O Que É Propaganda?

Publicado em: 05/01/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 17,879 |

Propaganda Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias. Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o fito de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido. Segundo Rocha (1995), o mundo da propaganda como um lugar onde "a criança é sempre sorriso, a mulher desejo, o homem plenitude, a velhice beatificação", ela é aquilo que as pessoas querem e desejam.

Mesmo sendo um reflexo social ou do que as pessoas gostariam de representar, A propaganda, que tem sido xingada, ameaçada, caluniada e bajulada, tem sido, também, a mola propulsora do desenvolvimento nacional. A pesquisa e a genialidade publicitária modernas substituíram o velho refrão o segredo é a alma do negócio, pelo conceito a propaganda é a alma do negócio, e, finalmente, pela temática mais real: a propaganda vende, educa e estimula o progresso (SANT‟ANA, apud ROCHA, 1995, p. 46). Através dos elementos essenciais em sua composição a propaganda objetiva reforçar a marca que está comunicando. Cores, logomarcas, slogans, jingles, usos de personagens e celebridades são estratégias muito freqüentes nas propagandas, e ajudam a atrair a atenção do consumidor. Muitos pesquisadores discutem se a propaganda é uma Arte, Ciência ou Técnica.

Para Freitas (2009), foi através união dessas três ciências que surgiu a propaganda, nas quais ainda é baseada: 13 Arte (Ordenação): Elementos visuais e sonoros, um anúncio tem fundamento artístico, utiliza-se o estudo dos conceitos de movimentos de artes. A propaganda usa a tipologia, a lingüística e uma imagem para ser grafada ou apenas vista. A arte está enquadrada tanto na propaganda estática (revistas, jornais e outdoors), ou na tele-comunicada (como internet, televisão e rádio). Ciência (Manipulação): A parte científica da propaganda consiste no seu todo, são as pesquisas e definições utilizadas no planejamento de campanha, análises de mercado e segmentação de públicos. Técnica (Persuasão): A criação, visual, sonora ou sensitiva busca enfatizar que o produto ofertado é o que se precisa para satisfazer as necessidades de consumo. Nesse momento valores são agregados ao produto, fortalecendo a construção de uma marca ou imagem sólida. Desta forma se age com a necessidade e desejo do receptor, em que a necessidade é o racional e o desejo, emoção.

Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias. Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o fito de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.

Segundo Rocha (1995), o mundo da propaganda como um lugar onde "a criança é sempre sorriso, a mulher desejo, o homem plenitude, a velhice beatificação", ela é aquilo que as pessoas querem e desejam. Mesmo sendo um reflexo social ou do que as pessoas gostariam de representar.

"A propaganda, que tem sido xingada, ameaçada, caluniada e bajulada, tem sido, também, a mola propulsora do desenvolvimento nacional. A pesquisa e a genialidade publicitária modernas substituíram o velho refrão o segredo é a alma do negócio, pelo conceito a propaganda é a alma do negócio, e, finalmente, pela temática mais real: a propaganda vende, educa e estimula o progresso" (SANT' ANA, apud ROCHA, 1995, p. 46).


Através dos elementos essenciais em sua composição a propaganda objetiva reforçar a marca que está comunicando. Cores, logomarcas, slogans, jingles, usos de personagens e celebridades são estratégias muito freqüentes nas propagandas, e ajudam a atrair a atenção do consumidor.

Muitos pesquisadores discutem se a propaganda é uma Arte, Ciência ou Técnica. Segundo Freitas (2009), é através união dessas três ciências que surgiu a propaganda, nas quais ainda é baseada:

  • Arte (Ordenação): Elementos visuais e sonoros, um anúncio tem fundamento artístico, utiliza-se o estudo dos conceitos de movimentos de artes. A propaganda usa a tipologia, a lingüística e uma imagem para ser grafada ou apenas vista. A arte está enquadrada tanto na propaganda estática (revistas, jornais e outdoors), ou na tele-comunicada (como internet, televisão e rádio).
  • Ciência (Manipulação): A parte científica da propaganda consiste no seu todo, são as pesquisas e definições utilizadas no planejamento de campanha, análises de mercado e segmentação de públicos.
  • Técnica (Persuasão): A criação, visual, sonora ou sensitiva busca enfatizar que o produto ofertado é o que se precisa para satisfazer as necessidades de consumo. Nesse momento valores são agregados ao produto, fortalecendo a construção de uma marca ou imagem sólida. Desta forma se age com a necessidade e desejo do receptor, em que a necessidade é o racional e o desejo, emoção.

____________________________________________________________________

 

::Referências::


FREITAS, João Paulo Cavalléro. Publicidade Contemporânea: O que é Propaganda. Disponível em: http://publicidadecontemporanea.blogspot.com/2009/03/o-que-e-propaganda. html Acesso em: 10 de novembro de 2009.

ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da

publicidade. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/o-que-e-propaganda-1666628.html

    Palavras-chave do artigo:

    propaganda

    ,

    definicao

    ,

    conceito

    Comentar sobre o artigo

    Julio Cesar S. Santos

    O Que é Um Patrocínio? Qual a Relação Entre o Patrocínio e o Marketing Mix? Por Que o Patrocinador Quer Investir em Patrocínio?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 10/11/2010 lAcessos: 388
    André Boaratti

    O artigo pretende investigar o conceito de espaço público no pensamento de Hannah Arendt como categoria de análise para a sociedade contemporânea. A obra analisada será Origens do Totalitarismo no intuito de compreender a relação inversa entre o regime totalitário de Hitler e o espaço publico como esfera da participação politica democrática. O pressuposto é que a ascensão de Hitler está diretamente associada com a derrocada das várias formas de participação política e construção de consenso.

    Por: André Boarattil Educação> Ensino Superiorl 03/10/2014

    Breve discussão acerca da possibilidade da utilização da Declaração Universal dos Direitos Humanos como fundamento para uma ordem jurídica global

    Por: Carlos Leonardo Batista Celanil Direitol 17/12/2010 lAcessos: 146
    Julio Cesar S. Santos

    As técnicas de Merchandising não foram criadas por nenhum especialista do setor, mas através da capacidade de observação e julgamento das pessoas que analisavam seus problemas do cotidiano e procuravam resolvê-los.

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Vendasl 30/10/2010 lAcessos: 558
    Gustavo Rocha

    Todas as quintas-feiras publicamos no portal GestãoAdvBr um artigo inédito sobre departamentos jurídicos e seus relacionamentos internos, com escritórios terceirizados e muito mais. Nos acompanhe! Nada mais atual e necessário que tecnologia nas empresas. Muita coisa muda, mas algumas tendências podem ser um diferencial competitivo para resultados. Recebi do Ademir Milton Piccoli um material muito especial sobre o evento Gartner Symposium 2012 ITxpo em Orlando nos EUA no qual ele participou

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 20/12/2012 lAcessos: 33
    Walter de Mendonça

    O presente ensaio busca identificar as publicações científicas na área de marketing do Enanpad no período de 1990 a 1997 com o objetivo de demonstrar a evolução do pensamento de marketing no Brasil no período estudado com base na quantidade de publicações, tipo de pesquisa realizada, o tema e o grau de inovação do tema. Foi realizada uma pesquisa do tipo desk research que identificou 159 trabalhos científicos apresentados no Enanpad envolvendo a área de marketing. Desses estudos foi possível con

    Por: Walter de Mendonçal Marketing e Publicidadel 05/08/2009 lAcessos: 1,685 lComentário: 3

    O artigo apresenta a relação dinâmica estabelecida entre duas áreas da comunicação: design gráfico e publicidade. O marketing, ao comunicar seus produtos e serviços, intensifica a divulgação do posicionamento e da imagem das empresas e procura melhor atender às necessidades e desejos de seu público. O estudo foi desenvolvido de acordo com o contexto no qual se desenvolve a comunicação de marketing e o favorecimento do mesmo para a exploração de novas possibilidades tecnológicas.

    Por: Leandro Steinmetz Almeidal Marketing e Publicidade> Design Gráficol 12/11/2008 lAcessos: 18,064

    A logística existe desde os tempos mais antigos com diversos marcos na história da humanidade. Histórias como de Alexandre o Grande e Aristóteles, onde a logística teve uma vital importância nas guerras. No decorrer do tempoa logística vem se aprimorando e sendo uns dos principais recursos da gestão para executar diversas atividades envolvidase vem atuando em vários segmentos de serviços, por exemplo, Mkt, Compras, Transportes e etc.

    Por: Jorge de Oliveiral Negócios> Administraçãol 28/11/2014 lAcessos: 16
    Ricardo Lima

    Neste artigo é realizada uma reflexão sobre o verdadeiro significado do Marketing, porém, não estamos buscando decorar o significado de um ou outro autor, mas sim descobrir a essência e a verdadeira função desta técnica.

    Por: Ricardo Limal Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 18/07/2009 lAcessos: 7,105
    Gustavo Rocha

    Mais uma novidade vindo dos EUA… Uma startup de lá resolveu criar um serviço inovador e para nós em terras brasilis proibido: Uma plataforma eletrônica que literalmente licita de forma on line os honorários jurídicos para uma determinada causa. Os EUA tem uma realidade muito distinta do Brasil e lá os advogados chegam a cobrar mil doláres a hora. Feito este esclarecimento de situação de mercado, vamos ver como funciona o serviço: O site da UpCouncel explica como o sistema funciona. Para come

    Por: Gustavo Rochal Marketing e Publicidadel 10/02/2015
    Altemar Oliveira

    Se você está iniciando em Marketing Digital, a primeira coisa que você deve saber, é que precisa de uma boa lista de contatos para ganhar dinheiro. Depois de ler inúmeros artigos e procurar conselhos de especialistas e ter lido muitas histórias de sucesso de pessoas que criaram uma pequena fortuna com listas de e-mails no autoresponder você finalmente decide criar a sua própria lista. Ter uma lista de e-mails em um autoresponder não faz de você um expert ou um vendedor confiança.

    Por: Altemar Oliveiral Marketing e Publicidadel 02/02/2015 lAcessos: 11
    Altemar Oliveira

    Trago neste artigo algumas da principais e melhores ideias para ganhar dinheiro a partir do conforto da sua própria casa sem a necessidade de muito dinheiro ou imensas quantidades de tempo investido. O objetivo deste artigo é de educar aqueles que estão começando, e ainda não entendem corretamente o conceito de ganhar dinheiro na internet com o seu computador e uma ligação à internet.

    Por: Altemar Oliveiral Marketing e Publicidadel 15/01/2015 lAcessos: 16

    Vivemos uma era de extrema competição. E a competição, com o advento da internet, tomou um rumo inesperado. Hoje, uma pequena loja de bairro tem como concorrente um fornecedor na China ou no Japão. Em um cenário assim o que pode o empresário fazer? Leia esse artigo para entender a importância do posicionamento da sua empresa perante seu mercado.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 07/01/2015 lAcessos: 14

    Texto com dicas valiosas para quem deseja utilizar algumas táticas de marketing digital no próximo ano.

    Por: Carlosl Marketing e Publicidadel 30/12/2014 lAcessos: 14
    André Ambrósio

    O Marketing de Redes nasceu com o princípio de que, nós podemos desenvolvê-lo em nosso tempo livre. Veja o artigo completo nesse link: http://vcempreendedor.com/2014/12/7-bons-motivos-para-desenvolver-um-negocio-de-network-marketing/

    Por: André Ambrósiol Marketing e Publicidadel 28/12/2014 lAcessos: 14
    Janaína Nogueira

    Com o final do ano se aproximando, muitos empresários começam a procurar por opções de brindes para presentear os seus funcionários e clientes, e o pen drive personalizado se tornou uma das opções mais procuradas.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 02/12/2014 lAcessos: 23
    JORGE FLOQUET

    Afirmei, com plena convicção que sim. Após descida para o almoço ele me avistou e agradeceu a minha resposta detalhando, rapidamente, o motivo. Entendi a exposição dos motivos e afirmei que apesar dele já estivesse cansado das sucessivas contratações fracassadas para sua assessoria de impressa, ultimamente as queixas são constantes porque não se encontra mais um jornalista jovem que já tenha lido toda a obra de Machado de Assis, Jorge Amado ou qualquer outro grande escritor e este deveria ser o

    Por: JORGE FLOQUETl Marketing e Publicidadel 17/11/2014 lAcessos: 14

    O artigo aborda os impactos da vida contemporânea no comportamento da criança e como a propaganda atua na infância.

    Por: Ligia Mara Ferraz dos Santosl Marketing e Publicidadel 07/01/2010 lAcessos: 1,413

    Entenda o que é Design Gráfico e o que é preciso para identificar bons elementos em design.

    Por: Ligia Mara Ferraz dos Santosl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 07/01/2010 lAcessos: 1,243

    A importância da aproximação da arca com o consumidor através de aplicativos em desktops (computador e celular)

    Por: Ligia Mara Ferraz dos Santosl Marketing e Publicidade> Multimídial 30/10/2009 lAcessos: 201 lComentário: 1

    Comments on this article

    2
    jaqueline 19/05/2011
    a propaganda e muito importante até nas aulas de artes..
    -5
    emmanuelle 19/10/2010
    adoro estudar!!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast