O Que É O Marketing?

Publicado em: 18/07/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 7,088 |

Definição:

O Marketing é definido por diversos autores como:

- Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005). - Um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
- Entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).

Porém como vimos não existe uma definição exata, é possível extrair diversos significados e direcionamentos, mas de nada adianta decorar o significado de um ou outro autor, é necessário distinguir o conceito e descobrir a verdadeira essência.

Em meu modo de ver o Marketing é um estudo que busca analisar, encontrar necessidades não atendidas e oferecer soluções que atendam essas necessidades, seja por meio da criação de um novo produto, de um novo serviço, modificação dos que já existem, ou até na mudança no composto de Marketing da organização.

As necessidades dos consumidores podem nascer da influência de vários aspectos, como: demograficamente (sexo, região, faixa etária, religião, etc); psicográficamente (hábitos, atitudes, comportamentos, etc). Ao definir as necessidades que ainda não são atendidas por sua empresa ou principalmente pela concorrência é preciso definir os objetivos e consequentemente estratégias de marketing que possibilitarão suprir a demanda, ou seja, preencher essa lacuna no mercado.

Estratégias

Existem diversas estratégias, não iremos entrar nesse aspecto, pois não é o foco, porém vale ressaltar a importância do Marketing Mix ou Composto de Marketing, mais conhecidos como a técnica dos "4 Ps" (Product, Price, Place, Promotion), que é um conjunto de variáveis que influenciam no comportamento ou decisão de compra do público-alvo perante o mercado, que também pode ser uma grande estratégia da empresa na redução de custos, melhoria no relacionamento com o cliente, dentre outras oportunidades. Ressalto que estas não são as únicas, mas ainda as mais utilizadas, como também existem autores que já criaram mais "PS".

Exemplos

Vamos dizer que você é dono de uma loja de roupas e você têm por objetivo aumentar as vendas em 30%, mas como fazer?

Existem diversas maneiras de se alcançar este objetivo:

- PROMOÇÃO: Investimento em Propaganda, divulgando os produtos ou uma determinada coleção, a variedade de modelos, estilos, estações e novidades; Criação de promoção, incentivar a venda de mais peças de roupas, pode ocorrer como o velho e conhecido chamado: leve 3 pague 2;

- PREÇO: O preço do produto em si é mais caro ou mais barato do que na concorrência, condições de pagamento, financiamento, número de prestações e descontos o que pode facilitar a venda e induzir o consumidor a comprar mais do que realmente estava disposto inicialmente;

- PRODUTO: Diferentes tipos de coleções, design (de acordo com o perfil do seu cliente), garantia de qualidade, troca (é comprovado em pesquisa que quando um cliente vem trocar um produto geralmente ele acaba gastando mais ainda), marca, diferencial (o que o seu produto têm de melhor do que a concorrência);

- PRAÇA (Ponto-de-venda): Loja (aparência, design, espaço, conforto, exposição), armazenamento (estoque), logística (receber, etiquetar, ter o produto disponível para reposição imediata se necessário), canais de distribuição (ter garantias ou confiança de que os fornecedores irão entregar os produtos ou repor dentro do período de acordo).

Estes modelos exemplificam quais as estratégias que podem ser utilizadas para se alcançar as metas, porém, mais uma vez quero deixar claro que não são as únicas e que podem ser implantadas individualmente, apenas duas ou até todas de uma só vez, varia de acordo com seu público ou objetivo, como também pode ser que já são utilizadas, mas não de forma objetiva e ainda não se deram conta de sua importância para o negócio.

Existe alguma receita infalível?

O Marketing não é uma ciência exata, não quer dizer que se aplicado conforme dizem os livros será uma receita de sucesso, tudo depende de diversas variáves, como: a região, o público, a classe social, sexo, religião, grau de instrução, costumes e muitos outros aspectos. Existem empresários ou até micro-empresários que sequer conhecem as caracteristicas básicas de marketing, mas as executam com muita eficiência e pontualiadade. O marketing está presente em quase tudo que fazemos, está na forma como nos preparamos para um encontro, para uma entrevista, a maneira como formatamos nosso currículo para impressionar a empresa, como agimos perante nossos amigos e conquistamos o respeito deles e de nossos familiares, dentre muitas outras atividades que fazemos e que possuem um pensamento de marketing e que podem e são aplicadas também em empresas.

Variações do Marketing

Com o passar dos anos e com o avanço das técnicas de marketing, foram criadas diversas variações do tema que se aprofundam e desenvolvem áreas específicas do assunto, como: marketing de varejo, marketing social, marketing cultural, marketing de relacionamento, marketing político, marketing B2B, endomarketing, trade marketing, marketing viral, dentre outros.

Considerações finais

Espero que este artigo possa ajudá-lo a entender o Papel do Marketing dentro das estratégias de negócios, mas ele é apenas informativo, busca apresentar o conteúdo para reflexão do leitor e deixa um convite para a apreciação da matéria, contém apenas alguns traços que caracterizam e exemplificam o que é e como ser aplicado. Ressalto que este é um assunto muito mais complexo, com diversas técnicas e estratégias que necessitam de um aprofundamento. Caso deseje obter maior conhecimento recomendo as obras de Philip Kotler, considerado o pai do Marketing.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-internacional-artigos/o-que-e-o-marketing-1047454.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing

    ,

    conceito de marketing

    ,

    significado de marketing

    Comentar sobre o artigo

    Rogério Ferreira Leite

    Pretende este trabalho inserir o leitor no universo do Marketing de forma bastante sutil, não exigindo grandes conhecimentos. Busca mostrar as diversas facetas de um assunto que, à primeira vista, pode parecer cansativo e enfadonho, mas que no decorrer da leitura descobre-se interessante e envolvente, tanto para leigos quanto para expertos. Esse artifício foi utilizado para, juntamente com os fatos reais narrados, despertar o desejo de descobrir a novidade representada pelo "Efeito cata-vento". (PARTE 1)

    Por: Rogério Ferreira Leitel Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 15/07/2010 lAcessos: 1,503 lComentário: 1

    Este artigo é o resultado de um estudo sobre a utilização do marketing esportivo pelas organizações como estratégia mercadológica. O esporte vem sendo uma excelente oportunidade de divulgação, reciclagem e promoção, uma vez que ele funciona de modo simples, através de patrocínio a times ou atletas, do licenciamento de produtos e muitas outras possibilidades. Para ilustrar esse tema foi utilizado como objeto de estudo a Fiat Automóveis S/A, localizada em Betim/MG.

    Por: Luciana Ribeirol Marketing e Publicidadel 20/11/2008 lAcessos: 4,519

    Este artigo aborda os seguintes temas: Marketing Esportivo e Ultimate Fighting Championship, com a finalidade de entender o processo de como essa ferramenta alavancou o crescimento e sucesso mundial de um campeonato que estava fadado ao fracasso e esquecido pelo seu público.

    Por: Débora Alvesl Esporte> Lutasl 17/04/2013 lAcessos: 33

    O que se pode perceber nos novos dias é que o marketing interno é um forte instrumento de mudança e motivação e uma estratégia eficaz para o alcance de objetivos corporativos, com reflexos diretos no aprimoramento da qualidade de relacionamentos da organização. É interessante observar que quando a empresa desenvolve adequadamente o conceito de marketing interno, um dos primeiros reflexos observados como melhoria efetiva não se situa no interior da organização, mas sim em seu exterior, nas relaçõ

    Por: Nayara Barbosa Soares Soutol Negócios> Gestãol 27/10/2008 lAcessos: 40,858 lComentário: 4

    A escolha do tema abordado no presente artigo se procedeu a partir da observação da crescente da necessidade que as empresas possuem, atualmente, em captar novos clientes e da dificuldade em mantê-los como parceiros de seus negócios, sejam produtos ou serviços oferecidos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo principal apresentar a verdadeira eficácia do marketing de relacionamento, como ferramenta estratégica empresarial, na obtenção melhores níveis de competitividade, demonstrando a sua importância também como forma de reter os clientes e/ou consumidores para as organizações. Este artigo pretende demonstrar a importância que o marketing de relacionamento possui para a melhoria dos resultados das organizações e da otimização de suas atividades.

    Por: Juliana Aguiar Portol Marketing e Publicidadel 01/12/2008 lAcessos: 2,245

    A internacionalização de empresas é um processo que não se resume apenas a venda de um produto ou serviço para o exterior. É um trabalho que exige da empresa observar questões como estratégias de marketing internacional, aspectos culturais, barreiras à exportação, logística, entre outros. O artigo tem o objetivo de apresentar as razões que contribuíram para que as empresas do Distrito Federal tivessem suas exportações interrompidas.

    Por: Mayana Ramos Machadol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 03/03/2008 lAcessos: 801
    André Felipe

    O Marketing deve ser aplicado de maneira correta pois se for aplicado de maneira incorreta isso acaba entediando as pessoas ocasionando o desinteresse dela por seus produtos

    Por: André Felipel Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 08/03/2013 lAcessos: 30

    O curso de marketing digital online é um treinamento prático em divulgação através de mídias online. O curso de web marketing oferece uma visão estratégica do marketing online capacitando o participante para a elaboração de uma campanha de marketing na Internet. Você também estará capacitado a avaliar o desempenho de campanhas de marketing digital e como reorientá-las para gerar resultados ainda melhores.

    Por: Curso de E-Commercel Press Releasel 25/05/2013 lAcessos: 22
    Pablo Roberto de Assis

    Considerando que a informação é a principal ferramenta de trabalho dos gestores, entende-se que as informações financeiras são de importância fundamental.Portanto o objetivo deste artigo é demonstrar através de referencial bibliográfico e exemplificação, a importância da utilização das demonstrações contábeis, como fonte de informações indispensáveis às funções administrativas.Este estudo confirmou, portanto a importância da contabilidade, exercendo o papel de fonte mais confiável de informação.

    Por: Pablo Roberto de Assisl Negóciosl 22/06/2009 lAcessos: 26,697 lComentário: 4

    A área de Marketing é uma área ligada diretamente á imagem e desenvolvimento do produto tanto em sua forma tangível como intangível, deve sempre estar atenta ao mercado em que o seu produto desenvolvido será inserido, se há o desejo de tornar uma determinada marca local em global, deve-se ser feita uma análise minuciosa através de pesquisas para que não haja problemas de não aceitação da marca, cada local tende a reagir de forma diferente quando se trata de uma nova marca ou modelo.

    Por: Lidiane Carminatti Ucellal Marketing e Publicidadel 18/12/2009 lAcessos: 1,954 lComentário: 3
    Liane Broilo Bartelle

    O presente artigo tem como objetivo explicar o que são os processos verdes que algumas empresas trabalham e as ações de marketing sustentável desenvolvidas pelas companhias que buscam a preservação do meio ambiente e engajar a população em causas sociais. Combater o consumo desenfreado e reduzir os impactos negativos na natureza.

    Por: Liane Broilo Bartellel Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 20/10/2014 lAcessos: 16
    Robson Freitas

    A importância da peça, arte ou template na campanha e-mail marketing Hoje falaremos da importância da peça na campanha de e-mail marketing. Existem muitas pessoas que decidem enviar um email marketing, mas não se atentam para a importância de uma peça bonita e agradável. Afinal é a sua empresa, você ou o seu produto que estará sendo visualizado. É fundamental passar uma boa impressão.

    Por: Robson Freitasl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 28/08/2014
    Robson Freitas

    Técnicas para uma campanha de e-mail marketing de sucesso. Aumente a visualização de suas campanhas e-mail marketing, falaremos da importância do e-mail marketing endereçado. A quantidade de e-mails que recebemos diariamente é alta, então como criar uma estratégia para que o usuário leia a minha mensagem? Uma boa técnica é enviar a mensagem endereçada à pessoa.

    Por: Robson Freitasl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 28/08/2014
    Francisco Ronaldo

    Isto é fato e é uma grande pena e realidade que ainda existem muitas pessoas que desejam apenas ganhar dinheiro na internet, quando digo isso é porque sei que essas que pensam dessa forma jamais irão ganhar de verdade o que elas querem, pois se agissem como empreendedor digital seria totalmente diferente.

    Por: Francisco Ronaldol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 27/08/2014 lAcessos: 12
    Francisco Ronaldo

    No youtube hoje a cada 1 segundo é enviado uma hora de vídeo para sua hospedagem, em outras palavras um mar de vídeo despejado dentro dessa grande rede social, e devido a milhares de envios a todo instante é imprescindível fazer SEO e saber como otimizar seus vídeos para o youtube se quiser que eles sejam encontrados. Saber posicionar os seus vídeos é muitíssimo importante através de palavras chaves para eles terem uma maior relevância e seguidamente visualização.

    Por: Francisco Ronaldol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 28/07/2014 lAcessos: 25

    Uma breve explicação sobre Links Patrocinados, o que são, como funcionam e quando utilizá-los.

    Por: André D Silval Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 27/07/2014 lAcessos: 21

    Ferramentas de automação de marketing ajudam o Marketing a automatizar relacionamentos mais íntimos para identificar novas oportunidades de receita, o ganho de visibilidade sobre a eficácia dos investimentos de marketing, e alinhar Marketing e Vendas no objetivo comum de maximização do lucro para a organização.

    Por: Max Barbosa Ribeirol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 08/05/2014 lAcessos: 21
    Francisco Ronaldo

    As grandes redes sociais em especial o Facebook está sendo ultimamente bombardeado por uma praga chamada spam, e não somente por já ter observado isso como por outro motivo que vou relatar abaixo que resolvi fazer esse artigo sobre isso que estar acontecendo dentro do Facebook e porque a maioria comete esse erro fatal.

    Por: Francisco Ronaldol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 07/05/2014 lAcessos: 21
    Ricardo Lima

    A prospecção e fidelização de clientes depende de vários fatores, um destes está na estruturação do ambiente interno e enganjamento das equipes e colaboradores, pois estes são o elo entre empresa e cliente externo, repassando a misão e os valores da organização, assim fortalecendo o argumento de venda. O Endomarketing tem por objetivo estruturar essas características e fortalecer o processo da venda.

    Por: Ricardo Limal Marketing e Publicidadel 20/10/2010 lAcessos: 639
    Ricardo Lima

    Neste artigo é realizada uma análise e diferenciação entre Responsabilidade Social e Marketing Social, será que elas são diferentes ou se completam?

    Por: Ricardo Limal Marketing e Publicidadel 20/07/2009 lAcessos: 5,433 lComentário: 5
    Ricardo Lima

    O Marketing Viral está crescendo e tornando-se uma das melhores estratégias de marketing da atualidade, atingindo seu público-alvo de forma eficaz e muitas vezes engraçada.

    Por: Ricardo Limal Marketing e Publicidadel 11/07/2009 lAcessos: 619
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast