Importância biológica dos óleos essenciais

Publicado em: 15/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 270 |

Muitas espécies vegetais liberam diversas misturas de compostos voláteis pertencentes ao metabolismo secundário presentes em folhas, flores e frutos para a atmosfera. Estes compostos voláteis, são constituídos principalmente de terpenóides, fenilpropanóides e derivados de ácidos graxos, e representam cerca de 1% dos metabólitos secundários conhecidos de plantas (Dudareva, et al., 2004). 

Estes compostos voláteis de baixo peso molecular pertencem a diferentes grupos funcionais (hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, éteres e ésteres) e desempenham um papel vital no ciclo de vida das plantas proporcionando uma maneira para que as plantas interajam com o ambiente ao seu redor. Emitindo compostos voláteis de flores e frutos (aromas e sabores), as plantas produzem pistas químicas para animais, polinizadores e disseminadores de sementes, garantindo assim a reprodução das plantas e o sucesso evolutivo (Reinhard et al., 2004; Pichersky e Gershenzon, 2002).

Os compostos voláteis emitidos a partir de tecidos vegetativos, como parte do sistema de defesa da planta, pode diretamente repelir microrganismos e animais ou atrair predadores naturais que atacam os herbívoros, protegendo indiretamente a planta através de interações tritróficas. Ao liberar voláteis de sinalização, uma planta pode reduzir o número de herbívoros em mais de 90% (Kessler e Baldwin, 2001) e também alertar plantas adjacentes sobre o ataque de patógenos (Engelberth et al., 2004). Voláteis emitidos pelas raízes podem contribuir para sistema de defesa abaixo da superfície, os voláteis emitidos podem agir como anti-microbianos e produzir substâncias contra herbívoros ou apresentar atividades alelopática que aumentem a competitividade no ambiente (Steeghs et al., 2004; Chen et al., 2004).

A maior parte das espécies que produzem óleos essenciais são angiospermas eudicotiledôneas, principalmente pertencentes às famílias Asteraceae, Laminaceae, Lauraceae, Myrtaceae, Rutaceae, Myristicaceae e Apiaceae (Alonso, 1998; Lavabre, 1997; Simões e Spitzer, 2004). Os óleos essenciais podem ocorrer em estruturas especializadas, como células parenquimáticas diferenciadas (Lauraceae, Myrtaceae, Piperaceae, Poaceae), em tricomas glandulares (Lamiaceae) ou canais oleíferos (Apiaceae e Asteraceae). Podem também ser estocados em certos órgãos como flores (como na rosa), folhas (louro, melissa e eucalipto), cascas do caule (canela), madeira (pau-rosa), rizomas (gengibre), frutos (anis-estrelado) ou sementes (noz-moscada). Sua função envolve sinais de comunicação química no reino vegetal e atuam como armas de defesa química contra o reino animal. 

Na natureza, óleos essenciais desempenham um papel importante na proteção das plantas como agentes antibacterianos, antivirais, antifúngicos, inseticidas e também contra herbívoros, reduzindo seu apetite para tais plantas (Bakkali et al., 2008).

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/importancia-biologica-dos-oleos-essenciais-4413354.html

    Palavras-chave do artigo:

    oleo

    ,

    essencial

    ,

    aromaterapia

    Comentar sobre o artigo

    Os óleos essenciais são substâncias voláteis extraídas de plantas aromáticas, constituindo matérias-primas de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia. Essas substâncias orgânicas, puras e extremamente potentes são consideradas a alma da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas.

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 02/05/2010 lAcessos: 1,329

    Quando você sentir cheiro de algo agradável, como um perfume atraente, ou um saboroso prato a ser cozido na cozinha, ou rosas frescas cortadas set em um vaso cheio de água fria, não o cheiro lhe dar uma sensação boa por dentro? Estes bons sentimentos criado por aromas agradáveis ​​são a base para a arte da aromaterapia.

    Por: Maria Elisal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 22/10/2011 lAcessos: 90
    Origem Ancestral

    A Aromaterapia e os Oleos Essenciais: Aromaterapia e a utilizacao da parte mais subtil da planta: a sua essencia, com fins terapeuticos atraves dos Oleos Essenciais - diz: Cristina Viana - Aromaterapeuta Credenciada.

    Por: Origem Ancestrall Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 03/02/2009 lAcessos: 1,496

    Muitas Vêzes sentimos um ligeiro desânimo em relação a nossa vida e a expectativa de novos acontecimentos....

    Por: marcia vizenttinil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 22/03/2011 lAcessos: 107
    Origem Ancestral

    Estudos mostram que o Oleo de Coco e um forte inimigo do HIV. Cientistas filipinos e canadianos em estudos isolados descobriram que principios quimicos encontrados no oleo de coco não so podem destruir o HIV (AIDS), como também inibir o desenvolvimento do virus e sua carga viral.

    Por: Origem Ancestrall Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 18/03/2009 lAcessos: 10,871 lComentário: 1

    Difusores de aromas podem ser encontrados em qualquer loja de artesanato ou produtos para casa cerca de R$ 20,00, mas por que gastar o dinheiro quando você pode fazer o seu próprio por muito menos. Encha sua casa com aromas deliciosos em cada quarto ou fazer um monte de difusores caseiros e oferecê-los aos amigos e à família como presentes para os feriados ou outras ocasiões especiais. Como fazer um difusor, óleo e decoração para seu aromatizador de ambientes

    Por: Pedro Bragal Casa & Jardim> Decoraçãol 20/03/2011 lAcessos: 898

    Depois de um dia estressante, o que mais se deseja ao chegar em casa é um bom banho. Mais do que a higiene e o prazer de estar limpo, um banho pode aliviar tensões musculares e dores de cabeça, renovar as energias e deixar um novo astral. Seja no chuveiro ou na banheira, a ordem é relaxar.

    Por: Mileny Kiyoshil Saúde e Bem Estarl 04/02/2009 lAcessos: 853

    Recentemente, foram feitas pesquisas em universidades na Itália e Estados Unidos, sobre o Curry, sendo encontrado nele, o óleo de curcumina.

    Por: comarl Saúde e Bem Estarl 21/01/2012 lAcessos: 379

    Uma das doenças mais comuns em todo o mundo a depressão é capaz de causar a debilitação do organismo da pessoa e até levar a morte por suicídio ou até mesmo pela falta de vontade de viver. Os sintomas clássicos são tristeza profunda, sentimentos de desamparo e desesperança, falta de concentração, perturbação do sono, alteração nos hábitos alimentares e intestinais, e uma incapacidade de se sentir bem nas atividades normalmente prazerosas. As causas são as mais diversas e podem estar relacionado

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 371
    Natuforce

    É um óleo rico em ômegas 6 e 9, vitamina E, A, carotenóides e propriedades antioxidantes

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 18/12/2014

    Engravidar é um dos principais desejos dos casais que já estão há algum tempo junto e ainda não sentiram o gostinho de ter um bebê engatinhando pela casa. Mas 10% das pessoas em idade reprodutiva enfrentam a questão da infertilidade – o que pode gerar algum desgaste emocional e insatisfação para quem se rende aos fatos e não busca reverter essa situação adversa.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/12/2014 lAcessos: 39

    O sol pode ser muito legal, mas a pele sofre. Durante o verão, quando aumentam as atividades ao ar livre, o acúmulo de raios ultravioletas pede ainda mais proteção. Isso porque a incidências de UVA e UVB, principais vilões da pele, são ainda maiores. Neste caso, o uso de filtro solar torna-se indispensável. Para evitar o envelhecimento precoce, risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas, a farmacêutica Naiana Tokarski, orienta como aproveitar a estação mais quente do ano.

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/12/2014

    No Brasil, anualmente surgem mais de 500 mil casos de câncer. O número de pacientes em tratamento e que estão em idade reprodutiva é bastante expressivo. Depois do diagnóstico, a primeira coisa que vem à cabeça é "quero salvar minha vida". E têm razão! Em mais de 70% dos casos, esses pacientes vão se curar. Mas enfrentar um câncer não deve ser encarado como sentença de esterilidade. As técnicas de reprodução assistida são muito eficientes e alcançam ótimos índices com os tratamentos disponíveis.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/12/2014 lAcessos: 12
    Marcelo R Santos

    Muitas pessoas apesar de terem bons colchões, não conseguem ter uma boa noite de sono. Interessante é que nem mesmo se dão conta de que o vilão pode ser seu travesseiro. Entenda como escolher um bom travesseiro.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014 lAcessos: 13
    Marcelo R Santos

    Nova tecnologia promete alinhar a coluna vertebral em quase 100% ao fabricar colchão de acordo com as medidas de cada usuário, além de tratar de dores, insônia e inflamações.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014

    No mundo, morrem cinco milhões de pessoas todos os anos de doenças relacionadas ao cigarro. Não só fumantes, como pessoas que convivem com eles e acabam respirando a fumaça do cigarro – já que ela contém aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 24/11/2014
    Liéber Zen

    Se você estiver com dor de cabeça pode ser por vários motivos, geralmente esta ligada as vias respiratórias, ao sistema gastrointestinal, e a causas psicossomáticas. Se ocorrer  dores de cabeça com muita frequência e se forem muito intensas, vá ao seu medico e peça para que ele verifique o que esta acontecendo; porem nas manifestações mais comuns basta tratar a causa do mal  

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2014 lAcessos: 11

    benefícios, saúde, sementes, mamão, rins, insuficiência, renal, câncer, leucemia, papaína, carica, papaya, parasitas

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 13/07/2012 lAcessos: 6,766

    A educação especial é a educação de alunos com necessidades especiais de uma forma que aborda as diferenças dos alunos e necessidades individuais.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 447

    A síndrome de Down é um conjunto de sintomas físicos e mentais que resultam de ter uma cópia extra do cromossomo 21.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 420

    A Ecoterapia tem como principio trazer melhorias à saúde através do contato com a natureza e ambientes naturais.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 03/04/2012 lAcessos: 1,851

    Autismo faz com que as crianças experimentem o mundo de forma diferente da maioria das outras crianças. É difícil para as crianças com autismo falar com outras pessoas e se expressar usando palavras. Crianças com autismo geralmente mantêm-se isolados em seu proprio mundo e muitos não podem se comunicar sem ajuda especial.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 323

    Uma dieta rica em frutas e vegetais tem muitos benefícios á saúde. Quando são incorporados em nossa dieta diária, podem ajudar a reduzir o risco de problemas associados a pressão arterial elevada.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2012 lAcessos: 7,090

    As varizes ocorrem quando as veias são obstruídas e impedem que o sangue volte a circular normalmente. O sangue se agrupa em um determinado lugar e quando isso ocorre, as veias e capilares próximos ficam distendidos e inchados, perdendo sangue e líquido para os tecidos circundantes.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 1,026

    Uma das doenças mais comuns em todo o mundo a depressão é capaz de causar a debilitação do organismo da pessoa e até levar a morte por suicídio ou até mesmo pela falta de vontade de viver. Os sintomas clássicos são tristeza profunda, sentimentos de desamparo e desesperança, falta de concentração, perturbação do sono, alteração nos hábitos alimentares e intestinais, e uma incapacidade de se sentir bem nas atividades normalmente prazerosas. As causas são as mais diversas e podem estar relacionado

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 371
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast