Como tratar o refluxo gastro-esófagico de forma natural

Publicado em: 06/03/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 161 |

refluxo gastro-esofagico é uma espécie de refluxo ácido que sobe do estômago para o esófago. Quais são os sintomas, como evitar esta acidez e o que deve fazer para eliminar este incómodo no estômago? O refluxo gastro-esofágico é um problema relativamente frequente e afeta 3 em casa 10 pessoas. Os sintomas variam e vão desde sensação de estômago a queimar, dores no estômago, forte sensação de peso no estômago, tosse, náuseas, vómitos, regurgitação e indigestão.

Antes de ler o resto do artigo, considere ler estes artigos importantes:

Quais os melhores tratamentos para tratar a azia?
Conheça algumas dicas naturais para tratar a gastrite
Quais as causas, sintomas e tratamentos para o intestino preso, obstipação ou prisão de ventre?

O que fazer para evitar este tipo de acidez?

Existem alguns conselhos que devem ser tomados em atenção e podem quase sempre evitar este tipo de problema.

  • A primeira coisa a fazer é eliminar os alimentos ácidos (o sumo de limão, o tomate e frutos verdes, também o álcool, o café, o chocolate, os condimentos muito fortes e os alimentos gordos;
  • Deve-se diminuir ou evitar as refeições abundantes e as bebidas gaseificadas, assim como as leguminosas, o pão fresco e os alimentos ricos em fécula;
  • Deve-se também racionar os alimentos cuja tolerância gástrica é tradicionalmente mais difícil e que podem refluir para cima, como a carne dura, os alimentos crus muito ricos em fibras e os queijos fermentados;
  • Deve-se comer proteínas em quantidades suficientes às principais refeições (lacticínios e carne picada);
  • Deve mastigar muito bem os alimentos;
  • Deve evitar misturar alimentos quentes com frios;
  • Não deve deitar-se imediatamente após a refeição;
  • Não se inclinar muito para a frente;
  • Não usar roupas muito justas;
  • Comer várias vezes ao dia.

Evitando tudo isto é meio caminho andado para se sentir melhor e evitar que se forme a acidez no estômago e esófago.

refluxo-gastrico-azia-acidez-estomago

Algumas receitas naturais para evitar a acidez

  • O chá de Espinheira santa e de bolbo fazem maravilhas. Se adicionar hortelã às suas refeições também ajuda.
  • Comer iogurtes ajuda imenso, pois eles restauram as bactérias naturais do estomago.
  • O sumo de coentro facilita a digestão e como tal é um importante aliado para reduzir o desconforto do refluxo.
  • Outra ajuda não menos importante é uma colher de chá de canela num copo de agua, que se deve tomar pelo menos uma hora após as refeições.
  • Por fim, aconselha-se sumo de aloe vera, estudos recentes têm mostrado propriedades de cura e calmante no alívio dos desconfortos do estômago.

Se os sintomas e o mal-estar forem de maneira intensa, deverá consultar um médico de forma a serem feitos exames complementares para uma avaliação correta.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/como-tratar-o-refluxo-gastro-esofagico-de-forma-natural-6489681.html

    Palavras-chave do artigo:

    estomago

    ,

    acidez no estomago

    ,

    refluxo gastrico

    Comentar sobre o artigo

    Quem nunca sentiu aquela sensação de queimação, azia e dores no estômago, que atire o primeiro alimento! Popularmente conhecida como gastrite e até mesmo gastrite nervosa, ela está diretamente relacionada aos sintomas descritos. Esses itens citados acima fazem parte de um grupo que sinaliza duas doenças: a dispepsia funcional e a doença de refluxo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/12/2008 lAcessos: 122,189 lComentário: 46

    Entre 10% e 15% dos casais que tentam engravidar durante um ano não são bem-sucedidos. Com a proximidade do Dia das Mães, muitas mulheres se entristecem com a quantidade de ações de marketing enaltecendo a gestação e normalmente se questionam quando chegará sua hora. A boa notícia é que nunca antes se teve tantas razões para ser otimista.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 23/03/2015
    Addyholder

    Tratamento natural, de baixo custo e SEM INTERNAÇÃO para dependência química. A ibogaína é a solução revolucionária que livra as pessoas do vicio das drogas sem precisar de internação e sem que o paciente passe pelos terriveis efeitos da abstinência. 100% seguro e eficaz, acompanhado por profissionais capacitados.

    Por: Addyholderl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 09/03/2015 lAcessos: 13

    Aprendi a comungar com os espíritos das árvores e plantas, para perguntar se eles eram o que eu precisava para a colheita. A força da vida que corria pelo mundo vegetal / animal / mineral foi respeitado e honrado. Creio que isto é natural, uma vez que o Reiki trabalha diretamente com a força da vida que flui através de todas as coisas. O Reiki pode ser usado em conjunto com todas as práticas de cura xamânica. Há muitas modalidades de cura no caminho xamânico.

    Por: Elainel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 19/02/2015

    O estilo Takata ou ocidental baseia-se principalmente na utilização sistemática de um sistema padrão de posição da mão. Esta é uma versão muito simplificada do que ela aprendeu com Hayashi. Ele incluiu apenas sete posições e quatro posições de mão sobre o torso e três posições na cabeça.Takata usou a intuição para descobrir a localização da causa de uma condição particular e deu Reiki adicional para essas áreas após a conclusão do tratamento. Ela também defendeu dando muitos tratamentos para

    Por: Elainel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 10/02/2015

    O excesso de energéticos e refrigerantes à base de ‘cola' pode reduzir as chances de gravidez em 27%. Estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Nevada (Estados Unidos) comprova que a cafeína presente nessas bebidas interfere tanto na fertilidade masculina quanto na feminina.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 03/02/2015 lAcessos: 18

    Segundo pesquisas já publicadas o aumento de testosterona através de ingestão de comprimidos de testosterona, gel, e injecção, parece não ser 100% segura para a saúde dos homens.

    Por: carlos zinl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 19/01/2015

    Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) comprovaram pela primeira vez o importante papel do selênio nas primeiras etapas da fertilidade feminina. Antioxidante natural, o selênio é encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, frutos do mar e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs etc.), sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo – especialmente para aumentar a imunidade e equilibrar a produção de hormônio da tireoide.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 19/01/2015 lAcessos: 17

    Estudo realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, relacionou pela primeira vez defeitos no sêmen masculino com outros problemas de saúde. Depois de analisar as causas da infertilidade de mais de nove mil homens, pesquisadores perceberam forte correlação entre a baixa qualidade do sêmen e um aumento das chances de sofrer de hipertensão, doenças de pele ou endocrinológicas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/01/2015 lAcessos: 32
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 69
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014 lAcessos: 20
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 71
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 50
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 80
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 44
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 57
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 37
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast