Os benefícios à saúde das sementes do mamão

Publicado em: 13/07/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 6,756 |

A maioria das pessoas jogam fora as sementes do mamão, mal sabem elas que essas sementes além de serem comestíveis possuem excelentes benefícios à saúde. O sabor das sementes não é tão agradável quanto o fruto, possui um gosto forte e um pouco apimentado.

Dentre os vários compostos encontrados nas sementes os tiocompostos, compostos chamados isotiocianatos são os mais importantes. Em experiências com animais, os isotiocianatos ajudaram na proteção contra vários tipos de câncer e leucemia.

As sementes contêm níveis elevados de enzimas proteolíticas como a papaína, que pode ajudar a eliminar os parasitas do organismo e outras infecções parasitárias. Da mesma maneira que a papaína degrada resíduos de proteína, pode também matar os parasitas e seus ovos. Essa dieta rica em sementes ainda ajuda a normalizar o ambiente no trato intestinal, tornando-o menos agradável para vermes e outros parasitas. As sementes possuem ainda um alcalóide anti-helmíntico chamado carpaina que tem se mostrado muito eficazes em matar vermes parasitas e amebas. Em um estudo feito em crianças nigerianas com parasitas intestinais, 76,7% das crianças ficaram livres dos parasitas após sete dias de tratamento com sementes de mamão em comparação com apenas 16,7% das crianças que receberam um placebo (Okeniyi et al., 2007).

As sementes de mamão ainda podem colaborar com o tratamento para a cirrose hepática, que é uma doença, muitas vezes causada pelo consumo excessivo de álcool durante muitos anos. Neste estado, o fígado é ineficaz na remoção de toxinas do corpo, levando a uma variedade de problemas de saúde. Uma das formas de se utilizar é moer cerca de cinco sementes secas em um moedor de pimenta, ou esmagar as sementes frescas em um pilão, e misturá-los com uma colher de sopa de sumo de limão fresco. Esta receita deve ser tomada duas vezes por dia durante um mês. Muitos doentes com cirrose tiveram melhorias significativas com este tipo de tratamento.

Possuem efeito antibacteriano e anti-inflamatório sobre o sistema digestivo. Estudos têm demonstrado um extrato feito a partir das sementes é eficaz para matar Escherichia coli, Salmonella, infecções por estafilococos e outras perigosas infecções bacterianas. Além disso, as enzimas digestivas como a papaína pode ajudar a mudar o ambiente intestinal para as bactérias benéficas e tornar o ambiente pior para as bactérias ruins que causam tantos problemas de saúde.

Pesquisas tem mostrado que extrato de sementes de mamão podem proteger os rins contra a insuficiência renal. Olagunju et al., (2009) estudaram as atividades nefroprotetoras do extrato aquoso de sementes de mamão em ratos Wistar e chegaram a conclusão que o extrato apresentou um efeito protetor nos rins lesionados dos ratos, um efeito que pode ter sido produzido por qualquer um dos fitocomponentes presentes ou qualquer um antioxidante.

As mulheres grávidas não devem usar sementes de mamão ou as enzimas do mamão verde, há relatos que o uso pode ser abortivo. Existem também algumas pesquisas com animais sugerindo que as enzimas podem reduzir temporariamente a fertilidade do homem.

Tem efeito benéfico para o tratamento de cisto, tumor, mioma, bócio, o crescimento anormal e massas, as células cancerosas, hepatite A e B, e UTI

Comer mamão com seus muitos nutrientes e enzimas é ajuda a prevenir úlceras de estômago, tanto aumentando as secreções de muco que protege as paredes do estômago e, devido à sua capacidade para acelerar a decomposição de proteínas, diminuindo a quantidade de ácido clorídrico que é liberado no estômago.

Okeniyi JA, Ogunlesi TA, Oyelami OA, Adeyemi LA. Effectiveness of dried Carica papaya seeds against human intestinal parasitosis: a pilot study. J Med Food. 2007 Mar;10(1):194-6.

Olagunjua JA, Adeneyeb AA, Fagbohunkac BS, Bisugac NA, Ketikuc AO, Benebod AS, Olufowobic OM, Adeoyec AG, Alimic MA, Adelekec AG. Nephroprotective activities of the aqueous seed extract of Carica papaya Linn. in carbon tetrachloride induced renal injured Wistar rats: a dose- and time-dependent study. Biology and Medicine, Vol. 1 (1): 11-19, 2009. 

www,curaplantas.xpg.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/os-beneficios-a-saude-das-sementes-do-mamao-6052411.html

    Palavras-chave do artigo:

    beneficios

    ,

    saude

    ,

    sementes

    Comentar sobre o artigo

    Rica em ácidos graxos, vitaminas, ômega 3 e 6, fibras, lignanas e minerais, a linhaça ajuda a eliminar o colesterol e, consequentemente, a perder peso (combate a obesidade). Melhora o trato intestinal, evita prisão de ventre e diminui as inflamações como gastrite, hepatite, artrite, amigdalite e meningite. Seu poder antiinflamatório se estende a eliminação de acnes e outros males de pele e cabelo.

    Por: Natural na Redel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 21/06/2010 lAcessos: 451

    Venha saber que benefícios os ômega 3 têm para a sua saúde e em que alimentos poderá encontrar este ácido graxo essencial.

    Por: Saúde e Alimentaçãol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/05/2010 lAcessos: 1,217
    Ricardo Miguel

    Saiba as várias propriedades e benefícios das uvas para a sua saúde. Saiba ainda várias receitas para o tratamento de várias doenças.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/11/2013 lAcessos: 51

    Recentemente, foi constatado mais um benefício dessa fruta: suas sementes contêm um composto – chamado polifenol – eficaz para manter a pele jovem. As sementes passaram a servir de matéria prima para cremes e loções. O uso tradicional e o recomendado pelas recentes descobertas científicas mostram a importância da uva para nossa vida diária.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/04/2009 lAcessos: 3,502 lComentário: 3

    Os vegetais crucíferos têm recebido atenção cada vez maior ao longo dos últimos anos, em parte por causa do combate ao câncer e a inúmeros benefícios para a saúde ligados a esses vegetais. Eles normalmente são consumidos crus, cozidos ou em conserva, embora possam ser cozidos e utilizados em frituras ou adicionado a sopa. O rabanete, Raphanus sativus, pertence à família Brassicaceae, pode ter cor branca, vermelha, roxa ou preta, cilíndrica longa ou de forma redonda. O óleo obtido das sementes d

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 28/11/2009 lAcessos: 37,295 lComentário: 3

    Muitas pessoas pensam que ao ingerir cereais integrais, estarão aumentando apenas a quantidade de fibras da sua dieta, mas isso não é verdade, este componente do nosso cardápio é mais rico do que se possa imaginar.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/06/2008 lAcessos: 3,016 lComentário: 1

    A loja virtual VitalSaude ( www.vitalsaude.net ) é especializada na venda de produtos naturais como sucupira.

    Por: Hospedal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 11/08/2011 lAcessos: 2,202
    Ricardo Miguel

    Neste artigo vamos apresentar algumas ervas e especiarias, que podem servir para a confecção das suas refeições favoritas. As especiarias são também muito benéficas para a saúde e podem dar muito sabor e aroma na sua cozinha. Conheça algumas das ervas e especiarias e as suas principais características.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 06/01/2012 lAcessos: 121
    Hilsa Flávia A Coutinho

    Este trabalho tem o perfil de identificar fatores que traga uma qualidade de vida para a população, como objetivo principal à sistematização no cuidado da Assistência da Enfermagem para este grupo, descrever a qualidade de vida promovendo ações educativas com uma linguagem simples e de fácil compreensão.

    Por: Hilsa Flávia A Coutinhol Saúde e Bem Estarl 28/10/2011 lAcessos: 296
    Natuforce

    É um óleo rico em ômegas 6 e 9, vitamina E, A, carotenóides e propriedades antioxidantes

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 18/12/2014

    Engravidar é um dos principais desejos dos casais que já estão há algum tempo junto e ainda não sentiram o gostinho de ter um bebê engatinhando pela casa. Mas 10% das pessoas em idade reprodutiva enfrentam a questão da infertilidade – o que pode gerar algum desgaste emocional e insatisfação para quem se rende aos fatos e não busca reverter essa situação adversa.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/12/2014 lAcessos: 36

    O sol pode ser muito legal, mas a pele sofre. Durante o verão, quando aumentam as atividades ao ar livre, o acúmulo de raios ultravioletas pede ainda mais proteção. Isso porque a incidências de UVA e UVB, principais vilões da pele, são ainda maiores. Neste caso, o uso de filtro solar torna-se indispensável. Para evitar o envelhecimento precoce, risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas, a farmacêutica Naiana Tokarski, orienta como aproveitar a estação mais quente do ano.

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/12/2014

    No Brasil, anualmente surgem mais de 500 mil casos de câncer. O número de pacientes em tratamento e que estão em idade reprodutiva é bastante expressivo. Depois do diagnóstico, a primeira coisa que vem à cabeça é "quero salvar minha vida". E têm razão! Em mais de 70% dos casos, esses pacientes vão se curar. Mas enfrentar um câncer não deve ser encarado como sentença de esterilidade. As técnicas de reprodução assistida são muito eficientes e alcançam ótimos índices com os tratamentos disponíveis.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/12/2014 lAcessos: 12
    Marcelo R Santos

    Muitas pessoas apesar de terem bons colchões, não conseguem ter uma boa noite de sono. Interessante é que nem mesmo se dão conta de que o vilão pode ser seu travesseiro. Entenda como escolher um bom travesseiro.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014 lAcessos: 12
    Marcelo R Santos

    Nova tecnologia promete alinhar a coluna vertebral em quase 100% ao fabricar colchão de acordo com as medidas de cada usuário, além de tratar de dores, insônia e inflamações.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014

    No mundo, morrem cinco milhões de pessoas todos os anos de doenças relacionadas ao cigarro. Não só fumantes, como pessoas que convivem com eles e acabam respirando a fumaça do cigarro – já que ela contém aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 24/11/2014
    Liéber Zen

    Se você estiver com dor de cabeça pode ser por vários motivos, geralmente esta ligada as vias respiratórias, ao sistema gastrointestinal, e a causas psicossomáticas. Se ocorrer  dores de cabeça com muita frequência e se forem muito intensas, vá ao seu medico e peça para que ele verifique o que esta acontecendo; porem nas manifestações mais comuns basta tratar a causa do mal  

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2014 lAcessos: 11

    A educação especial é a educação de alunos com necessidades especiais de uma forma que aborda as diferenças dos alunos e necessidades individuais.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 446

    A síndrome de Down é um conjunto de sintomas físicos e mentais que resultam de ter uma cópia extra do cromossomo 21.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 420

    A Ecoterapia tem como principio trazer melhorias à saúde através do contato com a natureza e ambientes naturais.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 03/04/2012 lAcessos: 1,851

    Autismo faz com que as crianças experimentem o mundo de forma diferente da maioria das outras crianças. É difícil para as crianças com autismo falar com outras pessoas e se expressar usando palavras. Crianças com autismo geralmente mantêm-se isolados em seu proprio mundo e muitos não podem se comunicar sem ajuda especial.

    Por: Marcelo Rigottil Educação> Educação Infantill 03/04/2012 lAcessos: 323

    Uma dieta rica em frutas e vegetais tem muitos benefícios á saúde. Quando são incorporados em nossa dieta diária, podem ajudar a reduzir o risco de problemas associados a pressão arterial elevada.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2012 lAcessos: 7,086

    As varizes ocorrem quando as veias são obstruídas e impedem que o sangue volte a circular normalmente. O sangue se agrupa em um determinado lugar e quando isso ocorre, as veias e capilares próximos ficam distendidos e inchados, perdendo sangue e líquido para os tecidos circundantes.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 1,026

    Uma das doenças mais comuns em todo o mundo a depressão é capaz de causar a debilitação do organismo da pessoa e até levar a morte por suicídio ou até mesmo pela falta de vontade de viver. Os sintomas clássicos são tristeza profunda, sentimentos de desamparo e desesperança, falta de concentração, perturbação do sono, alteração nos hábitos alimentares e intestinais, e uma incapacidade de se sentir bem nas atividades normalmente prazerosas. As causas são as mais diversas e podem estar relacionado

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 371

    O derrame como é mais conhecido pode deixar sequelas irreversíveis, é uma das principais causas de mortes em todo o mundo. O AVC é caracterizado por um coágulo que se aloja em uma artéria do cérebro, cortando o suprimento de oxigênio para parte desse órgão essencial. Sempre que ocorre o coágulo sanguíneo, a área em torno dele morre ou torna-se danificada, e as funções do corpo controladas por essa área tornam-se prejudicadas. Quando a acidente vascular cerebral não provoca a morte, pode deixar u

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/08/2011 lAcessos: 1,624
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast