Como combater o problema do enjoo

Publicado em: 06/07/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,262 |

Muitas são as pessoas que sofrem deste problema de enjoo durante uma viagem de carro, de barco ou de avião. Existem algumas formas de prevenir o enjoo mas durante o mesmo é mais complicado de nos livrarmos dele. Por esta razão, é conveniente tomar algumas medidas antes de fazer alguma viagem. Saiba neste artigo como prevenir os enjoos.

PORQUE FICAMOS ENJOADOS?

O problema do enjoo em viagem acontece devido a uma dessincronização entre os órgãos do sentido: os olhos, os ouvidos e os receptores do equilíbrio. A situação agrava-se se estivermos com ansiedade, se lermos durante o movimento ou estivermos a fazer algo que confunda os órgãos sensoriais.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO ENJOO?

Os enjoos provocam um grande mau-estar e ansiedade e são mais frequentes nas pessoas de menos idade. Os principais sintomas que quase todos nós já sentimos num enjoo são vómitos, náuseas, dores de cabeça e até transpiração.

COMO PREVENIR E ALIVIAR O ENJOO?

De seguida, enumeramos algumas dicas para evitar ficar enjoado ou aliviar os sintomas do enjoo:

  • RESPIRAR AR FRESCO

Quase todos nós sabemos esta dica preciosa. Respirar ar fresco e puro é uma das dicas mais eficientes para combater o enjoo. Se viaja num carro abra as janelas e deixe bater o vento na cara enquanto respira profundamente esse ar fresco. Num barco vá para a parte exterior e aproveite a brisa até se sentir menos indisposto. Num avião pode recorrer ao ar dos ventiladores situados por cima de si.

  • SENTE-SE NO LUGAR MAIS CONFORTÁVEL

No automóvel escolha o lugar à frente ou se for possível seja o condutor já que estes são os menos afectados pelos enjoos. Se for de barco, escolhe o local ao meio do barco, onde existe menos balanço. Se viajar de avião, prefira o lugar sobre a asa, onde também existe menos movimento do avião e de preferência à janela. Se a sua viagem for de comboio, não se sente virado de costas.

  • AJUDE O SEU CORPO A FICAR ORIENTADO

A causa mais frequente do enjoo é devida aos nossos olhos estarem a ver algo diferente do que estamos a ouvir ou a sentir. Por essa razão é conveniente olhar em frente ou para a paisagem. Não é aconselhável ler, consultar mapas ou estar ao computador, ou qualquer outra actividade em que necessite de estar concentrado. É ainda conveniente que mantenha a cabeça o mais imóvel possível.

  • NÃO COMA EM EXCESSO ANTES DE FAZER UMA VIAGEM

Faça refeições ligeiras e evite alimentos com gordura ou fritos. Desta vez estará a exigir menos esforço do seu estômago.

  • NÃO FALE DO ASSUNTO

Se enjoa ou conhece alguém que tenha esse problema, evite falar do assunto para evitar que esse sintoma não seja lembrado e cause ansiedade e predisposição para o enjoo.

  • AFASTE DE CHEIROS INDESEJADOS

Numa viagem, procure por um lugar afastado dos cheiros desagradáveis. Evite locais de fumadores, zonas junto às cozinhas e locais onde haja cheiros de combustível.

  • TOME GENGIBRE

Esta especiaria tão famosa, é também uma óptima solução para evitar os enjoos. Tome gengibre, disponível em chá, pó, cápsulas ou bolachas, duas horas antes da viagem e a cada quatro horas durante a mesma. Este tratamento natural tem a vantagem de não ter os efeitos secundários (visão turva e sonolência) dos medicamentos convencionais.

  • TOME MAGNÉSIO E VITAMINA B6

O magnésio é muito eficaz para acalmar a ansiedade e diminuir os sintomas do enjoo. Faça uma toma de 500 miligramas na refeição anterior à viagem, de preferência 1 hora antes de viajar. As náuseas podem ser aliviadas com a ingestão de 100 miligramas de vitamina B6, 1 hora antes de viajar e igual quantidade duas horas mais tarde.

  • USE PULSEIRAS DE ACUPRESSÃO

Estas pulseiras, disponíveis em farmácias, fazem pressão nos locais relacionados à formação das náuseas. São indicadas para viagens de carro, barco e avião. Se não tiver uma pulseira à mão, pode você mesmo fazer a pressão. Com a palma da mão virada para cima, procure o ponto entre os tendões que ficam a dois dedos da articulação do pulso. Prima esse local com o polegar durante 10 segundos e repita esse procedimento até se sentir mais aliviado.

  • RECORRA A MEDICAMENTOS

O último recurso são os medicamentos, disponíveis em farmácias e de venda livre. Existem alguns medicamentos eficazes no combate ao enjoo, à base de hioscina, por exemplo, ou um anti-histamínico suave, que pode ser o suficiente para resolver o problema do enjoo. Estes medicamentos são tomados normalmente antes da viagem. Em todo o caso leia as instruções dos mesmos.

O problema do enjoo não costuma acontecer em crianças abaixo dos 2 anos. Contudo, se isto acontecer, é aconselhável recorrer a um médico para um melhor esclarecimento.

O enjoo do movimento não é considerado como uma doença. No entanto, pode esconder outros problemas. Se os seus enjoos forem acompanhados de febre ou dores de cabeça fortes, ou não desaparecem num prazo de 24 horas, deverá consultar um médico.

Se durante um enjoo sentir dores fortes no peito ou no abdómen, procure imediatamente um médico.

 

Esta e outras dicas em Dicas Caseiras

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/como-combater-o-problema-do-enjoo-2783370.html

    Palavras-chave do artigo:

    enjoo

    ,

    enjoar

    ,

    problema de enjoo

    Comentar sobre o artigo

    Este ano mais de 12 milhões de turistas vão fazer um cruzeiro em alguma parte do mundo. Saiba o que assusta mais aqueles que nunca viajaram num navio de cruzeiro. No entanto existe um grande número que evita este tipo de férias muito por culpa de mitos há muito enraízados na mente das pessoas.

    Por: Nuno Ribeirol Turismo e Viageml 13/07/2010 lAcessos: 156
    Natuforce

    É um óleo rico em ômegas 6 e 9, vitamina E, A, carotenóides e propriedades antioxidantes

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 18/12/2014

    Engravidar é um dos principais desejos dos casais que já estão há algum tempo junto e ainda não sentiram o gostinho de ter um bebê engatinhando pela casa. Mas 10% das pessoas em idade reprodutiva enfrentam a questão da infertilidade – o que pode gerar algum desgaste emocional e insatisfação para quem se rende aos fatos e não busca reverter essa situação adversa.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/12/2014 lAcessos: 39

    O sol pode ser muito legal, mas a pele sofre. Durante o verão, quando aumentam as atividades ao ar livre, o acúmulo de raios ultravioletas pede ainda mais proteção. Isso porque a incidências de UVA e UVB, principais vilões da pele, são ainda maiores. Neste caso, o uso de filtro solar torna-se indispensável. Para evitar o envelhecimento precoce, risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas, a farmacêutica Naiana Tokarski, orienta como aproveitar a estação mais quente do ano.

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/12/2014

    No Brasil, anualmente surgem mais de 500 mil casos de câncer. O número de pacientes em tratamento e que estão em idade reprodutiva é bastante expressivo. Depois do diagnóstico, a primeira coisa que vem à cabeça é "quero salvar minha vida". E têm razão! Em mais de 70% dos casos, esses pacientes vão se curar. Mas enfrentar um câncer não deve ser encarado como sentença de esterilidade. As técnicas de reprodução assistida são muito eficientes e alcançam ótimos índices com os tratamentos disponíveis.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/12/2014 lAcessos: 12
    Marcelo R Santos

    Muitas pessoas apesar de terem bons colchões, não conseguem ter uma boa noite de sono. Interessante é que nem mesmo se dão conta de que o vilão pode ser seu travesseiro. Entenda como escolher um bom travesseiro.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014 lAcessos: 13
    Marcelo R Santos

    Nova tecnologia promete alinhar a coluna vertebral em quase 100% ao fabricar colchão de acordo com as medidas de cada usuário, além de tratar de dores, insônia e inflamações.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014

    No mundo, morrem cinco milhões de pessoas todos os anos de doenças relacionadas ao cigarro. Não só fumantes, como pessoas que convivem com eles e acabam respirando a fumaça do cigarro – já que ela contém aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 24/11/2014
    Liéber Zen

    Se você estiver com dor de cabeça pode ser por vários motivos, geralmente esta ligada as vias respiratórias, ao sistema gastrointestinal, e a causas psicossomáticas. Se ocorrer  dores de cabeça com muita frequência e se forem muito intensas, vá ao seu medico e peça para que ele verifique o que esta acontecendo; porem nas manifestações mais comuns basta tratar a causa do mal  

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2014 lAcessos: 11
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 52
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014 lAcessos: 15
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 56
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 40
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 63
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 37
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 42
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 32
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast