O Que É O Marketing?

18/07/2009 • Por • 7,138 Acessos

Definição:

O Marketing é definido por diversos autores como:

- Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005). - Um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
- Entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).

Porém como vimos não existe uma definição exata, é possível extrair diversos significados e direcionamentos, mas de nada adianta decorar o significado de um ou outro autor, é necessário distinguir o conceito e descobrir a verdadeira essência.

Em meu modo de ver o Marketing é um estudo que busca analisar, encontrar necessidades não atendidas e oferecer soluções que atendam essas necessidades, seja por meio da criação de um novo produto, de um novo serviço, modificação dos que já existem, ou até na mudança no composto de Marketing da organização.

As necessidades dos consumidores podem nascer da influência de vários aspectos, como: demograficamente (sexo, região, faixa etária, religião, etc); psicográficamente (hábitos, atitudes, comportamentos, etc). Ao definir as necessidades que ainda não são atendidas por sua empresa ou principalmente pela concorrência é preciso definir os objetivos e consequentemente estratégias de marketing que possibilitarão suprir a demanda, ou seja, preencher essa lacuna no mercado.

Estratégias

Existem diversas estratégias, não iremos entrar nesse aspecto, pois não é o foco, porém vale ressaltar a importância do Marketing Mix ou Composto de Marketing, mais conhecidos como a técnica dos "4 Ps" (Product, Price, Place, Promotion), que é um conjunto de variáveis que influenciam no comportamento ou decisão de compra do público-alvo perante o mercado, que também pode ser uma grande estratégia da empresa na redução de custos, melhoria no relacionamento com o cliente, dentre outras oportunidades. Ressalto que estas não são as únicas, mas ainda as mais utilizadas, como também existem autores que já criaram mais "PS".

Exemplos

Vamos dizer que você é dono de uma loja de roupas e você têm por objetivo aumentar as vendas em 30%, mas como fazer?

Existem diversas maneiras de se alcançar este objetivo:

- PROMOÇÃO: Investimento em Propaganda, divulgando os produtos ou uma determinada coleção, a variedade de modelos, estilos, estações e novidades; Criação de promoção, incentivar a venda de mais peças de roupas, pode ocorrer como o velho e conhecido chamado: leve 3 pague 2;

- PREÇO: O preço do produto em si é mais caro ou mais barato do que na concorrência, condições de pagamento, financiamento, número de prestações e descontos o que pode facilitar a venda e induzir o consumidor a comprar mais do que realmente estava disposto inicialmente;

- PRODUTO: Diferentes tipos de coleções, design (de acordo com o perfil do seu cliente), garantia de qualidade, troca (é comprovado em pesquisa que quando um cliente vem trocar um produto geralmente ele acaba gastando mais ainda), marca, diferencial (o que o seu produto têm de melhor do que a concorrência);

- PRAÇA (Ponto-de-venda): Loja (aparência, design, espaço, conforto, exposição), armazenamento (estoque), logística (receber, etiquetar, ter o produto disponível para reposição imediata se necessário), canais de distribuição (ter garantias ou confiança de que os fornecedores irão entregar os produtos ou repor dentro do período de acordo).

Estes modelos exemplificam quais as estratégias que podem ser utilizadas para se alcançar as metas, porém, mais uma vez quero deixar claro que não são as únicas e que podem ser implantadas individualmente, apenas duas ou até todas de uma só vez, varia de acordo com seu público ou objetivo, como também pode ser que já são utilizadas, mas não de forma objetiva e ainda não se deram conta de sua importância para o negócio.

Existe alguma receita infalível?

O Marketing não é uma ciência exata, não quer dizer que se aplicado conforme dizem os livros será uma receita de sucesso, tudo depende de diversas variáves, como: a região, o público, a classe social, sexo, religião, grau de instrução, costumes e muitos outros aspectos. Existem empresários ou até micro-empresários que sequer conhecem as caracteristicas básicas de marketing, mas as executam com muita eficiência e pontualiadade. O marketing está presente em quase tudo que fazemos, está na forma como nos preparamos para um encontro, para uma entrevista, a maneira como formatamos nosso currículo para impressionar a empresa, como agimos perante nossos amigos e conquistamos o respeito deles e de nossos familiares, dentre muitas outras atividades que fazemos e que possuem um pensamento de marketing e que podem e são aplicadas também em empresas.

Variações do Marketing

Com o passar dos anos e com o avanço das técnicas de marketing, foram criadas diversas variações do tema que se aprofundam e desenvolvem áreas específicas do assunto, como: marketing de varejo, marketing social, marketing cultural, marketing de relacionamento, marketing político, marketing B2B, endomarketing, trade marketing, marketing viral, dentre outros.

Considerações finais

Espero que este artigo possa ajudá-lo a entender o Papel do Marketing dentro das estratégias de negócios, mas ele é apenas informativo, busca apresentar o conteúdo para reflexão do leitor e deixa um convite para a apreciação da matéria, contém apenas alguns traços que caracterizam e exemplificam o que é e como ser aplicado. Ressalto que este é um assunto muito mais complexo, com diversas técnicas e estratégias que necessitam de um aprofundamento. Caso deseje obter maior conhecimento recomendo as obras de Philip Kotler, considerado o pai do Marketing.

Perfil do Autor

Ricardo Lima

Meu nome é Ricardo Lima, sou Bacharel em Publicidade e Propaganda e Pós-graduado em Marketing. Busco por meio das minhas publicações...