O Marketing Pessoal Na Formação Acadêmica

Publicado em: 28/08/2008 |Comentário: 2 | Acessos: 3,317 |

Você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão”  Anônimo 


É possível conseguirmos sucesso através do nosso posicionamento pessoal através do marketing pessoal? Pelo que me parece sim, pois o tema vem se tornado-se unanimidade no que se diz respeito à colocação profissional no mercado de trabalho. Mas qual é o motivo de tanto interesse? Qual a razão de acharmos 2 milhões 120 mil sites e citações de marketing+pessoal no Google? Por que a maioria dos profissionais, empresários e professores concordam a respeito da importância de um plano de carreira pessoal para atingir o sucesso profissional?

Antes de dizer algo sobre marketing pessoal, é importante sabermos a origem desse tema: O Marketing. Dentro das várias definições, acho que as que mais convêm com o nosso tema, são essas: “Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor" (Dicionário Novo Aurélio). Segundo KOTLER "o Marketing é a capacidade de conquistar e preservar clientes e é muito mais que um departamento de vendas [...] é um processo ordenado e criativo de pensar e planejar para os mercados".

Trazendo essa definição para um contexto individual, o Marketing Pessoal surge como uma ferramenta imprescíndivel na diferenciação de um profissional no mercado de trabalho. Significa, tomar se do ponto de partida, de que você será a imagem de marca projetada, com o objetivo de desenvolver seu CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes), lançar-se no mercado de trabalho e sustentar o produto chamado VOCÊ em uma carreira de constante ascensão.


O marketing pessoal é uma ferramenta de valorização do ser humano em todos os seus atributos e características. Tom Peters, um dos mais respeitados nomes da Administração diz que "uma carreira profissional é um portfólio de projetos que lhe ensinam novas habilidades, lhe conferem novos conhecimentos especializados, aumentam seu rol de colegas e reinventam você, constantemente". Assim como produtos sofrem inovações e evoluções, nós também devemos passar pelo mesmo procedimento. Ele também citou a frase que resume o objetivo do Marketing Pessoal: “Hoje em dia, o mais importante, para quem quer trabalhar e fazer negócios, é ser diretor de marketing da marca chamada você”.

Portanto, Marketing Pessoal é divulgar sua imagem diante das oportunidades para que outros possam integrá-lo em seus planos. Na formação acadêmica, temos que explorar todas essas oportunidades, assim como: liderança de sala, empresa júnior, comissão de formatura, centro acadêmico, trabalhos, feiras, palestras, seminários e todos os eventos onde achar que a sua participação será indispensável e extremamente útil. Fazendo isso bem feito, todas as pessoas (colegas, professores, etc.) passaram a te enxergar com outros olhos e te encaixaram em seus planos sempre que for necessário.

Mas, não é só isso, diferente do que comumente se imagina, marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim nos tornarmos pessoas melhores. Reconhecermos nossas deficiências e investirmos fortemente em nossas qualidades. Estamos cercados de meios de agregar valor em nossa marca, como livros, cursos, sites e revistas de incentivo ao desenvolvimento profissional, mas por falta de interesse ou incentivo, deixamos essas coisas de lado e perdemos o foco dos nossos objetivos, gastando e perdendo o tempo com futilidades, e quando isso acontece, é fatal, pois quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho o levará até lá.

Sendo assim, evite os exageros e seja ponderado, mas nunca esqueça esse conselho: “Aparentar ter competência, é tão importante quanto à própria competência”. Chuck Lieppe – Publicitário.

Guilherme Junqueira

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-pessoal-artigos/o-marketing-pessoal-na-formacao-academica-540396.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing pessoal

    ,

    desenvolvimento

    ,

    profissional

    Comentar sobre o artigo

    Rogerio Martins

    Quando se fala ou escreve sobre marketing pessoal é comum que seus autores concentrem-se em fatores externos, como a aparência e postura dos indivíduos, como o fator preponderante para distinguir aqueles que fazem ou não marketing pessoal. Quando iniciei minhas pesquisas sobre o tema há mais de dez anos percebi que estes fatores são importantes, mas que somente eles não garantem o sucesso desta ferramenta de alavancagem da carreira profissional e das relações sociais.

    Por: Rogerio Martinsl Carreiral 29/04/2008 lAcessos: 10,261 lComentário: 1
    Rogerio Martins

    Recentemente ministrava uma nova turma do workshop sobre Marketing Pessoal e um dos participantes contou-nos um breve relato de sua experiência profissional. Ele dizia se sentir “excluído” do mercado de trabalho. O principal motivo: sua idade.

    Por: Rogerio Martinsl Carreira> Recursos Humanosl 23/04/2008 lAcessos: 1,238 lComentário: 2
    Juliana Ulguim

    Neste artigo foram analisadas questões sobre as etapas do Comportamento Organizacional e Marketing Pessoal. A estrutura social do comportamento organizacional e suas reflexões, a importância de valores, atitudes e características pessoais do colaborador. Aborda também a influência dos mecanismos de controle do comportamento dos colaboradores para a organização atingir seus objetivos.

    Por: Juliana Ulguiml Negócios> Administraçãol 28/10/2012 lAcessos: 114
    Guilherme Junqueira

    * Perguntas solicitadas pelo Editor da Revista Brasileira de Administração. Maio/2009 1. Em tempos de crises econômicas, globalização, como vê a questão do marketing pessoal também para profissionais liberais, como administradores? 2. Em relação a países como EEUU e da Europa, como vê o marketing pessoal comparativamente com o Brasil? 3. Que recomendações faz em relação ao perfil de pessoas que devem fazer uso do marketing pessoal?

    Por: Guilherme Junqueiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 01/06/2009 lAcessos: 1,266

    Artigo do palestrante Carlos Hilsdorf sobre Marketing Pessoal.

    Por: Carlos Hilsdorfl Carreira> Recursos Humanosl 15/07/2008 lAcessos: 16,190

    Marketing pessoal é o conjunto de práticas, atitudes e conceitos cujo objetivo é estabelecer uma relação eficaz entre o profissional e o mercado de trabalho.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 09/09/2014 lAcessos: 42
    Tom Coelho

    Um guia prático para edificar e consolidar sua imagem pessoal e corporativa.

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 30/12/2012 lAcessos: 78
    Tom Coelho

    Ensaio preliminar do que viria a ser o livro "Sete vidas" elaborado para publicação em uma revista de grande circulação.

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/02/2013 lAcessos: 27
    Rogerio Martins

    outros autores que já escreveram sobre ele não é tarefa simples; exige um algo mais e é exatamente este algo mais a grande chave, ou o ponto central de quando tratamos deste assunto.

    Por: Rogerio Martinsl Carreira> Recursos Humanosl 14/04/2008 lAcessos: 1,167

    Quem não gostaria de ter aquele prazer de olhar a caixa de e-mails e ver vários e-mails com pessoas interessadas no seu trabalho, vários orçamentos, ou até mesmo e-mails confirmando várias vendas de seus produtos? Todo o mundo gostaria disso!! É claro que isso é possível, mas dizer que é simples, é claro que não. Tudo tem um preço a pagar e um esforço a fazer.

    Por: S3 Studiol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 14/01/2015

    Marketing na internet funciona de uma maneira simples para inteligente. Marketing tem (4 pilares). Sem um dos tais, ele deixa de ser marketing. Depois de estudar um tanto sobre marketing. Depois de conversar muito com pessoas que conhecem bem do assunto escrevi este post. Um pouco meio extenso mais com os melhores argumentos do marketing de vendas na internet. Se você pesquisar agora no (Google.com), sobre 4 pilares do marketing vários resultado em poucos segundo. Certo de uma coisa "é" resu

    Por: Claudemirol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 05/01/2015

    Hoje é dia de recomeço. Um dia especial para recomeço. faça um recomeço urgente. Eu vou está pelo seu recomeço. Leia todo o artigo e veja opção - para um recomeço. Faça uma breve retrospectiva do (ano de 2014), e veja como foi cometido o erro que deixou você arrasado. Agora... O que posso fazer?

    Por: Claudemirol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 05/01/2015
    Rafael Silva

    Vou lhe mostrar o que é um afiliado e quais as milhares de vantagens de se trabalhar como um.

    Por: Rafael Silval Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 18/12/2014 lAcessos: 14
    Davi Santos

    Há um tempo atrás ouvi alguém dizer em uma palestra bem interessante sobre " o mundo em que vivemos, nas atualidades e questões do nosso cotidiano ", o ministrante dizia algo assim, se você der os passos a vida te mostrará a direção a seguir;ou seja a cada tomada de decisão que tomamos avalia o quanto estamos determinados ou até aonde queremos ir. Em uma determinada leitura que fiz, li o seguinte relato de um homem inglês, que tinha o desejo em seu coração de mudar o mundo.

    Por: Davi Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 02/12/2014 lAcessos: 22

    O presente artigo apresenta a importância do desenvolvimento e inovação das organizações. A inovação exige novas posturas, novas soluções e novas criações de novos conhecimentos. Empresas contemporâneas precisão mudar expressões internas e externas, adaptar-se aos novos tempos, e intensificar alguns aspectos para uma nova empresa. A moderna administração revoluciona cada vez mais os conceitos tradicionais, com usos de práticas organizacionais, utilizando também contexto globalizado na competição

    Por: Jéssica Brazl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 01/12/2014 lAcessos: 13
    Tony Barreira

    Ola, Daqui Tony Barreira Pela minha experiência adquirida nos cursos da Empower, vou-te aconselhar 10 Pilares do Negócio de Sucesso que eu acho muito importante !

    Por: Tony Barreiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 19/11/2014

    Como começar do zero? Sem dúvida nenhuma começar qualquer coisa na sua vida é algo bem complicado, e no mercado digital não será diferente. Saber o caminho ideal a seguir vai exigir o máximo de dedicação e força de vontade da sua parte.

    Por: Gusttavo Martinsl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 31/10/2014 lAcessos: 22
    Guilherme Junqueira

    * Perguntas solicitadas pelo Editor da Revista Brasileira de Administração. Maio/2009 1. Em tempos de crises econômicas, globalização, como vê a questão do marketing pessoal também para profissionais liberais, como administradores? 2. Em relação a países como EEUU e da Europa, como vê o marketing pessoal comparativamente com o Brasil? 3. Que recomendações faz em relação ao perfil de pessoas que devem fazer uso do marketing pessoal?

    Por: Guilherme Junqueiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 01/06/2009 lAcessos: 1,266
    Guilherme Junqueira

    O que fazer, antes, durante e depois das entrevistas de emprego.

    Por: Guilherme Junqueiral Carreira> Entrevistasl 28/08/2008 lAcessos: 137,908 lComentário: 7
    Guilherme Junqueira

    Muitos gerentes de vendas devem questionar se estão sendo líderes de verdade, se existe a preocupação com o melhor desempenho de seus colaboradores e não apenas a satisfação de possuir poder.

    Por: Guilherme Junqueiral Carreira> Gestão de Carreiral 28/08/2008 lAcessos: 5,047
    Guilherme Junqueira

    "Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença esta naqueles que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade."

    Por: Guilherme Junqueiral Negócios> Administraçãol 28/08/2008 lAcessos: 2,186
    Guilherme Junqueira

    “A entidade sem fins lucrativos existe para transformar pessoas” (Peter Drucker)

    Por: Guilherme Junqueiral Carreira> Gestão de Carreiral 28/08/2008 lAcessos: 1,232

    Comments on this article

    0
    estéfanne 18/06/2009
    Gostei muito dos seus artigos. São de fácil entendimento e ótimos para incentivar e ajudar quem está, como eu, começando no mercado de trabalho! Parabéns.
    0
    josenei viana brito 07/05/2009
    vocês são muito esperto não, por que não dão o resultado do teste ao final?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast