DORES NAS ARTICULAÇÕES

05/09/2010 • Por • 9,308 Acessos

Caros leitores:  

Aproveito este espaço para relatar um pouco da minha experiência e da minha vivência com esse assunto, que chateia e tira o sono de tanta gente: dores articulares.

Sou procurado por pessoas de todas as idades, praticantes de esportes e sedentários, homens e mulheres, relatando a mesma queixa: - "Doutor, estou com dores nas articulações da coluna lombar!" e outro: - "Doutor, meus joelhos estão me matando! Fui obrigado a cancelar meu cruzeiro de navio, por causa desses malditos joelhos!" e tantas e tantas outras queixas, onde o senso comum são as dores em articulações de modo geral. Primeira orientação que faço para todos: procure melhorar sua postura para andar, dirigir, sentar, deitar. Faça exercícios para fortalecer e alongar-se, com moderação e, de preferência, sempre orientados por profissional idôneo, que corrija sua postura, que se preocupe com a sua qualidade de vida e não simplesmente em fazer você levantar uma quantidade absurda de peso. Para quem está com as dores instaladas e tirando o seu sono, diminuindo a qualidade de vida, não adie mais! Procure um médico! Ele tem o dever e a responsabilidade de fazer exame clínico e encaminhar você para os exames complementares que achar mais adequado: Raio X; Ressonância Magnética; Ultrassonografia, etc De posse do diagnóstico, agora vamos ao tratamento: seu médico deverá te orientar para um tratamento com fisioterapia e medicamentoso. Muitas pessoas não respondem bem ao tratamento medicamentoso, pois tem problemas gastro-intestinais e reações adversas. Para qualquer que seja o caso, é importante informar também que existem tratamentos alternativos com excelentes resultados e a acupunutra é um deles. Primeiro por não ter contra-indicações, segundo por ajudar a diminuir as dores na maioria dos casos, melhorando assim a qualidade de vida do paciente. O mais importante é sempre procurar um profissional competente. Não é uma questão de sensacionalismos, preconceitos ou ainda de corporativismo. Sei que a acupuntura é milenar e, portanto, não necessariamente praticada por profissionais da área de saúde. Porém, hoje a acupunutra é divulgada no mundo inteiro e está a cada dia mais "moderna". Digo moderna, pois hoje além da inserção de agulhas, temos técnicas associadas que muito favorecem o restabelecimento em determinadas patologias. Mas é fácil entender que um profissional que não teve em seu curriculum anatomia humana, fisiologia, patologia, diagnóstico por imagens, pouco poderá fazer para ajudar no caso de patologias mais complicadas, como no caso das dores articulares causadas por artroses, hérnias de discos, discopatias degenerativas, etc. Você que sente dor, não deixe de procurar seu médico para ter um diagnóstico preciso e depois opte pelo tratamento que melhor lhe parecer, após orientação adequada. Não faça tratamentos sem orientação. Não tome chás para dores sem orientação. Não faça exercícios sem orientação.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima

Perfil do Autor

Dr. José Roberto Tavares Lima

Sou biomédico especialista em acupuntura e fitoterapia. Tenho meu consultório particular na cidade de Santos-SP, à Av. dos Bancários, n. 76 sala 32 - Ponta da Praia. Tel.: (13) 3261 6264 e (13) 9714 0735. Atendo somente com hora marcada. Minhas consultas são diferenciadas, pois atendo apenas um paciente por vez, com uma hora de duração cada consulta e respeito rigorosamente o horário marcado. Trabalho apenas com materiais totalmente descartáveis e de uso único. Uso todas as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, bem como o LASER usado em pontos de acupuntura na clínica de dor: artroses, lombalgias, cervicalgias, cólicas menstruais, enxaquecas. Desenvolvi protocolo específico para tratar pacientes com sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral - derrame).