Acupuntura: Pontos E Meridianos

Publicado em: 08/01/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 3,754 |

A acupuntura chinesa é uma técnica complexa de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele, nos denominados “meridianos” (canais onde se localizam “pontos” que deverão ser estimulados tanto para redução, como para reforço, com o objetivo de regular as funções vitais do corpo).  Para a acupuntura chinesa importa não apenas a localização dos pontos, mas também uma série de detalhes, como a profundidade, o ângulo de inserção da agulha, o direcionamento da agulha, e a obtenção de certas sensações por parte do paciente durante a inserção da agulha nos pontos.

Atualmente a acupuntura é praticada em todo o continente americano, Europa e Austrália, além da Ásia centro-meridional, onde é majoritária, e em alguns países africanos em escala reduzida. No ocidente, a acupuntura é conhecida como recurso para aliviar dores, no entanto a MTC é mais ampla, podendo tratar todas as doenças, exceto os casos com indicação cirúrgica.

Os pontos e os meridianos

O método da acupuntura consiste no emprego de agulhas muito finas que, introduzidas em pontos específicos do corpo (acupontos ou pontos de acupuntura), provocam reforço (quando existir deficiência de substâncias vitais) ou redução (se houver fatores patogênicos), para obter efeito terapêutico em diversas condições e normalizar as funções corporais.


Através do posicionamento dessas agulhas especiais nos acupontos, são gerados estímulos que levam ao equilíbrio da circulação das substâncias vitais nos meridianos, proporcionando ação anti-inflamatória, analgésica, relaxamento muscular, etc.  Os pontos de acupuntura podem ser ativados por estímulos tais como: massagens e técnicas de manipulação, esferas metálicas, aplicação de calor, eletroestimulação, magnetismo, uso de cor e de raio laser, esparadrapos, ultrassom, injeção de substâncias e inserção de agulhas, que ainda são os instrumentos mais conhecidos, simples, práticos e quase indolor, visto que as agulhas de acupuntura são muito finas e a introdução na pele é feita mediante técnicas especiais, permanecendo no corpo por um período médio de 20 a 40 minutos.

Além do corpo físico, os acupunturistas consideram a existência do qi (elemento básico invisível que constitui o corpo e sustenta suas atividades vitais), o qual circula através dos meridianos (também invisíveis), que formam uma rede que interliga os pontos de acupuntura, os órgãos e os tecidos.  O uso das agulhas para estimular os pontos é o jeito específico de tratar da acupuntura, atingindo assim diversos órgãos, tecidos e funções.  

O mais antigo estudo sobre os meridianos, pontos de acupuntura e metodologia da aplicação de acupuntura é encontrada no Nei Ching - Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo (séculos III-V a.C.).

Conclusões

A visão tradicional da medicina chinesa está profundamente ligada a teorias baseadas no Taoísmo, sobre a dualidade Yin/Yang, sobre meridianos e outros conceitos bastantes "exóticos" para a ciência médica ocidental.  Embora muitas pessoas associem acupuntura com controle da dor, e ela é realmente muito efetiva nesses casos, existem muitas outras doenças em que ela pode agir.  

Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho musculoesquelético, gastrite, estresse, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária.  De acordo com estudos recentes, a acupuntura está se tornando uma opção favorável para uma variedade de propósitos, que vão desde melhorar a fertilidade à redução da dor pós-operatória, porque as pessoas experimentam significativamente menos efeitos colaterais e ela pode ser uma opção menos cara do que as outras.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/acupuntura-pontos-e-meridianos-1683012.html

    Palavras-chave do artigo:

    acupuntura pontos

    ,

    meridianos

    ,

    mtc

    Comentar sobre o artigo

    Acupuntura nada mais é que o uso de agulhas. Você já teve um desejo incontrolável de ser perfurado por uma dúzia de agulhas?

    Por: ClaudioRjl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 10/02/2014 lAcessos: 14
    João Carlos Baldan

    Aqui você irá encontrar tentativas de explicar o inexplicável. Ao menos até hoje. Afinal, não se sabe muito bem a origem e nem o que é fibromialgia. O que se reconhece são seus principais sinais, sintomas e tratamentos atuais. Os modernos são medicamentosos, os tradicionais, como a Acupuntura, encara o problema de outra maneira, com um tratamento todo peculiar. O artigo não encerra o assunto. Ao contrário, sugere que se busque novas pesquisas. Mas, acredito, é um bom primeiro passo. Seja feliz.

    Por: João Carlos Baldanl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2009 lAcessos: 835
    Pedro Pablo Arias Capdet

    A teoria de yin e yang se baseia na realidade relativa dos fenômenos, compostos de contrários que se complementam: o yin é o feminino, o yang o masculino; o yin a escuridão, o yang a luz; o yin o interior, o yang o exterior; o yin os órgãos internos, o yang a superfície corporal; o yin a deficiência, o yang o excesso; o yin é a parte anterior, o yang a posterior, etc.

    Por: Pedro Pablo Arias Capdetl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 09/01/2010 lAcessos: 1,030
    Paula Fernanda

    Um estudo mostra que 87,5% dos casos de câncer de mama tem origem em traumas, ressentimentos guardados por muito tempo e outras emoções que vão minando o bem-estar da mulher. Este artigo traz exercícios práticos para que você possa entrar em contato com suas emoções, como fator de prevenção ao câncer e a outras doenças físicas.

    Por: Paula Fernandal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/10/2014
    Produervas Soluções Naturais

    Muitas pessoas convivem diariamente com sintomas em seu organismo, que praticamente já estão incorporados ao seu meio de vida. Esses sintomas acabam tornam-se crônicos e vamos nos acostumando com eles. Isto está errado. Você pode melhorar sua qualidade de vida e livrar-se de problemas "comuns" com atitudes simples. Veja o artigo.

    Por: Produervas Soluções Naturaisl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 11/10/2014

    Estudo dinamarquês comprovou que mesmo quem bebe moderadamente está prejudicando a qualidade do esperma e poderá enfrentar problemas relacionados à fertilidade. De acordo com a professora Tina Kold Jensen, da University of Southern Denmark, esse é o primeiro estudo realizado com homens jovens e saudáveis que avalia a fundo o consumo de álcool e o impacto que isso pode gerar na procriação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 09/10/2014
    Professora Eliete M M Fagundes

    Professora explica o surgimento do termo "doses homeopáticas" na linguagem popular e sua ligação com a Homeopatia

    Por: Professora Eliete M M Fagundesl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 06/10/2014
    Naturals Brazil

    Bem, não sou nenhuma especialista no assunto, mas em minhas pesquisas e leituras me deparei com um trabalho bem interessante sobre coloides: FUNDAMENTOS DE QUÍMICA COLOIDAL E DE ELETROQUÍMICA APLICADOS AOS ESTUDOS DE CONTROLE DA QUALIDADE DAS ÁGUAS, que trata justamente dos coloides como sistemas coloidais e não simplesmente substâncias coloidais, porque pode haver várias de comportamentos dessas substâncias na água. Vou tentar simplificar as 27 páginas, pois a parte que nos interessa são

    Por: Naturals Brazill Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 03/10/2014

    benefícios da medicina chinesa ,não possui afeitos colaterais em relação à medicina tradicional que visa apenas a obtenção de lucros,e são empresas cotadas na bolsa de valores e impedem que sejam divulgada as curas naturas de várias doenças que eles não querem que você saiba

    Por: gleidson de oliveira bezerral Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 29/09/2014

    Confira dicas de bons chás para você substituir pelo café e ter mais saúde e qualidade de vida esta tarde!

    Por: Andrél Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 27/09/2014 lAcessos: 16

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 35 milhões de pessoas estão infectadas globalmente com o vírus da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) – doença que pode levar entre dez e quinze anos para se manifestar. É consenso entre os médicos que a infecção pelo HIV representa uma importante barreira para a reprodução. Mas, como 86% dos infectados se encontram em idade reprodutiva, se impõe uma questão importante a ser estudada com muito interesse.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/09/2014 lAcessos: 13
    Pedro Pablo Arias Capdet

    Aprender como fazer acupuntura, como melhorar os conhecimentos que você adquiriu nas suas lições de acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (MTC) ou como exercer uma prática de acupuntura mais eficiente são preocupações frequentes nesta área de atuação. Talvez, você esteja se perguntando onde dar o primeiro passo, tendo em mente que a aprendizagem de acupuntura e MTC não se realiza em poucos meses, requerendo um enorme investimento de tempo e dinheiro.

    Por: Pedro Pablo Arias Capdetl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 22/11/2010 lAcessos: 856
    Pedro Pablo Arias Capdet

    A acupuntura escalpeana (do couro cabeludo) é uma técnica de acupuntura moderna que pertence às chamadas terapias de microssistemas. Entrou em existência nos anos 70 e usa métodos de punção tradicionais de acupuntura, em combinação com o conhecimento médico ocidental. A acupuntura do couro cabeludo tem suas próprias zonas de tratamento exclusivas.

    Por: Pedro Pablo Arias Capdetl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/02/2010 lAcessos: 1,279
    Pedro Pablo Arias Capdet

    A teoria de yin e yang se baseia na realidade relativa dos fenômenos, compostos de contrários que se complementam: o yin é o feminino, o yang o masculino; o yin a escuridão, o yang a luz; o yin o interior, o yang o exterior; o yin os órgãos internos, o yang a superfície corporal; o yin a deficiência, o yang o excesso; o yin é a parte anterior, o yang a posterior, etc.

    Por: Pedro Pablo Arias Capdetl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 09/01/2010 lAcessos: 1,030
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast