Cartão de visita, definição, uso e curiosidades

Publicado em: 16/06/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 280 |

O cartão de visita é um corte de papel retangular de 9x5cm impresso, podendo ter variação de 25% para mais ou menos, de acordo com o desejo e gosto do seu chanceler, não obstante, ser normatizado pela abnt em 9x5cm. Objetiva passar informações do seu titular, tais como: atividade profissional ou especial / código de endereçamento postal / numero de telefone / email / site / título honorífico / número de ordem ou conselho á que pertence o signatário do cartão. Para garantir manuseio adequado, durabilidade, apresentação e modo de arquivamento, é sempre confeccionado, em papel couche de 300g por m2, não respeitada essa especificação, perde em apresentação, podendo ser classificado como "papelzinho com anotações".

O cartão de visita, da maneira como ele é criado passa, inevitavelmente, mensagem subliminar sobre seu dono. Por isso, sempre recai sobre ele - o cartão - um grau de exigência na concepção bastante acentuado.

No império da tipografia, quando os meios de impressão eram ainda, muito rudimentares, o diferencial do cartão se fazia, de modo geral, apoiado na qualidade dos papeis artesanais, tais como: papel de madeira / papel linho / papel pele de ovo / papeis craquelados e etc. Mas, com o advento da computação gráfica, quando a textura já pode ser, reproduzida na impressão, pouco se fala, nestas exigências anteriores.

No início da segunda metade do século XX, o cartão de visita era utilizado com muita parcimônia, e quem oferecia um cartão a outrem, o fazia, quebrando o canto superior para demonstrar ao agraciado que essa cortesia era muito especial, é, bem verdade, que não sabe-se bem, o que se pretendia, era impedir o repasse desse cartão. Outro hábito muito comum na utilização do cartão, era de que: sempre que alguém oferecia um cartão, e queria demonstrar proximidade ou alargar uma certa intimidade com o interloucutor, o fazia, rasurando com caneta, as designações pomposas, á saber: suponha-se que, o cartão de um certo Doutor Francisco de Assis Camargo - rasurar-se-ia, Doutor, e ainda, Assis Camargo sugerindo, no caso, que, o Doutor Francisco de Assis Camargo, poderia ser tratado, simplesmente, por Francisco.

Na ultima quadra do século XX, o uso do cartão era, sobremaneira, elitizado, dai as gráficas, os vendiam, em tiragens de 200 exemplares, e, eram embalados, em caixinhas plásticas, também isso hoje, é costume pretérito. O uso do cartão expandiu-se de tal maneira, que hoje 1000 cartões é tiragem adequada, para os tempos modernos, e não se concebe qualquer cidadão, não portar ou identificar-se por meio de cartões de visita. É um habito tão consolidado, que apenas presidentes, cabeças coroadas e forbesianas podem dispensar o uso de cartão. No mundo corporativo, a coisa vai ainda mais longe, não se tem notícia de empresa, de qualquer porte que dispensa o uso do cartão, que neste caso, passa chamar-se, então cartão comercial.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-pessoal-artigos/cartao-de-visita-definicao-uso-e-curiosidades-5987747.html

    Palavras-chave do artigo:

    cartoes de visita

    ,

    cartao de visita

    ,

    grafica

    Comentar sobre o artigo

    A maioria dos profissionais liberais, executivos, gerentes e vendedores em geral usam este valioso instrumento de marketing pessoal, no entanto, não exploram todo seu potencial de marketing.

    Por: Ari Limal Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 23/09/2010 lAcessos: 429
    Francisco Amado

    Você já parou para pensar qual a utilidade de um cartão de visita? na verdade Vc só existe como empresa quando tem um cartão de visita.

    Por: Francisco Amadol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 20/06/2008 lAcessos: 31,627 lComentário: 2

    Os cartões-de-visita são ainda hoje uma importante ferramenta de marketing. Comparando com as novas tecnologias, o cartão-de-visita ainda desempenha um papel fundamental para os negócios.

    Por: Diegol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 23/08/2011 lAcessos: 102

    Criar um cartão de visita é fundamental para a sua imagem pessoal e corporativa; algumas regras básicas na escolha de dimensões, orientação e no conteúdo irão ajuda-lo a criar os seus cartões de visita de maneira coerente.

    Por: pixartprintingl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 02/04/2013 lAcessos: 45
    Badal Mohane

    A Smileprint Portugal é uma empresa de impressão online que produz e imprime cartões de visita, papéis timbrados, cartões de saudação, etiquetas e postais.

    Por: Badal Mohanel Arte& Entretenimento> Artel 06/04/2011 lAcessos: 161
    Art Letra

    Cartão de visita. Em um retângulo de papel, de preferência de boa qualidade, com uma textura interessante em uma gramatura correta, você dispõe seus dados; nome, marca do produto ou serviço, telefone, e-mail, site, blog. Geralmente essa é a base de um cartão de visita profissional. Agregado a isso vem a questão gráfica; o layout, a tipografia, o design, as cores, os símbolos etc

    Por: Art Letral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 04/09/2012 lAcessos: 85
    Shock Grafica Criação de Sites

    No meio de uma negociação com um futuro cliente surge a pergunta: "- Você tem um cartão de visita?" Meio sem graça você responde: "- Os meus cartões de visita acabaram, posso marcar meu telefone e e-mail em um papel." Nada mais constrangedor. Infelizmente essa situação se repete constantemente com profissionais que não dá a devida importância e este objeto essencial: o Cartão de Visita...

    Por: Shock Grafica Criação de Sitesl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 20/10/2010 lAcessos: 396
    Luciana Graça

    O cartão de visitas abre portas para o profissional e o faz ser lembrado. Vamos passar 10 dicas de como elaborar o melhor cartão de visita. Vale ressaltar que o cartão de visita é um dos elementos mais importantes do relacionamento pessoal, social e profissional.

    Por: Luciana Graçal Marketing e Publicidade> Design Gráficol 29/01/2014 lAcessos: 497
    Francisco Amado

    dicas do uso maximixado dos cartões de visita Como tirar o Maximo de seus cartões de visita? • Em primeiro lugar encontre um lugar para guardar seus cartões de visita, para conservá-los, e que estejam sempre a mão para sua distribuição. • Não fique poupando seus cartões de visita, pois estes servem para as pessoas saberem que sua empresa existe e qual o seu telefone. • O cartão de visita também serve para as pessoas saberem a maneira correta de escrever seu nome e que serviço você presta. • Todo local onde transita um numero X de pessoas é um ótimo local para você deixar seus cartões, como cafeterias, xerox, lan house, etc. Não importa se você não freqüenta estes locais, seu possível cliente pode freqüentar.

    Por: Francisco Amadol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 06/07/2008 lAcessos: 417

    Quem não gostaria de ter aquele prazer de olhar a caixa de e-mails e ver vários e-mails com pessoas interessadas no seu trabalho, vários orçamentos, ou até mesmo e-mails confirmando várias vendas de seus produtos? Todo o mundo gostaria disso!! É claro que isso é possível, mas dizer que é simples, é claro que não. Tudo tem um preço a pagar e um esforço a fazer.

    Por: S3 Studiol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 14/01/2015

    Marketing na internet funciona de uma maneira simples para inteligente. Marketing tem (4 pilares). Sem um dos tais, ele deixa de ser marketing. Depois de estudar um tanto sobre marketing. Depois de conversar muito com pessoas que conhecem bem do assunto escrevi este post. Um pouco meio extenso mais com os melhores argumentos do marketing de vendas na internet. Se você pesquisar agora no (Google.com), sobre 4 pilares do marketing vários resultado em poucos segundo. Certo de uma coisa "é" resu

    Por: Claudemirol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 05/01/2015

    Hoje é dia de recomeço. Um dia especial para recomeço. faça um recomeço urgente. Eu vou está pelo seu recomeço. Leia todo o artigo e veja opção - para um recomeço. Faça uma breve retrospectiva do (ano de 2014), e veja como foi cometido o erro que deixou você arrasado. Agora... O que posso fazer?

    Por: Claudemirol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 05/01/2015
    Rafael Silva

    Vou lhe mostrar o que é um afiliado e quais as milhares de vantagens de se trabalhar como um.

    Por: Rafael Silval Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 18/12/2014 lAcessos: 14
    Davi Santos

    Há um tempo atrás ouvi alguém dizer em uma palestra bem interessante sobre " o mundo em que vivemos, nas atualidades e questões do nosso cotidiano ", o ministrante dizia algo assim, se você der os passos a vida te mostrará a direção a seguir;ou seja a cada tomada de decisão que tomamos avalia o quanto estamos determinados ou até aonde queremos ir. Em uma determinada leitura que fiz, li o seguinte relato de um homem inglês, que tinha o desejo em seu coração de mudar o mundo.

    Por: Davi Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 02/12/2014 lAcessos: 22

    O presente artigo apresenta a importância do desenvolvimento e inovação das organizações. A inovação exige novas posturas, novas soluções e novas criações de novos conhecimentos. Empresas contemporâneas precisão mudar expressões internas e externas, adaptar-se aos novos tempos, e intensificar alguns aspectos para uma nova empresa. A moderna administração revoluciona cada vez mais os conceitos tradicionais, com usos de práticas organizacionais, utilizando também contexto globalizado na competição

    Por: Jéssica Brazl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 01/12/2014 lAcessos: 13
    Tony Barreira

    Ola, Daqui Tony Barreira Pela minha experiência adquirida nos cursos da Empower, vou-te aconselhar 10 Pilares do Negócio de Sucesso que eu acho muito importante !

    Por: Tony Barreiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 19/11/2014

    Como começar do zero? Sem dúvida nenhuma começar qualquer coisa na sua vida é algo bem complicado, e no mercado digital não será diferente. Saber o caminho ideal a seguir vai exigir o máximo de dedicação e força de vontade da sua parte.

    Por: Gusttavo Martinsl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 31/10/2014 lAcessos: 22
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast