Confraternização de final de ano na empresa: como se comportar?

23/12/2012 • Por • 108 Acessos

Como se comportar durante a confraternização de final de ano da empresa

Por Márcio Silva

como-se-comportar-nas-festas-de-fim-de-ano-na-empresaMais um final de ano vem chegando, e com ele os preparativos para a confraternização nas empresas. O pessoal de RH, marketing, financeiro e de outros departamentos, mobiliza-se para que o evento seja um sucesso e agrade a todos. Mas nem sempre ocorre como planejamos, muitos dos nossos comportamentos, durante o evento, podem refletir o ano inteiro e até mesmo prejudicar sua imagem e carreira na organização.

Quando organizamos uma confraternização de final de ano para nossa organização, logo pensamos em agradecer aos participantes pela colaboração e empenho para alcançar os objetivos da empresa. Geralmente já temos até um budget (verba) autorizado pelo financeiro para o grande evento de encerramento do ano.

O Marketing mobiliza-se em conjunto com o RH e outras áreas da empresa para escolher presentes, brindes, banda, logística, iluminação, filmagem, convites, em fim, uma infinidade de preparativos para que tudo dê certo e agrade os participantes.

Mas, muitas vezes presenciamos durante a realização destes eventos pessoas que não entendem que mesmo sendo um ambiente mais descontraído, a festa de final de ano da empresa faz parte do ambiente coorporativo e o que for feito "em excesso" será comentado no dia seguinte, ou melhor, no ano seguinte.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você aproveite o evento sem prejudicar sua carreira:

  1. Evite atrasos, chegue no horário marcado: imagine a expectativa dos organizadores do evento, atrasos podem deixar a impressão de pouco caso, por isso só falte se tiver um bom motivo. Se você ocupa um cargo de chefia dê o exemplo!
  2. Quando for comer aguarde seus superiores hierarquicamente servirem-se antes de você;
  3. Evite aquelas piadas internas que não agrega valor ao evento;
  4. Durante o amigo secreto, aproveite para exaltar as qualidades pessoais e profissionais de seu colega, evitando brincadeiras desagradáveis;
  5. Não Faça críticas ao evento, pois ele é encarado como um investimento;
  6. Nunca fale mal de chefes, colegas ou criticar a organização durante o evento;
  7. Se beber, beba com muita moderação e se você sabe que quando bebe perde o controle e ou fala o que não devia, evite beber, ou vai se arrepender no dia seguinte, e aí não tem mais jeito;
  8. Cuidado com o que vai vestir busque um visual adequado na cor, comprimento e transparência, não se esqueça que está num evento da empresa;
  9. Evite levar amigos e parentes que não foram convidados;
  10. Aproveite para gerar relacionamento interpessoal, circule pelo evento, converse com estagiários, diretores, colegas de outros setores.

A confraternização de final de ano na empresa é o momento ideal para conversar com os colegas de trabalho sobre assuntos do dia a dia, relembrar os fatos que marcaram ano, e principalmente é a oportunidade para interagir e conhecer melhor as pessoas de sua organização. Saímos do formal para o informal, mas mesmo assim devemos tomar alguns cuidados.

Lembre-se, mesmo estando numa confraternização de final de ano ela faz parte de seu ambiente de trabalho, comporte-se!

Perfil do Autor

Prof. Márcio Silva

Márcio Silva, business consultant training da Corporativa Brasil, Professor do curso de pós-graduação do ICTQ – Instituto de Ciência...