O Que É Empregabilidade ?

Publicado em: 10/10/2008 | Acessos: 95,774 |

Empregabilidade é um tema extremamente dinâmico e a lista de pré-requisitos necessários para ser desejado pelo mercado cresce continuamente. As chamadas competências essenciais  vão se tornando mais amplas e mais complexas à medida que o tempo passa.

Há algum tempo o capital intelectual era uma vantagem competitiva por excelência. Hoje, sem a presença do capital emocional e do capital ético, apenas para citar duas concepções vigentes, apenas o capital intelectual não garante a contratação e permanência no mercado de trabalho.

Quanto mais aumenta o nível da competitividade e, porque não dizer, a histeria corporativa, mais as questões relativas à capacidade de enfrentar e conviver com altos níveis de pressão tornam-se evidentes. Conviver cotidianamente com este nível de pressão não requer apenas intelecto relevante, mas, condições físicas e mentais pra lá de saudáveis. As maiores causas de afastamentos a partir do nível gerencial se devem a transtornos psicológicos, muitos deles potencializados pelo estresse negativo oriundo dos níveis crescentes de pressão e da falta de uma disciplina que permita crescimento na carreira associado à qualidade de vida. Sim, isso é possível!

O conceito de empregabilidade é extremamente simples, resume-se nas respostas às seguintes perguntas:

1. Quanto a sua bagagem pessoal e profissional é interessante para o mercado?
2. Que "diferenciais nobres" você possui quando comparado a outros profissionais com uma formação e trajetória parecidas com a sua?
3. Quais as razões que justificam o desejo de uma empresa em ter você como parte do capital estratégico/competitivo da organização?
4. O quanto a sua história de vida e de carreira falam mais alto que seu currículo.

Ou seja, quando você pensa nas pessoas que detêm o poder de contratá-lo você tem que pensar: Afinal por que elas se importariam?

Você não vale apenas o quanto sabe, mas vale o quanto "é". Uma pessoa de grande competência técnica cujas qualidades morais e éticas não sejam comprováveis já não interessa a uma organização lúcida.

Ser digno de confiança é um pré-requisito fundamental que sobrepõe o desejo por desafios e a capacidade de trabalhar sobre pressão.

Seus diferenciais nobres são aqueles que estão tão associados ao seu ser, e que se tornam difíceis de serem copiados por seus pares: sua personalidade, seu caráter e o seu comportamento estão entre elas. Diferenciais pobres são facilmente copiados. Diferenciais nobres são os verdadeiros diferenciais!

Os cases que você ajudou a escrever e que são anteriores à busca atual por emprego falam mais alto que seu currículo. Mesmo que você esteja saindo da universidade, cases que você tenha construído enquanto graduando ou pós-graduando, testemunhos de professores que tenham respeito por seu potencial, tudo isto conta a seu favor. Somos uma sociedade relacional, quem conhece você e o que estas pessoas pensam a seu respeito é de enorme importância!

Por isso, não despreze o seu marketing pessoal, estou falando verdadeiramente de marketing pessoal, não de agir como um "marketeiro barato", destes que pretendem enganar o mundo com uma genialidade que ninguém a não ser sua própria vaidade consegue perceber.

Se você tem valor, o mundo precisa ser informado deste valor, até porque os "indivíduos marketeiros" já citados estarão sempre divulgando um valor que não possuem e roubando oportunidades dos competentes omissos. Por isso, você, que é uma pessoa de valor, deve e merece ser reconhecido e as ferramentas de marketing também existem para trabalhar em favor da verdade e da ética!

Quanto maiores forem as suas condições de manter a mente aberta para transitar com qualidade por ambientes multiculturais e colaborar na elaboração de cases em cada ambiente que você freqüenta, maior a sua empregabilidade!

O mundo demanda por profissionais competentes, éticos, determinados e com visão de futuro. Nenhuma competência acima da média será desprezada se não o for primeiro por quem a possui.

Auto-motivação significa acreditar em seus motivos para agir e, com base nesta certeza, cativar a confiança e as oportunidades que dependem daqueles que têm poder de decisão.

Sua empregabilidade depende da sua capacidade de gestão da sua própria vida e carreira. E diferenciais, devem por definição, ser DIFERENTES!

Gere impacto, torne-se merecedor de ser lembrado e desejado pelo mercado.

Empregabilidade é uma questão de uma excelente bagagem e um ótimo marketing pessoal.

Você deve buscar ser tão bom que até seus concorrentes tenham que admitir em silêncio: Este cara é demais! Esta garota é impossível!

Carlos Hilsdorf
Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano.
www.carloshilsdorf.com.br

Acompanhe as novidades no Twitter: www.twitter.com/carloshilsdorf

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 24 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/marketing-pessoal-artigos/o-que-e-empregabilidade-597930.html

    Palavras-chave do artigo:

    empregabilidade

    ,

    marketing pessoal

    ,

    marketing

    Comentar sobre o artigo

    Rogerio Martins

    Recentemente ministrava uma nova turma do workshop sobre Marketing Pessoal e um dos participantes contou-nos um breve relato de sua experiência profissional. Ele dizia se sentir “excluído” do mercado de trabalho. O principal motivo: sua idade.

    Por: Rogerio Martinsl Carreira> Recursos Humanosl 23/04/2008 lAcessos: 1,215 lComentário: 2
    Rogerio Martins

    outros autores que já escreveram sobre ele não é tarefa simples; exige um algo mais e é exatamente este algo mais a grande chave, ou o ponto central de quando tratamos deste assunto.

    Por: Rogerio Martinsl Carreira> Recursos Humanosl 14/04/2008 lAcessos: 1,148
    Rogério Ferreira Leite

    Pretende este trabalho inserir o leitor no universo do Marketing de forma bastante sutil, não exigindo grandes conhecimentos. Busca mostrar as diversas facetas de um assunto que, à primeira vista, pode parecer cansativo e enfadonho, mas que no decorrer da leitura descobre-se interessante e envolvente, tanto para leigos quanto para expertos. Esse artifício foi utilizado para, juntamente com os fatos reais narrados, despertar o desejo de descobrir a novidade representada pelo "Efeito cata-vento". (PARTE 1)

    Por: Rogério Ferreira Leitel Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 15/07/2010 lAcessos: 1,426 lComentário: 1
    Rogerio Martins

    Você realmente sabe o que é Marketing Pessoal? Ainda tem muita gente que por aí confundindo marketing pessoal com superexposição. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, como diria uma amiga minha. E veja que são coisas bem distintas, mas, acredite se quiser, tem profissional que confunde tudo. Deve ter lido em algum lugar ou escutado algum consultor ou amigo dizendo que tem de se promover e pronto: catástrofe. Cria-se mais um monstro da superexposição.

    Por: Rogerio Martinsl Carreira> Recursos Humanosl 23/04/2008 lAcessos: 1,131

    Este artigo tem por objetivo elucidar algumas das dificuldades do mundo do trabalho.

    Por: Jessé Barbosa de Araújol Negócios> Administraçãol 12/01/2011 lAcessos: 185

    A relação entre empreendedorismo e marketing é fundamental para o futuro de uma nova empresa. Ainda sim, em cidades de pequeno e médio porte, não há a cultura de estabelecer um Plano de Negócios e estratégias definidas de marketing. Isso porque não há a preocupação em verificar o mercado através de pesquisas e ações que diminuam o risco de fracasso do novo empreendimento. A pesquisa quantitativa feita em Viçosa/MG, em uma amostragem de 25 empresas, evidencia que os proprietários, na maioria das vezes, são responsáveis pelas decisões na área de marketing. Entretanto, empresas mais recentes já procuram se aconselhar em instituições como o Sebrae.

    Por: Emerson Clemente Rodrigues Lacerdal Marketing e Publicidadel 14/01/2010 lAcessos: 1,889

    Artigo do palestrante Carlos Hilsdorf sobre Marketing Pessoal.

    Por: Carlos Hilsdorfl Carreira> Recursos Humanosl 15/07/2008 lAcessos: 16,161
    Rogerio Martins

    Napoleon Hill, em seu célebre livro “A Lei do Triunfo”, já afirmava por volta de 1900 que “querer é poder”. Passaram os anos, mudaram as empresas, a ciência avançou, o homem mudou seus hábitos, a sociedade está em constante transformação, mas ainda “querer é poder”.

    Por: Rogerio Martinsl Carreira> Recursos Humanosl 01/07/2008 lAcessos: 1,611

    Este artigo tem como base principal meu trabalho de dissertação do curso de Mestrado em Processos Educativos na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), que tem como título "A Formação Acadêmica do Administrador de Empresas da UNIUV e a Empregabilidade na Região de União da Vitória - PR". Este trabalho tem como sustentação o estudo do egresso na região de União da Vitória – PR e o egresso do curso de Administração de Empresas do Centro Universitário de União da Vitória - UNIUV.

    Por: Naiara Cristina Sepanhakil Educação> Ensino Superiorl 07/03/2012 lAcessos: 861
    Francisco Ronaldo

    ...As pessoas não se associam a empresas ou negócios elas se associam a você, então aumente seu poder atrativo, a atração entre indivíduos não é uma coisa que acontece por mero acaso, mas é uma coisa "conquistada" dia a dia, é como uma coisa inconsciente que todos temos dentro de nós.

    Por: Francisco Ronaldol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 15/02/2014
    Iranildo

    Mas o Que Realmente Aconteceu Com a TelexFREE? Várias pessoas foram até o PROCON em alguns Estados para buscar mais informações e saber se a TelexFree é uma empresa legal, se o negócio é legitimo e se podem trabalhar com esse tipo de trabalho chamado de MMN.

    Por: Iranildol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 04/02/2014 lAcessos: 16
    Tiago Simões

    Hoje em dia, os blogs estão cada vez mais em alta, como fonte de renda para quem deseja trabalhar em casa e fazer seus próprios horários. Porém, se não tivermos a forma correta de criar um blog para ganhar dinheiro, poderemos ter mais dor de cabela do que alegrias.

    Por: Tiago Simõesl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 29/01/2014 lAcessos: 17
    Alexandre Rodrigues

    O poder da oratória esta claramente exposto em toda a nossa história, por exemplo, perceba como o próprio Jesus Cristo, usou da oratória para conduzir e induzir as pessoas a seguir seus ensinamentos, Jesus foi sem dúvida alguma o maior orador de todos os tempos, este homem conseguiu através da oratória, passar seus ensinamentos e conquistar milhões de pessoas através dos tempos, e seus ensinamentos continuam firmes em toda a humanidade. Pois este mesmo exemplo pode e deve ser usado nos dias atua

    Por: Alexandre Rodriguesl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 25/01/2014
    Marcelo Dantas

    Sem dúvidas muitas pessoas sonham em ganhar dinheiro pela internet, mas isso é possível? É real?Como posso fazer? Venha ganhar dinheiro você também.

    Por: Marcelo Dantasl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 20/01/2014

    Veja a importância dos anúncios no Facebook para aumentar a venda de sua empresa e o mais importante veja como funciona o processo de marketing do Facebook

    Por: Flademirl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 14/01/2014

    A prática de afiliação é uma forma que os produtores de conteúdo utilizam para recompensar.

    Por: ubirajaral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 02/01/2014 lAcessos: 15

    Um documento mostrando o lado positivo da comunicação, onde restaurantes têm conseguido se estabilizar e otimizar-se , gerando sucesso na internet, o que pode garantir publicidade certa.

    Por: Waghi Adasl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 10/12/2013 lAcessos: 11

    Por que as pessoas fazem promessas no ano novo e ao final do ano percebem que nao as cumpriram? Artigo do consultor Carlos Hilsdorf, especialista em atitude, explica a diferença entre as promessas e as atitudes, entre o desejo e a vontade.

    Por: Carlos Hilsdorfl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 13/12/2010 lAcessos: 264

    artigo do palestrante Carlos Hilsdorf sobre empreendedorismo, vendas e negócios.

    Por: Carlos Hilsdorfl Negócios> Administraçãol 22/10/2010 lAcessos: 88

    Palestrante Carlos Hilsdorf explica de maneira simples e objetiva o conceito de benchmarking

    Por: Carlos Hilsdorfl Negócios> Administraçãol 08/10/2010 lAcessos: 591

    Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Devemos entender este poder como sendo o resultado do compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos, da delegação de autonomia para a tomada de decisões, e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindo responsabilidades e liderança de forma compartilhada.

    Por: Carlos Hilsdorfl Negócios> Gestãol 26/08/2010 lAcessos: 1,892

    A vida é feita de escolhas. Não podemos escolher o que a vida vai colocar à nossa frente, mas podemos escolher como reagimos ao que ela nos apresenta.

    Por: Carlos Hilsdorfl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/08/2010 lAcessos: 691

    artigo do palestrante Carlos Hilsdorf sobre emprendedorismo, sucesso, obstinação, força de vontade, motivação.

    Por: Carlos Hilsdorfl Carreira> Gestão de Carreiral 16/08/2010 lAcessos: 196

    artigo do palestrante Carlos Hilsdorf sobre os aspectos fundamentais para um bom negócio.

    Por: Carlos Hilsdorfl Negócios> Administraçãol 30/06/2010 lAcessos: 168

    Artigo do palestrante Carlos Hilsdorf sobre a Economia da Experiência. Aborda lucratividade, diferenciação, competitividade, valor, posicionamento, unicidade.

    Por: Carlos Hilsdorfl Negócios> Administraçãol 20/04/2010 lAcessos: 446
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast