Estratégias de Comunicação em Serviços

Publicado em: 29/10/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 176 |

 

6150829692_825f031751_s.jpgComo Criar Atenção, Interesse e Desejo de Compra de Serviços? Como Definir Uma Estratégia de Posicionamento de Um Serviço?

 

Para vender um serviço é necessário que os compradores potenciais – prospect's – o conheçam e, nesse caminho, as empresas devem se esforçar para divulgá-lo e persuadir os atuais usuários a recomendá-lo. Uma estratégia de comunicação pode ser composta das seguintes fases:

 

Atenção

 

Com o propósito de atrair a atenção para um serviço, as empresas precisam aprender a implementar um forte lobby – tráfico de influência – com o objetivo de tentarem penetrar em áreas de referência como governos, sindicatos e alguns setores econômicos.

Essas influências podem facilitar seu caminho na obtenção da concessão (ou a continuação da exploração) de determinados serviços e, através da propaganda dirigida, é possível chamar a atenção dos usuários do serviço oferecido pela empresa e atingir os prospect's. Nessa trajetória, segundo COBRA ([i]), as organizações podem utilizar as seguintes estratégias:

A) Estratégia Para Chamar a Atenção Para Sua Marca, Visando:

  • Ampliar as necessidades latentes de um serviço – deve-se tentar criar consciência da diferença entre os objetivos pessoais e a posição atual dos desejos de uma pessoa, proporcionando-lhe a segurança de que – com a posse do serviço – essas diferenças serão eliminadas.
  • Ampliar o conhecimento da marca – tentar aumentar o conhecimento sobre a marca, ampliando o número de pessoas com conhecimentos suficientes sobre ela e aperfeiçoando as associações entre a marca e as soluções proporcionadas por ela.
  • Ampliar o conhecimento do serviço junto aos consumidores, destacando os benefícios do serviço e provocando credibilidade.
  • Aperfeiçoar a imagem da marca – destacando as características do serviço oferecido, o desempenho, as qualidades, a honestidade, a confiança e a competência.

B) Estratégia de Benefícios do Serviço:

As pessoas não compram apenas o que o serviço faz, mas o que ele faz por elas. Uma viagem aérea propicia rapidez e pontualidade para um executivo, mas para um turista os benefícios são bem diferentes.

C) Estratégia de Posicionamento do Serviço: Deve coordenar o nome da marca, preço, seleção dos pontos de vendas e outros esforços promocionais a fim de estabelecer na mente dos consumidores a posição desejada e, o caminho para isso, é conhecê-los e identificar o que esperam do serviço.    

 

Interesse

 

Para despertar o interesse por um determinado serviço a promoção de vendas tem sido utilizada com freqüência, tais como:

A) Exposições e Espetáculos: São boas ocasiões para demonstrar serviços, pois nesses momentos os consumidores podem observá-los e compará-los. Os melhores exemplos são as feiras de tecnologia, de alimentos, dos supermercados e outras.

B) Amostras Grátis: Assim como prêmios, concursos, cupons, sorteios e os jogos a distribuição de amostras grátis é um bom estímulo aos usuários do serviço oferecido. Essas atividades promocionais incentivam o consumo, corrigem quedas sazonais das vendas, diminuem a ação da concorrência e estimulam a ação da força de venda da empresa.

C) Cartão de Serviços: a facilidade de crédito estimula a demanda e o interesse por determinados serviços. Dessa forma, a combinação da informática com o teleprocessamento dos cartões vem facilitando a vida dos usuários atuais e dos prospect's.

 

Desejo

 

Para alguns estudiosos de Marketing, o Merchandising seria uma boa ferramenta para criar o desejo de posse dos consumidores por determinados serviços. Para eles o Merchandising estimula a compra por impulso, pois ele cria um clima estimulante à sua posse. Entre as ações de Merchandising destacam-se:

  • Cenário do Ponto de Vandas: Através da decoração e das cores pode-se criar um clima propenso ao consumo de certos serviços.
  • Ponto de Apresentação do Serviço: Através das facilidades que podem ser agregadas como Banco 24 Horas, máquinas acopladas aos computadores, etc.
  • Localização do Ponto de Vendas: Para atingir o maior número possível de usuários dos serviços deve-se considerar a cidade certa, o bairro certo, a área e o lado certo da rua.
  • Tempo e Momento Certos: Os serviços devem estar posicionados para os usuários assim como os guarda-chuvas estão para os paulistanos; ou seja, próximos. Ou melhor..........juntos.

  

  

 

(1)     "Marketing de Serviço – Conceitos e Estratégias". COBRA, Marcos Henrique, São Paulo, Ed. McGraw-Hill, 1986. 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-internacional-artigos/estrategias-de-comunicacao-em-servicos-5347783.html

    Palavras-chave do artigo:

    atencao

    ,

    interesse

    ,

    desejos

    Comentar sobre o artigo

    Profº Raul Cuore

    O processo de atenção na sala está intimamente ligado à forma com a qual o professor prepara e expõe suas aulas, sendo ele o responsável não só pelo cumprimento da grade curricular como intermediário entre o conhecimento e o aluno, procurando uma linguagem que se identifique com o dia-a-dia do mesmo. Deste modo, neste trabalho será analisado o desenvolvimento da atenção na aprendizagem escolar.

    Por: Profº Raul Cuorel Educaçãol 30/05/2009 lAcessos: 2,807 lComentário: 1

    Este trabalho tem o objetivo de informar , o que é hiperatividade, suas causas e tratamento e conhecer as causas do transtorno para facilitar o convivio aluno-escola, família e sociedade,e também oportunizar um melhor relacionamento com a família, mostrando como devem agir para amenizar o TDAH com hiperatividade através de um acompanhamento médico especializado.

    Por: Silvana azevedol Educação> Educação Infantill 10/12/2011 lAcessos: 2,611

    Através dos estudos feitos, observa-se que TDAH – Déficit de Atenção – Hiperatividade, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida, caracterizando por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Trata-se de uma alteração do comportamento que impossibilita o indivíduo de permanecer quieto por um determinado período de tempo, ocorrendo mais em meninos do que em meninas. Por conta de seu comportame

    Por: Marcela F. Damasceno Torresl Educação> Educação Infantill 01/07/2011 lAcessos: 2,694
    Escritorcampos

    Este livro deseja demonstrar os valores do homem em sua bondade, e maldade pelo poder, pela riqueza, fama, miséria etc... Demonstrando o óbvio milenar da luta interna do ser humano entre o bem e do mal. Aliás, são coisas bem corriqueiras do nosso dia-a-dia. Desde que... o mundo é mundo, acontecem maldades de muitas maneiras, e o ser humano na sua cegueira, não se apercebe de que irá ter o devido retorno de suas funestas atitudes!

    Por: Escritorcamposl Literatura> Crônicasl 06/05/2010 lAcessos: 266
    Deivid Alves

    As novas tecnologias permitem a criação de novos meios de comunicação e novas formas de mídias. Na era da informação os novos consumidores não dão mais aten-ção aos tradicionais comerciais de TV e anúncios da mídia impressa. A interativida-de é a chave para conquistar a atenção desse consumidor que quer participar da mí-dia, quer absorver, criar e divulgar conteúdo digital e nesse contexto a internet é a principal mídia que está modificando os hábitos de consumo.

    Por: Deivid Alvesl Marketing e Publicidade> Multimídial 13/11/2009 lAcessos: 1,034 lComentário: 1
    michelly bonifacio

    Sejamos sinceros, se a linha de assunto não for atraente o suficiente para o seu público alvo, o destinatário vai simplesmente deletar o seu E-mail Marketing. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 Assuntos para E-mail Marketing que com certeza vão chamar a atenção de seu público alvo

    Por: michelly bonifaciol Marketing e Publicidade> Multimídial 02/03/2015

    O tema Odontologia Hospitalar – ou, ainda, Medicina Oral – tem sido revisto com lentes de aumento em anos mais recentes por órgãos representativos, como o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação (MEC), pelos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) e pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) – além de entidades representativas das especialidades odontológicas e associações interessadas no tema.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 12/01/2012 lAcessos: 117
    José Guimarães

    Artigo escrito para você deixar para trás os pensamentos negativos, pensamentos de derrota e aprender a focar sua atenção apenas nos pensamentos positivos.

    Por: José Guimarãesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/04/2013 lAcessos: 55
    Loja de Calçados

    O mês de outubro é marcado pelo Dia das Crianças. É a segunda data mais importante para o comércio que atende este público, permanecendo apenas atrás do Natal. Atualmente o mercado vem se adaptando a uma nova geração de crianças, com suas próprias vontades, opiniões e escolhas, mas, claro, com aquela ajuda dos pais.

    Por: Loja de Calçadosl Beleza> Modal 10/10/2011 lAcessos: 80

    O aparelho, batizado de "iPad", é o maior lançamento da Apple desde a introdução do iPhone, três anos atrás. É um aparelho que está fazendo um grande sucesso por todo mundo.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Internet> Comércio Eletrônicol 01/04/2011 lAcessos: 81
    Nori Lucio Jr

    CRM - Customer Relationship Management - é uma metodologia (não confundir com um sistema ou aplicativo) que apoia as áreas de marketing e vendas em serem mais efetivas e assertivas, no processo de construção e monitoramento do relacionamento entre a empresa e o cliente, desde a fase de geração do "lead", passando pelo processo de qualificação e de amadurecimento, até a venda.

    Por: Nori Lucio Jrl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 10/03/2015
    Nori Lucio Jr

    O "budget" alocado para as atividades relacionadas ao marketing (institucional com foco na Marca, geração de demanda de produtos e serviços ou desenvolvimento de canais de vendas) deverá ser distribuído de forma balanceada.

    Por: Nori Lucio Jrl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 10/03/2015
    Max Ribeiro

    Se a forma do consumidor comprar mudou, a forma de vender também precisa ser adaptada.

    Por: Max Ribeirol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 25/02/2015 lAcessos: 17
    Robson Freitas

    Hoje o mundo digital, diga-se a internet, merece no mínimo igual atenção no mundo dos negócios, refiro-me comparado ao mundo físico . Uma fachada apresentável, limpeza no estabelecimento , preço e qualidade são requisitos no negócios físicos. Na internet não é diferente, o que muda, são esses atributos. Um logotipo e um site bem apresentado são importantes para o sucesso, são alguns exemplos.

    Por: Robson Freitasl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 12/02/2015
    Robson Freitas

    Hoje em 2015, mais do que nunca, estamos na era do celular, pesquisas demonstram que 32% da pessoas lêem email a partir de seus celulares e smartphones. Muitas empresas tem fornecido aparelhos para facilitar a mobilidade de seus profissionais, melhorar a colaboração entre todos os funcionários e, principalmente, melhorar a resposta ao cliente.

    Por: Robson Freitasl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 11/02/2015

    Geração de demanda é uma estratégia caracterizada por atividades conjuntas entre Marketing e Vendas que engaja, nutre e converte leads. Gerar demanda, trazendo leads qualificados ininterruptamente, deve ser uma das principais estratégias de crescimento de uma empresa, sendo fator chave para a expansão e retenção do número de clientes.

    Por: Marcio Fuzzatol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 09/02/2015 lAcessos: 14

    Marketing internacional envolve o reconhecimento de que as pessoas de todo o mundo têm necessidades diferentes. Enquanto muitos dos produtos são direcionados a um público global usando um mix de marketing consistente, também é necessário entender as diferenças regionais, daí a importância do marketing internacional.

    Por: Fernando Santanal Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 07/02/2015
    Robson Freitas

    Você já ouviu dizer do ditado "Quem não é visto, não é lembrado." Pois é! Uma ferramenta de e-mail marketing pode ajudá-lo, de forma simples e eficiente. Nos dias de hoje a falta de tempo é um fato. Uma ferramenta de email marketing pode ajudá-lo, a poupar o seu tempo e ao mesmo tempo ser lembrado pelo seu cliente. Vou explicar o passo a passo, é muito simples.

    Por: Robson Freitasl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 30/01/2015 lAcessos: 16
    Julio Cesar S. Santos

    Qual o Nível de Importância do Treinamento na Sua Organização? Treinamento é Considerado um Investimento ou Custo?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Gestãol 07/11/2013 lAcessos: 45
    Julio Cesar S. Santos

    Como Está a Facilidade de Compra Para Novos Consumidores? Como Monitorar os Consumidores Fiéis às Marcas, Quanto ao Ataque de Concorrentes Sérios?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 28/09/2013 lAcessos: 38
    Julio Cesar S. Santos

    Quem Deve Ser o Responsável Pela Previsão de Vendas Numa Organização? A Área de Vendas ou de Marketing?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 20/09/2013 lAcessos: 42
    Julio Cesar S. Santos

    É Possível Transformar Produtos Regionais em Marcas Globalizadas? Qual é o Papel da Comunicação Nesse Processo? A Comunicação Vende Produtos ou Marcas?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidadel 27/08/2013 lAcessos: 34
    Julio Cesar S. Santos

    Como Construir a Amplitude de Uma Marca? O Que é Arquitetura da Marca? Os Investimentos São Fundamentais Nessa Construção?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 24/08/2013 lAcessos: 34
    Julio Cesar S. Santos

    Qual Era a Posição dos Americanos em Relação aos Produtos Defeituosos? Qual a Importância de Deming e Juran Para a Qualidade Total? O Que os Japoneses Fizeram Pela Qualidade?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Administraçãol 21/08/2013 lAcessos: 48
    Julio Cesar S. Santos

    O Sucesso de Uma Organização Está Ligado ao Seu Gerenciamento? Quais as Qualidades Essenciais do Manager? Veja Algumas Decisões Acertadas e Outras Nem Tanto

    Por: Julio Cesar S. Santosl Carreira> Gestão de Carreiral 23/07/2013 lAcessos: 34
    Julio Cesar S. Santos

    No livro "Como Afundar Sua Empresa" os autores Bruce Nash e Alla Zullo fazem um levantamento dos principais erros de marketing que provocaram prejuízos a grandes organizações, mostrando uma coleção de promoções mal calculadas e lançamentos fracassados, causados pelas trapalhadas de seus profissionais de marketing.

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 14/07/2013 lAcessos: 44
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast