A história das Redes Sociais

Publicado em: 24/04/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 2,330 |

O Surgimento das Redes Sociais

internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial, e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicação que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos, são elas as redes sociais na internet. Para compreender como se deu a evolução das redes sociais na internet, é necessário um breve relato histórico sobre o seu surgimento.

Iremos  mapear as redes de maior relevância e observar as características de cada uma. Nesse primeiro momento iremos traçar toda a trajetória das primeiras redes sociais até chegarmos as mais populares redes sociais da atualidade.

A Evolução das Redes Sociais

Após o surgimento da internet, logo em seguida na década de 90  a web seria idealizada por Tim Berners-Lee,  que tinha como propósito inicial o compartilhamento de arquivos com seus amigos. Com o advento da web, os e-mails apareciam como a primeira forma de relacionamento na internet. A troca de mensagens por e-mail era a única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os usuários.

Também conhecida como correio eletrônico (tradução da palavra e-mail para português) essa forma de interação entre os usuários é mantida até os dias de hoje.

Com o passar dos anos e o aumento considerável no número de internautas, foi sentida a necessidade da criação de uma ferramenta de comunicação mais abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos. Haja vista que as mensagens eram limitadas somente a usuários dos quais se tinha o endereço eletrônico, por esse motivo as mensagens recebidas não poderiam ser repassadas com facilidade.

AOL Instant Messenger (1997)

Um dos primeiros provedores de internet, a América Online foi uma das pioneiras na categoria bate-papo, com o AOL Messenger as primeiras mensagens instantâneas começavam a ser enviadas pela internet no ano de 1997. Mesmo com o acesso limitado aos assinantes do provedor, o AOL Messenger teve um papel importante na popularização das mensagens instantâneas.

historia das redes sociais

Sixdegress

Também em 1997 a primeira rede social  que permitiu a criação de um perfil virtual, bem como a publicação e listagem de contatos, foi a Sixdegress. Segundo Nickson, Cristopher (2009) Esse novo modelo de rede social passou a permitir a visualização de perfis de terceiros. Após esse modelo de rede social, várias outras semelhantes foram criadas.

historia das redes sociais

Friendster (2002)

Durante esse período entre 1997 e 2002 várias redes sociais foram criadas, uma das redes sociais dessa época que mais se aproxima do formato atual é a rede chamada Friendster.  Essa rede social  conquistou muitos internautas, pesquisas feitas na época revelaram que 1 em cada 126 usuários utilizavam essa rede social.

Com o conceito de circulo de amizades a Friendster encorajava laços de relacionamento entre pessoas com interesses em comum. Seguindo o mesmo perfil da Sixdegrees ela  também permitia a criação e divulgação de perfis e listas de contatos.

A Friendster registrou mais de três milhões de usuários cadastrados, assim como o grande número de usuários os problemas técnicos enfrentados pela rede social eram constantes. Atualmente ele ainda possui muitos usuários na Ásia.

a historia das redes sociais

My Space 2003

Logo após o sucesso da Friendster surgia à rede social conhecida como My Space, ela por sua vez era concebida como o "clone" da Friendster uma espécie de nova versão. Uma curiosidade a respeito dessa rede social foi a sua primeira versão feita, apressadamente, segundo relatos à rede social foi codificada em apenas dez dias.

Com o aperfeiçoamento o My Space se destacou por se mostrar uma rede social totalmente interativa, com espaços para músicas fotos e um blog que pode ser personalizado por cada usuário. O My space se tornaria uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

historia das redes sociais

LinkedIn A rede social  dos empresários (2003)

Lançada no ano de 2003, o Linkedin aparecia com uma proposta totalmente diferente das redes sociais daquela época. Ao contrário das demais essa rede social não tinha como foco a integração de grupos de amizades com interesses em comum. O assunto era profissional; conhecida como uma recurso para os empresários que queiram se comunicar com os outros profissionais o Linkedin trata a ligação entre os usuários com o termo conexões e não contatos como nas demais redes.

historia das redes sociais

Web 2.0

O grande "Boom" das redes sociais aconteceu em 2004 com a chegada da web 2.0, ela que por sua vez indicava a chegada da segunda geração de comunidades, uma espécie de evolução da web criada nos anos 90. Entre janeiro de 1994 á janeiro

Essa evolução não estava ligada a atualizações técnicas, mas, a uma nova forma de utiliza-la e encara-la, tanto pelos seus usuários como também pelos próprios desenvolvedores.

Apesar de muitos identificarem essa nova termologia como apenas uma estratégia de marketing, o fato é que exatamente no ano de 2004 seria lançada a rede social que surgiria como um grande fenômeno no Brasil e no mundo.

A Chegada do Orkut (2004)historia das redes sociais

Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionário do Google chamado Orkut Büyükkokten, ele que levaria seu nome a rede social, criou o Orkut com a proposta de possibilitar aos usuários a criação de novas amizades. Em seu lançamento o público alvo seria os internautas americanos.

No entanto, a rede social faria maior sucesso em dois países em especial o Brasil e a Índia. O Orkut se tornou uma febre, inicialmente era necessário o envio de um convite por parte de algum amigo que  já estava participando da rede. Isso gerou uma enorme interação por parte dos usuários que dessa forma rapidamente difundiram o uso do Orkut.

Fundação do Facebook (2004)

historia das redes sociais


No mesmo ano outra rede social era criada, no inicio chamado de The Facebook, o Facebookseria fundado pelos ex-estudantes da Universidade de Harvard Mark Zuckerber, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Cris Hughes.

No seu inicio funcionaria de forma restrita somente para os estudantes  de Harvard. Com o passar do tempo foi expandindo para outros campos estudantis e somente em 2006, qualquer usuário com mais de 13 anos poderia criar o seu perfil no Facebook.

Chegada do Twitter (2006)

Também no ano de 2006 criado pela Obvios Corp, seria lançada a rede social Twitter, até então considerada a mais inovadora no que se refere à velocidade da informação. O termo Twitter foi inspirado no som de um pássaro que emite sons para comunicar os demais pássaros sua atual localização e atividade.

Com características bem diferentes das demais redes sociais, e com  apenas 140 caracteres para publicação de algum conteúdo o Twitter passou alguns anos no anonimato.  O Orkut até meados de 2008 era grande preferência da maioria dos brasileiros, mas, a partir do ano de 2009 o Twitter foi conquistando cada vez mais espaço se tornando hoje uma das principais redes sociais do mundo.

historia das redes sociais

Contexto Atual

Em 2011 as redes sociais são utilizadas por internautas de todas as idades, e em todo mundo. Além dos milhares de internautas presentes nas redes, várias empresas estão participando desse ambiente digital da comunicação. Mas isso já é assunto para outro post.

Por: Natanael Oliveira

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-na-internet-artigos/a-historia-das-redes-sociais-4665036.html

    Palavras-chave do artigo:

    redes sociais

    Comentar sobre o artigo

    Antonio Cunha

    O presente documento tem por fim demonstrar as potencialidades de novas tecnologias da informação e comunicação no mundo contemporâneo, pela formação de redes sociais, no que este fenômeno contemporâneo possa imprimir mudanças imperativas na ordem cultural, social e organizacional, apontando para aspectos importantes em termos de governança urbana.

    Por: Antonio Cunhal Tecnologia> TIl 07/08/2009 lAcessos: 958

    Curso de Redes Sociais e Marketing nas Mídias Sociais. O treinamento ideal para quem pretende implementar campanhas de marketing digital nas redes sociais. O curso apresenta técnicas e ferramentas para a criação de uma campanha de marketing nas redes sociais mais utilizadas no Brasil.

    Por: Curso de E-Commercel Educação> Educação Onlinel 20/04/2012 lAcessos: 75

    O marketing nas redes sociais é uma dos segmentos do marketing digital que mais cresce e que também passou a ser o maior desafio dos profissionais de web marketing.

    Por: Curso de E-Commercel Internet> Marketing na Internetl 10/03/2012 lAcessos: 123

    Terror ou solução? Independente do que a sua empresa pense a respeito das redes sociais, o fato é que elas estão aí, sendo utilizadas diretamente nos desktops, notebooks, smartphones, tablets, iphones, netbooks, ipads, enfim... Já não é possível refrear o uso das redes sociais, então como conviver com elas e transformá-las em aliadas?

    Por: Évelim Wroblewskil Internet> Marketing na Internetl 07/08/2013 lAcessos: 26

    Como funciona o monitoramento de redes sociais e como ele pode ajudar na sua estratégia de marketing nas mídias sociais.

    Por: Curso de E-Commercel Internet> Marketing na Internetl 20/04/2012 lAcessos: 132

    O poder das redes sociais são amplos e a sociedade deverá utiliza-las e suas necessidades básicas.

    Por: ELENITO ELIAS DA COSTAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 30/03/2011 lAcessos: 122
    Felipe Andrade

    Este artigo vai abordar o uso do microblog Twitter e de outras redes sociais nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil, como forma de aproximação entre candidatos e eleitores. Também será tratado o uso desta ferramenta na exposição de opiniões dos políticos, num momento delicado como é o período eleitoral.

    Por: Felipe Andradel Internet> Blogsl 22/11/2010 lAcessos: 265
    Mikaelle Azevedo

    Este trabalho acadêmico busca uma reflexão acerca da linguagem utilizada na internet, o internetês, utilizada principalmente nas redes sociais e, como este novo paradigma textual influência e interfere na escrita dos jovens e adolescentes, estes sendo os principais atingidos, pelo fato de serem usuários assíduos das redes e as conseqüências que essa inferência acarreta na produção escrita e falada do indivíduo.

    Por: Mikaelle Azevedol Educação> Línguasl 29/06/2012 lAcessos: 2,852
    Sandra Borges

    Se relacionar bem com as pessoas nas redes sociais, é o ponto de partida para a consecução de um objetivo, principalmente se este objetivo é ter um negócio de sucesso e ganhar dinheiro. Com qual finalidade você usa as redes sociais? Fazer amigos ou para ganhar dinheiro? Se usa para fins comerciais você precisa saber que ser um Networking em uma rede social pode ser muito mais eficaz do que outros métodos online, pois as pessoas são mais receptivas a um rosto familiar...

    Por: Sandra Borgesl Negóciosl 04/05/2012 lAcessos: 103

    Como ganhar dinheiro online como blogueiro? O Google adora blogueiros! Cuidado com a mentira dos ganhos dos 7 dígitos.

    Por: ClaudioRjl Internet> Marketing na Internetl 09/10/2014
    Mesa de Marketing

    Profissional lista dicas para utilizar o instagram em todo seu potencial para seu negócio.

    Por: Mesa de Marketingl Internet> Marketing na Internetl 06/10/2014
    Roberto Rubim

    Um estudo recente realizado na Alemanha pelo instituto Link Institut e pela revista Horizont mostra as diferenças entre os sexos no mundo da cuponagem.

    Por: Roberto Rubiml Internet> Marketing na Internetl 22/09/2014
    Hugo Boarotto II

    Neste Artigo falo-te quais as ferramentas que deves utilizar de forma a que possas promover qualquer coisa via Internet .

    Por: Hugo Boarotto IIl Internet> Marketing na Internetl 20/09/2014

    Hoje em dia com a competitividade cada vez mais acirrada é imprescindível que a empresa independente do porte (pequeno, médio e grande) tenha um pouco de conhecimento em marketing digital. Enviar uma proposta de negócio, ou retornar os e-mails de pedidos de orçamentos usando um e-mail profissional pode ser determinante na hora de fechar negocio e ate mesmo conquistar novos clientes devido à visibilidade proporcionada.

    Por: Jose de Figueiredo Juniorl Internet> Marketing na Internetl 11/09/2014
    Marcos Eleveen

    Você tem um site onde vende produtos ou serviços, tem um bom número de acessos, mas não está conseguindo gerar contatos que por sua vez irão gerar negociações, que poderão vir a ser tornar uma venda concretizada. Veja alguns dos motivos que podem estar fazendo com que você não receba contatos.

    Por: Marcos Eleveenl Internet> Marketing na Internetl 09/09/2014 lAcessos: 27

    Agências em São Paulo de Criação de Sites, saiba como procurar e entenda quais podem ser os benefícios que você pode ter ao procurar uma.

    Por: Carlosl Internet> Marketing na Internetl 03/09/2014

    Existe um segredo para seleção de palavras chave e quantas palavras-chave que você deve atribuir a cada página em seu site. Quase totalidade da receita anual do Google de US $ 25 bilhões é o conceito de palavras-chave.

    Por: ClaudioRjl Internet> Marketing na Internetl 26/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast