DORES NAS ARTICULAÇÕES

Publicado em: 05/09/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 9,132 |

Caros leitores:  

Aproveito este espaço para relatar um pouco da minha experiência e da minha vivência com esse assunto, que chateia e tira o sono de tanta gente: dores articulares.

Sou procurado por pessoas de todas as idades, praticantes de esportes e sedentários, homens e mulheres, relatando a mesma queixa: - "Doutor, estou com dores nas articulações da coluna lombar!" e outro: - "Doutor, meus joelhos estão me matando! Fui obrigado a cancelar meu cruzeiro de navio, por causa desses malditos joelhos!" e tantas e tantas outras queixas, onde o senso comum são as dores em articulações de modo geral. Primeira orientação que faço para todos: procure melhorar sua postura para andar, dirigir, sentar, deitar. Faça exercícios para fortalecer e alongar-se, com moderação e, de preferência, sempre orientados por profissional idôneo, que corrija sua postura, que se preocupe com a sua qualidade de vida e não simplesmente em fazer você levantar uma quantidade absurda de peso. Para quem está com as dores instaladas e tirando o seu sono, diminuindo a qualidade de vida, não adie mais! Procure um médico! Ele tem o dever e a responsabilidade de fazer exame clínico e encaminhar você para os exames complementares que achar mais adequado: Raio X; Ressonância Magnética; Ultrassonografia, etc De posse do diagnóstico, agora vamos ao tratamento: seu médico deverá te orientar para um tratamento com fisioterapia e medicamentoso. Muitas pessoas não respondem bem ao tratamento medicamentoso, pois tem problemas gastro-intestinais e reações adversas. Para qualquer que seja o caso, é importante informar também que existem tratamentos alternativos com excelentes resultados e a acupunutra é um deles. Primeiro por não ter contra-indicações, segundo por ajudar a diminuir as dores na maioria dos casos, melhorando assim a qualidade de vida do paciente. O mais importante é sempre procurar um profissional competente. Não é uma questão de sensacionalismos, preconceitos ou ainda de corporativismo. Sei que a acupuntura é milenar e, portanto, não necessariamente praticada por profissionais da área de saúde. Porém, hoje a acupunutra é divulgada no mundo inteiro e está a cada dia mais "moderna". Digo moderna, pois hoje além da inserção de agulhas, temos técnicas associadas que muito favorecem o restabelecimento em determinadas patologias. Mas é fácil entender que um profissional que não teve em seu curriculum anatomia humana, fisiologia, patologia, diagnóstico por imagens, pouco poderá fazer para ajudar no caso de patologias mais complicadas, como no caso das dores articulares causadas por artroses, hérnias de discos, discopatias degenerativas, etc. Você que sente dor, não deixe de procurar seu médico para ter um diagnóstico preciso e depois opte pelo tratamento que melhor lhe parecer, após orientação adequada. Não faça tratamentos sem orientação. Não tome chás para dores sem orientação. Não faça exercícios sem orientação.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/dores-nas-articulacoes-3203484.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor

    ,

    articulacao

    ,

    acupuntura

    Comentar sobre o artigo

    Ágatha Karina Xavier de Barros

    Vivemos uma crença de que todas as situações da vida (dificuldades, incertezas, medos, frustrações, raiva e tristeza) podem ser resolvidas somente à base de calmantes, ansiolíticos, hipnóticos, antidepressivos, assim como com outras drogas (dentre elas cocaína, crack) aumentando cada vez mais a tolerância a droga e diminuindo a qualidade de vida do individuo de forma integral (saúde física, mental, social, ambiental e espiritual) .

    Por: Ágatha Karina Xavier de Barrosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/06/2014 lAcessos: 137

    A classe Odontológica luta a cada dia pela regularização de diversas especialidades, entre as especialidades que abrangem suas funções ao cirurgião dentista encontra-se a Acupuntura, vinda da Medicina Tradicional Chinesa, é uma técnica que a milhares de anos vem trazendo benefícios com resultados clínicos satisfatórios para diversos profissionais da área da saúde, incluindo a Odontologia.

    Por: Dr. Romolo Cupparil Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/12/2011 lAcessos: 99
    Dr. José Roberto Tavares Lima

    O presente texto tem como objetivo orientar as bailarinas para as lesões causadas durante os ensaios e as apresentações (tornozelos, joelhos, dedos dos pés, etc), lesões estas que poderão se tornar graves e com consequências desastrosas caso não sejam cuidadas no devido tempo. O meu trabalho é recuperar essas bailarinas com as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (entre elas a acupuntura), em menor espaço de tempo, sem a necessidade da ingestão de quantidades tão grandes de medicamentos.

    Por: Dr. José Roberto Tavares Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 24/08/2010 lAcessos: 183
    Cynara Campanati

    A displasia coxofemoral é comum em cães de raças de grande porte e gigante. É uma má formação e degeneração das articulaçoes coxofemorais. A causa pode ser genética, ambiental e nutricional. O tramento é conservativo, cirúrgico e alternativo.

    Por: Cynara Campanatil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 27/10/2009 lAcessos: 1,952

    Milhares de pessoas sofrem desse problema, e quando não encontram um solução, encontram um nome: "enxaqueca". Algumas dores de cabeça são tensionais, vão aumentando a cada dia, e sua frequência pode se tornar diária, e em alguns momentos analgésicos não funcionam mais. O sono é conturbado ou impossível!!! e acometem mais o sexo feminino.

    Por: Luis Cesar Jum Motoyamal Saúde e Bem Estar> Odontologial 23/05/2011 lAcessos: 448
    Natuforce

    É um óleo rico em ômegas 6 e 9, vitamina E, A, carotenóides e propriedades antioxidantes

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 18/12/2014

    Engravidar é um dos principais desejos dos casais que já estão há algum tempo junto e ainda não sentiram o gostinho de ter um bebê engatinhando pela casa. Mas 10% das pessoas em idade reprodutiva enfrentam a questão da infertilidade – o que pode gerar algum desgaste emocional e insatisfação para quem se rende aos fatos e não busca reverter essa situação adversa.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/12/2014 lAcessos: 35

    O sol pode ser muito legal, mas a pele sofre. Durante o verão, quando aumentam as atividades ao ar livre, o acúmulo de raios ultravioletas pede ainda mais proteção. Isso porque a incidências de UVA e UVB, principais vilões da pele, são ainda maiores. Neste caso, o uso de filtro solar torna-se indispensável. Para evitar o envelhecimento precoce, risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas, a farmacêutica Naiana Tokarski, orienta como aproveitar a estação mais quente do ano.

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/12/2014

    No Brasil, anualmente surgem mais de 500 mil casos de câncer. O número de pacientes em tratamento e que estão em idade reprodutiva é bastante expressivo. Depois do diagnóstico, a primeira coisa que vem à cabeça é "quero salvar minha vida". E têm razão! Em mais de 70% dos casos, esses pacientes vão se curar. Mas enfrentar um câncer não deve ser encarado como sentença de esterilidade. As técnicas de reprodução assistida são muito eficientes e alcançam ótimos índices com os tratamentos disponíveis.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/12/2014 lAcessos: 12
    Marcelo R Santos

    Muitas pessoas apesar de terem bons colchões, não conseguem ter uma boa noite de sono. Interessante é que nem mesmo se dão conta de que o vilão pode ser seu travesseiro. Entenda como escolher um bom travesseiro.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014 lAcessos: 12
    Marcelo R Santos

    Nova tecnologia promete alinhar a coluna vertebral em quase 100% ao fabricar colchão de acordo com as medidas de cada usuário, além de tratar de dores, insônia e inflamações.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014

    No mundo, morrem cinco milhões de pessoas todos os anos de doenças relacionadas ao cigarro. Não só fumantes, como pessoas que convivem com eles e acabam respirando a fumaça do cigarro – já que ela contém aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 24/11/2014
    Liéber Zen

    Se você estiver com dor de cabeça pode ser por vários motivos, geralmente esta ligada as vias respiratórias, ao sistema gastrointestinal, e a causas psicossomáticas. Se ocorrer  dores de cabeça com muita frequência e se forem muito intensas, vá ao seu medico e peça para que ele verifique o que esta acontecendo; porem nas manifestações mais comuns basta tratar a causa do mal  

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2014 lAcessos: 11
    Dr. José Roberto Tavares Lima

    O sucesso que tanto pretendemos profissionalmente e mesmo na nossa vida pessoal, está baseado em um equilíbrio constante entre os medos que temos no nosso cotidiano e a ousadia que dispomos para as situações que queremos provocar e conquistar. Quando temos um excesso de medo, normalmente ficamos travados e quando temos excesso de ousadia, ficamos vulneráveis. Este texto mostra bem as diferenças para atingirmos o equilíbrio.

    Por: Dr. José Roberto Tavares Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 29/03/2013 lAcessos: 35
    Dr. José Roberto Tavares Lima

    A orelha é uma miniatura do corpo humano! Podemos através dela, realizarmos tratamentos para muitas patologias e desconfortos. Desta forma, procurar um profissional competente e gabaritado, de preferência sempre por indicação, poderá determinar o fim do seu sofrimento frente a uma determinada doença. Mostrarei na matéria, técnicas usadas para o tratamento auricular, além da inserção de agulhas. Hoje, a Acupuntura Moderna conserva os padrões e ensinamentos da Medicina Chinesa, com modernidades!

    Por: Dr. José Roberto Tavares Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 29/03/2013 lAcessos: 46
    Dr. José Roberto Tavares Lima

    Na Medicina Tradicional Chinesa temos o estômago como o órgão ligado às preocupações, à ansiedade, à inquietação. Assim, as pessoas que são preocupadas em excesso e vivem com excesso de ansiedade e inquietação, poderão ter seu estômago afetado por produção excessiva de conteúdo ácido, o que poderá provocar gastrite de moderada à grave e até úlcera. O intuito desse artigo é a orientação às pessoas com excesso de preocupações, ansiedade e inquietação para evitarem sofrer as consequências.

    Por: Dr. José Roberto Tavares Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 10/03/2012 lAcessos: 155
    Dr. José Roberto Tavares Lima

    O uso de plantas medicinais vem crescendo nos últimos dez anos, diretamente proporcional ao que se propaga sobre elas na mídia. Infelizmente, a falta de orientação profissional e a prática da automedicação acabam por trazer sérios problemas para a saúde das pessoas que fazem uso de plantas sem os devidos critérios da orientação profissional. O intuito deste artigo é alertar para o perigo desta prática sem orientação e acompanhamento profissional.

    Por: Dr. José Roberto Tavares Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 10/03/2012 lAcessos: 131
    Dr. José Roberto Tavares Lima

    As pastilhas STIPER estão no mercado como mais um auxílio aos profissionais de saúde, que atendem em seus consultórios pacientes com quadros de dores articulares, musculares, lesões provenientes da prática esportiva, bem como também nos casos de doenças psicossomáticas: tabagismo, depressão, ansiedade, compulsão, dentre tantas. Apresento aqui um pouco do meu trabalho com o esse material fantástico, que tem surpreendido pela eficácia e pela comodidade no uso.

    Por: Dr. José Roberto Tavares Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 10/03/2012 lAcessos: 162
    Dr. José Roberto Tavares Lima

    Com esse "Perguntas e Respostas" procuro tirar algumas das dúvidas mais frequentes com relação ao uso de fitoterápicos e plantas medicinais. A orientação para que a pessoa que desejar fazer esse tipo de tratamento, é no sentido de procurar sempre um profissional habilitado e com competência para fazer as indicações/prescrições.

    Por: Dr. José Roberto Tavares Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 04/05/2011 lAcessos: 168
    Dr. José Roberto Tavares Lima

    Este artigo visa orientar as pessoas que fazem uso indiscriminado de fitoterápicos e plantas medicinais nas mais diversas formas de aplicação, alertando-as para os perigos que podem estar correndo e colocando sua saúde em risco, devido à contra-indicações de algumas plantas, bem como do efeito colateral provocado por elas.

    Por: Dr. José Roberto Tavares Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 04/05/2011 lAcessos: 200
    Dr. José Roberto Tavares Lima

    A experiência em tratamentos alternativos com base na ciência e nas evidências científicas, nos casos de artroses, osteoartroses, dores articulares causadas por lesões nas práticas esportivas, levaram-me a criar um protocolo específico e eficaz para ajudar as pessoas que padecem com esses problemas, que sabemos ser limitantes. A inserção da argila junto com as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa irão formar um conjunto forte no combate à essas patologias.

    Por: Dr. José Roberto Tavares Limal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 04/05/2011 lAcessos: 630 lComentário: 1

    Comments on this article

    2
    ESTÊNIO AUGUSTO DE OLIVEIRA MARCONDES 09/04/2011
    Tenho dores horríveis nos punhos juntas dos dedos e mãos inclusive com formigamentos,ombros, cotovelos, joelhos, tornozelos e dedos dos pés
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast