Como combater o problema do enjoo

06/07/2010 • Por • 1,289 Acessos

Muitas são as pessoas que sofrem deste problema de enjoo durante uma viagem de carro, de barco ou de avião. Existem algumas formas de prevenir o enjoo mas durante o mesmo é mais complicado de nos livrarmos dele. Por esta razão, é conveniente tomar algumas medidas antes de fazer alguma viagem. Saiba neste artigo como prevenir os enjoos.

PORQUE FICAMOS ENJOADOS?

O problema do enjoo em viagem acontece devido a uma dessincronização entre os órgãos do sentido: os olhos, os ouvidos e os receptores do equilíbrio. A situação agrava-se se estivermos com ansiedade, se lermos durante o movimento ou estivermos a fazer algo que confunda os órgãos sensoriais.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO ENJOO?

Os enjoos provocam um grande mau-estar e ansiedade e são mais frequentes nas pessoas de menos idade. Os principais sintomas que quase todos nós já sentimos num enjoo são vómitos, náuseas, dores de cabeça e até transpiração.

COMO PREVENIR E ALIVIAR O ENJOO?

De seguida, enumeramos algumas dicas para evitar ficar enjoado ou aliviar os sintomas do enjoo:

  • RESPIRAR AR FRESCO

Quase todos nós sabemos esta dica preciosa. Respirar ar fresco e puro é uma das dicas mais eficientes para combater o enjoo. Se viaja num carro abra as janelas e deixe bater o vento na cara enquanto respira profundamente esse ar fresco. Num barco vá para a parte exterior e aproveite a brisa até se sentir menos indisposto. Num avião pode recorrer ao ar dos ventiladores situados por cima de si.

  • SENTE-SE NO LUGAR MAIS CONFORTÁVEL

No automóvel escolha o lugar à frente ou se for possível seja o condutor já que estes são os menos afectados pelos enjoos. Se for de barco, escolhe o local ao meio do barco, onde existe menos balanço. Se viajar de avião, prefira o lugar sobre a asa, onde também existe menos movimento do avião e de preferência à janela. Se a sua viagem for de comboio, não se sente virado de costas.

  • AJUDE O SEU CORPO A FICAR ORIENTADO

A causa mais frequente do enjoo é devida aos nossos olhos estarem a ver algo diferente do que estamos a ouvir ou a sentir. Por essa razão é conveniente olhar em frente ou para a paisagem. Não é aconselhável ler, consultar mapas ou estar ao computador, ou qualquer outra actividade em que necessite de estar concentrado. É ainda conveniente que mantenha a cabeça o mais imóvel possível.

  • NÃO COMA EM EXCESSO ANTES DE FAZER UMA VIAGEM

Faça refeições ligeiras e evite alimentos com gordura ou fritos. Desta vez estará a exigir menos esforço do seu estômago.

  • NÃO FALE DO ASSUNTO

Se enjoa ou conhece alguém que tenha esse problema, evite falar do assunto para evitar que esse sintoma não seja lembrado e cause ansiedade e predisposição para o enjoo.

  • AFASTE DE CHEIROS INDESEJADOS

Numa viagem, procure por um lugar afastado dos cheiros desagradáveis. Evite locais de fumadores, zonas junto às cozinhas e locais onde haja cheiros de combustível.

  • TOME GENGIBRE

Esta especiaria tão famosa, é também uma óptima solução para evitar os enjoos. Tome gengibre, disponível em chá, pó, cápsulas ou bolachas, duas horas antes da viagem e a cada quatro horas durante a mesma. Este tratamento natural tem a vantagem de não ter os efeitos secundários (visão turva e sonolência) dos medicamentos convencionais.

  • TOME MAGNÉSIO E VITAMINA B6

O magnésio é muito eficaz para acalmar a ansiedade e diminuir os sintomas do enjoo. Faça uma toma de 500 miligramas na refeição anterior à viagem, de preferência 1 hora antes de viajar. As náuseas podem ser aliviadas com a ingestão de 100 miligramas de vitamina B6, 1 hora antes de viajar e igual quantidade duas horas mais tarde.

  • USE PULSEIRAS DE ACUPRESSÃO

Estas pulseiras, disponíveis em farmácias, fazem pressão nos locais relacionados à formação das náuseas. São indicadas para viagens de carro, barco e avião. Se não tiver uma pulseira à mão, pode você mesmo fazer a pressão. Com a palma da mão virada para cima, procure o ponto entre os tendões que ficam a dois dedos da articulação do pulso. Prima esse local com o polegar durante 10 segundos e repita esse procedimento até se sentir mais aliviado.

  • RECORRA A MEDICAMENTOS

O último recurso são os medicamentos, disponíveis em farmácias e de venda livre. Existem alguns medicamentos eficazes no combate ao enjoo, à base de hioscina, por exemplo, ou um anti-histamínico suave, que pode ser o suficiente para resolver o problema do enjoo. Estes medicamentos são tomados normalmente antes da viagem. Em todo o caso leia as instruções dos mesmos.

O problema do enjoo não costuma acontecer em crianças abaixo dos 2 anos. Contudo, se isto acontecer, é aconselhável recorrer a um médico para um melhor esclarecimento.

O enjoo do movimento não é considerado como uma doença. No entanto, pode esconder outros problemas. Se os seus enjoos forem acompanhados de febre ou dores de cabeça fortes, ou não desaparecem num prazo de 24 horas, deverá consultar um médico.

Se durante um enjoo sentir dores fortes no peito ou no abdómen, procure imediatamente um médico.

 

Esta e outras dicas em Dicas Caseiras

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me...