Cartão de visita, definição, uso e curiosidades

Publicado em: 16/06/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 275 |

O cartão de visita é um corte de papel retangular de 9x5cm impresso, podendo ter variação de 25% para mais ou menos, de acordo com o desejo e gosto do seu chanceler, não obstante, ser normatizado pela abnt em 9x5cm. Objetiva passar informações do seu titular, tais como: atividade profissional ou especial / código de endereçamento postal / numero de telefone / email / site / título honorífico / número de ordem ou conselho á que pertence o signatário do cartão. Para garantir manuseio adequado, durabilidade, apresentação e modo de arquivamento, é sempre confeccionado, em papel couche de 300g por m2, não respeitada essa especificação, perde em apresentação, podendo ser classificado como "papelzinho com anotações".

O cartão de visita, da maneira como ele é criado passa, inevitavelmente, mensagem subliminar sobre seu dono. Por isso, sempre recai sobre ele - o cartão - um grau de exigência na concepção bastante acentuado.

No império da tipografia, quando os meios de impressão eram ainda, muito rudimentares, o diferencial do cartão se fazia, de modo geral, apoiado na qualidade dos papeis artesanais, tais como: papel de madeira / papel linho / papel pele de ovo / papeis craquelados e etc. Mas, com o advento da computação gráfica, quando a textura já pode ser, reproduzida na impressão, pouco se fala, nestas exigências anteriores.

No início da segunda metade do século XX, o cartão de visita era utilizado com muita parcimônia, e quem oferecia um cartão a outrem, o fazia, quebrando o canto superior para demonstrar ao agraciado que essa cortesia era muito especial, é, bem verdade, que não sabe-se bem, o que se pretendia, era impedir o repasse desse cartão. Outro hábito muito comum na utilização do cartão, era de que: sempre que alguém oferecia um cartão, e queria demonstrar proximidade ou alargar uma certa intimidade com o interloucutor, o fazia, rasurando com caneta, as designações pomposas, á saber: suponha-se que, o cartão de um certo Doutor Francisco de Assis Camargo - rasurar-se-ia, Doutor, e ainda, Assis Camargo sugerindo, no caso, que, o Doutor Francisco de Assis Camargo, poderia ser tratado, simplesmente, por Francisco.

Na ultima quadra do século XX, o uso do cartão era, sobremaneira, elitizado, dai as gráficas, os vendiam, em tiragens de 200 exemplares, e, eram embalados, em caixinhas plásticas, também isso hoje, é costume pretérito. O uso do cartão expandiu-se de tal maneira, que hoje 1000 cartões é tiragem adequada, para os tempos modernos, e não se concebe qualquer cidadão, não portar ou identificar-se por meio de cartões de visita. É um habito tão consolidado, que apenas presidentes, cabeças coroadas e forbesianas podem dispensar o uso de cartão. No mundo corporativo, a coisa vai ainda mais longe, não se tem notícia de empresa, de qualquer porte que dispensa o uso do cartão, que neste caso, passa chamar-se, então cartão comercial.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-pessoal-artigos/cartao-de-visita-definicao-uso-e-curiosidades-5987747.html

    Palavras-chave do artigo:

    cartoes de visita

    ,

    cartao de visita

    ,

    grafica

    Comentar sobre o artigo

    A maioria dos profissionais liberais, executivos, gerentes e vendedores em geral usam este valioso instrumento de marketing pessoal, no entanto, não exploram todo seu potencial de marketing.

    Por: Ari Limal Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 23/09/2010 lAcessos: 424
    Francisco Amado

    Você já parou para pensar qual a utilidade de um cartão de visita? na verdade Vc só existe como empresa quando tem um cartão de visita.

    Por: Francisco Amadol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 20/06/2008 lAcessos: 31,618 lComentário: 2

    Os cartões-de-visita são ainda hoje uma importante ferramenta de marketing. Comparando com as novas tecnologias, o cartão-de-visita ainda desempenha um papel fundamental para os negócios.

    Por: Diegol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 23/08/2011 lAcessos: 101

    Criar um cartão de visita é fundamental para a sua imagem pessoal e corporativa; algumas regras básicas na escolha de dimensões, orientação e no conteúdo irão ajuda-lo a criar os seus cartões de visita de maneira coerente.

    Por: pixartprintingl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 02/04/2013 lAcessos: 42
    Badal Mohane

    A Smileprint Portugal é uma empresa de impressão online que produz e imprime cartões de visita, papéis timbrados, cartões de saudação, etiquetas e postais.

    Por: Badal Mohanel Arte& Entretenimento> Artel 06/04/2011 lAcessos: 159
    Art Letra

    Cartão de visita. Em um retângulo de papel, de preferência de boa qualidade, com uma textura interessante em uma gramatura correta, você dispõe seus dados; nome, marca do produto ou serviço, telefone, e-mail, site, blog. Geralmente essa é a base de um cartão de visita profissional. Agregado a isso vem a questão gráfica; o layout, a tipografia, o design, as cores, os símbolos etc

    Por: Art Letral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 04/09/2012 lAcessos: 80
    Shock Grafica Criação de Sites

    No meio de uma negociação com um futuro cliente surge a pergunta: "- Você tem um cartão de visita?" Meio sem graça você responde: "- Os meus cartões de visita acabaram, posso marcar meu telefone e e-mail em um papel." Nada mais constrangedor. Infelizmente essa situação se repete constantemente com profissionais que não dá a devida importância e este objeto essencial: o Cartão de Visita...

    Por: Shock Grafica Criação de Sitesl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 20/10/2010 lAcessos: 392
    Luciana Graça

    O cartão de visitas abre portas para o profissional e o faz ser lembrado. Vamos passar 10 dicas de como elaborar o melhor cartão de visita. Vale ressaltar que o cartão de visita é um dos elementos mais importantes do relacionamento pessoal, social e profissional.

    Por: Luciana Graçal Marketing e Publicidade> Design Gráficol 29/01/2014 lAcessos: 447
    Francisco Amado

    dicas do uso maximixado dos cartões de visita Como tirar o Maximo de seus cartões de visita? • Em primeiro lugar encontre um lugar para guardar seus cartões de visita, para conservá-los, e que estejam sempre a mão para sua distribuição. • Não fique poupando seus cartões de visita, pois estes servem para as pessoas saberem que sua empresa existe e qual o seu telefone. • O cartão de visita também serve para as pessoas saberem a maneira correta de escrever seu nome e que serviço você presta. • Todo local onde transita um numero X de pessoas é um ótimo local para você deixar seus cartões, como cafeterias, xerox, lan house, etc. Não importa se você não freqüenta estes locais, seu possível cliente pode freqüentar.

    Por: Francisco Amadol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 06/07/2008 lAcessos: 417
    Davi Santos

    Há um tempo atrás ouvi alguém dizer em uma palestra bem interessante sobre " o mundo em que vivemos, nas atualidades e questões do nosso cotidiano ", o ministrante dizia algo assim, se você der os passos a vida te mostrará a direção a seguir;ou seja a cada tomada de decisão que tomamos avalia o quanto estamos determinados ou até aonde queremos ir. Em uma determinada leitura que fiz, li o seguinte relato de um homem inglês, que tinha o desejo em seu coração de mudar o mundo.

    Por: Davi Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 02/12/2014 lAcessos: 15

    O presente artigo apresenta a importância do desenvolvimento e inovação das organizações. A inovação exige novas posturas, novas soluções e novas criações de novos conhecimentos. Empresas contemporâneas precisão mudar expressões internas e externas, adaptar-se aos novos tempos, e intensificar alguns aspectos para uma nova empresa. A moderna administração revoluciona cada vez mais os conceitos tradicionais, com usos de práticas organizacionais, utilizando também contexto globalizado na competição

    Por: Jéssica Brazl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 01/12/2014
    Tony Barreira

    Ola, Daqui Tony Barreira Pela minha experiência adquirida nos cursos da Empower, vou-te aconselhar 10 Pilares do Negócio de Sucesso que eu acho muito importante !

    Por: Tony Barreiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 19/11/2014

    Como começar do zero? Sem dúvida nenhuma começar qualquer coisa na sua vida é algo bem complicado, e no mercado digital não será diferente. Saber o caminho ideal a seguir vai exigir o máximo de dedicação e força de vontade da sua parte.

    Por: Gusttavo Martinsl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 31/10/2014 lAcessos: 19

    A arte de saber vender com eficiência é algo que vem passando por diversos estudos ao redor do mundo. Se tornar um grande vendedor é algo totalmente possível para qualquer pessoa normal.

    Por: Gusttavo Martinsl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 31/10/2014
    Sidney Sanches Biscaino

    Marketing em um sentido tradicional sempre foi feito por colocar um anúncio, quer no jornal, rádio ou televisão. O Marketing Online ou Marketing Digital é o Marketing pela internet, é a mais alta tecnologia para impulsionar suas vendas.

    Por: Sidney Sanches Biscainol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 10/09/2014 lAcessos: 12
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá nesse post separei os melhores plugins contra copia de conteúdo para que você possa proteger os seus artigos e evitar que sejam copiados ilegalmente . A medida que seu site ou blog vai crescendo e ganhando popularidade todos nós estamos sujeitos a encontrar nossos conteúdos copiados e espalhados pela internet. A única forma que você tem para contornar essa situação é tentar proteger de toda forma que seu RSS feed seja copiado.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 05/09/2014 lAcessos: 18
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá, você que esta ai do outro lado da telinha, eu sempre costumo dizer que a profissão de internet marketing é uma das mais divertidas que existe. Eu passo muitas horas todos os dias aqui trabalhando para dar o meu melhor para você, e posso te afirmar que é muito divertido criar,editar vídeos, fazer banners e pensar em posts bem criativos para transmitir mensagens importantes a você.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/08/2014 lAcessos: 15
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast