Para Que Serve A Faculdade De Publicidade?

Publicado em: 14/08/2009 |Comentário: 13 | Acessos: 14,236 |

Mais um ano se inicia e, com ele, a carreira de milhares de novos publicitários brasileiros. De acordo com levantamento feito pelo portal Vitrine Publicitária, cerca de 15 mil novos publicitários estarão ingressando no mercado em 2009, recém-saídos das mais de 300 faculdades de Publicidade do Brasil.

No entanto, surge uma questão a ser respondida: será que estes publicitários estão preparados para o exercício da profissão em um mercado altamente competitivo? Será que estão aptos a criar títulos e chamadas criativas, planejar campanhas, atender clientes e, acima de tudo, garantir resultados expressivos, especialmente em tempos de crise econômica mundial?

Esta questão é ampla e de difícil resposta. O que observamos, atualmente, é que o mercado está cada vez mais seletivo, em todas as áreas. A concorrência profissional é muito forte e, para conseguir um lugar ao sol, é preciso se destacar em sua área de atuação. Hoje vemos anúncios de vagas que exigem do candidato formação acadêmica, experiência comprovada na área, portfólio, conhecimento de língua estrangeira e uma série de outros requisitos que já deixaram de ser diferenciais e se tornaram obrigatórios na busca por um emprego. Daí surge outra questão: como obter experiência profissional e montar um portfólio se não há oportunidades para os “sem-experiência”?

Diante de tantas questões, o papel das faculdades de Comunicação se torna mais do que essencial. E mais importante do que ele, o papel do aluno universitário. A velha máxima “o aluno faz a faculdade” nunca foi tão importante como agora, especialmente em uma profissão como a publicidade em que as oportunidades são tão escassas. Driblar a falta de experiência pode ser muito mais fácil do que parece, desde que haja determinação e garra.

Pouca gente observa a infinidade de oportunidades que uma faculdade nos apresenta e que podem ser úteis na nossa carreira, portanto vamos listar algumas:

1) Ingresse na agência experimental (ou empresa júnior) da sua faculdade
Praticamente todas as Universidades brasileiras (pelo menos as que possuem um mínimo de qualidade e preocupação com o ensino) possuem uma agência experimental (ou empresa júnior) no curso de Publicidade e Propaganda. Agência experimental nada mais é do que uma agência publicitária formada por alunos e coordenada por professores, em que os estagiários têm a oportunidade de criar campanhas reais para clientes reais. Isto lhe trará a tão necessária experiência profissional que você irá precisar lá na frente. Se sua faculdade não possui uma Agência Experimental converse com o seu coordenador e funde uma!


2) Ofereça-se como voluntário em atividades acadêmicas
Ser monitor do laboratório de fotografia, editor assistente do jornalzinho da faculdade, assistente do coordenador de curso, ajudante na semana acadêmica, entre diversas outras possibilidades lhe fará ter um contato ainda maior com profissionais que já estão na área. Além de ter mais tempo para aprender sobre a área que escolheu, isto vai ampliar a sua visão e fortalecer o seu relacionamento.

3) Não deixe de comparecer às aulas, mesmo aquelas que você não possui afinidade
A grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda foi pensada para que o profissional tenha, além da visão técnica, uma formação humana. Deixar de assistir a uma aula de Sociologia por acreditar que isto não irá lhe agregar nada é um grande erro. Aulas de Estatística ou Realidade Sócio-Econômica Brasileira serão fundamentais em sua carreira, mesmo que você pretenda ser “somente” um diretor de arte. Amanhã você verá a diferença que isto fará em sua vida.

4) Compareça às palestras, semanas acadêmicas, workshops e atividades extra-curriculares promovidas pela Universidade
Muita gente acredita que palestras e “semana da comunicação” são uma boa oportunidade para matar aula sem se prejudicar com faltas. Grande engano. Ouvir um profissional de mercado falar por até 90 minutos pode até ser chato mas fará você ter contato com o “outro lado” da moeda. Palestras são uma excelente oportunidade para conhecer o mercado, o dia-a-dia das agências e profissionais, aprender com o erro dos outros, se familiarizar com os termos e expressões da publicidade e, se você for esperto e sortudo, se enturmar com quem já está no mercado – o que certamente lhe ajudará no futuro.

5) Mantenha um bom diálogo e relação com seus professores
Por possuírem muito conhecimento, os professores são sempre referência sobre assuntos relacionados à área que lecionam. Por possuírem uma posição pública, conhecem muita gente que, eventualmente, lhe pedem conselhos e até indicação de profissionais. Em que isto pode lhe auxiliar? Não precisa ser muito inteligente para encontrar a resposta.

6) Participe ativamente dos grêmios estudantis, diretórios acadêmicos e movimentos estudantis
À primeira vista pode parecer não estar nada ligado à profissão de publicitário, mas acredite, a participação nestas entidades irá lhe auxiliar em uma série de competências como liderança, relacionamento, administração de conflitos e divergência de opiniões. A política está presente no dia-a-dia de nossas vidas, incluindo as agências e as empresas. Aprender a lidar com ela irá lhe auxiliar muito na carreira.

7) Tome iniciativas!
Muita gente se queixa porque precisa trabalhar durante o dia e estudar à noite e, por isso, não pode fazer parte da agência experimental ou conseguir um estágio. Não se prenda nesta opinião. O mundo está cheio de oportunidades, mas elas não costumam aparecer para quem se omite, portanto tome iniciativas. Junte amigos e ofereça-se a alguma instituição filantrópica para fazer uma campanha para aumentar as doações, organize campanhas contra a fome, campanhas de segurança no trânsito, campanha do agasalho durante o frio... Tudo isso você pode fazer no seu tempo livre e irá ajudar muitas pessoas, sobretudo você que também terá experiência profissional e poderá relatar isto em seu portfólio.

8) Crie, experimente, empreenda, parta para a ação!
Grandes negócios milionários foram criados a partir da experimentação e atitude de seus fundadores. Muitos nasceram nos campus universitários. Aproveite todo o suporte acadêmico e estrutura por trás de você e proponha ações. Por que não criar? Por que não empreender? Por que não? Questione. Não tenha vergonha nem medo de errar. Busque a orientação profissional e parta para ação!

Agora vamos voltar à pergunta inicial: será que estes novos publicitários estão preparados para o exercício da profissão em um mercado altamente competitivo? Os que seguiram estas dicas podem até não estar completamente aptos, mas com certeza estarão muito mais preparados do que os que não aproveitaram a faculdade em sua totalidade. Pense nisso.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/para-que-serve-a-faculdade-de-publicidade-1127874.html

    Palavras-chave do artigo:

    faculdade

    ,

    universidade

    ,

    publicidade

    Comentar sobre o artigo

    Robson Fernando de Souza

    As faculdades que se propagandeiam em épocas de vestibular priorizam a formação orientada para o mercado de trabalho, para a obediência ao paradigma capitalista, em detrimento de objetivos como a formação cidadã, científica e intelectual.

    Por: Robson Fernando de Souzal Educação> Ensino Superiorl 19/07/2009 lAcessos: 376
    João Paulo Cavalléro

    Uma temática que aflora cada vez mais é o entendimento legítimo e adequado do "Mundo" das Comunicações Mercadológicas. Com o passar do tempo, a discussão ressurge com reforços no embate discursivo do que realmente vem a ser a Publicidade. Uma mera Arte? Ou uma Ciência pautada em princípios teóricos? No artigo proposto, almeja-se espelhar o mais profundo da discussão etimológica da disciplina, ao buscar compreender a sensibilidade dos dois respectivos "mundos".

    Por: João Paulo Cavallérol Marketing e Publicidadel 27/10/2010 lAcessos: 302
    Bruno Lessa

    A boa notícia é que, sim, é possível conseguir experiência profissional mesmo sem nunca ter trabalhado. Não há desculpas ou justificativas. Pouca gente observa a infinidade de oportunidades que nos cercam diariamente, seja na própria faculdade ou fora dela. Portanto, para provar que é possível, vamos listar as oportunidades rebatendo os principais argumentos da dificuldade.

    Por: Bruno Lessal Carreira> Entrevistasl 12/10/2009 lAcessos: 564

    Ao longo da última década, com o boom na indústria da web mais e mais interesses empresariais estão em conflito com um outro para fazer sentir sua presença no mundo da web. Neste cenário competitivo, as empresas estão em constante busca para criar uma imagem inigualável no mercado global.

    Por: Debdulal Dasl Internet> Web Designl 05/05/2009 lAcessos: 3,939

    Enquanto a LDB fez com que muitas faculdades particulares fossem criadas para atender a grande demanda de formação inicial dos professores, hoje o Prouni também fomentas essas faculdades dando bolsas para estudantes.

    Por: Prof. Maurício Apolináriol Educaçãol 08/04/2008 lAcessos: 1,592
    Théo Duarte dos Santos

    O que fazer se 24,5% dos alunos da sua Universidade resolvem sair antes de terminar o curso?

    Por: Théo Duarte dos Santosl Educação> Ensino Superiorl 06/06/2011 lAcessos: 146

    O presente artigo acadêmico tem por objetivo expor, de uma maneira simples e direta, os principais aspectos sobre o ato de celebração do casamento, no tocante às suas formalidades essenciais, previstas em lei, por meio de conceitos e explicações de fácil entendimento.

    Por: Juliana Viannal Direitol 19/05/2011 lAcessos: 1,396

    O estudo sobre merchandising no varejo pet de São Paulo é uma observação exploratória acerca do uso das técnicas de merchandising, nas rações para animais domésticos, sob o ponto de vista do marketing de varejo. O estudo exploratório procurou identificar as principais marcas de rações para animais domésticos, cão e gato, o investimento e o tipo de ação de merchandising mais usada no ponto de venda caracterizado como varejo pet; procurou identificar as principais lojas de varejo pet de São Paulo,

    Por: Sandra Pires de Almeidal Negócios> Vendasl 01/11/2011 lAcessos: 1,002
    Cleia Moura

    A Realidade Virtual – RV pode nos oferecer no mundo de hoje possibilidades que anteriormente não existia, auxiliando na medicina, na arquitetura, nos jogos eletrônicos, entre tantas outras áreas, o que ajuda no crescimento e fortalecimento desta tecnologia. Neste contexto, o presente trabalho procura realizar a construção de uma ambiente virtual que represente a estrutura física da Fatec – Ourinhos. Navegue pela faculdade virtual em http://www.cleiam.xpg.com.br/portifolio.htm

    Por: Cleia Moural Tecnologia> TIl 22/09/2010 lAcessos: 1,369

    Você conhece o trabalho de SEO? Saiba mais sobre o mercado de marketing digital.

    Por: Sayuri Matsuol Marketing e Publicidadel 11/08/2014
    Janaína Nogueira

    É muito comum que as pessoas confundam marketing com publicidade, não entendam qual é a diferença e achem que ambos são a mesma coisa. Mas marketing e publicidade não são sinônimos, apesar de estarem conectados um ao outro. Por isso, vamos explicar as características de cada um e qual sua ligação.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidadel 07/08/2014 lAcessos: 14

    O Google se transformou numa importante fonte de visitas para os sites empresariais. Entretanto, o uso indiscriminado e sem controle de ferramentas como o Google Adwords pode acabar sendo prejudicial para as empresas. Entenda um pouco mais lendo esse artigo.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 31/07/2014

    Cada vez mais cresce no Brasil a oferta de franquias de marketing digital, e este é um dos segmentos online que mais cresce no mundo inteiro e que promete inclusive continuar em toda esta rota por muito tempo.

    Por: Sayuri Matsuol Marketing e Publicidadel 28/07/2014

    Há uma grande quantidade de pessoas que acabam por ter interesse em ter o seu próprio negócio, no entanto, abrir um negócio que não seja conhecido pela população, pode ser considerado como bastante arriscado; iremos explicar como funcionam as franquias pela internet.

    Por: Sayuri Matsuol Marketing e Publicidadel 24/07/2014

    O marketing digital é um poderoso conjunto de práticas e ferramentas. Mas muitas empresas não estão conseguindo obter sucesso com suas iniciativas de marketing digital. Descubra aqui 3 erros clássicos no uso do marketing digital e como evita-lós.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 15/07/2014 lAcessos: 16

    Neste artigo mostrarei alguns métodos de como divulgar seu blog de nicho ou até seu blog pessoal, muitos deles as pessoas acham que estão ultrapassados mas na verdade eles dão reais resultados ainda. Não fique fora dessa, venha conferir!

    Por: Diego Sousal Marketing e Publicidadel 12/07/2014
    Robert Lima

    Ao se criar uma marca própria, é comum a marca levar o nome da empresa que detém o seu controle ou utilizar uma outra marca não associada ao nome da organização, assim comercializando produtos ou serviços que podem ou não estar já no portfólio da marca. Ao definir marcas próprias para a nova categoria de produtos desenvolvida, o fabricante identifica-os claramente, simplificando o seu manuseio ou a busca...

    Por: Robert Limal Marketing e Publicidadel 11/07/2014 lAcessos: 27
    Bruno Lessa

    Ok, você teve determinação, conseguiu superar as dificuldades, venceu os concorrentes e finalmente conseguiu o tão sonhado estágio em uma agência de publicidade. Mas e agora, o que fazer para que a experiência seja realmente produtiva e se converta em uma contratação?

    Por: Bruno Lessal Carreira> Gestão de Carreiral 30/05/2010 lAcessos: 350 lComentário: 1
    Bruno Lessa

    A boa notícia é que, sim, é possível conseguir experiência profissional mesmo sem nunca ter trabalhado. Não há desculpas ou justificativas. Pouca gente observa a infinidade de oportunidades que nos cercam diariamente, seja na própria faculdade ou fora dela. Portanto, para provar que é possível, vamos listar as oportunidades rebatendo os principais argumentos da dificuldade.

    Por: Bruno Lessal Carreira> Entrevistasl 12/10/2009 lAcessos: 564
    Bruno Lessa

    Em um mundo onde somos bombardeadas pela publicidade a todo instante, os consumidores começam a ficar “vacinados” contra essa persuasão constante, selecionando as mensagens que recebem. Diante deste cenário, empresas e publicitários têm um grande desafio: se reinventar e procurar estratégias diferenciadas para atingir seus públicos de interesse.

    Por: Bruno Lessal Marketing e Publicidadel 14/08/2009 lAcessos: 1,548

    Comments on this article

    2
    flavia 10/08/2011
    nossa adorei as dicas espero cursa a faculdade de publicidade e se um profisional capasitado
    obrigado
    :)
    0
    Mariana 22/07/2011
    Nossa, adorei ! tenho 14 anos e estou no primeiro ano.. no começo do ano faço 15 e vou para o segundo. e queria desde já saber como é a faculdade de publicidade, pois a minha vontade é de fazê-la desde pequena.
    adorei o artigo, me ajudou ainda mais a enxergar que é isso que quero.
    e queria saber se na publicidade são estudados química, física, matemática.. etc
    obrigada!
    3
    Gabriela 29/11/2010
    Adorei o artigo, esclarecedor. só que quero atuar na área de publicidade.
    quais cursos que devo fazer? terminei o ensino médio esse ano.
    0
    Keyci 16/09/2010
    Oiiiii,muito legal o seu artigo!Parabéns!!
    Estou querendo cursar publicidade e propaganda,sera q vc poderia me passar um e-mail falando sobre os materiais necessários para este curso?
    Tenho bastants dúvidas sobre isso,como por exemplo,é preciso que eu tenha uma camera profissional???
    Se puder me passe uma lista de quais as materias q são estudadas...
    Obrigada!
    1
    Alzeni 17/06/2010
    Olá Já tenho 24 anos e só agora mi veio na cabeça a vontade de fazer PUBLICIDADE...E gostaria de mais irmaçôes sobre o assunto...


    ficarei grata.
    1
    Thaise 09/05/2010
    Oi Bruno

    Seu artigo foi muito importante para mim !!!

    Sou nova tenho 15 anos .. mais penso muito no meu futuro...
    Esses dias em uma entrevista de emprego , o entrevistador mi perguntou que carreira eu queria seguir ... Bom eu ñ soube responder ... falei que eu queria sim fazer uma facul ...
    Apos isso fiquei muito pensativa , pensando em o que eu queria ser , pensando em algo que eu realmente gostava de fazer

    Um amigo meu que trabalha em uma facul falou que naquela semana alguns alunos do curso de Publicidade, tinham feito uma espécie de apresentação e que ele tinha se lembrado de mim por minha criatividade em fazer esse tipo de trabalho etc.
    Bom seu artigo mi inspirou bastante e mi fez pensar mais em seguir essa profissão

    Meu MUITO OBRIGADO !!!
    -2
    Raíssa Gomes 19/04/2010
    Adorei o artigo,é muito esclarecedor. Só que eu quero atuar na área de publicidade.
    quais cursos que devo fazer? Estou terminando o ensino médio esse ano.
    0
    Silas Henriques 17/04/2010
    Adorei o artigo, esclarecedor. só que quero atuar na área de publicidade.
    quais cursos que devo fazer, estou terminando o ensino médio esse ano.
    -2
    Técio Gomes 11/04/2010
    Meu nome é Técio tenho 19 anos pretendo cursa publicidade eu acho que tenho idéias criativas e um espirito de liderança mas o que devo fazer para eu exercitar minha aréa criativa pARA FUTURAMENTE ser um publicitario beM sucedido ?
    3
    claudiane 15/03/2010
    bom bruno adorei o artigo parabens..meu sonho é trabalhar com publicidade e eu queria umas dicas suas .. qual é a lista de cursos por ordem que eu devo fazer pra me tornar uma publicitaria .eu sei que é ensino fundamental, medio e o resto??? qual é a ordem me reponde por favor ...
    -1
    Carolina 09/03/2010
    Oie, sou a Carol, e pretendo fazer publicidade, adorei o artigo, e queria mais informações sobre assunto, será que vocês tem como me ajudar ?
    -1
    Rafael Alves 18/02/2010
    Olá Tenho 18 anos, e pretendo fazer Faculdade de Publicidade...
    Mais Ainda não sei se é isso mesmo que quero, sou Criativo e Desinibido
    Mais não sei se preciso de Algo mais prá ser um Publicitario de Sucesso e Feliz?

    Se Alguém Puder me dar umas Dicas Ficaria Grato !
    0
    Eliélba 02/10/2009
    Oi, Bruno !
    Adorei seu artigo, sou estudante de publicidade, trabalho no período noturno e estudo de manhã, quero participar de vários movimentos da faculdade e nunca tenho tempo. Porém, essa dica de fazer algo filantrópico é excelente, acredito que logo estarei colocando em prática.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast