Como tratar o refluxo gastro-esófagico de forma natural

Publicado em: 06/03/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 143 |

refluxo gastro-esofagico é uma espécie de refluxo ácido que sobe do estômago para o esófago. Quais são os sintomas, como evitar esta acidez e o que deve fazer para eliminar este incómodo no estômago? O refluxo gastro-esofágico é um problema relativamente frequente e afeta 3 em casa 10 pessoas. Os sintomas variam e vão desde sensação de estômago a queimar, dores no estômago, forte sensação de peso no estômago, tosse, náuseas, vómitos, regurgitação e indigestão.

Antes de ler o resto do artigo, considere ler estes artigos importantes:

Quais os melhores tratamentos para tratar a azia?
Conheça algumas dicas naturais para tratar a gastrite
Quais as causas, sintomas e tratamentos para o intestino preso, obstipação ou prisão de ventre?

O que fazer para evitar este tipo de acidez?

Existem alguns conselhos que devem ser tomados em atenção e podem quase sempre evitar este tipo de problema.

  • A primeira coisa a fazer é eliminar os alimentos ácidos (o sumo de limão, o tomate e frutos verdes, também o álcool, o café, o chocolate, os condimentos muito fortes e os alimentos gordos;
  • Deve-se diminuir ou evitar as refeições abundantes e as bebidas gaseificadas, assim como as leguminosas, o pão fresco e os alimentos ricos em fécula;
  • Deve-se também racionar os alimentos cuja tolerância gástrica é tradicionalmente mais difícil e que podem refluir para cima, como a carne dura, os alimentos crus muito ricos em fibras e os queijos fermentados;
  • Deve-se comer proteínas em quantidades suficientes às principais refeições (lacticínios e carne picada);
  • Deve mastigar muito bem os alimentos;
  • Deve evitar misturar alimentos quentes com frios;
  • Não deve deitar-se imediatamente após a refeição;
  • Não se inclinar muito para a frente;
  • Não usar roupas muito justas;
  • Comer várias vezes ao dia.

Evitando tudo isto é meio caminho andado para se sentir melhor e evitar que se forme a acidez no estômago e esófago.

refluxo-gastrico-azia-acidez-estomago

Algumas receitas naturais para evitar a acidez

  • O chá de Espinheira santa e de bolbo fazem maravilhas. Se adicionar hortelã às suas refeições também ajuda.
  • Comer iogurtes ajuda imenso, pois eles restauram as bactérias naturais do estomago.
  • O sumo de coentro facilita a digestão e como tal é um importante aliado para reduzir o desconforto do refluxo.
  • Outra ajuda não menos importante é uma colher de chá de canela num copo de agua, que se deve tomar pelo menos uma hora após as refeições.
  • Por fim, aconselha-se sumo de aloe vera, estudos recentes têm mostrado propriedades de cura e calmante no alívio dos desconfortos do estômago.

Se os sintomas e o mal-estar forem de maneira intensa, deverá consultar um médico de forma a serem feitos exames complementares para uma avaliação correta.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/como-tratar-o-refluxo-gastro-esofagico-de-forma-natural-6489681.html

    Palavras-chave do artigo:

    estomago

    ,

    acidez no estomago

    ,

    refluxo gastrico

    Comentar sobre o artigo

    Quem nunca sentiu aquela sensação de queimação, azia e dores no estômago, que atire o primeiro alimento! Popularmente conhecida como gastrite e até mesmo gastrite nervosa, ela está diretamente relacionada aos sintomas descritos. Esses itens citados acima fazem parte de um grupo que sinaliza duas doenças: a dispepsia funcional e a doença de refluxo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/12/2008 lAcessos: 121,615 lComentário: 46
    Natuforce

    É um óleo rico em ômegas 6 e 9, vitamina E, A, carotenóides e propriedades antioxidantes

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 18/12/2014

    Engravidar é um dos principais desejos dos casais que já estão há algum tempo junto e ainda não sentiram o gostinho de ter um bebê engatinhando pela casa. Mas 10% das pessoas em idade reprodutiva enfrentam a questão da infertilidade – o que pode gerar algum desgaste emocional e insatisfação para quem se rende aos fatos e não busca reverter essa situação adversa.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/12/2014 lAcessos: 35

    O sol pode ser muito legal, mas a pele sofre. Durante o verão, quando aumentam as atividades ao ar livre, o acúmulo de raios ultravioletas pede ainda mais proteção. Isso porque a incidências de UVA e UVB, principais vilões da pele, são ainda maiores. Neste caso, o uso de filtro solar torna-se indispensável. Para evitar o envelhecimento precoce, risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas, a farmacêutica Naiana Tokarski, orienta como aproveitar a estação mais quente do ano.

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/12/2014

    No Brasil, anualmente surgem mais de 500 mil casos de câncer. O número de pacientes em tratamento e que estão em idade reprodutiva é bastante expressivo. Depois do diagnóstico, a primeira coisa que vem à cabeça é "quero salvar minha vida". E têm razão! Em mais de 70% dos casos, esses pacientes vão se curar. Mas enfrentar um câncer não deve ser encarado como sentença de esterilidade. As técnicas de reprodução assistida são muito eficientes e alcançam ótimos índices com os tratamentos disponíveis.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/12/2014 lAcessos: 12
    Marcelo R Santos

    Muitas pessoas apesar de terem bons colchões, não conseguem ter uma boa noite de sono. Interessante é que nem mesmo se dão conta de que o vilão pode ser seu travesseiro. Entenda como escolher um bom travesseiro.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014 lAcessos: 12
    Marcelo R Santos

    Nova tecnologia promete alinhar a coluna vertebral em quase 100% ao fabricar colchão de acordo com as medidas de cada usuário, além de tratar de dores, insônia e inflamações.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014

    No mundo, morrem cinco milhões de pessoas todos os anos de doenças relacionadas ao cigarro. Não só fumantes, como pessoas que convivem com eles e acabam respirando a fumaça do cigarro – já que ela contém aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 24/11/2014
    Liéber Zen

    Se você estiver com dor de cabeça pode ser por vários motivos, geralmente esta ligada as vias respiratórias, ao sistema gastrointestinal, e a causas psicossomáticas. Se ocorrer  dores de cabeça com muita frequência e se forem muito intensas, vá ao seu medico e peça para que ele verifique o que esta acontecendo; porem nas manifestações mais comuns basta tratar a causa do mal  

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2014 lAcessos: 11
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 52
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014 lAcessos: 15
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 55
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 40
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 62
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 37
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 42
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 32
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast