Ginástica Laboral - Os benefícios da Ginástica Laboral nas empresas

Publicado em: 16/04/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 230 |

A Ginástica Laboral pode ser definida como atividade física durante o expediente de trabalho e tem como tarefa a prevenção de doenças do trabalho.

"O bom estado físico do Trabalhador garante eficiência e eficácia, além de diminuir os riscos de invalidez decorrente do oficio ou de se aposentarem precocemente devido as doenças degenerativas" (Sharkey,1998).

Segundo estudos, os primeiros registros da prática da Ginástica Laboral que temos são do ano de 1925. Neste ano, na Polônia, operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação particular. Anos depois, esta ginástica foi introduzida na Holanda e na Rússia. No início da década de 60, ela começou a ser praticada na Alemanha, na Suécia, na Bélgica e no Japão. Os Estados Unidos adotaram a Ginástica Laboral em 1968.

No Brasil, os primeiros registros que temos da Ginástica Laboral são de 1973 da Escola de Educação Física da Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Novo Hamburgo/RS (FEEVALE) com um projeto de "Educação Física Compensatória e Recreação" no qual a escola estabelecia uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas.

A Ginástica Laboral é uma grande aliada ao combate do sedentarismo e prevenção de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Podemos citar como benefícios do programa de Ginástica Laboral nas empresas 4 fatores:

1º Fisiológico: A prática da atividade promove a sensação de bem estar.

2º Psicológicos: Elimina-se a rotina do dia a dia.

3º Sociais: Promove a interação dos funcionários.

4º Empresariais: Melhora a imagem da empresa junto aos funcionários.

Em um programa de Ginástica Laboral é importante que antes da realização das atividades seja feita uma avaliação postural dos funcionários para que os exercícios sejam realizados de acordo com a necessidade dos colaboradores nos setores.

Por mais que a Ginástica Laboral seja definida como exercícios no local de trabalho, é importante ressaltar que esta atividade não cansa e nem provoca sudorese nos funcionários, pois seus exercícios são específicos, leves e de curta duração.

Se sua empresa pretende realizar atividades ligadas a Qualidade de Vida no Trabalho, vale a pena investir em Ginástica Laboral.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/ginastica-laboral-os-beneficios-da-ginastica-laboral-nas-empresas-5829702.html

    Palavras-chave do artigo:

    ginastica laboral

    ,

    ginastica laboral beneficios

    ,

    programa de ginastica laboral

    Comentar sobre o artigo

    Luiz Otavio D. Pinheiro

    Ginatica laboral, benefícios para os professores de educação física e para quem gosta de enrolar no trabalho.

    Por: Luiz Otavio D. Pinheirol Negócios> Gestãol 09/08/2010 lAcessos: 802
    Prevency

    O que é Ginástica Laboral? Como funciona a Ginástica Laboral? Por que a Ginástica Laboral faz bem? Qual é a contraindicação para a Ginástica Laboral? Quais são as indicações para a Ginástica Laboral? Como é implantada a Ginástica Laboral? Quanto tempo leva a Ginástica Laboral? Preciso de alguma roupa especial para fazer Ginástica Laboral? A Ginástica Laboral faz transpirar? Qual a formação do profissional responsável pela execução da Ginástica Laboral?

    Por: Prevencyl Saúde e Bem Estarl 02/04/2009 lAcessos: 16,212 lComentário: 14

    Este trabalho científico tem como proposta e principal output, apontar os benefícios em condicionar os colaboradores de uma determinada empresa, no período em que os mesmos estão em atividade de Ginástica Laboral e que desprende em média quinze minutos, a aceitarem de forma motivadora, incorporadora e construtiva, a ampliação desse período em cinco minutos para que haja orientações e informações sobre os requisitos fundamentais a respeito da Saúde e Segurança do Trabalho e suas consequências, co

    Por: Eric Ricardo Calhau de castrol Tecnologia> Segurançal 01/07/2013 lAcessos: 35
    elisandra marines krenchinski

    Alcançar a qualidade de vida no trabalho é um grande desafio para as organizações, ela proporciona maior bem estar e equilíbrio para os colaboradores, gerando alta satisfação e comprometimento. Vemos que os benefícios são muitos, e quando aplicada de maneira adequada a ginástica laboral gera forte impacto para a saúde emocional e física dos colaboradores e na saúde financeira das organizações.

    Por: elisandra marines krenchinskil Negócios> Administraçãol 06/05/2009 lAcessos: 10,941 lComentário: 4

    De acordo com o Ministério da Educação (1990), o objetivo principal da ginástica na empresa é possibilitar um aquecimento muscular capaz de atenuar a incidência de acidentes de trabalho causados por esforço físico sem preparação. Acredita-se que a Ginástica Laboral seja um caminho para a ampliação do conceito de saúde e mais um campo de atuação para os profissionais. Neste artigo você encontra um pouco da história desta fantástica ferramenta.

    Por: Revitality Ergonomia e Qualidade de Vidal Saúde e Bem Estarl 03/09/2009 lAcessos: 5,127 lComentário: 4

    No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas em 1901. A Ginástica Laboral é a principal responsável pela redução de despesas por afastamento médico, por acidentes e lesões de trabalho, condiciona a melhora da imagem da instituição perante os funcionários e também da sociedade, além de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.

    Por: Alexandre Vieiral Esportel 20/01/2009 lAcessos: 17,033 lComentário: 3
    Hilsa Flávia A Coutinho

    Este estudo teve o propósito de conhecer parte da realidade dos problemas de saúde enfrentados por trabalhadores em sua jornada profissional, sendo enfatizado a responsabilidade e papel que a empresa representa na saúde de seus funcionários.

    Por: Hilsa Flávia A Coutinhol Saúde e Bem Estarl 28/10/2011 lAcessos: 230
    Elias Ribeiro Tork Filho

    O presente artigo apresenta como objetivo investigar a práxis pedagógica da Educação Física na 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente as dificuldades do professor em ministrar aulas à clientela da EJA. Pois, sabe-se que a Educação Física Escolar a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, apresenta-se como componente curricular obrigatório da educação básica. Com isso, analisa-se que a EJA ao fazer parte da educação básica precisa que o prof

    Por: Elias Ribeiro Tork Filhol Educação> Ensino Superiorl 17/12/2013 lAcessos: 81

    Objetivos: determinar a prevalência de sintomas osteomusculares em docentes universitários, de uma instituição de ensino superior da cidade de Anápolis-GO, identificar quais as regiões corporais mais atingidas e mostrar medidas preventivas que ajudariam estes docentes. Resultados obtidos: os docentes apresentaram uma prevalência de sintomas músculo-esqueléticos, nos últimos 12 meses entre 85 % dos investigados, sendo a maior dor em quadril/membros inferiores.

    Por: Ana Keyla de Lacerda Duranl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/01/2011 lAcessos: 1,595

    A bebida popularmente conhecida pela infusão de folhas, flores e raízes apresenta cada vez mais benefícios para o organismo, em novos sabores e um jeito diferente de consumir.

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/09/2014

    Em anos recentes, a população passou a ser alertada com mais regularidade sobre os riscos da falta de vitamina D – obtida 90% através da exposição ao sol, principalmente aos raios UVB, e 10% através da alimentação (óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga e peixes, como salmão, cavala, arenque, sardinha e atum).

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/09/2014 lAcessos: 13

    Professora especialista informa que o curso de Homeopatia é considerado livre a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

    Por: Terezinha Tarcitanol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/09/2014
    Professora Eliete M M Fagundes

    Professora dá dicas de como fazer tratamento homeopático sem corres riscos em alguma blitz policial de teste do Bafômetro

    Por: Professora Eliete M M Fagundesl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/08/2014
    Gabriel Reis Stein

    É um método terapêutico complementar que se utiliza da impostação das mãos e da Energia Vital no intuito de equilibrar os campos energéticos do indivíduo, auxiliando-o no restabelecimento do seu equilíbrio físico, mental e espiritual. Esta técnica foi resgatada no século XIX pelo monge budista Mikao Usui.

    Por: Gabriel Reis Steinl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 13/08/2014

    Normalmente as saunas são conhecidas como centros de relaxamento, porem o que muita gente desconhece é que a sauna pode trazer muitos benefícios para a saúde e também muitos benefícios estéticos.

    Por: Bruno Souzal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/08/2014

    Quando você ou um ente querido é infligido com transtorno bipolar, você acha que não há fim para manter as coisas em ordem.

    Por: ClaudioRjl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 11/08/2014 lAcessos: 15

    Segundo a professora, o tratamento diminui os edemas, facilitando a circulação dos vasos sanguíneos e linfáticos, e melhorando o apetite

    Por: Terezinha Tarcitanol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/07/2014 lAcessos: 13
    Rafael

    Receber massagem como forma de promoção da saúde e qualidade de vida já é uma realidade no Brasil. Confira neste artigo os benefícios da massagem e como você pode se beneficiar das técnicas de massoterapia!

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 18/04/2013 lAcessos: 79
    Rafael

    Na hora de realizar uma SIPAT é importante definir os temas e a forma de abordagem para que as apresentações causem seu devido impacto nos funcionários. Saiba mais.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 206
    Rafael

    71 bilhões de reais são gastos no Brasil com acidentes e doenças do trabalho! Para mudarmos este quadro é necessário que as empresas desenvolvam atividades ligadas a qualidade de vida no trabalho. Neste artigo falo sobre algumas ideias de atividade para promover o bem estar no trabalho.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 141
    Rafael

    Atualmente, as empresas já perceberam que funcionário saudável rende muito mais. Portanto, cada vez mais é preciso que as empresas invistam recursos voltados à qualidade de vida no trabalho. Conheça algumas atividades que podem ser realizadas na Semana da Saúde.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 114
    Rafael

    Saiba o que é Coaching e como os programas de Coaching Pessoal e Coaching Profissional têm ajudado milhares de pessoas e empresas a obterem melhores resultados.

    Por: Rafaell Notícias & Sociedade> Cotidianol 08/09/2011 lAcessos: 79
    Rafael

    Diante da correria e pressão do dia a dia, saiba como a Quick Massage têm ajudado muitas empresas a promover a Qualidade de Vida no Trabalho.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/09/2011 lAcessos: 221
    Rafael

    Este artigo mostra como os eventos da SIPAT podem ajudar tanto funcionários quanto empresas a reduzir os acidentes e doenças do trabalho.

    Por: Rafaell Notícias & Sociedade> Cotidianol 18/08/2011 lAcessos: 319
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast