Origens da massagem como tratamento

Publicado em: 25/06/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 177 |

Lílian Brusque SMS133892

Existem registros antigos de em diversos países sobre a origem e história da massagem com a finalidade de preservar a saúde e tratar o corpo, a mente e o espírito. Em muitas culturas a massagem é usada como forma de comunicação, alívio da dor ou desconforto, cura, proteção ou melhora da saúde em geral. Era usada de forma instintiva ou intuitiva ao friccionar um ferimento, contusão ou área de desconforto no corpo. Nas civilizações primitivas era ritualística e combinada com misticismo, como todas as questões relacionadas a saúde/doença.

Na China Antiga, registros sobre massagem aparecem no livro Nei Ching que estabelece os fundamentos da medicina tradicional chinesa. Este livro foi escrito por volta de 2600 a. C. As técnicas de massagem passaram a ser chamadas Anma para pressionar e friccionar e Tui-na para empurrar e sustentar.

Da China, a manipulação corporal chegou ao Japão e serviu de fonte de emprego para os cegos. Com refinadas percepções táteis, os massoterapeutas cegos foram muito bem-sucedidos e conquistaram respeito. Os japoneses desenvolveram o Shiatsu, sua técnica mais conhecida.

Na Índia Antiga, existem quatro textos originais chamados Os Vedas. Um deles é o Atharva Veda e o livro Ayur Veda é seu complemento. O livro Ayur Veda discute farmacologia e saúde e seus ensinamentos são a base da medicina ayurvédica. As referências ayurvédicas feitas a massagem incluem samvahana (fricção manual) e mordan (friccionar).

Na Grécia Antiga, a massagem foi um dos principais tratamentos nos ginásios e banhos públicos. Os atletas recebiam tratamentos especiais de massagem para minimizar a exaustão e tonificar os músculos. Embora nos registros gregos não existam muitas informações específicas sobre massagem, seu uso era muito comum. O termo ginástica referia-se a uma combinação de exercícios, massagens e banhos oferecidos nos ginásios.

O médico grego Hipócrates (460 a 370 a.C.) foi o primeiro a considerar saúde e doença eram conseqüências de causa naturais não de misticismo. Os métodos de Hipócrates incluíam exercício, massagem, ar puro, repouso, dieta e higiene. A anatripsis (fricção para cima) foi desenvolvida como um método de fricção dirigida ao coração, da extremidade para o centro, para aumentar a circulação.

Os médicos gregos que levaram a massagem para a Roma Antiga. Aulo Cornélio Celso (25 a.C. a 57 d.C.) em seus textos chamados De Medicina fez numerosas referências à massagem ao longo do trabalho, indicando seu uso para diversos tratamentos. Claudio Galeno (130 a 201 d.C.) escreveu um livro chamado Hygiene que inclui uma discussão sobre massagem pela manhã e à noite, uma descrição de toques de massagem e fibras musculares sendo friccionadas em todas as direções além de uma explicação sobre a unção com óleo para a saúde e o bem-estar.

Durante a Idade Média (de 400 a 1400 d.C.), com o advento da era cristã, a massagem tornou-se sinônimo de bruxaria e a prática entrou em declínio na maior parte da Europa. Como a igreja passou a administrar os hospitais, as freiras é que tinham permissão para cuidar dos pacientes. Algumas mulheres se juntaram as freiras nesses cuidados e elas utilizavam de massagens e banhos como opção de tratamento de baixo custo.

Durante o Renascimento (1450 a 1600 d.C.) Leonardo da Vinci (1452-1519) desenvolveu ilustrações de anatomia humana, até hoje muito admiradas. Seus estudos eram realizados em segredo, pois a dissecação de cadáveres não era aceita. Andreas Vesalius (1514-1564) se dedicava ao estudo de anatomia, em especial os músculos, suas inserções e ações. Estes estudos foram de grande importância como contribuição para a massagem.

No século XVIII os dogmas e as tradições da Igreja começaram a ser colocados a prova, a razão passou a ter lugar de destaque na forma de pensamento da época. Em 1779, o jesuíta P. M. Cibot traduziu para o francês a obra chinesa Kong Fou. Esse texto recomendava controle da respiração e um sistema de exercícios e posições para o cuidado com a saúde e ganhou ilustrações na versão francesa. Essa obra serviu de inspiração para a ginástica sueca de Per Henrik Ling.

Per Henrik Ling (1776-1839) era um sueco que aprendeu esgrima em suas viagens pela Europa. Por ser uma atividade unilateral, ele sentiu a necessidade de ginástica para equilibrar a atividade física, o que contribuiu também para o alívio de dores crônicas no cotovelo. Per Henrik Ling se dedicou ao estudo de anatomia e fisiologia e criou a ginástica sueca, um sistema dividido em quatro categorias: estética, pedagógica, médica e militar. O sistema incluía movimentos ativos, passivos e resistidos. À medida que esta técnica ganhou popularidade na Europa e na Rússia, passou a ser chamada demovimentos suecos. O termo massagem sueca provavelmente derivou desta técnica.

Com a popularidade dos movimentos suecos, outras formas de terapia corporal foram desenvolvidas. Técnicas específicas de massagem e manipulação corporal foram criadas, promovidas e divulgadas na Europa e nos EUA durante o século XIX.

Na Europa, o médico da Holanda Johan George Mezger (1838-1909), desenvolveu alguns termos para técnicas de massagem que continuam em uso até hoje: effleurage (deslizamento), pétrissage(amassamento) e tapotement (percussão). Mezger foi o primeiro a identificar os toques clássicos da massagem e a diferenciá-los da ginástica e dos movimentos suecos. Ele reforçou e popularizou sua terminologia, até hoje usada como padrão no mundo todo.

Em 1888, o médico sueco Emil Kleen escreveu o Handbook of Massage, onde enfatizava a inclusão da massagem e terapia manual no tratamento médico. Salientou a importância dos conhecimentos de anatomia e fisiologia, das habilidades de apalpação, das técnicas manuais e do uso de instrumentos mecânicos como auxiliares em algumas situações.

Em 1894 oito mulheres fundaram a Society of Trained Masseuses (Sociedade de Massagistas Diplomadas) na Grã-Bretanha, na tentativa de estabelecer um padrão de alta qualidade para os profissionais da área. Em 1900, com 12 mil membros tornou-se a Chartered Society of Massage and Remedial Gymnastics (Sociedade de Massagem e Ginástica Terapêutica).

Nos EUA, George H. Taylor leva em 1850 os movimentos suecos para a comunidade médica norte-americana. O médico John Harvey Kellogg (1842-1953) fez contribuições importantes para a história da massagem. Ele realizou extensa pesquisa no centro médico, definindo e analisando os efeitos mecânicos, reflexos e metabólicos da massagem nos diversos sistemas corporais. Em 1895 ele escreveu A arte da massagem, um livro que possui uma riqueza de informações como aplicações terapêuticas, regras para a prática de massagem e terminologia correta, por exemplo.

No século XX, as técnicas de massagem continuaram crescendo. Associações foram criadas para conferir maior legitimidade à profissão. Atualmente ela continua crescendo e se desenvolvendo enquanto técnica e profissão.

Referências: 

CASSAR, Mario-Paul. Manual de massagem terapêutica: um guia completo de massoterapia para o estudante e para o terapeuta. São Paulo: Manole, 2001.

CLAY, James H.; POUNDS, David M. Massoterapia Clínica: integrando anatomia e tratamento.São Paulo: Manolé, 203.

DOMENICO, Giovanni de. Técnicas de massagem de Beard: Princípios e práticas de manipulação de tecidos moles. Tradução da 5ª Ed. , Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/origens-da-massagem-como-tratamento-6007164.html

    Palavras-chave do artigo:

    massagem

    ,

    massoterapia

    Comentar sobre o artigo

    Rafael

    Receber massagem como forma de promoção da saúde e qualidade de vida já é uma realidade no Brasil. Confira neste artigo os benefícios da massagem e como você pode se beneficiar das técnicas de massoterapia!

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 18/04/2013 lAcessos: 97

    No oriente a massagem faz parte do dia adia e dos tratamentos médicos sendo beneficiadas pessoas de todas as idades. Na cultura ocidental infelizmente, durante muito tempo a imagem foi distorcida ficando restrita aos esportes. De uns anos para cá, principalmente quando passamos a conviver com o estresse globalizado, as pessoas estão descobrindo o valor dos diversos segmentos das massagens: sueca, shiatsu, reflexologia e etc.

    Por: Vinicius Maldinil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 21/10/2008 lAcessos: 22,802 lComentário: 1
    Edjasto Ferreira

    Massoterapia é um conjunto de técnicas de massagens com finalidade de melhorar qualidade de vida e bem estar. Nós do Instituto Isa Prudome ( instituto de ensino e pesquisa ) temos a forma mais simples e rápida de aprendizado para você ingrençar no mercado de trabalho e começar a ganhar dinheiro imediatamente

    Por: Edjasto Ferreiral Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 07/07/2012 lAcessos: 175

    A massagem, por sua eficácia, garantiu uma firme posição entre outras terapias complementares, sendo tanto uma arte quanto uma ciência e sua evolução continuará enquanto continuar sendo explorada e pesquisada por estudantes e profissionais.

    Por: Joelson Facchinil Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/09/2009 lAcessos: 11,641 lComentário: 1

    Site Nº1 em massagem relax e massagem sensual em Portugal O site www.somassagens.com é o site Nº1 em massagem sensual e massagem relax em Portugal. Aqui pode encontrar uma grande diversidade de anúncios; desde massagistas individuais a centros/spas passando por eventos e workshops. Grande diversidade de serviços para satisfazer as necessidades do homem moderno. Se está de visita a Portugal não deixe de fazer uma visita.

    Por: somassagensl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/04/2009 lAcessos: 8,400
    Natália

    Métodos que podem auxiliar o tratamento de diversos tipos de doenças estão cada vez mais se tornando populares. Alguns deles são: Shiatsu, Acupuntura, Reike e Massoterapia. São conhecidos como Terapias Complementares e já fazem parte dos serviços de centros estéticos e de saúde como, por exemplo, SPA, academia e salão de beleza.

    Por: Natálial Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 05/05/2013 lAcessos: 36
    Darci Siqueira

    Á mulher com gratidão "Acredito ser importante comemorar esta data todos os anos, pois é um momento de mostrar às mulheres, sua importância na vida de todos e seu crescimento no campo profissional". Desta forma, o diretor da Penitenciária I de Tremembé, Antonio José de Almeida, parabenizou todas as servidoras que participaram do café especial preparado para homenageá-las. O Agente de Segurança Penitenciaria (ASP), Darci Antonio Siqueira declamou a poesia de sua autoria "À mulher com gratidão".

    Por: Darci Siqueiral Notícias & Sociedade> Cotidianol 29/04/2013 lAcessos: 43
    João Carlos Baldan

    O Salutis – Saúde & Qualidade de Vida é um programa de TV pela Internet, ao vivo com perguntas e participações dos internautas real time pela rede www.alltv.com.br. Uma mídia que tem a agilidade do rádio e a interatividade da internet. Tentamos fazer um programa de Saúde não chato e que não exalta doenças, como a grande maioria, e que procure tratar do ser humano, de sua essência e integralidade para que ele não adoeça.

    Por: João Carlos Baldanl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 04/12/2009 lAcessos: 312

    COMO SE LIVRAR DA GORDURINHA A MAIS GANHA NAS FESTAS DE FINAL DE ANO? Fim de festas! Muita expectativa quanto ao Novo Ano e várias resoluções começam a ser tomadas. Uma das mais comuns é: Vou me livrar do excesso de peso! Ainda mais porque na hora das festividades e comemorações, este é um assunto de certo modo proibido! Agora que tudo está começando de novo, a nossa atenção é voltada para eliminarmos os excessos adquiridos nas festas!!! plasticaesteticaecia.com.br

    Por: Douglas Soaresl Beleza> Cirurgia Plástical 15/08/2012 lAcessos: 57
    Natuforce

    É um óleo rico em ômegas 6 e 9, vitamina E, A, carotenóides e propriedades antioxidantes

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 18/12/2014

    Engravidar é um dos principais desejos dos casais que já estão há algum tempo junto e ainda não sentiram o gostinho de ter um bebê engatinhando pela casa. Mas 10% das pessoas em idade reprodutiva enfrentam a questão da infertilidade – o que pode gerar algum desgaste emocional e insatisfação para quem se rende aos fatos e não busca reverter essa situação adversa.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/12/2014 lAcessos: 39

    O sol pode ser muito legal, mas a pele sofre. Durante o verão, quando aumentam as atividades ao ar livre, o acúmulo de raios ultravioletas pede ainda mais proteção. Isso porque a incidências de UVA e UVB, principais vilões da pele, são ainda maiores. Neste caso, o uso de filtro solar torna-se indispensável. Para evitar o envelhecimento precoce, risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas, a farmacêutica Naiana Tokarski, orienta como aproveitar a estação mais quente do ano.

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/12/2014

    No Brasil, anualmente surgem mais de 500 mil casos de câncer. O número de pacientes em tratamento e que estão em idade reprodutiva é bastante expressivo. Depois do diagnóstico, a primeira coisa que vem à cabeça é "quero salvar minha vida". E têm razão! Em mais de 70% dos casos, esses pacientes vão se curar. Mas enfrentar um câncer não deve ser encarado como sentença de esterilidade. As técnicas de reprodução assistida são muito eficientes e alcançam ótimos índices com os tratamentos disponíveis.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/12/2014 lAcessos: 12
    Marcelo R Santos

    Muitas pessoas apesar de terem bons colchões, não conseguem ter uma boa noite de sono. Interessante é que nem mesmo se dão conta de que o vilão pode ser seu travesseiro. Entenda como escolher um bom travesseiro.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014 lAcessos: 13
    Marcelo R Santos

    Nova tecnologia promete alinhar a coluna vertebral em quase 100% ao fabricar colchão de acordo com as medidas de cada usuário, além de tratar de dores, insônia e inflamações.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014

    No mundo, morrem cinco milhões de pessoas todos os anos de doenças relacionadas ao cigarro. Não só fumantes, como pessoas que convivem com eles e acabam respirando a fumaça do cigarro – já que ela contém aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 24/11/2014
    Liéber Zen

    Se você estiver com dor de cabeça pode ser por vários motivos, geralmente esta ligada as vias respiratórias, ao sistema gastrointestinal, e a causas psicossomáticas. Se ocorrer  dores de cabeça com muita frequência e se forem muito intensas, vá ao seu medico e peça para que ele verifique o que esta acontecendo; porem nas manifestações mais comuns basta tratar a causa do mal  

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2014 lAcessos: 11
    Lílian Brusque

    A deficiência motora pode ter um caráter estável, não evolutivo ou progressivo modificando-se com o passar do tempo, podendo ser congênita ou adquirida. Todo o cidadão que tenha deficiência motora, de caráter permanente, ao nível dos membros superiores ou inferiores, de grau igual ou superior a 60% (avaliada pela Tabela Nacional de Incapacidades, aprovada pelo decreto de lei nº 341/93, 30 de Setembro) é considerado pessoa com deficiência motora.

    Por: Lílian Brusquel Educaçãol 25/06/2012 lAcessos: 1,240
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast