Distúrbios do Sono - Revista PSIQUE

Publicado em: 22/04/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,642 |

DE OLHOS BEM ABERTOS.

Por: Thereza Cristina Ribeiro e Fausto Alves Ito.

Thereza Christina Ribeiro é especialista em Psicologia Clínica; psicanalista e Membro Associado da International Psychoanalytical Association (IPA) 

Fausto Alves Ito é Dentista especialista em Anatomia Aplicada da Cabeça (ICB-USP); Membro da Associação Brasileira do Sono e Diretor da ITO Clínica – Ronco & Apneia do Sono (RJ).

___________________________________

Desde a era industrial as horas de sono diminuíram gradativamente ao passo que a obesidade e enfermidades cardiocirculatórias se consolidaram como problemas graves de saúde pública. A relação entre sono e doenças insuspeitadas anteriormente está cada vez mais evidente quando observamos o estilo de vida da nossa população, o descanso cada vez mais reduzido em detrimento do "alto rendimento profissional" e o apelo crescente pela internet. Será que é ilusão ou ainda há um alto grau de desinformação ao supormos que continuaremos a ter o mesmo desempenho nas nossas funções diurnas, uma vez que insistimos em ignorar a necessidade e a importância do sono em nossas vidas?

O sono é um processo dinâmico, vital para a saúde e depende do equilíbrio psíquico, neurológico e hormonal. A sua estrutura é composta de 5 fases: estágios 1, 2, 3 e 4 do sono de ondas lentas ou NREM (sem movimentos oculares rápidos) e sono REM (com movimentos oculares rápidos). Para considerarmos o sono reparador é preciso que, ao longo da noite, ocorra de quatro a seis passagens em cada uma dessas fases, sendo necessários cerca de 70 a 120 minutos para completar cada ciclo. O sono REM, conhecido também como sono dos sonhos, é importante para o aprendizado, raciocínio, criatividade e sedimentação de conhecimentos. É fato que as pessoas necessitam de quantidades variáveis de horas de sono, porém o mais importante é a qualidade dessas horas dormidas e, consequentemente, se esse sono será capaz de restabelecer física e psiquicamente a pessoa para o dia seguinte ...

* Acesse o link e confira o artigo na íntegra: http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/51/artigo168446-2.asp

Referências:

  1. AMERICAN ACADEMY OF SLEEP MEDICINE. The International Classification of Sleep Disorders, 2nd Edition: Diagnostic and Coding Manual. Westchester, Il 2005.
  2. AMERICAN SLEEP DISORDERS ASSOCIATION. Practice parameters for the treatment of snoring and obstructive sleep apnea with oral appliances. Sleep, v.18, n. 6, p. 511-13, 1995.
  3. CAUTER, E. V.; LEPROULT, R.; PLAT, L. Age-related changes in slow wave sleep and REM sleep and relationship with growth hormone and cortisol levels in healthy men. JAMA, v. 284, n.7, p. 861-68, 2000.
  4. FREUD, S. Obras psicológicas completas. Edição Standard Brasileira; Rio de Janeiro: Editora Imago, 1972.
  5. ITO, F. A.; ITO, R. T.; MORAES, N. M.; SAKIMA, T.; BEZERRA, M. L. S.; MEIRELLES, R. C. Condutas terapêuticas para tratamento da síndrome da resistência das vias aéreas superiores (SRVAS) e da síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS) com enfoque no Aparelho Anti-Ronco (AAR-ITO). Dental Press Ortodon Ortop Facial, v. 10, n. 4, p. 143-156, 2005.
Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/disturbios-do-sono-revista-psique-2205545.html

    Palavras-chave do artigo:

    psicologia

    ,

    psique

    ,

    comportamento

    Comentar sobre o artigo

    EDUARDO CESAR ELIAS DE AMORIM

    Neste breve relato, pretendemos tratar dos conceitos de dano moral em suas esferas objetiva e subjetiva a partir da comparação com critérios e conceitos da psicanálise que vemos autorizada ante ao tema, vez que na sua grande maioria das demandas judiciais que ensejam pedidos de indenizações por danos morais causados por terceiros.

    Por: EDUARDO CESAR ELIAS DE AMORIMl Direito> Doutrinal 21/10/2009 lAcessos: 675
    Rafael Antonio Pinto Ribeiro

    Estudo baseado no livro "Temas de Psicologia Jurídica" de Leila Maria Torraca de Brito. Nele é possível adquirir uma visão mais amplificada da utilização da Psicologia jurídica dentro da aplicação do Direito.

    Por: Rafael Antonio Pinto Ribeirol Direito> Doutrinal 14/09/2014 lAcessos: 22

    Esta reflexão tem por objetivo demonstrar a dificuldade de compreensão do ser humano, neste caso do consumidor de instrumentos musicais, além de fornecer pistas para os vendedores destes tipos de produtos, que oferecerão produtos (instrumentos) mais adequados ao que buscam os consumidores.

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Marketing e Publicidadel 16/06/2009 lAcessos: 2,807
    Bárbara Pereira Alves

    O objeto desse trabalho é analisar com base no estudo teorias de Carl Gustav Jung (1985), ou seja, por meio da teoria Junguiana, o filme: Alice no País das Maravilhas. Sendo a Psicologia Analítica que se insere os Tipos Psicológicos (Atitudes – Introversão e Extroversão); (Funções: pensamento, sentimento, intuição e sensação); a Concepção de Personalidade; a visão do Inconsciente; o Inconsciente Pessoal; os Complexos; o Inconsciente Coletivo; Arquétipos e por fim o Processo de Individuação.

    Por: Bárbara Pereira Alvesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 30/05/2014 lAcessos: 21

    A violência psíquica é composta de uma série de comportamentos hostis, cuja repetição têm efeitos perniciosos onde transforma o autoconhecimento do corpo, como avalia seus comportamentos e como desenvolve os afetos que sente para consigo mesma (CAMPOS, 2006). Objetivos: Identificar o comprometimento da saúde mental dos profissionais de enfermagem quando assediados no ambiente de trabalho e descrever os métodos operantes do agressor. Metodologia: Trata-se de revisão integrativa.

    Por: Andressa Cahetl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2013 lAcessos: 116
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Trabalho de psicobiologia sobre os mecanismos internos da Mente, considerando a Origens e funcionamento do Inconsciente e do Consciente cerebral e mental.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Ciências> Biologial 06/01/2012 lAcessos: 118
    suely bischoff machado de oliveira

    A mente significa o intelecto de um indivíduo......Ela é considerada este notável equipamento do homem chamado cérebro................

    Por: suely bischoff machado de oliveiral Psicologia&Auto-Ajudal 06/05/2009 lAcessos: 7,566 lComentário: 1
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Este Estudo foi publicado em novembro de 1982, em alguns Jornais,revistas e Anais brasileiros. Como o assunto continua atual, seu autor resolveu publicá-lo novamente com o intúito de esclarecer a opinião pública sobre os efeitos nocivos do comportamento negativo inconsciente. Apesar do longo tempo de sua primeira publicação, a sua abordagem psicobiológica ainda é uma novidade desenvolvida por CARLEIAL, ao longo de 30 anos de pesquisas e prática clínica mental.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 16/07/2010 lAcessos: 947
    Carlos Alexandre Costa Leite

    Neste ensaio, há o apontamento de diretrizes essenciais para a formação de um pensamento crítico inerente ao próprio ser humano. Constantemente agimos de forma a buscar nos entender; como somos; por qual motivo agimos desta ou daquela maneira. Prioritariamente, entendendo o indivíduo como Ser único e imaterial, de certo, pode haver uma melhor abertura a compreensão do ser em relação a si e a sociedade em que vive.

    Por: Carlos Alexandre Costa Leitel Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 14/11/2012 lAcessos: 47
    Paula Fernanda

    Um estudo mostra que 87,5% dos casos de câncer de mama tem origem em traumas, ressentimentos guardados por muito tempo e outras emoções que vão minando o bem-estar da mulher. Este artigo traz exercícios práticos para que você possa entrar em contato com suas emoções, como fator de prevenção ao câncer e a outras doenças físicas.

    Por: Paula Fernandal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/10/2014
    Produervas Soluções Naturais

    Muitas pessoas convivem diariamente com sintomas em seu organismo, que praticamente já estão incorporados ao seu meio de vida. Esses sintomas acabam tornam-se crônicos e vamos nos acostumando com eles. Isto está errado. Você pode melhorar sua qualidade de vida e livrar-se de problemas "comuns" com atitudes simples. Veja o artigo.

    Por: Produervas Soluções Naturaisl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 11/10/2014

    Estudo dinamarquês comprovou que mesmo quem bebe moderadamente está prejudicando a qualidade do esperma e poderá enfrentar problemas relacionados à fertilidade. De acordo com a professora Tina Kold Jensen, da University of Southern Denmark, esse é o primeiro estudo realizado com homens jovens e saudáveis que avalia a fundo o consumo de álcool e o impacto que isso pode gerar na procriação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 09/10/2014
    Professora Eliete M M Fagundes

    Professora explica o surgimento do termo "doses homeopáticas" na linguagem popular e sua ligação com a Homeopatia

    Por: Professora Eliete M M Fagundesl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 06/10/2014
    Naturals Brazil

    Bem, não sou nenhuma especialista no assunto, mas em minhas pesquisas e leituras me deparei com um trabalho bem interessante sobre coloides: FUNDAMENTOS DE QUÍMICA COLOIDAL E DE ELETROQUÍMICA APLICADOS AOS ESTUDOS DE CONTROLE DA QUALIDADE DAS ÁGUAS, que trata justamente dos coloides como sistemas coloidais e não simplesmente substâncias coloidais, porque pode haver várias de comportamentos dessas substâncias na água. Vou tentar simplificar as 27 páginas, pois a parte que nos interessa são

    Por: Naturals Brazill Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 03/10/2014

    benefícios da medicina chinesa ,não possui afeitos colaterais em relação à medicina tradicional que visa apenas a obtenção de lucros,e são empresas cotadas na bolsa de valores e impedem que sejam divulgada as curas naturas de várias doenças que eles não querem que você saiba

    Por: gleidson de oliveira bezerral Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 29/09/2014

    Confira dicas de bons chás para você substituir pelo café e ter mais saúde e qualidade de vida esta tarde!

    Por: Andrél Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 27/09/2014 lAcessos: 16

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 35 milhões de pessoas estão infectadas globalmente com o vírus da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) – doença que pode levar entre dez e quinze anos para se manifestar. É consenso entre os médicos que a infecção pelo HIV representa uma importante barreira para a reprodução. Mas, como 86% dos infectados se encontram em idade reprodutiva, se impõe uma questão importante a ser estudada com muito interesse.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/09/2014 lAcessos: 13

    Quem nunca desejou parar o trabalho por meia hora para poder tirar aquela soneca no meio do expediente? Ou, então, se desligar das planilhas por alguns minutos e disputar uma partida de vídeo game com seus colaboradores? Pois regalias como essas já estão se tornando comum em várias empresas que buscam meios alternativos para turbinarem a produtividade de seus colaboradores (e, de quebra, contribuir para um ambiente de trabalho mais agradável e melhorar a relação entre empresa e funcionário).

    Por: Dr. Fausto Itol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 18/09/2011 lAcessos: 97

    Noites mal dormidas? Roncos? Sensação de cansaço ao acordar? Se você se identificou com alguma dessas situações, cuidado. Sintomas comuns a quem sofre de apneia do sono (interrupção temporária da respiração) podem indicar problemas cardiovasculares.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/08/2011 lAcessos: 83

    Com acompanhamento de vários profissionais da área de saúde e mudanças de hábitos, problemas como obesidade e distúrbios respiratórios do sono podem ser solucionados.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/08/2011 lAcessos: 111

    Dentes desgastados, dores na face e de cabeça podem ser consequências do ranger de dentes durante o sono. O Bruxismo do Sono pode ter várias causas, inclusive o estresse e o consumo de cafeina em excesso. Saiba como deve ser feito o diagnóstico e o tratamento.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Odontologial 21/08/2011 lAcessos: 229

    Os distúrbios respiratórios do sono fazem com que a pessoa não tenha o sono reparador. A qualidade ruim do sono ou com horas insuficientes prejudica a capacidade de concentração, de raciocínio, causa sonolência excessiva ao longo do dia, além de comprometer o sistema de defesa deixando a pessoa mais suscetível a doenças.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/05/2011 lAcessos: 228

    Para não perder o agito do feriado, foliões encurtam o tempo de sono e se tornam "sonoréxicos". Saiba mais a respeito desse comportamento perigoso.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/03/2011 lAcessos: 75

    Ao longo dos últimos 40 anos, a duração auto-reportada do sono diminuiu cerca de 1,5 a 2 horas. A proporção de jovens e adultos com período de sono inferior a sete horas por noite aumentou de 15,6%, em 1960, para 37%, em 2002.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Odontologial 27/11/2010 lAcessos: 375

    Conheça os 7 hábitos saudáveis para o sono perfeito.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/09/2010 lAcessos: 327
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast