Algumas dicas para tratar melhor dos seus olhos

06/07/2010 • Por • 1,627 Acessos

Como tratar a inflamação nos olhos:

Os olhos são partes sensíveis do nosso corpo, que podem ficar inflamados, vermelhos, a lacrimejar, secos, cansados, com dores, entre tantos outros sintomas. Saiba como prevenir ou até cuidar melhor da sua preciosa visão.

  • Humedecer os olhos:

Ter os olhos inflamados pode ser uma causa de falta de dormir. Se for o caso, colocar o sono em dia, é o melhor remédio, já que 7 ou 8 horas de sono os ajuda a ficar húmidos. Dormir pouco pode secar a vista e causar inflamação.

  • Cuidar das pálpebras:

Ao acordar se sentir que os seus olhos estão inflamados, o problema poderá ser das pálpebras. Blefarite é uma infecção das pálpebras, que pode ser tratada com uma lavagem das pálpebras com um pouco de água morna, antes de ir dormir. Escusado será dizer que deve evitar ao máximo dormir com as pálpebras com cremes, maquilhagens ou óleos.

  • Usar gotas com conta, peso e medida:

Usar gotas para fazer desaparecer a vermelhidão dos olhos tem o seu lado positivo e o seu lado negativo. Estas gotas fazem com que desapareça a inflamação na vista, pois apertam os vasos sanguíneos dos seus olhos, tornando-os aparentemente mais brancos durante algum tempo. Muitas gotas têm o inconveniente de, após algumas horas, fazerem reaparecer a inflamação com mais intensidade, logo que deixem de fazer efeito. Por essa razão escolha adequadamente as gotas que vai colocar nos seus olhos, e nunca exagere na quantidade ou número de vezes que as aplica.

  • Olhos secos no trabalho:

Se a sua vista seca no seu local de trabalho, poderá usar lágrimas artificiais para os humedecer. Estas lágrimas, vendidas em qualquer farmácia, humedecem os seus olhos e têm a vantagem de não apertar os vasos sanguíneos dos mesmos.

  • Remédio caseiro para os olhos:

Colocar um pano fresco e molhado sobre os olhos tem duas vantagens. Primeiro estará a contrair os vasos sanguíneos através do frio presente no pano. Depois a humidade do pano ajudará a lubrificar a sua vista, tudo isso sem o efeito de prejudicar a sua vista, o que acontece com certas gotas para a vista.

Se tem mais de 40 anos, poderá ter um derrame na parte branca do olho. Se este derrame não lhe causa inchaço, dores ou perda de visão, nem foi causado por alguma pancada, fique descansado, já que esta é uma situação comum, principalmente se tem mais de 40 anos de idade. O sangue acabará por desaparecer da vista, após uma ou duas semanas.

Se tiver sangue na parte branca do olho, não há razões para alarme.

Mas se tiver sangue a cobrir a pupila, o problema é grave e deverá consultar de imediato um médico. Poderá não chegar a ver o sangue na pupila, mas se tem dores nos olhos, tem a visão destorcida ou vê uma névoa rosada, precisa com certeza de um tratamento médico.

Estas e outras dicas em Dicas Caseiras

 

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me contactar, basta entrar num dos meus sites e procurar por "contacto" ou deixar mensagem neste site. Tenho dois websites, o www.dicascaseiras.com e o www.tecnologiadoglobo.com, nos quais gosto de partilhar aquilo que sei e tenho aprendido, de uma forma didáctica e simples, com informação de qualidade.