Como Divulgar Seu Produto Pela Internet

24/03/2009 • Por • 14,720 Acessos

A cada dia que passa ha um grande incremento de usuários na grande rede mundial de computadores, conhecida como Internet.

Segundo uma pesquisa realizada pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE, a quantidade de usuários teria dobrado de 2005 para 2008, de 32,1 milhões para 62,3 milhões. Esses números demonstram o enorme potencial que é a Internet.

Um dos meios mais usados, mas também criticados, é o uso de e-mails (e-mail marketing), para divulgação de produtos, serviços e empresas. Apesar de ser considerados "spams", e muitas vezes acabar na lixeira dos gerenciadores de e-mails, ainda somos bombardeados diariamente por esse tipo de marketing. Spam segundo a enciclopédia virtual WIKIPÉDIA, é abreviação em inglês de "spiced ham" (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

Existe várias empresas que vende cadastros com milhões de e-mails para que a pessoa possa usar em suas campanhas. Outras oferece o serviço completo por pequenas quantias. A UOLHOST, uma empresa do grupo UOL ,por exemplo, oferece planos a partir de R$49,00 por 10.000 emails.

Outra forma de divulgar seu produto é incluir comentários em blogs relacionados com o seu produto, ou até mesmo redigindo artigos dando dicas de uso ou de características técnicas sobre o mesmo.

Para quem quiser investir em propaganda paga, a divulgação fica mais rápida e proporciona mais retorno com o sistema AdWords do Google, entre outros. Com pequenas quantias pode-se comprar palavras chaves, que usuários costumam pesquisar nos buscadores, e que certamente resultam em uma grande quantidade de visitas ao seu site.

Existem empresas especializadas em consultoria para esse tipo de campanha, especialistas em SEO (acrônimo do termo em inglês "Search Engine Optimization"), mas também é possível encontrar muitas dicas e até mesmo tutoriais completos sobre o assunto. Um grande material é fornecido pelo próprio Google para que você possa estudar sobre esse assunto. Para encontrar procure por ferramentas para webmasters no site do Google.


Outro bom caminho, para ficar conhecido na internet, é fazer anúncios em sites de classificados gratuitos. Existem centenas deles, divididos por categoria por região e até por cidades.

Quase sempre o cadastro e o anúncio são grátis nesses sites, e tem alguns bastante conhecidos como o Mercado Livre ou Toda Oferta também da Uol, mas você encontrará vário outros com grande repercussão na internet.

Da um pouco de trabalho, mas como o investimento e pequeno, geralmente apenas o tempo gasto, vale a pena cadastrar seu produto nesses sites. Para encontrá-los basta digitar a palavra classificados grátis, ou anúncios grátis, e uma grande lista de sites será relacionada nas páginas de um buscador, que pode ser o Google ou o Yahoo.

O AcheOferta é um desses sites onde se pode anunciar ou comprar de tudo, tendo contato direto com o vendedor.

Todo anuncio no AcheOferta pode ser acompanhado com várias fotografias, com uma longa descrição formatada em HTML e inclusive com links para seu site, se o tiver.

O cadastro no AcheOferta também é gratuito, simples de fazer e pode-se começar a anunciar imediatamente.

Para o comprador existe varias formas de contatar o vendedor, a principal é um serviço de mensagem instantânea oferecida no site.

Basta o vendedor fazer login no site e abrir o mensageiro. Um ícone verde anuncia que o vendedor está on-line, e assim o comprador pode tirar suas dúvidas referente ao produto ou serviço oferecido.

Para experimentar o anúncio gratuito no site AcheOferta clique no link abaixo, e comece a divulgação de seu produto imediatamente:

Anúncios e classificados grátis

Perfil do Autor

Samyr Alencar

Sou programador e prorpietário dos sites; AcheOferta e BooByte. Gosto de escrever e sou autor do livro "A vingança de Kaiaman", 220pg.