O Marketing Pessoal Na Formação Acadêmica

Publicado em: 28/08/2008 |Comentário: 2 | Acessos: 3,277 |

Você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão”  Anônimo 


É possível conseguirmos sucesso através do nosso posicionamento pessoal através do marketing pessoal? Pelo que me parece sim, pois o tema vem se tornado-se unanimidade no que se diz respeito à colocação profissional no mercado de trabalho. Mas qual é o motivo de tanto interesse? Qual a razão de acharmos 2 milhões 120 mil sites e citações de marketing+pessoal no Google? Por que a maioria dos profissionais, empresários e professores concordam a respeito da importância de um plano de carreira pessoal para atingir o sucesso profissional?

Antes de dizer algo sobre marketing pessoal, é importante sabermos a origem desse tema: O Marketing. Dentro das várias definições, acho que as que mais convêm com o nosso tema, são essas: “Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor" (Dicionário Novo Aurélio). Segundo KOTLER "o Marketing é a capacidade de conquistar e preservar clientes e é muito mais que um departamento de vendas [...] é um processo ordenado e criativo de pensar e planejar para os mercados".

Trazendo essa definição para um contexto individual, o Marketing Pessoal surge como uma ferramenta imprescíndivel na diferenciação de um profissional no mercado de trabalho. Significa, tomar se do ponto de partida, de que você será a imagem de marca projetada, com o objetivo de desenvolver seu CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes), lançar-se no mercado de trabalho e sustentar o produto chamado VOCÊ em uma carreira de constante ascensão.


O marketing pessoal é uma ferramenta de valorização do ser humano em todos os seus atributos e características. Tom Peters, um dos mais respeitados nomes da Administração diz que "uma carreira profissional é um portfólio de projetos que lhe ensinam novas habilidades, lhe conferem novos conhecimentos especializados, aumentam seu rol de colegas e reinventam você, constantemente". Assim como produtos sofrem inovações e evoluções, nós também devemos passar pelo mesmo procedimento. Ele também citou a frase que resume o objetivo do Marketing Pessoal: “Hoje em dia, o mais importante, para quem quer trabalhar e fazer negócios, é ser diretor de marketing da marca chamada você”.

Portanto, Marketing Pessoal é divulgar sua imagem diante das oportunidades para que outros possam integrá-lo em seus planos. Na formação acadêmica, temos que explorar todas essas oportunidades, assim como: liderança de sala, empresa júnior, comissão de formatura, centro acadêmico, trabalhos, feiras, palestras, seminários e todos os eventos onde achar que a sua participação será indispensável e extremamente útil. Fazendo isso bem feito, todas as pessoas (colegas, professores, etc.) passaram a te enxergar com outros olhos e te encaixaram em seus planos sempre que for necessário.

Mas, não é só isso, diferente do que comumente se imagina, marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim nos tornarmos pessoas melhores. Reconhecermos nossas deficiências e investirmos fortemente em nossas qualidades. Estamos cercados de meios de agregar valor em nossa marca, como livros, cursos, sites e revistas de incentivo ao desenvolvimento profissional, mas por falta de interesse ou incentivo, deixamos essas coisas de lado e perdemos o foco dos nossos objetivos, gastando e perdendo o tempo com futilidades, e quando isso acontece, é fatal, pois quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho o levará até lá.

Sendo assim, evite os exageros e seja ponderado, mas nunca esqueça esse conselho: “Aparentar ter competência, é tão importante quanto à própria competência”. Chuck Lieppe – Publicitário.

Guilherme Junqueira

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-pessoal-artigos/o-marketing-pessoal-na-formacao-academica-540396.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing pessoal

    ,

    desenvolvimento

    ,

    profissional

    Comentar sobre o artigo

    Rogerio Martins

    Quando se fala ou escreve sobre marketing pessoal é comum que seus autores concentrem-se em fatores externos, como a aparência e postura dos indivíduos, como o fator preponderante para distinguir aqueles que fazem ou não marketing pessoal. Quando iniciei minhas pesquisas sobre o tema há mais de dez anos percebi que estes fatores são importantes, mas que somente eles não garantem o sucesso desta ferramenta de alavancagem da carreira profissional e das relações sociais.

    Por: Rogerio Martinsl Carreiral 29/04/2008 lAcessos: 10,249 lComentário: 1
    Rogerio Martins

    Recentemente ministrava uma nova turma do workshop sobre Marketing Pessoal e um dos participantes contou-nos um breve relato de sua experiência profissional. Ele dizia se sentir “excluído” do mercado de trabalho. O principal motivo: sua idade.

    Por: Rogerio Martinsl Carreira> Recursos Humanosl 23/04/2008 lAcessos: 1,229 lComentário: 2
    Juliana Ulguim

    Neste artigo foram analisadas questões sobre as etapas do Comportamento Organizacional e Marketing Pessoal. A estrutura social do comportamento organizacional e suas reflexões, a importância de valores, atitudes e características pessoais do colaborador. Aborda também a influência dos mecanismos de controle do comportamento dos colaboradores para a organização atingir seus objetivos.

    Por: Juliana Ulguiml Negócios> Administraçãol 28/10/2012 lAcessos: 102
    Guilherme Junqueira

    * Perguntas solicitadas pelo Editor da Revista Brasileira de Administração. Maio/2009 1. Em tempos de crises econômicas, globalização, como vê a questão do marketing pessoal também para profissionais liberais, como administradores? 2. Em relação a países como EEUU e da Europa, como vê o marketing pessoal comparativamente com o Brasil? 3. Que recomendações faz em relação ao perfil de pessoas que devem fazer uso do marketing pessoal?

    Por: Guilherme Junqueiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 01/06/2009 lAcessos: 1,252

    Artigo do palestrante Carlos Hilsdorf sobre Marketing Pessoal.

    Por: Carlos Hilsdorfl Carreira> Recursos Humanosl 15/07/2008 lAcessos: 16,175
    Tom Coelho

    Um guia prático para edificar e consolidar sua imagem pessoal e corporativa.

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 30/12/2012 lAcessos: 67

    Marketing pessoal é o conjunto de práticas, atitudes e conceitos cujo objetivo é estabelecer uma relação eficaz entre o profissional e o mercado de trabalho.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 09/09/2014
    Tom Coelho

    Ensaio preliminar do que viria a ser o livro "Sete vidas" elaborado para publicação em uma revista de grande circulação.

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/02/2013 lAcessos: 16
    Rogerio Martins

    outros autores que já escreveram sobre ele não é tarefa simples; exige um algo mais e é exatamente este algo mais a grande chave, ou o ponto central de quando tratamos deste assunto.

    Por: Rogerio Martinsl Carreira> Recursos Humanosl 14/04/2008 lAcessos: 1,159
    Sidney Sanches Biscaino

    Marketing em um sentido tradicional sempre foi feito por colocar um anúncio, quer no jornal, rádio ou televisão. O Marketing Online ou Marketing Digital é o Marketing pela internet, é a mais alta tecnologia para impulsionar suas vendas.

    Por: Sidney Sanches Biscainol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 10/09/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá nesse post separei os melhores plugins contra copia de conteúdo para que você possa proteger os seus artigos e evitar que sejam copiados ilegalmente . A medida que seu site ou blog vai crescendo e ganhando popularidade todos nós estamos sujeitos a encontrar nossos conteúdos copiados e espalhados pela internet. A única forma que você tem para contornar essa situação é tentar proteger de toda forma que seu RSS feed seja copiado.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 05/09/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá, você que esta ai do outro lado da telinha, eu sempre costumo dizer que a profissão de internet marketing é uma das mais divertidas que existe. Eu passo muitas horas todos os dias aqui trabalhando para dar o meu melhor para você, e posso te afirmar que é muito divertido criar,editar vídeos, fazer banners e pensar em posts bem criativos para transmitir mensagens importantes a você.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/08/2014
    Ademir Mello

    Quando se trata de ganhar dinheiro pela internet, as possibilidades são as mais variadas, e não há nada que a competência e a criatividade não possam fazer. Uma das melhores opções para lucrar online é por meio do marketing digital, também conhecido como internet marketing. Este tipo de trabalho pode trazer excelentes resultados para você, basta seguir as estratégias adequadas e faze-lo da maneira correta.

    Por: Ademir Mellol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 21/08/2014 lAcessos: 18

    Algumas dicas – eu particularmente diria regras - para advogados seniores e juniores obterem o melhor resultado ao efetuarem as ações do marketing pessoal e se destacarem diante da classe advocatícia.

    Por: Inrisel Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 13/08/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá essa é uma pergunta que muita gente que está iniciando seu negócio online me faz e para ela não tem resposta cada pessoa tem um ritmo e faz o seu tempo. Eu digo isso porque tudo vai depender de quanto tempo e horas você tem disponível para se dedicar ao seu negócio.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 12/08/2014
    Newton Paulo Monteiro

    Como tratar o conteúdo de uma apresentação ou texto de maneira que o seu público sinta que realmente aprendeu alguma coisa? Esses princípios básicos ajudam você a ser eficaz em qualquer situação em que tem que expor assuntos complexos, seja na faculdade, no trabalho ou simplesmente ao escrever ou falar a um público selecionado.

    Por: Newton Paulo Monteirol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 26/06/2014 lAcessos: 14
    juarezb

    A cada dia que passa, a concorrência no mercado de trabalho fica mais disputado e a luta para quem disputa a atenção de leitores está cada vez pior. Existem hoje diversas maneiras para que você consiga se destacar e talvez a mais importante e em moda hoje dia seja a Redação Hipnótica que promete fazer de qualquer leitor casual, um comprador em potencial através de comandos hipnóticos e para que você possa se familiarizar um pouco mais com o assunto, resolvi escrever uma analise do assunto.

    Por: juarezbl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 21/05/2014 lAcessos: 29
    Guilherme Junqueira

    * Perguntas solicitadas pelo Editor da Revista Brasileira de Administração. Maio/2009 1. Em tempos de crises econômicas, globalização, como vê a questão do marketing pessoal também para profissionais liberais, como administradores? 2. Em relação a países como EEUU e da Europa, como vê o marketing pessoal comparativamente com o Brasil? 3. Que recomendações faz em relação ao perfil de pessoas que devem fazer uso do marketing pessoal?

    Por: Guilherme Junqueiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 01/06/2009 lAcessos: 1,252
    Guilherme Junqueira

    O que fazer, antes, durante e depois das entrevistas de emprego.

    Por: Guilherme Junqueiral Carreira> Entrevistasl 28/08/2008 lAcessos: 137,865 lComentário: 7
    Guilherme Junqueira

    Muitos gerentes de vendas devem questionar se estão sendo líderes de verdade, se existe a preocupação com o melhor desempenho de seus colaboradores e não apenas a satisfação de possuir poder.

    Por: Guilherme Junqueiral Carreira> Gestão de Carreiral 28/08/2008 lAcessos: 5,031
    Guilherme Junqueira

    "Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença esta naqueles que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade."

    Por: Guilherme Junqueiral Negócios> Administraçãol 28/08/2008 lAcessos: 2,174
    Guilherme Junqueira

    “A entidade sem fins lucrativos existe para transformar pessoas” (Peter Drucker)

    Por: Guilherme Junqueiral Carreira> Gestão de Carreiral 28/08/2008 lAcessos: 1,224

    Comments on this article

    0
    estéfanne 18/06/2009
    Gostei muito dos seus artigos. São de fácil entendimento e ótimos para incentivar e ajudar quem está, como eu, começando no mercado de trabalho! Parabéns.
    0
    josenei viana brito 07/05/2009
    vocês são muito esperto não, por que não dão o resultado do teste ao final?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast