Candidíase Oral - Porque muitas crianças tem?

Publicado em: 17/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,367 |

Candidíase Oral

A candidíase oral, é conhecida popularmente como Sapinhos.

É uma forma muito comum da infecção que atinge, principalmente, bebês e crianças de pouca idade. Esta forma de candidíase é comum em cerca de 5% a 30% dos recém-nascidos saudáveis. Em crianças mais velhas e adultos, a candidíase normalmente está associada a alterações no sistema imunológico da pessoa doente.

Sinais e sintomas:

  • Lesões branca, bem delimitadas, semelhantes a leite coalhado
  • Quando as lesões brancas são removidas deixam uma área avermelhadas
  • Úlceras ou fissuras
  • Recusa de mamar em decorrência de dor na boca
  • Anorexia
  • Irritabilidade
  • Nos casos mais graves: ulceração e necrose
  • Em crianças mais velhas pode surgir aumento dos gânglios linfáticos e febre

 Como prevenir?

A candidíase pode manifestar-se de forma repetida devido ao fato da criança voltar a infectar-se com o fungo que pode ser encontrado nos bicos de mamadeira, no mamilo da mãe, nas chupetas ou nos brinquedos, se estes estiverm infectados.

  • Lavar e esterilizar bem os bicos de mamadeiras (ferver pelo menos 20 minutos
  • Os brinquedos que a criança leva à boca, peças de vestuário e roupa de cama devem ser adequadamente lavados.
  • Lavar a chupeta quando esta cai ao chão!!! Devem-se ferver as chupetas pelo menos 1 vez por dia.
  • Uma forma importante de prevenir o aparecimento de candidíase é evitar a administração indevida de antibióticos de largo espectro, cuja toma cria condições para o desenvolvimento do fungo.
  • Se os mamilos da mãe estiverem infectados, esta deve ser tratada com aplicação local de creme com nistatina.
  • Lavar a boca do bebe com água limpa.

Os bebes portadores da dermatite da fralda provocada por cândida podem tocar no local e ao levar a mão à boca transportar o microrganismo para dentro da boca, contaminando-a! Para prevenir este facto, deve-se supervisionar o bebe quando este está apenas de fralda ou no banho e colocar roupas sobre a fralda para dificultar o acesso do bebe à zona infectada. 

 
Como diferenciar de outras doenças comuns?

Por também atingir o interior da boca e se manifestar por lesões esbranquiçadas, a candidíase oral pode confundir-se com estomatite (inflamação da boca) aftosa, gengivite necrosante, ou outras estomatites de causa viral, que habitualmente se apresentam com manifestações mais graves de doença, como febre e sensação de mal-estar evidente.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/candidiase-oral-porque-muitas-criancas-tem-3683861.html

    Palavras-chave do artigo:

    candidiase

    ,

    candidiase oral

    ,

    sapinhos

    Comentar sobre o artigo

    Jose Luiz Esteves Esteves

    A CANDIDÍASE É UM DOS PROBLEMAS FEMININOS MAIS COMUNS QUE EXISTEM. PARA MANTER A INFECÇÃO BEM LONGE, SAIBA COMO ELA ATACA E SE PREVINA

    Por: Jose Luiz Esteves Estevesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 26/02/2012 lAcessos: 275

    É um tema ainda que desperta muita curiosidade a razão do aparecimento dessas doenças em pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), pois tem pacientes que apresentam esse mesmo vírus e mesmo depois de longos anos, tem casos de mais de 20 anos sem aparecer estas, a causa disso é uma grande incógnita. A HIV parasita as células T do sistema imunológico humano, responsável pela defesa do organismo humano. A hipótese mais aceita atualmente afirma que o parasito ao infeccionar esse sistem

    Por: Priscila Dias de Carvalhol Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/11/2010 lAcessos: 1,017

    Segundo pesquisas já publicadas o aumento de testosterona através de ingestão de comprimidos de testosterona, gel, e injecção, parece não ser 100% segura para a saúde dos homens.

    Por: carlos zinl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 19/01/2015

    Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) comprovaram pela primeira vez o importante papel do selênio nas primeiras etapas da fertilidade feminina. Antioxidante natural, o selênio é encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, frutos do mar e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs etc.), sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo – especialmente para aumentar a imunidade e equilibrar a produção de hormônio da tireoide.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 19/01/2015

    Estudo realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, relacionou pela primeira vez defeitos no sêmen masculino com outros problemas de saúde. Depois de analisar as causas da infertilidade de mais de nove mil homens, pesquisadores perceberam forte correlação entre a baixa qualidade do sêmen e um aumento das chances de sofrer de hipertensão, doenças de pele ou endocrinológicas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/01/2015 lAcessos: 13
    Natuforce

    É um óleo rico em ômegas 6 e 9, vitamina E, A, carotenóides e propriedades antioxidantes

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 18/12/2014 lAcessos: 12

    Engravidar é um dos principais desejos dos casais que já estão há algum tempo junto e ainda não sentiram o gostinho de ter um bebê engatinhando pela casa. Mas 10% das pessoas em idade reprodutiva enfrentam a questão da infertilidade – o que pode gerar algum desgaste emocional e insatisfação para quem se rende aos fatos e não busca reverter essa situação adversa.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/12/2014 lAcessos: 135

    O sol pode ser muito legal, mas a pele sofre. Durante o verão, quando aumentam as atividades ao ar livre, o acúmulo de raios ultravioletas pede ainda mais proteção. Isso porque a incidências de UVA e UVB, principais vilões da pele, são ainda maiores. Neste caso, o uso de filtro solar torna-se indispensável. Para evitar o envelhecimento precoce, risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas, a farmacêutica Naiana Tokarski, orienta como aproveitar a estação mais quente do ano.

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/12/2014

    No Brasil, anualmente surgem mais de 500 mil casos de câncer. O número de pacientes em tratamento e que estão em idade reprodutiva é bastante expressivo. Depois do diagnóstico, a primeira coisa que vem à cabeça é "quero salvar minha vida". E têm razão! Em mais de 70% dos casos, esses pacientes vão se curar. Mas enfrentar um câncer não deve ser encarado como sentença de esterilidade. As técnicas de reprodução assistida são muito eficientes e alcançam ótimos índices com os tratamentos disponíveis.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/12/2014 lAcessos: 16
    Marcelo R Santos

    Muitas pessoas apesar de terem bons colchões, não conseguem ter uma boa noite de sono. Interessante é que nem mesmo se dão conta de que o vilão pode ser seu travesseiro. Entenda como escolher um bom travesseiro.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014 lAcessos: 34
    Patricia Queiroz

    Existem muitas condições que são parecidas com a candidíase, mas que não são causadas pelo fungo Candida Albicans. Algumas doenças tem sintomas muito parecidos com os causados pela candidíase e podem ser confundidos com ela. Veja abaixo algumas condições que não são candidíase.

    Por: Patricia Queirozl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2010 lAcessos: 1,823
    Patricia Queiroz

    A infecção pelo fungo Candida Albicans tem dois niveis de gravidade: infecção localizada ou infecção sistemica. Apresentamos os principais sintomas da candidiase tanto em mulheres quanto em homens, bem como, algumas indiacações de outras condições que não são candidiase.

    Por: Patricia Queirozl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2010 lAcessos: 8,362
    Patricia Queiroz

    A Candida Albicans está presente no nosso organismo e, só se torna um problema quando cresce descontroladamente. E, isto só é possível quando nosso sistema de defesa não funciona adequadamente, deixando nos propensos a infecções por fungos, como a candidíase.

    Por: Patricia Queirozl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2010 lAcessos: 968
    Patricia Queiroz

    A candidíase é uma doença causada por um desequilibrio interno do organismo, já que o fungo Candida Albicans vive normalmente em nosso organismo. Este fungo se torna candidiase quando se desenvolve anormalmente em nosso orgamismo, mudando sua forma de fungo para a forma de mofo.

    Por: Patricia Queirozl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2010 lAcessos: 1,192
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast