uma empresa com a Fiat e o Banco Itaú tem um sistema tão precário?).

    Por: Oscar Schildl Negócios> Vendasl 28/04/2008 lAcessos: 380

    Exemplos devem ser seguidos, mas por que insistem em seguir os exemplos negativos? Fico pensado no que leva as pessoas a errarem com tanta convicção e acredito que seja pelos exemplos percebidos – todos os dias – quer na vida comercial, quer na vida política deste país Nunca se leu tantas notícias sobre desvios, corrupções, uso indevido da máquina administrativa entre outros no nos últimos anos e fazer o quê?

    Por: Oscar Schildl Negócios> Vendasl 28/04/2008 lAcessos: 1,219

    O que leva os administradores agirem de uma forma onde – além de não delegarem poderes –, contratam pessoas incompetentes ou, sendo competentes, são mal remuneradas e não recebem treinamento condizente com a função? Isto é gestão por incompetência e se não houver um tratamento de choque, a empresa, mesmo crescendo em volume de vendas, está na fase da saturação interna e logo explode.

    Por: Oscar Schildl Marketing e Publicidadel 26/03/2008 lAcessos: 418

    Comments on this article

    0
    pedrinho multimarcas 19/08/2011
    preciso de vendedor de automoveis para trabalhar em curitiba pr
    0
    amanda almeida silva 19/01/2011
    quero ser uma boa vendedora
    1
    alessandra machado de oliveira 17/01/2011
    eu tenho expeciencia com vendas e queria trabalhar aqui na minha cidade porque nao posso trabalhar fora tenho uma bébé
    1
    Elcio Batista Gouveia Junior 13/12/2010
    quero ser um vendendedor
    0
    regia ferreira gomes 06/10/2010
    muito bom isso.
    0
    nanderson davi dos santos 25/09/2010
    eu tenho 16 anos é to agoro em sao paulo e gosto de ser vendedo e queria que quei lerse e depoemento e fale com migo atraveis do orkut nanderson_99@hotmail.com
    0
    viviane 19/08/2009
    ah eu gostei mais como é que se instala !!! como aprender a ser vendedora?me explica como vender bem?
    1
    luciane bissoni 21/06/2009
    quero ser vendedora....aqui em indaial...
    0
    cristie 29/04/2009
    ola galera esse site e firme bjjjjjjjjjj
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast